SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O Zika vírus não é mais um problema em nosso meio?Características clínicas e laboratoriais associadas à indicação de cuidados paliativos em idosos hospitalizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Einstein (São Paulo)

versão impressa ISSN 1679-4508versão On-line ISSN 2317-6385

Einstein (São Paulo) vol.16 no.1 São Paulo  2018  Epub 17-Maio-2018

http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082018ed4487 

EDITORIAL

einstein (São Paulo) uma forma inovadora de publicar

Edna Terezinha Rother1 

1Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil.

A publicação em periódicos científicos é ainda a forma mais utilizada pelos pesquisadores para comunicação de resultados de pesquisas. Porém, com as mudanças que se observa na produção e no consumo das informações científicas aliadas às inovações nas estruturas de comunicação e divulgação, torna-se necessário uma mudança de paradigma na forma e no tempo de publicação, que tem impacto direto nos periódicos científicos. Os periódicos não podem mais demandar tempo para disponibilizar seus artigos, ignorar as necessidades de divulgação daqueles que produzem conhecimento, nem tampouco deixar de estarem atentos para as inovações tecnológicas e o movimento das redes de comunicação que permitem a interoperabilidade entre os diferentes sistemas e repositórios onde as publicações são depositadas e indexadas.(1)

Embora sejam o grande avanço da ultima década, a publicação dos periódicos no formato eletrônico e os movimentos de acesso aberto (open access) e de publicação ahead of print, ainda demandam tempo de publicação, pois muitos periódicos somente disponibilizam seus artigos em períodos pré-estabelecidos pela frequência ou periodicidade do periódico.

Nos últimos anos, muitos periódicos de prestigio internacional, como por exemplo a PlosOne,(2) The BMJ,(3) Journal of Cell Science,(4) etc. passaram a publicar continuamente seus artigos (CAP - Continuous Article Publishing) imediatamente após os processos de revisão e aprovações editoriais. A publicação nesta modalidade de fluxo contínuo é uma forma inovadora de publicar, pois além de disponibilizar com maior rapidez os resultados das pesquisas, permite a rápida comunicação entre pesquisas e pesquisadores, e oferece a vantagem da interoperabilidade entre os diferentes sistemas e redes de comunicação.(5)

O NOVO MODELO DE PUBLICAÇÃO DA EINSTEIN (SÃO PAULO)

A partir de 2018 a einstein (São Paulo) implementará este novo modelo de publicação, embora continuará produzindo, em número reduzido, a publicação no formato impresso. A modalidade de publicação ahead of print também deixará de ser publicada.

Vários aspectos terão impacto nesta mudança. A revista terá uma nova plataforma, mais atrativa, com melhor navegabilidade e interoperabilidade e com a possibilidade de compartilhamento imediato dos artigos nas redes sociais e cientificas.

Em todos os artigos a data da publicação passará a ser mandatória de modo que os leitores poderão navegar pelo conteúdo dos artigos publicados na mesma forma como estarão organizados na página, da publicação mais recente para as mais antigas. As publicações retrospetivas, também estarão disponíveis na plataforma.

Outro aspecto importante nesta mudança está na forma como os artigos deverão ser citados. Todos os artigos continuarão a ter a identificação única do Digital Object Identifier (DOI), porém a paginação será representada por um identificador eletrónico – e-location, que será o indicativo exclusivo de páginas do artigo na citação bibliográfica. Assim a paginação na citação bibliográfica, não será mais derivada da versão impressa.

A citação terá ano, volume, número e e-location. Este formato aparecerá no PDF de cada artigo, no Medline, Pubmed, Scopus, Scielo, Emmerging Citation Index (Web of Science) e todos os outros índices bibliográficos onde está indexada.

A cada novo artigo publicado os autores receberão um alerta de notificação de sua publicação.

Depois de alguns anos de experiência editorial, e perfeita compreensão das responsabilidades editoriais e dos meios e mecanismos que impulsionam uma publicação científica, estamos certos de que estas mudanças estruturais na einstein (São Paulo) não somente impactarão na competitividade enquanto revista, como aumentará sua potencialidade em atender melhor e mais rapidamente as necessidades de seus leitores, autores e da ciência que produzem.

REFERÊNCIAS

1. Thatje S. Moving forward: change of journal title and continuous article publishing. Naturwissenschaften. 2014;101(12):1007-8. [ Links ]

2. Hayman R. Editors view the continuous publication model as a satisfactory alternative for open access LIS journals. Canada: Mount Royal University Calgary; 2014. doi: https://doi.org/10.18438/B8V89P. [ Links ]

3. Goodle F, Delamothe T, Smith J. Continuous publication: the next logical step. BMJ. 2008;336(7659):1450. [ Links ]

4. Ahmad S. 2018 – Continuous publication and beyond. J Cell Sci. 2018;131(1). pii: jcs214841. doi: 10.1242/jcs.214841. [ Links ]

5. Scientific Electronic Library Online (SciELO). SciELO Program. The continuous publication of articles in SciELO indexed journals. May 2015 version [Internet]. São Paulo: SciELO; 2015 [cited 2018 Feb 28]. Available from: http://www.scielo.org/local/content/pdf/14_.pdfLinks ]

Autor correspondente: Edna Terezinha Rother. Avenida Albert Einstein, 627/701 – Bloco A, 2º subsolo – Morumbi. CEP: 05652-900 – São Paulo, SP, Brasil. Tel.: (11) 2151-4100. E-mail: biblio@einstein.br

Creative Commons License  This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.