SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2The significance of management information systems for enhancing strategic and tactical planning índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management

versão On-line ISSN 1807-1775

JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag. (Online) vol.8 no.2 São Paulo  2011

http://dx.doi.org/10.4301/S1807-17752011000200012 

Resultados do 8º CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação

 

Outcomes of the 8th CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management

 

 

Edson Luiz RiccioI; Marici Cristine G. SakataII; Nelma Terezinha Zubek ValenteIII

IUniversidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
IITECSI FEA USP, Universidade de São Paulo, Brasil
IIIUniversidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil

 

 


RESUMO

Procuramos relatar neste documento as estatísticas, os dados e a importância do 8º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management -Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, realizado nos dias 01, 02 e 03 de junho de 2011 pelo TECSI/EAC/FEA/USP na Universidade de São Paulo. Este relatório apresenta: Estatísticas do 8º CONTECSI, Justificativas e Objetivos, Programa, Sessões Plenárias, Consórcio Doutoral, Sessões paralelas de apresentação de trabalhos, Menção Honrosa e Comitês. Salientamos a grande importância do auxílio financeiro recebido da CAPES, CNPq e FAPESP e o apoio da FEA USP, ANPAD, AIS, ISACA, Université Paris Quest Nanterre La Defense, Universidade do Porto, Rutgers School/USA, São Paulo Convention Bureau, e CCINT-FEA-USP.

Palavras-Chave: CONTECSI, Relatório, Congresso Internacional, Gestão de Tecnologia, Sistemas de Informação.


 

 

ESTATÍSTICAS DO 8º CONTECSI:

 


Click to enlarge

 

Authors by origin and research topic -Autores por origem e temática

 


Click to enlarge

 

A) JUSTIFICATIVAS E OBJETIVOS

O 8º CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management dá continuidade a um dos primeiros eventos desta área, focados na Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação sob uma visão multidisciplinar. O CONTECSI tem reunido, com sucesso, acadêmicos e profissionais envolvidos com a temática de gestão da tecnologia e sistemas de informação para discussão do estado da arte deste campo.

O 8º CONTECSI contou com a presença de palestrantes de renome, tendo, nesta edição, um total de 185 trabalhos apresentados em 44 sessões paralelas onde se discutiram os efeitos da Tecnologia e dos Sistemas de Informação na Sociedade e nas Organizações. Seu principal objetivo foi promover o relacionamento entre as diversas comunidades envolvidas: a que produz, a que implementa, a que utiliza, a que regulamenta e a que pesquisa o tema em questão. A presença de renomados palestrantes e pesquisadores nacionais e internacionais permitiu uma integração entre a comunidade acadêmica e profissional, ampliando o interesse na pesquisa, no compartilhamento de informações atualizadas e das práticas utilizadas.

O Congresso foi aberto pelo diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade -FEA-USP, Prof. Dr. Reinaldo Guerreiro. Os detalhes sobre o desenvolvimento do evento cujas atividades aconteceram nas instalações da FEA 1 e FEA 5 localizadas na FEA-USP, Cidade Universitária, Campus da Capital, São Paulo/SP, podem ser acompanhadas por meio do Programa do evento apresentado a seguir.

 


Click to enlarge

 

B) SESSÕES PLENÁRIAS

Keynote Speaker

Dr. Joey F. George

Professor of MIS & Thomas L. Williams Jr. Eminent Scholar in MIS, Department of Management, College of Business
Florida State University

 

CULTURE, MEDIA & DECEPTION

Deceptive communication has been studied for decades, but within that vast body of work, relatively little research has been done regarding the roles of cultural or media differences and their effects on deception and its detection. Even less research has been done where culture, media and deception intersect. This presentation introduces two studies conducted at this intersection. The first is an investigation of media selection for deceptive communication, involving Chinese and Americans. The second is a study of deception detection, using Spanish and American participants and judges. Both studies show that culture informs deception and its detection, although media plays less of a role than might be thought.

Panel Information Science / Painel Ciência da Informação

Prof. Dr. Armando Malheiro da Silva

Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
malheiro@letras.up.pt

 

DOC E/OU TIC

A escolha do tema "Doc e/ou TIC?", como temática genérica da sessão plenária sobre Ciência da Informação inserida no 8º CONTECSI, teve claramente a ver com a necessidade de se levar as exigênciasque uma interdisciplinaridade assumida em pleno comporta para o plano delicado, mas fundamental, da discussão e análise terminológica e conceitual. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ainda são, para muitos, perspectivadas ora com receio, ora como um meio, um dispositivo ou uma ferramenta mágica e intimidante, mas cada vez mais se percebe que elas estão sendo incorporadas no quotidiano e em todos os planos da vida individual e coletiva. Sabemos que elas processam, armazenam e disseminam informação; contudo, o confronto com a noção tradicional de documento (informação registrada num suporte físico determinado) não chega a ser feita e, pelo contrário, a tendência é a fuga ao debate através de criações de conceitos, que os documentalistas usam por imposição dos informáticos, mas têm dificuldade em estabelecer pontes de sentido. Referimo-nos, concretamente, à expressão "objeto digital", que na gíria informática e no glossário associado à construção e expansão dos repositórios institucionais e das bibliotecas digitais, tornou-se quase onipresente. Pensamos que pode ser muito estimulante perguntar: A noção de documento deve ser definitivamente abandonada? É óbvio não ser correto falar-se em desmaterialização da informação, uma vez que esta, ao sair do sujeito que a produz, sempre se materializa num qualquer suporte. A complexificação tecnológica dos novos suportes é incompatível com a noção de documento? Estas e outras questões devem ser postas e não é inútil, nem diletante, o esforço em busca de respostas construtivas.A par deste debate, coube, no espaço desta sessão plenária, o enfoque da informação eletrônica, cada vez mais concentrada e pesquisada nas Bibliotecas Universitárias, e outros temas que tangenciam o eixo temático proposto para este ano, porém totalmente pertinentes pela sua complementaridade.

22nd WORLD CONTINUOUS AUDITING SYSTEMS SYMPOSIUM (WCAS)
June 2nd, 2011

International Speaker and Chair

Dr. Miklos Vasarhelyi
Director - Rutgers Accounting Research Center &.
Continuous Auditing & Reporting Lab,
Rutgers Business School, USA

The real time economy is driving substantive changes in business processes. A critical factor to drive these new processes is data quality and its assurance. The development of continuous audit technology is a key development in this area and has been progressively adopted by leading organizations. The World Continuous Audit Symposium in Brazil have focused on key financial processes and entities leading the state-of-the-art in their development. The 22WCAS will introduce the concept of common data receptacle, audit modular implementation and audit "apps." Several leading organizations will present their current developments.

 

C) DOCTORAL CONSORTIUM

Por: George Leal Jamil - Coordenador

Conjuntamente ao 8ºCONTECSI, no dia 02 de junho, realizou-se também a 5ª edição do Consórcio Doutoral, evento constante da programação deste congresso promovido pela FEA-USP e que se consolida como um projeto pioneiro no Brasil. A análise de projetos de doutorado submetidos ao Consórcio Doutoral teve como propósito permitir que tais propostas de pesquisas pudessem repercutir perante a comunidade acadêmica trazendo importantes benefícios tais como:

• Análise do projeto de tese por uma "pré-banca" de avaliação, composta por professores convidados e pelo coordenador do evento;

• Interação com os participantes do Congresso, através de sessões de palavra franqueada, no intuito de discutir projetos, metodologia, referências, aspectos práticos e teóricos de condução dos estudos e cooperação;

• Debater e fazer divulgação prévia das idéias dos doutorandos, trazendo para os trabalhos experiências de terceiros e interessados.

Em todas estas situações, destaca-se que os apresentadores conseguiram formalmente, expor de forma aberta todo o ambiente de suas pesquisas, recebendo críticas construtivas, opiniões, direcionamentos e colaborações dos participantes do evento.

As apresentações realizadas durante este Consórcio Doutoral foram:

A GESTÃO DE PROJETOS COMO FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO DE INCUBADORAS DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA. PROPOSTA DE UM MODELO DE BASEADO EM PROJETOS PARA CRIAÇÃO DE INCUBADORAS DE EMPRESA: UM ESTUDO MULTI-CASOS EM INCUBADORAS NACIONAISAntonio Lobosco
Orientador: Emerson A. Maccari

TI VERDE: VALIDADE SOCIAL E MOTIVAÇÕES OCULTAS
João Samarone Alves de Lima
Orientador: Luiz Fernando Scheibe

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FINANCIAR LA IMPLEMENTACIÓN DE TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN EN UNIVERSIDADES PÚBLICAS EN MÉXICO Y EN CANADÁ
Miriam Noemí Verdugo Mendoza
Orientadora: Rosalinda Gámez Gastélum

DESEMPENHO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO, TURISMO E CONTABILIDADE NO BRASIL: UM ESTUDO DOS PROGRAMAS NO PERÍODO DE 2001 A 2009
Cibele Barsalini Martins
Orientador: Prof. Dr. Emerson A. Maccari

Como tem acontecido desde a sua primeira edição, o Consórcio Doutoral do CONTECSI cumpre seus objetivos, ao propiciar à comunidade presente a discussão em torno dos projetos e aos doutorandos o refinamento esperado aos seus estudos. Tem-se percebido, no exame dos currículos dos participantes em edições anteriores, bem como da avaliação de trabalhos publicados que, não apenas os efeitos e repercussões benéficas desta atividade são percebidos, como também as próprias avaliações feitas pelas bancas e pelos participantes têm sido aceitas como um exame extraordinário dos trabalhos em desenvolvimento, repercutindo em citações sobre metodologia e testes dos projetos de pesquisa.

