SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3einstein is indexed in PubMedComparative analysis of gestations and frequency of prematurity and low birth weight among children of adolescent and adult mothers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508

Einstein (São Paulo) vol.10 no.3 São Paulo July/Sept. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082012000300002 

EDITORIAL

 

Dez anos de einstein

 

 

Sidney Glina

Editor

 

 

Este número da einstein é muito especial! Ele marca a comemoração dos 10 anos da publicação do primeiro número da revista. Além disso, estamos também comemorando a indexação da revista na base de dados MEDLINE.

Foram 10 anos ininterruptos de publicação coroados pela entrada da einstein no seleto universo, pelo menos para os periódicos nacionais, da MEDLINE. A partir dos números publicados em 2011, os autores que sempre prestigiaram nossa revista terão seus textos no PubMed, o que assegura a valorização de seus artigos e de sua pesquisa. Afinal, se um artigo não aparece nas bases de indexação, ele simplesmente não existe para a comunidade científica!

A trajetória da einstein foi construída pelo trabalho de muita gente, desde que se resolveu transformar os Arquivos Científicos na revista que conhecemos. Para não ser injusto com alguns que, porventura, possam ser esquecidos, não vou citar nomes; só me lembrarei do saudoso Eric Roger Wroclawski, o primeiro editor da revista, que a ela deu forma e personalidade, implementando as mudanças necessárias para chegarmos onde estamos. Já se tornou quase lendária sua atitude quando, em uma entrevista a uma das bases de indexação, foi informado de que a einstein não poderia ser indexada, pois a revista continha uma parte dedicada à Educação Continuada; Eric não teve dúvidas e rasgou a revista ao meio, dizendo: "pronto, agora são duas revistas!".

A einstein, por definição institucional, é uma revista abrangente na área da Saúde. Em seu início, publicava cinco artigos originais, dois relatos de caso e um artigo de revisão. Ao longo dos anos, foram acrescentadas novas seções: Revendo Ciências Básicas, Aprendendo por Imagem, Avanços Médicos e, recentemente, Gestão e Economia em Saúde. O número de artigos originais foi aumentando: hoje são publicados 15. Os relatos de caso, trazendo novos conceitos de fisiopatologia ou de condutas, atualmente são quatro por número. Ainda, quando de importância relevante, é também publicado um artigo especial. Os Editoriais, instigantes e motivadores, sempre foram atinentes aos desígnios da revista.

De maneira incipiente, quase artesanal, foi instalado um sistema on-line para gerenciamento da revista. Está em vigor um novo sistema de submissão de artigos, profissionalizado, que facilita um fluxo do material, tornando-o mais eficiente. Já se acha projetada uma versão in press, destinada àqueles artigos que, depois de passarem por peer review e serem aprovados em análise editorial final, estarão disponíveis no site da einstein antes da publicação impressa.

A einstein é distribuída para todos os médicos cadastrados no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e para bibliotecas das universidades do país. É feita também uma distribuição interna, para usuários da Biblioteca Central Lieselotte Adler Z'L. e em eventos do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, constituindo uma mala direta de cerca de 7.000 endereços. Atualmente, é possível acessá-la no iPad - houve 1063 downloads média/mês, desde novembro de 2011 até julho de 2012 (em julho último foram 1303 downloads).

Deve-se ressaltar o empenho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que nesses 10 anos, mantém a revista, permitindo que permaneça como um periódico open-access, sem custo de submissão e de tradução para os autores.

Quando assumi a editoria da einstein, meu compromisso era a indexação da revista na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO) e, posteriormente, na MEDLINE. Graças ao esforço dos coeditores e de todo o pessoal envolvido na produção da revista, conseguimos alcançar esses objetivos.

O momento pode ser de comemoração, mas não de descansar sobre os louros. Já nos questionam: "e o Fator de Impacto?". O trabalho vai aumentar, pois a indexação deve expor a revista ao mundo, bem como o fluxo de submissão de artigos também deve aumentar.

É muito importante que a comunidade científica continue a prestigiar a einstein, submetendo seus trabalhos, ajudando a revisar os manuscritos, lendo e citando os artigos publicados.

Foi com muito orgulho que escolhemos a capa deste número, ilustrando todas as revistas publicadas nos 10 anos. Tenho certeza de que todos estamos de parabéns!