Acessibilidade / Reportar erro

O Mercado de Música Digital: um estudo sobre o comportamento do consumidor brasileiro

El mercado de música digital: estudio sobre el comportamiento del consumidor brasileño

RESUMO

A convergência entre tecnologia, Internet e música resultou em grandes desafios para a indústria fonográfica mundial. Apesar do crescimento no volume de receitas de música digital, a indústria fonográfica vem diminuindo significativamente nos últimos anos. Para atrair novos clientes e competir com outras formas de aquisição de música na rede, as gravadoras e os provedores de serviços de música on-line precisam descobrir quem são e como se comportam seus clientes em potencial. O objetivo deste trabalho foi explorar e descrever características e comportamentos de usuários de música digital, bem como daquelas pessoas que querem pagar, ou que não querem utilizar tal serviço, a fim de entender, de forma mais ampla e segura, o contexto desse mercado. Por meio de técnicas estatísticas, foi possível descrever o perfil de usuários, não usuários e pessoas com intenção de pagar pela música digital. Essas foram as principais descobertas deste estudo: 1) 88% da amostra de internautas brasileiros são usuários de música digital; 2) seu perfil está significativamente relacionado com o perfil de uso da Internet (redes sociais e entretenimento); 3) os não usuários deixam de utilizar música digital principalmente pela falta de conhecimento de como fazê-lo; 4) 66,4% das pessoas têm intenção de pagar pela música digital; 5) compartilham uma característica: compram com frequência pela Internet; 6) pessoas com intenção de pagar pela música digital percebem a diferença entre música legal e ilegal, além de atribuir baixo grau de importância para a Internet. Espera-se que este estudo promova ações de marketing eficientes, orientadas para o cliente.

Palavras-chave:
Mercado de música digital; Comportamento do consumidor; Marketing

RESUMEN

La convergencia de Internet y la música ha dado lugar a grandes desafíos para la industria de la grabación musical en todo el mundo. A pesar del crecimiento de los ingresos de la música digital, la industria de la música ha disminuido significativamente en los últimos años. Para atraer a nuevos clientes y competir con otras formas de obtener música en la red, las compañías discográficas y los proveedores en línea de música deben averiguar quiénes son sus clientes potenciales. El objetivo de este estudio fue explorar y describir las características y el comportamiento de los usuarios de música digital, así como el de las personas que quieren pagar, o no desean usar este servicio, con la finalidad de entender plenamente el contexto de este mercado. Estas fueron las principales conclusiones de este estudio: 1) el 88% de los internautas brasileños es usuario de música digital, 2) su perfil está significativamente relacionado con el perfil de uso de Internet (redes sociales y entretenimiento), 3) los no usuarios no acceden a música digital, sobre todo por falta de conocimientos sobre cómo hacerlo, y 4) el 66,4% de las personas la intención de pagar por la música digital; 5) que comparten una característica: con frecuencia compras en línea, y 6) las personas que pagan por la música digital observan la diferencia entre la música legal e ilegal y le atribuyen un bajo grado de importancia a Internet. Este estudio pretende promover acciones eficientes de marketing orientados al cliente.

Palabras clave:
Música digital; Marketing; Comportamiento del consumidor

ABSTRACT

The convergence between technology, the Internet and music brought about great challenges to the recording industry worldwide. Despite digital music’s revenue growth, the music industry has declined significantly over recent years. To attract new customers and compete with other ways of getting music on the network, record companies and on-line music providers must figure out who their potential customers are. The goal of this study was to explore and describe the characteristics and behavior of digital music users, as well as of those who are willing to pay or unwilling to use this service, in order to fully understand this market’s context. These are the study’s main findings: 1) 88% of the sample of Brazilian Internet users are also digital music users; 2) their profile is significantly related to the profile of Internet usage (social networking and entertainment); 3) non-users fail to use digital music mainly due to lack of knowledge on how to do it; 4) 66.4% intend to pay for digital music; 5) they share one characteristic: they frequently shop online; 6) people who are willing to pay for digital music receive the difference between legal and illegal music, and do not value the Internet much. We hope this study will promote efficient, customer-oriented marketing actions.