Nos moldes de grandes congressos e eventos científicos internacionais, porém adaptado à realidade brasileira e em caráter abrangente, aberto e participativo, o Consórcio Doutoral do CONTECSI tem se tornado um novo pólo de interação com a comunidade acadêmica e com os participantes frequentes do Congresso, gerando benefícios para os pesquisadores e instituições envolvidas.

 

D) 22º WORLD CONTINUOUS AUDITING SYMPOSIUM

O 22º. Simpósio Mundial de Auditoria Contínua de Sistemas foi realizado, pelo sexto ano consecutivo, juntamente com o 8º CONTECSI. Reuniu em torno de 80 pessoas no Auditório da FEA/USP, no dia 02/06/2011 e levou para discussão assuntos de interesses acadêmicos e profissionais, tais como: auditoria e monitoramento contínuos no mercado norte-americano; tendências da auditoria e monitoramento contínuo; formas pelas quais a atuação integrada do compliance e da auditoria interna pode se tornar estratégica na governança corporativa; desafios na implantação do SPED - Sistema público de Escrituração Digital; XBRL - implementação no Brasil, entre outros.

O Simpósio contou com a participação de palestrantes experientes no âmbito acadêmico e profissional. Como destaques, houve a presença dos professores Michael Alles e Miklos Vasarhelyi da Rutgers University. Também representativas foram as participações do sócio da Ernst & Young dos Estados Unidos, William R. Titera e de outras empresas que trabalham com a implementação de auditoria e monitoramento contínuos: Tech Supply, KPMG, PWC e Sonda Procwork.

Foram ainda apresentados casos práticos de implementação de Auditoria Contínua em empresas brasileiras, as quais ganharam maior eficiência e produtividade em seus processos de auditoria.

Durante as apresentações, percebeu-se o grande interesse dos participantes em relação aos assuntos abordados, considerando a variedade de questões advindas do público formado por profissionais e estudantes presentes.

O Simpósio também contou com um painel de debates, com profissionais e pesquisadores do tema, cujas discussões levaram à tona os principais desafios dos projetos de implantação de auditoria e monitoramento contínuos.

Como considerações finais, observou-se que o uso da tecnologia da informação nos processos de auditoria e monitoramento contínuos são essenciais para que as empresas atinjam um nível de maturidade satisfatório em seus controles internos. Também é fato que na área tributária brasileira já existem regras objetivas para o uso de dados corporativos para o monitoramento fiscal, contínuo, por parte do governo. Os esforços para a implementação da auditoria e monitoramento contínuos são grandes e as tecnologias atuais estão disponíveis no mercado e se tornando mais acessíveis para as organizações, o que trará maior produtividade e qualidade nos processos de auditoria e monitoramento para uma melhor governança corporativa.

O programa completo do 22º. Simpósio Mundial de Auditoria Contínua de Sistemas pode ser visualizado, a seguir.

 


Click to enlarge

 

SYMPOSIUM

Publishing your research in academic journals

Thrusday, June 2nd | Quinta-feira, 2 de Junho

Chair
Prof. Dr. Edson Luiz Riccio, FEA USP, Brazil

Speakers
Prof. Dr. Joey George, Florida State University, USA
Profa. Dra. Blanca Bravo, University of Leon, Spain

The symposium on Publishing your Research is designed for PhD students and Researchers. Speakers will discuss the transition between a thesis and a publication, the decision between book and article publication and their experience on publishing researches in academic journals, such as how to chose a journal and how to prepare the manuscript.
Support:
JISTEM Journal of Information Systems and Technology Management
http://www.jistem.fea.usp.br
Qualis CAPES
Indexation: Scielo, Dialnet, DOAJ, ProQuest, Ebsco, Periódicos CAPES, Portal de periódicos
USP.

 

E) SESSÕES PARALELAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Para embasar o relatório relativo aos resultados das sessões de apresentação de trabalhos, a coordenação do CONTECSI solicitou que todos os moderadores de sessões preenchessem um formulário referente ao andamento da sessão comentando sobre a atualidade dos temas, a interação entre os presentes, os questionamentos levantados, comentários adicionais e demais questões relevantes sobre o desenvolvimento e resultado de cada sessão.

A comissão organizadora do 8º CONTECSI agrupou os 185 trabalhos aprovados pela comissão avaliadora do congresso, em 44 sessões, de acordo com a área temática. Em alguns casos, houve necessidade de subdividir uma mesma área temática em duas ou mais sessões em razão da grande quantidade de trabalhos relacionados a um mesmo tema ou assunto. Por suas valiosas contribuições para o andamento das sessões paralelas de apresentação dos trabalhos cujos registros e comentários foram fundamentais para a elaboração deste relatório, a coordenação do CONTECSI agradece a todos os moderadores das sessões a seguir elencados:

Theodoro Agostinho Peters Filho, Oscar Dalfovo, Ricardo Lopes Cardoso, Marina Keiko Nakayama, Aldemar de Araújo Santos, Joshua Onome Imoniana, Kechi Harama, Nelma Terezinha Zubek Valente, Nonato Assis de Miranda, Paulo Henrique Garcia Mansur, Daniel Estima de Carvalho, Marco Antônio Silva, José Alfredo F. Costa, Adicinéia Aparecida de Oliveira, Sérgio Gozzi, Adilson Carlos Yoshikuni, Pedro Tadeu Bertto, Cesar Akira Yokomizo, Adriano Marcos Dantas da Silva, Regivaldo Gomes Costa, Rogério Mendes, Takeshy Tachizawa, Márcio Antonio Fedichina, Adolfo Alberto Vanti, Cristina Dai Prá Martens, Alessandro Marco Rosini, Jussara Pimenta Matos, José Manuel Cárdenas Medina, Jorge Ribeiro de Toledo Filho, Aline Rabelo, José Gilson de Almeida Teixeira Filho, Elvis Fusco, Gilberto Perez, Antônio Teodoro Ribeiro Guimarães, Marcos Godoy Spindola, Edmir Parada Vasques Prado, Marcos de Moraes Sousa, Aldy Fernandes da Silva, César Augusto Biancolino, Alzenir José de Vargas e Leonel Cezar Rodrigues.

Apresentam-se a seguir, ordenados por data de ocorrência, os principais destaques e comentários a respeito das sessões paralelas de apresentação de trabalhos, registrados pelos moderadores das sessões, onde ocorreram as apresentações dos referidos trabalhos:

 

01 JUNE / 01 DE JUNHO (WEDNESDAY / QUARTA-FEIRA)

Na sessão 1(A), cujo tema central foi AIS - Accounting and Financial Information, foram apresentados os trabalhos: Aplicação Da Análise Por Envoltória De Dados No Estudo Comparativo Entre Gestão Econômico-Financeira Do Clubes De Futebol Versus Desempenho No Ranking De Clubes Da CBF, de Ananias Francisco dos Santos, Jorge Ribeiro de Toledo Filho; Compliance Of The Asset Control Software To The Precepts Of Cpc 27 And Icpc 10, de Ilse Maria Beuren, Paulo Roberto da Cunha, Roberto Carlos Klann, Soraia Pamplona; Use Of Information In The Cost Management Process: A Study On The Hotel Industry In Portugal, de Adriana Rodrigues Silva, Dina Guimaraes, Wilde Gomes Araujo; Erp Ii: Traces Of Technology In The Future Of Erp Systems, de César Augusto Biancolino, Emerson Antonio Maccari, Edson Luiz Riccio; Análise Das Competências Organizacionais No Período De Pós-Implementação Do ERP, de César Augusto Biancolino, Edson Luiz Riccio, Marici Gramacho Sakata, Sandra Raquel Pinto Alves. De acordo com o moderador Prof. Theodoro Peters Filho, a sessão ocorreu dentro da normalidade esperada, para o bom nível do Congresso. Todos os artigos foram apresentados, destacando os problemas e metodologias, seguidos de questões e discussões.

Na sessão 1(B), que teve como tema EDU IT - Education and Society, apresentaram-se os seguintes trabalhos: Learning Evaluation In Distance Courses: A Case Study, de Estéfano Vizconde Veraszto, Nonato Assis de Miranda, Jomar Barros Filho; A Discussion About New Technologies And Reframing Of Educational Paradigms, de Adilaurinda Ribeiro de Oliveira, Alessandro Marco Rosini; Desarrollo De Un Modelo Educativo Utilizando Gestión Del Conocimiento, de Araceli Romero Romero, Eva Martha Chaparro Salinas, Juan Alberto Ruiz Tapia, Julio Alvarez Botello; Estudio De Factibilidad Para La Incorporación De Una Maestría En Administración En La Modalidad A Distancia, de Eva Martha Chaparro Salinas, Maria del Carmen Hernandez Silva, Felisa Yaerim López Botello, Michael Gasca Leyva. O moderador Prof. Oscar Dalfovorelatou que todos os artigos foram apresentados, destacando aspectos importantes das apresentações e das discussões.

