Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

O número 3 do volume VIII do Cadernos Ebape retoma um formato tradicional deste periódico, que é o de mesclar distintos temas e abordagens que refletem a pluralidade dos debates acadêmicos na área de administração.

No primeiro artigo, "Articulação em rede e acontecimentos no território: subsídios teóricos para a formação de políticas públicas para o desenvolvimento", os autores Sueli Maria Goulart Silva, Marcelo Milano, Camila Furlan e Glauco da Costa Knopp abordam construtos, conceitos e categorias da geografia, além da busca de elementos para a formação de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento. Concluem que aproximar-se da concepção de território indica necessidade de se assumir o caráter relacional das articulações que ocorrem em espaços sociopolíticos construídos por atores sociais e governamentais.

O segundo artigo, "O Sistema Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil e o Plano Nacional: um exemplo de política pública aplicada", de autoria de Thaísa Veras, foca uma política pública aplicada, o Sistema Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. Após definir os termos e o significado atribuído às políticas públicas, a autora apresenta os impactos sociais do referido sistema.

Virgílio Cezar da Silva Oliveira, José Roberto Pereira e Vânia Aparecida Rezende de Oliveira, autores de "Os conselhos gestores municipais como instrumentos da democracia deliberativa no Brasil", afirmam que a gestão colegiada de políticas públicas exige novas relações, democráticas e dialógicas, entre sociedade e Estado. Também requer a construção de estruturas institucionais capazes de sustentá-la, além do fortalecimento de espaços públicos não estatais. Na opinião dos autores, os conselhos gestores são agentes-chave desses processos no âmbito municipal.

O tema dos conselhos municipais também é abordado no artigo de Antônio Sérgio Araújo Fernandes, "Conselhos municipais: participação, efetividade e institucionalização – a influência do contexto político na dinâmica dos conselhos. Os casos de Porto Alegre e Salvador". O autor aborda as três categorias de análise que vêm sendo desenvolvidas pela literatura sobre conselhos municipais no Brasil: a natureza da participação dos conselheiros, a efetividade dos conselhos e seu desenho institucional. Em seguida, apresenta um estudo comparado dos conselhos municipais de Saúde nas cidades de Salvador e Porto Alegre entre 2005 e 2007, que mostra que a diferença na dinâmica de funcionamento e organização dos conselhos foi influenciada por contextos políticos distintos nas últimas duas décadas.

O artigo "A categoria dos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil: a (des) construção da identidade profissional", de autoria de Augusto Oliveira da Silva Neto, Mônica de Fátima Bianco e Antônia de Lourdes Colbari, busca revelar o processo de desenvolvimento da categoria dos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil (AFRFBs), a partir das mudanças no contexto social e profissional. O autores problematizam como o contexto político-econômico vem alterando as percepções que esses profissionais têm de si próprios e como as reformas transformaram o modo de exercerem suas funções. A pesquisa permitiu explorar aspectos relevantes do contínuo processo de construção das identidades profissionais (ou de perfis identitários) desses servidores.

Os autores de "Privatização e mudanças organizacionais: um estudo de caso sobre transformação cultural e comportamental", Érica Chulvis do Val Ferreira, Antônio Martinez Fandino, Lídia Segre e Rejane Prevot Nascimento, identificam os impactos que mudanças organizacionais oriundas de programa de privatização causam na cultura das empresas e no comportamento dos funcionários. A pesquisa foi realizada numa empresa do setor de energia privatizada em 1997. O estudo revelou que as mudanças estratégico-estruturais, culturais e as verificadas nas percepções dos relacionamentos intraorganizacionais foram as que mais impactaram o comportamento dos funcionários.

No artigo "A inovação na rede interatores do Polo Joalheiro de Belém: uma análise a partir do mecanismo de imersão estrutural", Renato Brito de Castro e Mariana Baldi analisam como as redes interorganizacionais impactaram/impactam o potencial de inovação, criando tanto limites quanto oportunidades para o desenvolvimento das organizações. A investigação identifica uma mudança na qualidade das relações sociais que acabou alterando o fluxo de informações, gerando confiança e promovendo o associativismo entre os diversos elos da cadeia produtiva.

Ricardo Rocha Leal Gomes de Sá e Reynaldo Cavalheiro Marcondes, autores de "O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário no Brasil", abordam aspectos como a apresentação externa das lojas, o seu ambiente interno, o atendimento, as práticas de vendas e de manutenção dos clientes, o crédito, as embalagens e pacotes, além dos serviços adicionais. Constataram que o ponto de vendas é um recurso essencial para esse negócio e que o relacionamento pessoal vendedor/cliente é indispensável para as vendas, associado a um conjunto de ações de encantamento que envolve as vitrines e o ambiente interno.

No artigo "O monge, o executivo e o estudante ludibriado: uma análise empírica sobre a leitura eficaz entre alunos de administração", os autores José Felício Carvalho, Frederico Antônio A. Carvalho e Carol Bezerra reportam que os cursos de graduação em administração reúnem o maior contingente de estudantes universitários em todo o sistema de ensino superior do Brasil. No entanto, o processo de formação dos futuros gestores e gerentes brasileiros vem sendo alvo de críticas contundentes, inclusive, por parte de acadêmicos da área. Este estudo foca a dificuldade apresentada por alunos de administração de distinguir livros populares de gestão, livros esotéricos e livros de autoajuda. Trata também das consequências advindas dessa incapacidade de distinguir entre esses três gêneros literários.

Laura Menegon Zaccarelli e Arilda Schmidt Godoy, autoras do artigo "Perspectivas do uso de diários nas pesquisas em organizações", afirmam que o método dos diários tem sido pouco utilizado na área de administração. O objetivo neste ensaio teórico é entender e analisar em profundidade em que consistem os estudos com diários, assim como discutir as perspectivas do uso desse método em pesquisas envolvendo temas relativos às organizações. Entre as suas vantagens está a possibilidade de investigação detalhada de processos afetivos, cognitivos e sociais no decorrer do tempo.

Finalmente, no último artigo deste número, "Capital espiritual e sua influência nas relações econômicas: uma análise das práticas de empreendedorismo no seio da Igreja", Maurício Custódio Serafim e Maria Carolina Martinez Andion buscam evidenciar como as organizações religiosas podem ser geradoras de capital social, na medida em que estabelecem relações sociais que beneficiam a ação de seus membros-empreendedores. Os autores constatam que as estruturas religiosas das organizações investigadas formam um tipo especial de capital social, denominado capital espiritual (por ser de origem religiosa) – através do "fechamento" de redes sociais.

Cabe destacar que a publicação deste último artigo é fruto da iniciativa da Diretoria de Comunicação e Publicações da ANPAD de agilizar a publicação dos melhores trabalhos apresentados em seus eventos por periódicos de alto impacto. O compromisso deste periódico com tal proposta visou somente garantir agilidade ao processo de avaliação dos trabalhos submetidos, para que fosse publicado em 2010; desde, é claro, que atendidos os padrões de qualidade definidos por nossa política editorial. Cadernos Ebape apoia essa iniciativa!

Ana Lucia Guedes

Editora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Set 2010
  • Data do Fascículo
    Set 2010
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br