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A dimensão ambiental no contexto da estratégia de operações de montadoras do ABC paulista

Resumo

Objetivo:

O objetivo do artigo é analisar a inserção da dimensão ambiental na estratégia de operações de três montadoras do ABC paulista e como ela pode impactar o desempenho competitivo da área de operações.

Metodologia:

Estudo de caso múltiplo descritivo e exploratório.

Resultados:

Há um alinhamento entre as empresas, no que se refere aos indicadores de desempenho da dimensão ambiental e às prioridades competitivas. Observou-se uma preocupação ao aspecto social da sustentabilidade. As empresas estão projetando sistemas produtivos socialmente mais justos, em que a segurança do trabalho e a saúde ocupacional são vistas como um aspecto estratégico que contribuem para desempenho competitivo da área de operações.

Contribuições:

Uma contribuição sob o ponto de vista teórico, é a proposição de um modelo conceitual que visa preencher uma lacuna na literatura sobre a falta de alinhamento entre as teorias de estratégia de operações e de gestão ambiental, o que pode, por sua vez, dificultar ou mesmo subestimar o entendimento do papel da área de operações na busca da vantagem competitiva.

Palavras-chave:
Estratégia de operações; prioridades competitivas; dimensão ambiental; indústria automobilística; indicadores de desempenho

Abstract

Purpose:

This paper aims to analyze the insertion of the environmental dimension in the operations strategy of three automotive manufacturers belonging São Paulo’s ABC region, and how it can impact the operations field’s competitive performance.

Design/methodology/approach:

Descriptive, exploratory multiple case study.

Findings:

There is an alignment between companies with regard to the performance indicators of the environmental dimension and to competitive priorities. We observed concern as to the social aspect of sustainability. Companies are designing socially fair production systems, in which work safety and occupational health are seen as strategic factors that contribute to competitive performance in the field of operations.

Originality/value:

One theoretical contribution is the proposal of a conceptual model that aims to fill a gap in literature concerning the lack of alignment between the operations strategy and environmental management, which can, in turn, hinder or even underestimate the understanding of the role of the operations field in the quest for competitive advantage.

Keywords:
Operations strategy; competitive priorities; environmental dimension; automotive industry; performance indicators

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Contribuição por autor:

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Apr-Jun 2016

Histórico

  • Recebido
    10 Out 2014
  • Aceito
    24 Maio 2016
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