A sessão 1(C), moderada pelo Prof. Ricardo Lopes Cardoso, com o tema ESD - Engineering and Software Development, teve os seguintes trabalhos apresentados: Melhoria De Processos De Software Em Uma Empresa Utilizando A Metodologia Pro2pi, de Rogério Tergolina, Marcelo Schneck de Paula Pessôa, Clenio Figueiredo Salviano; Redesigning A Software Development Process Using Epf And Spem: A Case Study, de Claudia de Oliveira Melo, Gisele Ferreira, Rejane Maria da Costa Figueiredo. Segundo o moderador, as questões alocadas foram produtivas e bem focadas nos trabalhos a serem avaliados. O ponto negativo relatado pelo moderador foi que três papers não puderam ser apresentados devido à falta ou ausência dos autores, sendo que um dos artigos foi apresentado por um não autor.

Segundo a moderadora Profa. Marina Keiko Nakayama, a sessão 1(D), com o tema KMG - Knowledge Management e com os trabalhos: The Creation Of Favorable Atmosphere For The Processes Of Organizational Learning: The Case Of A Metallurgical Company In The Automotive Section, de Alila Alves Corrêa, Luiz Fernando Soller, Sergio Rodrigues Pontes; A Utilização Do Conhecimento Do Corpo Docente Na Melhoria Da Gestão Das Instituições De Ensino Superior Privadas, de Emmerson Ricieri Brito, Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos, Simone Cristina Dufloth, Jorge Tadeu De Ramos Neves; O Papel Da Confiança Do Decisor No Processo Decisório Em Um Contexto De Risco, de Ricardo Simm Costa, Henrique Mello Rodrigues de Freitas; An Organizational Memory Model Based On Semantic Web Technologies For Managing Knowledge In A College Of Northwest Mexico, de Alonso Perez-Soltero, Miguel Enrique López Muñoz, Mario Barcelo-Valenzuela; Speculations On Intuition And Instantaneous Decision Making Process, de Emerson Antonio Maccari, Fernando Kuhn Andriotti, Henrique Mello Rodrigues de Freitas, Cristina Dai Prá Martens; Uma Investigação Sobre O Princípio Da Modalidade Aplicado A Um Curso Técnico De Nível Médio Brasileiro, de José Dutra de Oliveira Neto, Nádia Cristina de Azevedo Melli, teve seis apresentações, o que prejudicou as propostas e as qualidades das discussões. Apesar disso, o nível ótimo das discussões foi ótimo e as principais questões levantadas foram relacionadas aos aspectos comportamentais, psicológicos e subjetivos da confiança, intuição, pré-disposição e também aos aspectos da cultura organizacional e da aprendizagem mediada por tecnologias.A sessão 1(E), com a temática ISM - Information System Management, teve moderação de Aldemar de Araújo Santos, com os trabalhos: Uma Análise Da Mudança Da Política De Transporte Do Modal Rodoviário Para O Marítimo De Cargas Eletrônicas Provindas De Manaus Para São Paulo, de José Abel de Andrade Baptista, Marcelo Rabelo Henrique, Luciane Ribeiro Dias Pinheiro, Camila Rosa da Costa; Dimensões Do Risco Da Terceirização Do Desenvolvimento E Manutenção De Aplicativos Na Percepção De Seus Atores: Uma Meta-Análise, de Rosana Carmen de Meiroz Grillo Gonçalves; Adopção De Tecnologias E Sistemas De Informação Em Entidades Hospitalares - Estudo Do Caso De Um Hospital Português Da Região Norte, de João Varajão, Antonio Jose Balloni, Ricardo Martinho, Rui Rijo, Manuela Cunha. Segundo o moderador, duas apresentações não puderam ser apresentadas devido à falta dos autores. Todas as apresentações foram realizadas com bastante didática, destacando resultados e esquemas importantes. Houve muitas perguntas e discussões. Em apenas uma apresentação, houve discussão relacionada a falta do material.

A sessão 1(F) com tema ITM - Information Technology Management teve como moderador o Prof. Joshua O. Imoniana e os trabalhos apresentados foram: The Use Of Information Technology For Obtaining Competitive Advantage: A Study With Healthcare Organizations, de Gilberto Perez, Bárbara Morgerote Santos, Monique Carvalho Albuquerque, Tatiana Teixeira Carlos de Menezes; A Model To Evaluate Innovation Adoption Of Information Systems To Improve Processes And Services In The Health Industry: A Study About The Use Of The Electronic Patient Record System, de Gilberto Perez, Moises Ari Zilber, Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar, Sergio Lex; Information And Communication Technology (Ict) As Strategic Tool Of Enterprises, de Jose Antonio Carneiro, Gilberto Perez, Soraia Godoi Fautino Brasil; Evaluation Of Hospital Information Systems: An Study Of Philanthropic And Public Hospitals Located In Belo Horizonte/MG, de Antonio Artur de Souza, Cynthia Oliveira Lara, Anna Carolina Corrêa Pereira, Lívia Carolina de Matos Lima; (Research Forum) Apoio Tecnológico À Estratégia Organizacional: Fatores Para O Sucesso No Uso Do BI, de João Augusto Mescua Gomes, George Leal Jamil. Segundo o moderador, todos os trabalhos foram apresentados com temas bastante relevantes, mostrando um conhecimento prévio dos participantes presentes sobre os assuntos trabalhados.

A sessão 1(G) com a temática ITM II - Information Technology Management II e a moderação de Kechi Hirama teve a apresentação dos seguintes trabalhos: Modelo De Maturidade De Governança De Processos De Negócio, de Giordano Alan Barbosa Sereno, Newton Castilho Lavoyer, Alécio Filipe, João Souza Neto; Modelo De Gestão Empresarial Com Suporte Das Tecnologias Da Informação: Estratégia De Reconfiguração Organizacional Baseada Em Hierarquização De Decisões, de Takeshy Tachizawa; The Design Of IT Management In The Top 100 Organizations Based In Brazil, de Sergio Alexandre Simões, Leonel Cezar Rodrigues; Information And Communication Technology (Ict) As Strategic Tool Of Enterprises, de Alberto de Medeiros Júnior; Fatores Determinantes Na Contratação De Fornecedores De Tecnologia Da Informação Em Empresas Do Vale Do Itajaí - SC, de Simone Cristina Aléssio, Oscar Dalfovo, Viviane Alexandra Machado Saragoça.. Segundo o moderador, foram apresentados apenas quatro trabalhos; o quinto não foi apresentado, pois estava programado para outra sessão. Houve, em média, cinco questões por artigo, todas bastante relevantes, mostrando um conhecimento prévio dos presentes sobre os assuntos tratados. Todos os temas foram atuais, destacando os problemas de gestão de TI nas organizações.A sessão 1(H) com o tema COMM I Research Communication teve a coordenação da Profa. Nelma T Zubek Valente e contou com a apresentação dos seguintes trabalhos: Graduação em Sistemas de Informação: Um Novo Perfil de Profissional para o Atendimento a Demandas da Sociedade Contemporânea, de Rosângela Lopes Lima, Isabel Leite Cafezeiro, Luiz Valter Brand Gomes; Modelo de Governança da Tecnologia da Informação do Escritório ao Chão de Fábrica: Um Estudo de Caso, de Ana Carolina Riekstin, Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho; Formulação do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação em Instituições Federais de Ensino Superior Através de Pesquisa-Ação, de Luiza Gonçalves de Paula, Asterio Tanaka, Renata Araujo; Teste de Software: Uma Proposta de Checklist para Teste Funcional de Webquest, de Toni Amorim de Oliveira, Max Robert Marino e Rosimeire Camargo Inácio. O artigo "An Organizational Memory Model Based on Semantic Web Technologies for Managing Knowledge in a College of Northwest México", de Alonso Perez-Soltero, Miguel Enrique Lopez Muñoz e Mario Barcelo Valenzuela também programado para esta sessão não foi apresentado em razão da ausência dos referidos autores. Segundo a moderadora, a participação ativa de todos os presentes nas discussões e debates ocorridos após cada uma das apresentações trouxe valiosas contribuições não somente aos autores dos referidos trabalhos mas, também, a todos os pesquisadores, docentes e profissionais presentes na sessão. Tal diversidade é por certo o fator que alavanca a riqueza e relevância dos referidos debates. As questões levantadas focaram a problemática da pesquisa, a sua aplicabilidade, adequação/inadequação da metodologia da pesquisa e dos procedimentos de coleta de dados, e também aspectos relacionados à fundamentação teórica de alguns trabalhos. A pertinência e relevância dos comentários, críticas e sugestões apresentados certamente servirão para a melhoria e avanço dos referidos estudos. sessão 2(A), sobre KMG - Knowledge Management, que teve como moderador o Prof. Nonato Assis de Miranda, os temas apresentados foram: Elements Of The Intellectual Capital Of A Supermarket Catarinense, de Geovanne Dias de Moura, Odir Luiz Fank, Jorge Ribeiro de Toledo Filho; Relational View And Social Capital As Strategic Systems In Networks, de Omar Magalhães Dias, Theodoro Agostinho Peters Filho; Retenção Do Conhecimento No Contexto Do Desenvolvimento De Software: Estudo De Múltiplos Casos, de Fernando Hadad Zaidan, George Leal Jamil, Leandro Libério da Silva. Segundo o moderador, os níveis das discussões foram muito bons, principalmente em virtude da similaridade dos assuntos abordados. As principais questões levantadas ficaram por conta da criação de ferramentas de mensuração de construções como capital social, capital humano e capital estrutural. A intervenção dos presentes ocorreu de modo interativo, o que tornou a sessão agradável. Foi incluído na sessão o trabalho: Research Results Of The Potential And Profile Assessment (PPA) In Brazilian Professionals With Use Of Data Mining, de Heitor Garcia de Carvalho, Leandro Libério da Silva e George Leal Jamil.