Keywords:
Digital music; Marketing; Consumer behavior

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

  • APPLE INC. iTunes music store downloads top half a billion songs. Cupertino, CA, 2005. Disponível em: <Disponível em: http://www.apple.com/pr/library/2005/07/18iTunes-Music-Store-Downloads-Top-Half-a-Billion-Songs.html >. Acesso em: 16 out. 2011.
    » http://www.apple.com/pr/library/2005/07/18iTunes-Music-Store-Downloads-Top-Half-a-Billion-Songs.html
  • BARROS, D. et al. Download, pirataria e resistência: uma investigação sobre o consumidor de música digital. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 7, n. 18, p. 125-151, mar. 2010.
  • BHATTACHARJEE, G.; SANDERS, L. Digital music and online sharing: software piracy 2.0?. Communications of the ACM, New York, v. 46, n. 7, p. 107-111, July 2003.
  • BLACKWELL, R.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
  • BOBEDA, A. Alguma coisa acontece na música on-line 2004. Disponível em: <Disponível em: http://webinsider.com.br/2004/02/25/alguma-coisa-acontece-na-musica-online/ >. Acesso em: 22 out. 2011.
    » http://webinsider.com.br/2004/02/25/alguma-coisa-acontece-na-musica-online/
  • BOCKSTEDT, J. C.; KAUFFMAN, R. J. RIGGINS, F. J. The move to artist-led on-line music distribution: a theory-based assessment and prospects for structural changes in the digital music market. International Journal of Electronic Commerce, Armonk, v. 10, n. 3, p. 7-38, Abr. 2006.
  • CASTRO, G. Para pensar o consumo de música digital. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 1, n. 28, p. 30-36, dez. 2005.
  • COYLE, J. R. et al. “To buy or to pirate”: the matrix of music consumers’ acquisition-mode decision-making. Journal of Business Research, New York, v. 62, n. 10, p. 1031-1037, Oct. 2009.
  • CHU, C. W.; LU, H. P. Factors influencing online music purchase intention in Taiwan: An empirical study based on the value-intention framework. Internet Research, Bradford, v. 17, n. 2, p. 139-155, 2007.
  • EASLEY, R. F.; MICHEL, J. G.; DEVARAJ, S. The MP3 open standard and the music industry’s response to Internet piracy. Communications of the ACM, New York, v. 46, n. 11, p. 90-96, Nov. 2003.
  • FREITAS, H.; MOSCAROLA, J. Da observação à decisão: métodos de pesquisa e de análise quantitativa e qualitativa de dados. RAE-eletrônica, São Paulo, v.1, n.1, p.14, jan./jun. 2002. Disponível em: < Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/raeel/v1n1/v1n1a06 >. Acesso em: 22 out. 2008.
    » http://www.scielo.br/pdf/raeel/v1n1/v1n1a06
  • IBOPE NIELSEN ON-LINE. Número de usuários ativos de Internet cresceu 23% em um ano. 2011. Disponível em: <Disponível em: http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=5&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=IBOPE+Nielsen+On-line&docid=1DF70A3258D06A32832578C60059A967 >. Acesso em: 22 out. 2011.
    » http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=5&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=IBOPE+Nielsen+On-line&docid=1DF70A3258D06A32832578C60059A967
  • INTERNATIONAL FEDERATION OF THE PHONOGRAPHIC INDUSTRY (IFPI). IFPI Digital Music Report. Londres, 2010.
  • KAHNEY, L. A cabeça de Steve Jobs. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
  • KNOPPER, S. Digital music’s unlikely king. Rolling Stone, New York, v. 1127, n.1 p. 17-18, 2011.
  • KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
  • KWONG, T.; LEE, M. Behavioral intention model for the exchange mode Internet music piracy. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 35., 2002, Hong Kong. Anais… Hong Kong: 2002. p. 2481-2490.
