Acessibilidade / Reportar erro

Novos tempos, antigos desafios

EDITORIAL

Novos tempos, antigos desafios

A Assembléia Geral da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) durante o "XXXII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia", acontecido em Salvador, aprovou alterações nos Estatutos da Sociedade que atingem diretamente o funcionamento do Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP). A partir de agora, a responsabilidade pela publicação da revista deixa de ser encargo do Diretor de Divulgação e passa para a recém criada figura do Editor do JBP. Além disso, o funcionamento do jornal será guiado pelo Regulamento do JBP, o qual foi confeccionado, após intensa discussão, pelos membros das Diretorias da SBPT passada e atual. Embora possam soar como modificações de natureza apenas burocrática, elas representam, de fato, um importante passo para a modernização e aperfeiçoamento, tanto da revista, como da própria SBPT.

Nos últimos anos amadureceu entre os diretores da SBPT e as pessoas ligadas com a confecção do JBP, a convicção de que, para termos um jornal de impacto científico à altura da crescente importância da Sociedade, necessitaríamos do estabelecimento de uma estrutura mais complexa, mais profissional e menos sujeita à influência de fatores externos, gerados no cotidiano da vida associativa. O grande entusiasta e defensor dessa concepção de trabalho foi o meu predecessor, Dr. Geraldo Lorenzi-Filho, a quem o JBP deve muito.

Com a nova dinâmica, a partir de agora, o Editor do JBP dedica-se exclusivamente ao Jornal, sendo-lhe assegurada uma gestão mínima de quatro anos. Ainda que subordinado à Diretoria da SBPT, estará garantida ao Editor a manutenção da independência necessária para defesa dos interesses do Jornal. Para o desenvolvimento de sua tarefa, ele contará com o auxílio efetivo de Editores Associados, os quais precocemente ganharão familiaridade com as engrenagens de todo o processo. A escolha do Editor do JBP seguirá mecanismo semelhante ao das revistas científicas internacionais de grande porte. Após ampla divulgação por edital, uma comissão constituída por Diretores da SBPT e ex-editores do Jornal, escolherá entre os candidatos o novo Editor, após análise de suas propostas e curriculum vitae.

O JBP, previamente Jornal de Pneumologia apenas, sempre foi um importante elo entre a SBPT e seus associados. Desde 1975, juntamente com os "Congressos Brasileiros de Pneumologia e Tisiologia", constitui um dos principais meios de comunicação entre a Sociedade e seus integrantes. O Jornal, por meio dos seus Artigos de Revisão, Relatos de Caso, Artigos Originais, Suplementos e divulgação de Consensos, vem sendo uma fonte constante de atualização para os seus leitores. O reconhecimento da qualidade atingida pela publicação permitiu sua indexação no LILACS e Scielo Brasil, sendo classificado como Qualis A Nacional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Além disso, nos últimos anos o volume da produção científica brasileira tem aumentado acentuadamente(1). De 1997 a 2000, cientistas brasileiros publicaram 34.274 artigos em revistas indexadas pelo Institute for Scientific Information (ISI). O número de estudantes titulados em nível de mestrado e doutorado em 1990 foi de 5579 e 1410. Já em 2000 tais números atingiram valores de 18374 e 5344, respectivamente(1).

A crescente produção científica brasileira necessita de veículos adequados para sua divulgação e, dentro desse contexto, o JBP ganha importância. Olhando por esse ângulo, o JBP pode ser encarado então como um patrimônio, não apenas dos membros da SBPT, mas também de todos os pesquisadores do campo da medicina respiratória atuantes no país.

A intensa competitividade dos tempos modernos exige dos profissionais e instituições uma constante evolução. Para cumprir a sua missão, o JBP deverá sofrer em breve pequenas modificações. A submissão online de artigos está em fase de implantação e, após uma fase de transição, tornar-se-á a única forma de apresentação de artigos ao Jornal. Desse modo, o processo de revisão e aceitação dos trabalhos será bastante agilizado, facilitando as tarefas das secretárias e viabilizando, assim que possível, a passagem para periodicidade mensal.

A tão almejada indexação no MEDLINE, banco de dados da National Library of Medicine, e no sistema ISI são metas históricas, que continuarão a ser perseguidas por todos envolvidos com o JBP e, muito provavelmente, virão a ser atingidas em futuro próximo. Para tanto, cada vez mais teremos de adequar nossa revista a padrões de referência internacionais. Tal fato não deve ser motivo de preocupações, pois os clínicos, além da informação de ponta contida nas Pesquisas Originais, continuarão a atualizar-se com os Artigos de Revisão de temas pertinentes, a publicação de Casos Clínicos interessantes e, naturalmente, os suplementos especiais destinados a Consensos e Revisões de assuntos relevantes. Vale a pena salientar que, com essa finalidade, a SBPT ainda disponibiliza a seus associados a Revista de Casos Clínicos, Pneumo-Roms e cursos online com a plataforma MedCenter Educa.

Para que o crescimento do JBP se mantenha, contamos com a participação de todos os seus leitores. Aos pesquisadores, quer trabalhem com pacientes ou modelos experimentais, solicitamos enfaticamente a submissão de artigos originais. Reconhecidamente, é esse tipo de trabalho que constitui a espinha dorsal de uma publicação científica de valor. Embora reconheçamos que no momento há revistas estrangeiras mais atrativas e de maior impacto para a divulgação de sua produção, lembramos a tais autores que nosso Jornal já disponibiliza na internet todos os textos traduzidos para o inglês, sem nenhum custo adicional.

Aos colegas atuantes na prática clínica, que se deparem com moléstias raras ou com particularidades educativas, pedimos o envio da sua descrição na forma de Relatos de Caso. Na eventualidade do Corpo Editorial não aprovar a publicação de um caso clínico, ele será encaminhado para análise do seu potencial de divulgação em outras publicações da SBPT.

Aos revisores, trabalhadores anônimos incansáveis, solicitamos o cumprimento dos prazos para emissão de pareceres e envio de correspondência. Somente assim haverá completo retorno do investimento feito na instalação do sistema de submissão de artigos online.

A largada do processo que busca tornar o JBP uma revista científica de expressão internacional foi dada há 30 anos, pelo Prof. Dr. Manuel Lopes dos Santos, seu primeiro editor. Após ter passado por dignos participantes, o bastão acaba de ser entregue para um novo corredor. Porém, essa é uma empreitada laboriosa demais para um único homem. Nos próximos anos conto com a colaboração dos Editores Associados, membros do corpo Editorial e de todos os leitores do JBP que igualmente acreditem nos dizeres de Edgard Alan Poe:

"Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha somente à noite".

José Antônio Baddini Martinez

Editor Jornal Brasileiro de Pneumologia

REFERÊNCIA

1. de Meis L, Velloso A, Lannes D, Carmo MS, de Meis C. The growing competition in Brazilian science: rites of passage, stress and burnout. Braz J Med Biol Res 2003; 36:1135-41.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Abr 2005
  • Data do Fascículo
    Fev 2005
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia SCS Quadra 1, Bl. K salas 203/204, 70398-900 - Brasília - DF - Brasil, Fone/Fax: 0800 61 6218 ramal 211, (55 61)3245-1030/6218 ramal 211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: jbp@sbpt.org.br