A sessão 2(B), sobre PPM - Public Policy Management, moderada pelo Prof. Paulo Henrique Garcia Mansur teve a apresentação dos seguintes temas; The Use Of Websites In The Local Councils Of Santa Catarina For The Practice Of Transparency, de Daniela Regina Cunha, Fabiano Maury Raupp; Seeking For Transparency, Accountability And Participation In Websites Of Local Councils Of The Major Brazilian Capitals, de Fabiano Maury Raupp, Jose Antonio Gomes de Pinho; A Percepção Dos Contabilistas Do Município De Florianópolis, Com Relação À Implantação Do Sistema Público De Escrituração Digital, de Andrea da Silva Pires, Luiz Felipe Ferreira, Sérgio Murilo Petri, Neri Müller. Segundo o moderador, as discussões apresentaram um nível elevado sobre o protocolo definido para a pesquisa dos trabalhos, trazendo relevantes questionamentos a respeito da metodologia e da literatura. Dúvidas sobre a questão da transparência pública foram levantadas e também sobre o modelo proposto pelos autores, especialmente em relação ao fato de o mecanismo de avaliação dos websites ter mostrado eficiência. Conclui ressaltando que o tema é atual, oportuno e pode contribuir na definição de políticas públicas.

Na sessão 2(C), dedicada ao tema EDU/ITM/RF - It Education and Society/ Inf. Tech. Management - Research Forum, a moderação foi feita pelo Prof. Daniel Estima de Carvalho e contou com os seguintes trabalhos: The Cultural Issues Of Social Networking And Its Principles And Values For The Social Inclusion Of Their Communities Through Education, de Alessandro Marco Rosini, Ana Cristina Limongi-França; O Uso Do Ambiente Virtual De Aprendizagem (Ava) No Ensino Dos Cursos De Computação E Sistemas, de Maria José Carvalho de Souza Domingues, Rion Brattig Correia; Estudo Da Viabilidade Para Implantação Do Rfid Em Transportadora, de Airan Arinê Possamai, Janaina Schappo, Oscar Dalfovo; Significant Factors In The Implementation Of An Integrated Management System In A Higher Education Institution, de Auta Maria da Silva, César Augusto Biancolino, Emerson Antonio Maccari, Milton de Abreu Campanario. Segundo o moderador, as discussões foram interessantes, com diversas contribuições aos trabalhos e todas as apresentações remeteram a temas atuais.

Na sessão 2(D) cujo tema foi COMM II Research Communication, a moderação ficou a cargo da Profa. Nelma T Zubek Valente para coordenar as apresentações dos seguintes trabalhos: O Sistema de Remuneração Adotado por Empresas do Setor de Informática do Distrito Federal: Um estudo de Caso, de Wesley Antônio Gonçalves; Elaboração de Checklists Específicas para Modalidades de Softwares Educacionais, de Max Robert Marinho, Toni Amorim de Oliveira, Claudinéia Pereira de Sousa; Teste Funcional de Software: Uma proposta de teste em Software Educativo, de Toni Amorim de Oliveira, Max Robert Marinho, Henrique Candido de Moraes; Envolvimento com Produtos nas Coortes: Um estudo no Varejo Brasileiro, de Carlos Eduardo Lourenço, Willian Ramalho Feitosa; Automação de Subestações de Energia Elétrica na Norma IEC 61850 Utilizando as Recomendações NERC-CIP, de Antonio Eduardo Marques da Silva, Alessandro Anzaloni, Julio C. de Oliveira e Mauricio T. Pereira. De acordo com a moderadora, o último artigo programado para esta sessão não foi apresentado em razão da ausência dos autores. Relatou ainda que alguns trabalhos se destacaram pela interdisciplinaridade presente nos fundamentos teóricos que sustentaram os referidos estudos. Educação, Sociologia e Psicologia estão também subsidiando muitas das pesquisas realizadas evidenciando mais uma vez que o estudo dos sistemas e tecnologias não pode prescindir dos fundamentos relacionados aos aspectos sociotécnicos, humanos e comportamentais envolvidos nas tecnologias e sistemas desenvolvidos e implementados.

 

02 JUNE / 02 DE JUNHO (THURSDAY / QUINTA-FEIRA)

A sessão 3(A), com o tema AUD - System Auditing and IT Governance, teve como moderador o Prof. Marco Antônio Silva e contou com a apresentação dos trabalhos: Estruturação De Auditorias Em Processos De Tecnologia Da Informação Utilizando Visões Do Arcabouço Cobit, de Diorgens Miguel Meira; Identificação De Possíveis Implicações Do Decreto 6.932/2009 Para A Governança De TI Na Administração Pública Federal, de Antônio Gomes de Lima Neto, Leopoldina Maria Colares de Araújo; The Profile Of The Decision Of Chief Information Officer (Cio) And Its Perception Arrangements With Respect To It Governance, de Cláudio Márcio Campos de Mendonça, Manoel Veras de Sousa Neto; Estudo Experimental Em Planejamento Estratégico De Si/Ti, de Leonardo Cordeiro de Araújo, José Gilson de Almeida Teixeira Filho; The Analytical Review Procedures In Audit: An Exploratory Study, de Anisio Candido Pereira, Joshua Onome Imoniana, Maria Thereza Pompa Antunes, Stephanie Martins Mattos. Segundo o moderador, os cinco artigos podem avançar quanto à abordagem metodológica. Relata ainda que as participações foram efetivas e trouxeram contribuições dos integrantes da plenária. Houve o comparecimento de todos os integrantes dos trabalhos (autores) e todos foram pontuais.

Na sessão 3(B), cujo tema foi ERP ESD - Engineering and Software Development, o moderador foi o Prof. José Alfredo F. Costa e foram apresentados os seguintes trabalhos: Ferramentas De Suporte A Mdd: Um Quadro Comparativo, de Monique Conceição Soares, Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos, Cristine Martins Gomes de Gusmão, Jaelson Brelaz De Castro; Adaptxp: A Xp Adaptation Method For Software Development Organizations, de Kechi Hirama, Welington Alessandro Smaniotto Bispo; Estrutura De Conteúdo Multinível Para Personalização Em Sistemas Tutores Conexionistas, de Edna Lucia Flores, Sirlon Diniz de Carvalho; Interplay Among Software Product Lines, Model Driven Architecture And Service Oriented Architectures For Industrial Production Of Software, de Helga Duarte, Victor Mario Cardona Medina; Software Testing Services Challenges: A Brazilian Experience, de Antonio Carlos Tonini, Mauro de Mesquita Spinola, Rodrigo Franco Gonçalves, Vagner Luiz Gava; Software Público Brasileiro: Rumo À Qualidade No Processo De Desenvolvimento De Software Em Comunidades Virtuais, de Alessandra Casses Zoucas, Marcello Thiry, Márcia Regina Martins Martinez, Clenio Figueiredo Salviano; Quality Attributes On Service Oriented Architecture, de Jussara Pimenta Matos. Segundo o moderador, a sessão foi muito boa e com muitas discussões interessantes, embora um artigo não tenha sido apresentado devido à ausência do(s) autor(es).

A sessão 3(C), com o tema KMG - Knowledge Management, teve como moderadora a Profa. Adicinéia Aparecida de Oliveira e contou com a apresentação dos trabalhos: O Processo De Descoberta Do Conhecimento Como Suporte À Análise Criminal: Minerando Dados Da Segurança Pública De Santa Catarina, de Aires Jose Rover, Edson Rosa Gomes da Silva; Evidenciação Do Capital Intelectual Em Empresas Do Setor De Tecnologia Da Informação E Do Setor De Telecomunicações Listadas Na Bm&Fbovespa Nos Anos De 2007 A 2009, de Diane Rossi Maximiano Reina, Donizete Reina, Jefferson João Miguel, Tatiane Aparecida Tasca; Identificação De Atributos Do Modelo Teoria Da Criação Do Conhecimento Em Simulador De Comércio Exterior - Uma Perspectiva Dos Estudantes De IES, de Edson Wilson Torrens, Maria José Carvalho de Souza Domingues; Capital Intelectual: Um Estudo Comparativo De Suas Características Nos Contextos Nacional E Internacional No Período De 1994 A 2008, de Diane Rossi Maximiano Reina, Donizete Reina, Sandra Rolim Ensslin. Segundo a moderadora, o nível das discussões com os palestrantes e ouvintes foi muito bom. Foram levantadas questões atuais e pertinentes dos trabalhos. Um artigo não pode ser apresentado pela ausência dos autores.

