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Revista Brasileira de Gestão de Negócios

versión impresa ISSN 1983-0807versión On-line ISSN 1806-4892

Rev. bras. gest. neg. vol.17 no.56 São Paulo abr./jun. 2015

https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i56.2069 

Artigo

Uma Análise Distintiva entre o Estudo de Caso, A Pesquisa-Ação e a Design Science Research

Aline Dresch1 

Daniel Pacheco Lacerda2 

Paulo Augusto Cauchick Miguel3 

1Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil

2Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, RS, Brasil

3Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil


RESUMO

Objetivo:

Esse ensaio tem como objetivo analisar a distinção entre métodos de pesquisa típicos na gestão de operações (estudo de caso e pesquisa-ação) com a design science research.

Método:

O artigo adota uma abordagem metodológica teórico-conceitual, fundamentada em ampla revisão da literatura. A revisão da literatura se concentrou em trabalhos que discutem a utilização do Estudo de Caso, da Pesquisa-Ação e da Design Science/Design Science Research.

Fundamentação teórica:

Esse ensaio explicita as bases do Estudo de Caso e da Pesquisa-Ação. Em virtude de sua utilização recente como método de pesquisa, a Design Science Research é apresentada em maior profundidade.

Resultados:

Primeiro, é realizada uma apresentação da design science e da design science research como paradigma e método de pesquisa, respectivamente, no campo da gestão; segundo, a distinção entre as Ciências Naturais, Ciências Sociais e a Design Science; terceiro, uma análise comparativa entre os métodos de pesquisa Estudo de Caso, Pesquisa-Ação e Design Science Research; por fim, um conjunto de sugestões para pesquisas futuras no que tange à utilização de métodos de pesquisa na área de gestão, em geral, e de gestão de operações, em particular.

Contribuições:

As principais contribuições desse ensaio se concentram na reflexão sobre os métodos de pesquisa utilizados na área de gestão. Uma contribuição importante é a ampliação do repertório de métodos de pesquisa pela compreensão e utilização da design science research. A utilização desse método de pesquisa pode contribuir para a redução do distanciamento entre rigor e relevância que tem sido caracterizado por diversos autores.

Palavras-chave: abordagem de pesquisa; métodos de pesquisa; estudo de caso; pesquisa-ação; design science research

ABSTRACT

Objective:

This paper aims at analyzing the difference between research methods that are typical in operations management (case study and action research) with design science research.

Design/methodology/approach:

The paper adopts a theoretical-conceptual methodological approach, based on an extensive literature review. The literature review focused on studies that discuss the use of Case Study, Action Research and Design Science/Design Science Research.

Theoretical framework:

This paper reveals the foundations of Case Study and Action Research. Due to its recent use as a research method, Design Science Research is presented in greater depth.

Findings:

Firstly, we present design science and design science research as paradigms and as research methods, respectively, in the field of management. Secondly, we present the difference between Natural Sciences, Social Sciences and Design Science. Thirdly, we carry out comparative analysis of research methods Case Study, Action Research and Design Science Research. Finally, we offer a set of suggestions for future research regarding the use of research methods in management, in general, and in operations management, in particular.

Contributions:

The main contributions of this paper focus on reflecting about research methods used in the management field. An important contribution is expanding the repertoire of research methods for understanding and using Design Science Research. The use of this method can contribute to reduce the distance between rigor and relevance, which has been described by several authors.

Keywords: research approaches; research methods; case study; action research; design science research

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

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2Processo de avaliação: Double Blind Review

Recebido: 08 de Agosto de 2014; Aceito: 29 de Junho de 2015

Editor responsável: Ivam Ricardo Peleias, Dr.

1.

Aline Dresch: Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, PPGEPS/Unisinos (Brasil) [aldresch@unisinos.br]

2.

Daniel Pacheco Lacerda: Doutor em Engenharia de Produção, Coppe/UFRJ (Brasil) [dlacerda@unisinos.br]

3.

Paulo Augusto Cauchick Miguel: PhD in Manufacturing Engineering, University of Birmingham, UK (Inglaterra) [paulo.cauchick@ufsc.br]

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