  • LIN, T. C.; HSU, J. S. C.; CHEN, H. C. Customer willingness to pay for online music: The role of free mentality. Journal of Electronic Commerce Research, Taiwan, v. 14, n. 4, 2013. Disponivel em: <Disponivel em: http://www.csulb.edu/journals/jecr/issues/20134/Paper3.pdf >. Acesso em: 21 out. 2011.
    » http://www.csulb.edu/journals/jecr/issues/20134/Paper3.pdf
  • LYSONSKI, S.; DURVASULA, S. Digital piracy of MP3s: consumer and ethical predispositions. Journal of Consumer Marketing, Bradford, v. 25, n. 3, p. 167-178, 2008.
  • MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2008.
  • MTV BRASIL. Dossiê universo jovem MTV 5: screen generation. São Paulo: Abril Radiodifusão, 2010.
  • NOTANI, A. Perceptions of affordability: their role in predicting purchase intent and purchase. Journal of Economic Psychology, Amsterdam, v. 18, n. 5, p. 525-546, Sept.1997.
  • OZER, M. User segmentation of on-line music services using fuzzy clustering. Omega, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 193-206, Apr. 2001.
  • PLOWMAN, S.; GOODE, S. Factors affecting the intention to download music: quality perceptions and download intensity. Journal of Computer Information Systems, Stillwater, v. 49, n. 4, p. 84-97, Summer 2009.
  • POETSCH, G. G. Evolução tecnológica e o consumo de obras musicais. Disponível em: <Disponível em: http://direitosautorais.blog.com/evolucao-tecnologica-e-o-consumo-de-obras-musicais/ >. Acesso em: 22 out. 2011. Blog: Direitos Autorais, Música e Internet.
    » http://direitosautorais.blog.com/evolucao-tecnologica-e-o-consumo-de-obras-musicais/
  • REGNER, T.; BARRIA, J. A. Do consumers pay voluntarily? The case of online music. Journal ff Economic Behavior & Organization, v. 71, n. 2, p. 395-406, Aug. 2009.
  • SANDES, F. S.; TURRI, W. F. Música on-line. GV-executivo, São Paulo, v. 7, n. 5, p. 35-39. set./out. 2008.
  • SCHIFFMAN, L.; KANUK, L. L. O comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
  • SHIELDS, R. Illegal downloaders ‘spend the most on music’, says poll. The Independent, London, 01 nov. 2009. Disponível em: <Disponível em: http://www.independent.co.uk/news/uk/crime/illegal-downloaders-spend-the-most-on-music-says-poll-1812776.html >. Acesso em: 22 out. 2011.
    » http://www.independent.co.uk/news/uk/crime/illegal-downloaders-spend-the-most-on-music-says-poll-1812776.html
  • SINHA, R. K.; MANDEL, N. Preventing digital music piracy: the carrot or the stick? Journal of Marketing, Chicago, v. 72, n. 1, p. 1-15, Jan. 2008.
  • SOLOMON, M. O comportamento do consumidor. Porto Alegre: Bookman , 2008.
  • STYVÉN, M. Exploring the on-line music market: consumer characteristics and value perceptions. 2007. 325f. Tese (Doutorado) - Lulea University of Techology, Suécia, 2007.
  • SWATMAN, P. M. C.; KRUEGER, C.; BEEK, K. The changing digital content landscape: an evaluation of e-business model development in european online news and music. Internet Research, Bradford, v. 16, n. 1, p. 53-80, 2006.
  • WALSH, G. et al. Internet induced changes in consumer music procurement behavior: a german perspective. Marketing Intelligence & Planning, Bradford, v. 21, n. 4-5, p. 305-317, 2003.
  • WERTENBROCH, K.; SKIERA, B. Measuring consumers’ willingness to pay at the point of purchase. 2002. JMR Journal of Marketing Research, Chicago, v. 39, n. 2, p. 228-241, May 2002.
  • Processo de avaliação: Double Blind Review
  • 1
    Recording Industry Association of America (em português, Associação da Indústria de Gravação da América) é uma organização, sediada em Washington, que representa as gravadoras nos Estados Unidos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2014

Histórico

  • Recebido
    27 Nov 2012
  • Aceito
    13 Nov 2014
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br