A sessão 3(D), com o tema ISM - Information System management, foi moderada pelo Prof. Sérgio Gozzi e contou com a apresentação dos trabalhos: Forecasting Time-Series In The Brazilian Retail Of Goods And Services: A Comparative Application Of Elman Artificial Neural Networks And Sarima Models, de Jorge Luís Durgante Pasquotto, Ronaldo Zwicker (In Mem); The Global Impact Of Gis As A Development In Marginal Regions (Region Mazahua The State Of Mexico). Conceptual Theoretical Reflection, de Elsa Mireya Rosales Estrada, Marcela Virginia Santana Juárez, Agustín Olmos Cruz, Luis Ricardo Manzano; Erm2c Methodology: The New Strategy To Improve The Learning/Teaching Process In Algorithm, de Ricardo Luiz Barros Leite Campos; Arquitetura De Dados Socio ambientais: Referencial Sistêmico Para Desenvolvimento De Software Aplicado À Sustentabilidade Empresarial No Contexto Das Mudanças Climáticas Globais, de Takeshy Tachizawa; Controladoria Na Administração Pública Municipal: Um Estudo Das Informações Contábeis E Financeiras Dos Sistemas De Informação Utilizados Pelas Prefeituras Do Estado Do Rio Grande Do Norte, de Aldemar de Araújo Santos. Segundo o moderador, os trabalhos despertaram bastante interesse e questionamentos, tendo em vista a qualificação excelente dos participantes, a atualidade dos temas e também devido à clareza dos expositores que souberam transmitir as idéias das suas pesquisas no tempo concedido. Outro fato a ser destacado segundo o moderador é que devido à coincidência de interesses dos conferencistas nos temas apresentados, os debates ocorridos foram de alto nível e contribuíram para acrescentar conhecimento. Ressaltou ainda que todos os trabalhos foram apresentados no horário, não havendo ausência de nenhum autor.

Na sessão 3(E), com o tema ITM - Information Technology Management, que teve como moderador o Prof. Adilson Carlos Yoshikuni e contou com a apresentação dos trabalhos: Proposta De Modelo De Implantação Do ITIL Para Gestão De Serviços De Ti De Empresas De Logística, de Marcio Aurelio Ribeiro Moreira, Savio Nascimento, Rogério Mendes, Flamaryon Guerin Gomes Borges; Mpls Migration A Multicriteria Decision Approach Using Macbeth, de Ana Cristina Pereira de Pedrosa Assolari, David Bianchini; Avaliação De Segurança Em Redes Sem Fio, de Marcio Aurelio Ribeiro Moreira, Jairo Rodrigues de Araújo, Rogério Mendes, Flamaryon Guerin; O Uso Da TI No Setor Da Saúde E O Aumento Da Exigência Da Demanda, de Macir Bernardo de Oliveira, Fernando José Barbin Laurindo; Rede De Valor Na Saúde E O Uso Da TI: Diferentes Soluções Que Concorrem Entre Si E/Ou Que Se Complementam, de Macir Bernardo de Oliveira, Fernando José Barbin Laurindo, todos os trabalhos apresentados tiveram um ótimo nível de fundamentação teórica e aplicação prática. O moderador relatou ainda que todos os artigos foram embasados em pesquisas de campo demonstrando a efetivação da teoria com prática.

Na sessão 3(F), cujotema foi INT -Internet, a moderação foi realizada pelo Prof. Pedro Tadeu Bertto, e ocorreram as apresentações dos seguintes trabalhos: Softwares De Recrutamento E Seleção Online: Estudo Realizado Em Empresas De Informática De Blumenau, Santa Catarina, de Giancarlo Gomes, Maria José Ribeiro, Marlei Rute Gruchinski; Análise Da Percepção Dos Valores Do Software Livre E De Código Aberto Em Projetos De Empreendedorismo: Um Estudo De Caso De Uma Prestadora De Serviços De TI, de Júlio Cesar da Silva; Análise Webométrica Dos Sites Das Instituições De Ensino Superior Da Região Sul Do Brasil, de Lara Fabiana Dallabona, Moacir Manoel Rodrigues Junior, Rita Buzzi Rausch; The Challenge Of Producing Digital Assets Against The Pirates: The Record Music Companies Case, de Alberto de Medeiros Júnior, Samuel Fructuoso Nunes Bordoni Figueiredo, Sergio Luis Seloti Jr; Fatores Que Influenciam A Percepção Dos Alunos E Professores Do Curso De Administração Do Centro Universitário São Camilo Na Realização De Compras Via Internet, de Luis Hernan Contreras Pinochet, Ana Cristina Pereira, Ana Carolina Rodrigues Duran, Germano Rodrigues Nunes; Análise Dos Fatores Críticos De Sucesso Na Implantação De Sistemas Integrados De Gestão Em Pequenas E Médias Empresas: Um Confronto Entre O Referencial Teórico E A Prática Organizacional, de Adriana Torre Morais, Júlio Cesar da Silva. Segundo o moderador, as temáticas discutidas se mostraram fundamentalmente atualizadas e contribuiram para a ampliação do entendimento do papel da TI e dos sistemas de informação na gestão das modernas organizações. Todos os autores compareceram, houve tempo para discussões e tudo ocorreu dentro da normalidade. A sessão 3(G), com o tema INV - IT and IS Innovation, teve como moderador o Prof. Cesar Akira Yokomizo e contou com a apresentação dos trabalhos: Informações Em Tempo Real: Uma Análise Das Vantagens Da Aplicação Da Latência Zero Em Um Data Mart, de Adriano Arrivabene, Renato José Sassi, João Paulo da Silva Castro, Jorge Alonso Lima; The Context In Mobile Work: A Discussion In Light Of The Paradigm Of Ubiquity, de Kathiane Benedetti Corso, Henrique Mello Rodrigues de Freitas, Ariel Behr; The Meanings Of The Work Virtualization: Discursive Manifestations Of The Technological, Processing And Personal Perceptions, In The Intra-Organizational Relations, de Ângela Maria Martins Paiva, Daniel Jardim Pardini, Priscila de Jesus Papazissis Matuck; Ciudades Digitales La Opción Del Futuro. Perspectiva De Los Principales Casos Y Mejores Prácticas Dirigidas Al Caso De Colombia, de Margarita María Bautista. Segundo o moderador, todos os artigos da sessão foram apresentados e houve também a adição de mais dois trabalhos: El Know-How En La Internacionalización De La Franquicia, Particularidades En América Latina, de Guadalupe Davizón Corrales e Gis Application On Human Health: A Case Study In The Mazahua Region In The State Of Mexico, de Marcela Virginia Santana Juárez, Elsa Mireya Rosales Estrada, Agustín Olmos Cruz e Giovanna Santana Castañeda.

Na sessão 3(H), com o tema SEC - IT and IS Security, o moderador foi o Prof. Adriano Marcos Dantas da Silva que coordenou a apresentação dos seguintes trabalhos: Biometric Identification Using Fingerprint In Web Systems, de Leandro Costa Coelho, Marcio Belo Rodrigues da Silva; Terceirização De Serviços De TI: Aspectos De Segurança, de Regivaldo Gomes Costa, Henrique Andrade de Almeida; Segurança Da Informação Em Ambientes De Rede De Computadores: Um Estudo Sobre Os Impactos Dos Procedimentos Dos Usuários, de Paulo César Ribeiro Quintairos, Edson Aparecid de Araújo Querido Oliveira, Mônica Gonçalves de Mendonça; Alinhamento Estratégico Entre Objetivos De Negócio E Segurança Da Informação No Contexto Da Governança De Tecnologia Da Informação (TI): Um Estudo No Setor De Automação Industrial, de Adolfo Alberto Vanti, André Marcelo Knorst; Investigação Empírica Sobre Percepção Da Segurança Da Informação Pelos Usuários De Uma Universidade Pública Baseada Na Análise Fatorial Exploratória, de Walber José Adriano Silva, Flavius da Luz E Gorgônio, Gustavo H. M. B. Motta; Governança De TI E SOA: Controle De Riscos Na Implementação Da Arquitetura Orientada A Serviços Utilizando Cobit, ITIL E ISO 27002, de José Rogério Poggio Moreira, Marcelo Janvrot Vivone, Paulo Caetano da Silva. Segundo o moderador, apenas um artigo não pode ser apresentado devido à ausência dos autores.

A sessão 3(I), com tema DOCT I - Doctoral Consortium, moderada pelo Prof. George Leal Jamil, teve a apresentação e discussão de quatro Projetos de Tese conforme detalhes já apresentados nas páginas 11 e 12 deste relatório. O moderador destacou o fato de os apresentadores conseguirem, formalmente, expor de forma aberta todo o ambiente de suas pesquisas, recebendo críticas construtivas, opiniões, direcionamentos e colaborações dos participantes do evento.

A sessão 4(A) com o tema AUD/XBRL - System Auditing and IT Governance/ XBRL, teve como moderador o Prof. Regivaldo Gomes Costa, e a apresentação dos artigos: Xbrl: Um Passo Para A Democratização Da Informação Contábil?, de Rosângela Mesquita Ayres, Paula Rodrigues da Silva, Isabelle Martelleto Silberman, Aracéli Cristina de S. Ferreira; Continuous Audit In Risk Control Of An Financial Institution, de Carlos Alberto Helfer, Sidnei Celerino da Silva; Xbrl: A Contribuition Of Information Technology To The Growing Demand For Corporate Information, de Fabio de Paula Santos, Wagner Däumichen Barrella; Novas Perspectivas Para O Governo Eletrônico: A Adoção Dos Dados Governamentais Abertos No Brasil, de Manuella Maia Ribeiro, Ricardo Matheus, José Carlos Vaz; Operational Risk Management In Business Information Technology: A Case Study, de Vinícius Costa da Silva Zonatto, Joao Alberto Lago, Francisco Carlos Fernandes. Segundo o moderador, as apresentações ocorreram conforme o planejado pela organização do CONTECSI, as palestras tiveram um bom nível e não houve ausências por parte dos autores. Sugere, entretanto, que um maior tempo para as apresentações possibilitaria uma melhor explanação técnica.

Na sessão 4(B), com o tema ISM - Information System Management,o moderador foi o Prof. Rogério Mendes para a apresentação dos trabalhos: Abordagem Proativa Como Redutor De Acidentes Em TI: Um Estudo De Caso Em Uma Organização Estatal De Pesquisa E Desenvolvimento, de Paulo César Ribeiro Quintairos, Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, Jorge Tadano, Luiz Carlos Fraga e Silva Junior; Controladoria Na Administração Pública Municipal: Um Estudo Das Informações Contábeis E Financeiras Dos Sistemas De Informação Utilizados Pelas Prefeituras Do Estado Do Rio Grande Do Norte, de Francisco Jean Carlos de Souza Sampaio; The Principles Of Organization Focused On Strategy: A Study In Winning Companies Of The National Quality Award, de Antonia Maria dos Santos Siqueira, Adriano Macêdo dos Santos, José Alfredo Ferreira Costa, Marcelo Coelho Sá; Sistemas De Recomendação E Estratégias De Prescrição Na Web, de Fernando Colmenero-Ferreira, Adicinéia Aparecida De Oliveira; Factors Which Lead Academicians Of Course Administration In Private Higher Education Institution To Improper Use Of Ready-Made Assignments From The Internet, de Nelma T. Zubek Valente, Diva Brecailo Abib, Marcia de Andrade Pereira, Ana Carolina M. Pilatti de Paula. Segundo o moderador, apenas um artigo não pode ser apresentado devido à ausência dos autores. Os demais artigos foram apresentados dentro do prazo programado e após as apresentações, foram abertas para as perguntas ao público presente, que se mostrou sempre interessado e participativo.

Na sessão 4(C), com o tema ICT - Information and Communication Technology, a moderação foi realizada pelo Prof. Takeshy Tachizawa que coordenou a apresentação dos trabalhos: Theoretical Reflections Of Users' Info-Communicational Behaviors On Social Networks In Internet, de Leandro Libério da Silva, Armando Malheiro da Silva, Fernando Hadad Zaidan; Informational Asymmetry And Organizational Performance: A Laboratory Study With Business Games, de Antonio Carlos Aidar Sauaia, Marco Antônio Silva; Pricing And Cognition: A Behavioral Study In A Simulated Environment, de Antonio Carlos Aidar Sauaia, Sergio Gerletti; Competências Em Informação E Comunicação: Necessidades Para Participação Em Redes Sociais Em Ambientes Digitais, de Mauro Araújo Câmara, Jussara Borges; Wikis Semânticos E A Construção Colaborativa De Ontologias: Um Estudo De Caso, de Fernando Hadad Zaidan, Marcello P. Bax. Segundo o moderador, as apresentações contaram com a presença de todos e os horários foram devidamente cumpridos. Ressalta também a excelente organização do 8º CONTECSI destacando aspectos como: material de apoio distribuído com bom conteúdo, serviço de recepção estruturado e suporte-atendimento às salas de apresentação.

A sessão 4(D), cujotema foi AIS/RF - Accounting and Financial Information System, teve como moderador o Prof. Márcio Antônio Hirose Fedichina e contou com a apresentação dos trabalhos: Br-Gaap E Ifrs: Uma Análise Do Processo De Convergência Sobre A Ótica Do Functional Illiteracy, de Adriano Marcos Dantas da Silva, Agnaldo Batista da Silva, João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Juliana da Silva Reis; O Perfil Do Contador Na Perspectiva Da Utilização E Conhecimento Em Sistemas De Informações: Um Estudo Em Empresas De Serviços Contábeis De Florianópolis Associadas Ao Sescon Da Região, de James Hilton Becker, Tatiane De Oliveira Marques, Sérgio Murilo Petri, Maria Denize Henrique Casagrande; Desafios Na Implementação Do Balanced Scorecard Em Uma Ies Comunitária, de Alzenir José de Vargas, Carlos Eduardo Facin Lavarda; Contabilidade Tradicional E Economia Solidária, de Reinaldo Pacheco da Costa, Abraão Freires Saraiva Júnior. Segundo o moderador, todas as apresentações programadas foram devidamente apresentadas e o nível das discussões foram excelentes. Foi adicionada nesta sessão a apresentação do trabalho: A Percepção Dos Contabilistas Do Município De Florianópolis, Com Relação À Implantação Do Sistema Público De Escrituração Digital, de Andrea da Silva Pires, Luiz Felipe Ferreira, Sérgio Murilo Petri, Neri Müller.

Na sessão 4(E), com o tema ISM/RF - Information System Management, moderada pelo Prof. Adolfo Alberto Vanti foram apresentados os trabalhos: Motivations And Benefits Of ERP Systems Implementation: Case Study In Two Companies In Pernambuco State, de João Samarone Alves de Lima, Aldemar de Araújo Santos, Edson Costa de Barros Carvalho Filho; Um Estudo Sobre A Contribuição Da Tecnologia Digital Na Comunicação Da Estratégia Empresarial, de Adilson Carlos Yoshikuni, Napoleão Verardi Galegale; Rough Sets As Data Mining Tools: A Study On The Insolvency Regulated Business Sectors, de Andréia Carpes Dani, Moacir Manoel Rodrigues Junior, Nelson Hein; Disclosure Of Information And Transparency, de Udo Strassburg, Elias Garcia, Osmarina Pedro Gracia Garcia; Benefits of information and communication technologies in the ethanol supply chain: an Exploratory Study In The Brazilian Sugarcane-Based Industry, de Cesar Akira Yokomizo, José Petraglia, Sergio Gozzi, Paulo Tromboni de Souza Nascimento. Segundo o moderador, a sessão ocorreu dentro da normalidade com questões relevantes e atuais. Alguns trabalhos direcionaram para importantes avanços científicos. Porém, entende como necessário melhorar ainda mais a seleção de alguns trabalhos para o evento.

A sessão 4(F) com o tema ICT ICT/INV/RF - Information and Communication Technology / IT and IS Innovation foi moderada pela Profa. Cristina Dai Prá Martens e contou com os trabalhos: A Utilização Da Internet No Contexto Do Composto De Marketing: Uma Investigação Exploratória Com Ênfase No Caso Unimed Seguros, de Ana Carolina de Toledo, Claudio Alberto de Moraes, Guilherme de Farias Shiraishi, Luciano Augusto Toledo; Business Intelligence: Uma Revisão De Suas Aplicações E Publicações, de Pedro Tadeu Bertto, Fernando Celso de Campos; A Evolução Da Tecnologia Como Agente Principal Na Integração Total De Sistemas Que Coletam, Enviam, Analisam E Armazenam Informações, Influenciando A Comunicação E A Vida Humana No Século XXXI, de Fabio Luis Beraldo de Oliveira; Análise Do Cenário De Virtualização Em Servidores E Desktops, de Fabricio de Souza Venunes, Flamaryon Guerin Gomes Borges; Web Based Innovation: Interfaces Between The Use Of Virtual Social Networks And Innovative Consumer Behavior, de Andre Grutzmann, Fernanda Maria Felicio Macedo, Andre Luiz Zambalde. Segundo a moderadora, as discussões foram ricas e agregadoras para o grupo e autores. Entretanto, duas apresentações não ocorreram devido à ausência dos autores.

Na sessão 4(G), cujo tema foi INV - IT and IS Innovation, a moderação foi realizada pelo Prof. Alessandro Marco Rosini que coordenou a apresentação dos trabalhos: Melhores Práticas Para Promover Consciência Estratégica Sobre Planejamento Estratégico De SI/TI Em Organizações Governamentais Brasileiras, de José Gilson de Almeida Teixeira Filho, Hermano Perrelli de Moura; The Knowledge Management And Computerization Of The Judicial Process: A Study Of The Impact Of Contextual Factors On Learning Processes Of The Brazilian Judiciary And How They Impact Innovation Process, de Ramses Henrique Martinez; Sistemas De Recomendação Em Redes Sociais, de Cleomar Valois Batista Júnior, Marcius Armada de Oliveira; Impacts Of The Virtualization Of The Structure, Competitiveness, Practices And Organizational Behavior: A Study In A Multinational Steel Company, de Daniel Jardim Pardini, Daniela Rocha Bicalho, Priscila de Jesus Papazissis Matuck. Segundo o moderador, o nível das discussões foi bem elevado, contribuindo com a qualidade do evento. Informou também que as questões levantadas e discutidascontribuiram com o contexto acadêmico da gestão da tecnologia e sistemas de informação. Entretanto, houve um artigo que não pode ser apresentado devido à ausência dos autores.

A sessão 4(H), com o tema ITM/RF - Information Technology Management, teve como moderadora a Profa. Jussara Pimenta Matos e contou com a apresentação dos trabalhos: Aspectos De Segurança E Sigilo Em Comunicações Voip Utilizando O Protocolo Sip, de Samuel Henrique Bucke Brito; Gestão Da Tecnologia Da Informação Em Hospitais: Uma Avaliação Das Unidades De Saúde Do Município De Guarulhos, de João Porto de Albuquerque, Antonio José Balloni, Marcelo Arno Nerling, Edmir Parada Vasques Prado. Segundo a moderadora, dois artigos não puderam ser apresentados devido à ausência dos autores. As discussões foram ótimas, houve interação e troca de experiências entre os participantes.

 

03 JUNE / 03 DE JUNHO (FRIDAY / SEXTA-FEIRA)

Na sessão 5(A), cujo tema foi AIS -Accounting and Financial Information System, o moderador Prof. Nonato Assis de Miranda, coordenou a apresentação dos trabalhos: Sped -Digital Bookkeeping System: A New Paradigm In Terms Of Tax Compliance, de Gustavo Rique Pinto Passos, Aldy Fernandes da Silva, Mauro Fernando Gallo, Carlos Alberto Pereira; Impact Of Organizational Culture In The Use Of Management Controls Of Metallurgical Companies, de Roberto Carlos Klann, Denise Del Prá Netto Machado; Impact Of The Aggregation Of Accounting Information In The Managerial Informations Systems, de Francisco Antonio Bezerra, Roberto Carlos Klann, Rodrigo Marciano da Luz. Segundo o moderador, todos os trabalhos foram apresentados e embora o número de participantes tenha sido pequeno, houve um debate bastante interessante quanto à questão da objetividade dos resultados apresentados e a subjetividade que está por trás da análise do público em geral.

A sessão 5(B) , teve como tema AUD/RF System Auditing and IT Governance, e contou com a moderação do Prof. José Manuel Cárdenas Medina na apresentação dos trabalhos: O Papel Da Controladoria Na Avaliação Dos Investimentos Em Tecnologia Da Informação, de Tomio Ogassavara, Napoleão Verardi Galegale, José Carlos Marion, Edson Luiz Riccio; Gerenciamento De Riscos De TI E Suas Práticas Nas Organizações Brasileiras: Um Estudo De Casos Múltiplos, de Alixandre Thiago Ferreira Santana, Manoel Veras de Sousa Neto; Necessidade De Avaliação Do Governo Eletrônico E Da Vigilância Digital No Brasil, de Jose Rodrigues Filho. Segundo o moderador, dado o curto tempo de apresentação, os participantes poderiam focar mais na "essência" da apresentação. Todos os artigos programados para esta sessão foram apresentados.

Na sessão 5(C) , com o tema EDU/RF IT Education and Society, a moderação ficou sob a responsabilidade do Prof. Jorge Ribeiro de Toledo Filho e foram apresentados os seguintes trabalhos: Percepção Dos Docentes Dos Cursos De Ciências Contábeis E Administração Sobre A Educação A Distância, de Rodrigo Angonese, Maria José Carvalho de Souza Domingues; Colina - A Collaborative Environment For Teaching And Learning Uml, de Breno Batista Machado, Ivaldir Honório de Farias Junior, Vítor Costa de Araújo, Weslei Alvim de Tarso Marinho; Diagnosis For Development, Integration And Convergence Of Disciplines From The Sport Education In Attendance To The Sport Of Distance Education Via Web At Universidade Estadual De Goiás - UEG, de Antonio Teodoro Ribeiro Guimarães, Francisco Alberto Severo de Almeida, Sônia Regina Gouvea Rezende, Armando Malheiro. Segundo o moderador, todos os artigos foram apresentados, os temas foram bastante interessantes e tudo ocorreu dentro da normalidade.

A sessão 5(D) , com o tema KMG Knowledge Management, teve como moderadora a Sra. Aline Rabelo e contou com a apresentação dos trabalhos: Análise De Crédito Por Meio De Mineração De Dados: Uma Aplicação Em Cooperativa De Crédito, de Marcos de Moraes Sousa, Reginaldo Santana Figueiredo; Estudo Continuado Entre As Cinco Disciplinas De Senge E Confiança Como Facilitadora Da Gestão Do Conhecimento Em Três Equipes De Ead - UFSC E Senai, de Aline Pereira Soares, Marina Keiko Nakayama, Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Patricia de Sá Freire; Gestão De Pessoas: O Desempenho Humano Em Pequenas E Médias Empresas De Alta Tecnologia, de Taciana de Barros Jerônimo. Segundo a moderadora, tudo ocorreu dentro da normalidade, os temas foram interessantes e as discussões foram ricas, agregando valor aos participantes e aos autores.

Na sessão 5(E), com o tema PPM Public Policy Management and IT/IS,a moderação foi realizada pelo Prof. José Gilson de Almeida Teixeira Filho e foram apresentados os seguintes trabalhos: Telemedicine: Information Technology In The Support To The Palliative Cares Of Cancer, de Antônio Augusto Gonçalves, Vera Maria Medina Simonetti; Public Politics The Reality In The Practice Of Management Agreements, de Luiz Lustosa Vieira, Jose Antonio de Aguiar Neto, Marcos Godoy Spindola; Potencialidades E Limites Para O Desenvolvimento Econômico E Inovativo Local: O Caso Do Porto Digital -PE - Brasil, de Ana Maria Magalhães Correia, Maria de Lourdes Barreto Gomes. Segundo o moderador, todos os trabalhos foram apresentados e com bastante pontualidade. Embora o número de participantes tenha sido pequeno, houve um debate enriquecedor. Todos os temas abordados refletiram sobre questões atuais como a iniciativa privada, o governo e soluções para melhoria.

A sessão 5(F), com o tema ISM Information System Management, teve como moderador o Prof. Elvis Fusco e contou com a apresentação dos trabalhos: Análise Comparativa Da Avaliação Da Gestão Em Sistemas E Tecnologias De Informação Nos Hospitais Brasileiros, de Ruy Ferreira, Adicinéia Aparecida de Oliveira, Antonio José Balloni, Nelma Terezinha Zubek Valente; Aplicação Do Conceito De Business Intelligence Em Uma Rede De Relacionamento Comercial Na Área De Mecânica Automotiva, de Anita Maria da Rocha Fernandes, Pedro Edmundo Floriani. Segundo o moderador, o primeiro trabalho mostrou o nível de conhecimento e a importância que os gestores de hospitais detêm e o segundo trabalho gerou uma discussão em relação à inobservância dos procedimentos metodológicos.

Na sessão 5(G), que teve como tema ITM Information Technology Management, o moderador foi o Prof. Gilberto Perez que coordenou a apresentação dos trabalhos: Estudo De Caso Em Arquitetura De TI: Gestão E Influências Sobre As Decisões, de Chen Wen Hsing, Cesar Alexandre de Souza; Razão Da Inexistência De Correlação Entre Investimento Em Tecnologia Da Informação E Competitividade Da Empresa, de Ismar Vicente, José Celso Contador; Planejamento Estratégico Da Tecnologia Da Informação: O Caso De Uma Organização Call Center, de Denis Alcides Rezende, Marcos José Setim; Incidents Management Considering The Strategy As Practice Perspective: A Case Study In An Information Technology Firm, de Simone Cristina Aléssio, Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda. Segundo o moderador, os detalhes das pesquisas foram aprofundados e o pouco tempo disponibilizadofoi insuficiente para as apresentações e os debates levantados.

A sessão 6(A), com o tema AIS Accounting and Financial Information System, teve como moderador o Prof. Antônio Teodoro Ribeiro Guimarães e contou com a apresentação dos trabalhos: A Contabilidade Como Instrumento Do Sistema De Informação Na Apuração Do Custo Aluno Em Instituição De Ensino Superior Público, de Claudecir Paton, Jorge Eduardo Scarpin; O Impacto Da Escrituração Fiscal Digital Para As Empresas, de Antonio Zanin, Lucimar Angela Frigeri, Silvana Kruger, Monica Salete Coser; Processo De Tomada De Decisão E Seus Desdobramentos Na Pesquisa Contábil Internacional, de Ricardo Lopes Cardoso, Octavio Ribeiro de Mendonça Neto, Jandira Sandra; Application Of Ahp Method In The Analysis Of Financial Statements Of The Metal Mechanic Sector Companies, de Adriana Kroenke, Nelson Hein; Determinantes Da Divulgação De Informações Voluntárias Por Meio Da Internet, de Rodrigo Angonese, João Roberto Sanches, Francisco Antonio Bezerra. Segundo o moderador, todos os artigos foram apresentados com boas discussões.

Na sessão 6(B) , o tema EDU IT Education and Society, foi moderado pelo Prof. Marcos Godoy Spindola com a apresentação dos trabalhos: Possibilidades E Contribuições Das Tecnologias Da Informação E Da Comunicação Na Gestão Escolar: Uma Experiência Prática Na Etec De Matão-Sp, de Nivaldo Carleto, Cláudio Benedito Gomide de Souza; An Analysis Of The Importance Of People Management Discipline In Undergraduate Information Technology Security Courses, de Marcio Romero, Renato José Sassi; Competitividad De La Práctica Docente En Los Escenarios Virtuales De Enseñanza -Aprendizaje, Como Oportunidad De Cobertura Y Equidad En La Educación Superior Con Calidad, de Julio Alvarez Botello, Araceli Romero Romero, Juan Alberto Ruiz Tapia, Minerva Martinez Avila; Plataformas De Apoio Ao E-learning Nas Instituições De Ensino Superior, de Rui Manuel da Silva Gomes; Estratégias De Inovação Tecnológica: Um Estudo Com Os Gestores E Alunos Dos Cursos Superiores De Tecnologia Do Instituto Federal De Roraima Que Ofertam Empreendedorismo, de Oscar Dalfovo, Ademar de Araujo Filho, Rion Brattig Correia; Information Transfer To Improve Rural Property Management:Dairy Region Case Oeste Goiano, de Wilda Soares Lemos, Sofia Galvão Baptista. Segundo o moderador, todos os artigos foram apresentados, os temas foram interessantes e as discussões agregaram conhecimento.

Na sessão 6(C), o tema EDU II IT Education and Society II, teve a moderação do Prof. Edmir P. Vasques Prado e contou com a apresentação do trabalho: Educação, Tecnologia E Sustentabilidade: Influências Sociais Nas Atitudes De Graduandos Paulistas, de Estéfano Vizconde Veraszto, Nonato Assis de Miranda, Jomar Barros Filho e Dirceu da Silva. Segundo o moderador, como houve apenas uma apresentação devido à ausência dos outros autores que apresentariam os demais artigos, houve bastante tempo para discussões enriquecedoras e agregadoras de conhecimento sobreo artigo apresentado.

A sessão 6(D), com o tema KMG Knowledge Management, teve como moderador o Prof. Aldy Fernandes da Silva e contou com a apresentação dos trabalhos: Análise Da Criação E Compartilhamento Do Conhecimento No Curso De Administração A Distância Da Universidade Federal De Santa Catarina - Projeto Piloto, de Carolina Schmitt Nunes, Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Marina Keiko Nakayama, Pedro Antônio de Melo; Do Dígito Ao Digital Uma Aproximação Entre O Conceito De Meios De Comunicação Como Extensões Do Homem, De Mcluhan E As Novas Tecnologias Digitais No Cotidiano Social, de Lucilene Cury, Cleotildi Tibiriça, Ligia Capobianco; Modelo De Capacidade De Processo Para Serviços No Software Público Brasileiro, de Márcia Regina Martins Martinez, Sueli Aparecida Varani, Clenio Figueiredo Salviano; Organizational Memory Formulation And Social Interaction: The Unplugged It Case, de Jose Manuel Cardenas Medina, Mauro de Mesquita Spinola e Vagner Luiz Gava. 1

Na sessão 6(E) , o tema ITM/RF Information Technology Management, foi moderado pelo Prof. Marcos de Moraes Sousa e contou com a apresentação dos trabalhos: Uma Start-Up Brasileira Especialista Em Cloud Computing: O Caso De Lançamento Da Mipc Informática, de Daniel Estima de Carvalho, Leandro Fraga Guimarães, James T C Wright; Using An Enterprise Model As A Requirements Model In Process Automation Systems: A Proposal, de Fábio Levy Siqueira, Paulo Sérgio Muniz Silva; An Environment For Text Classifiers Automatic Generation, de Luciano Castilhos Fernandes; Impacts Of Autonomous Composition Of Services At Service-Oriented Architecture, de Flavio de Oliveira Silva, Jorge Luis Risco Becerra, Selma S. S. Melnikoff, Sergio Takeo Kofuji, Pedro Frosi Rosa; Responsabilidade Social Corporativa Através Do Desenvolvimento Regional Sustentável: Prática Do Banco Do Brasil S/A, de Antonio Carlos Ribeiro da Silva, Isac Pimentel Guimaraes, Jarbas Oliveira da Cunha, Vilma Geni Slomski. Segundo o moderador, houve apenas um trabalho que não foi apresentado devido à ausência dos autores. Entretanto, em relação às demais apresentações, todas tiveram um nível elaborado de discussões.

A sessão 6(F), teve como tema ISM - Information System management, teve como moderador o Prof. Cézar Augusto Biancolino e contou com a apresentação dos trabalhos: Gerenciamento Por Categoria Para Produtos De Higiene Pessoal E Beleza -Qualidade Percebida Pelos Consumidores Em Supermercados, de Maria Aparecida Gouvêa, Osmar Domingues; Avaliação De Modelo De Governança De TI Com O Uso De Fahp, de Adolfo Alberto Vanti, Angel Cobo Ortega, Rocio Rocha Blanco; Overview And Comparative Aspects Of Models Of Quality Tourism Services, de Teófilo Camara Mattozo, José Alfredo Ferreira Costa, Gutembergue Soares da Silva, Ana Cristina Cunha da Silva; High Availability Clusters Based On Free Software, de João Paulo de Lima Barbosa, Sérgio Manoel Ferreira Caldeira, Olavo José Luiz Junior. Segundo o moderador, apenas o trabalho "Avaliação De Modelo De Governança De TI Com O Uso De Fahp" baseou-se em pesquisa empírica. Todos os artigos foram apresentados e geraram discussões de bom nível.

Na sessão 6(G), cujo tema foi ICT - Information and Communication Technology, a moderação foi realizada pelo Prof. Alzenir José de Vargas e contou com a apresentação dos trabalhos: Análise Da Produção Científica Acerca Da Teoria Da Agência E Assimetria De Informação, de Alexandre Matos Pereira, Francisco Antonio Bezerra, Irani Rocha, Sabrina do Nascimento; Implementação Do Padrão De Metadados Mtd2-Br Para A Ferramenta Dspace Visando A Interoperabilidade Com A Biblioteca Digital Brasileira De Teses E Dissertações (Bdtd), de Alexandre Stürmer Wolf, Ana Paula Lisboa Monteiro, Willian Valmorbida; Desenvolvimento Do "Portal Rede Aquifero Guarani/Serra Geral" Para Coleta E Disseminação Do Conhecimento, de Alexandre Stürmer Wolf, Willian Valmorbida; Framework Conceitual Como Base Para Construção De Catálogos Bibliográficos Digitais: Perspectiva De Uso Dos Frbr Orientados A Objetos, de Elvis Fusco, Plácida L. V. A. Da Costa Santos; Interation Between The Users With The Pergamum: A Survey At The Federal University Of Lavras, de Eliane Apolinário Vieira, Ewerton Alex Avelar. Segundo o moderador, todos os artigos foram apresentados e foram levantadas discussões relevantes relacionadas aos temas das apresentações.

A sessão 6(H), teve como tema INV - IT and IS Innovation, teve como moderador o Prof. Leonel Cezar Rodrigues e contou com a apresentação dos trabalhos: Business Models For Sat - Sistema Autenticador E Transmissor De Cupons Fiscais Eletrônicos, de Caio Fernando Fontana, Cledson Akio Sakurai, Eduardo Mario Dias, Vidal Augusto Melo; Proposta De Implantação De ERP SAP Sem Customizações -Premissas, Características E Desafios: Relato De Caso, de Bruno Coelho Ceolin, Júlio Cesar da Silva; An Analysis Of A Failure In A New Technology Adoption, de Benjamim Rosenthal, Henrique de Campos Junior, Ricardo Jucá Bentivegna, Wilian Ramalho Feitosa; Documentos Fiscais Eletrônicos Na América Latina - Uma Análise Comparativa Dos Principais Modelos Tecnológicos E Do Estágio De Evolução Dos Projetos, de Newton Oller de Mello, Eduardo Mario Dias, Sergio Ricardo Ciavolih Mota; A Methodology For Creativity Introduction In The Information Systems Planning, de Vitor Santos, Luis Alfredo Martins do Amaral, Henrique Mamede. Segundo o moderador, a maioria das questões sobre os trabalhos apresentados foi de ordem pragmática, situando-se no âmbito da análise e interpretação e não no âmbito das teorias científicas. Todos os artigos foram apresentados.

 

F) TRABALHOS QUE RECEBERAM MENÇÃO HONROSA NO 8º CONTECSI 2011:

O 8º CONTECSI também se preocupou em destacar os melhores trabalhos apresentados no evento, tanto do ponto de vista acadêmico quanto prático. Para tanto, foram levados em consideração os pareceres dos membros do comitê científico do evento para a classificação dos três melhores trabalhos. Assim, receberam menção honrosa, os seguintes autores com os respectivos trabalhos:

WIKIS SEMÂNTICOS E A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE ONTOLOGIAS:
UM ESTUDO DE CASO
Fernando Hadad Zaidan
Marcello P. Bax

SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO EM REDES SOCIAIS
Cleomar Valois Batista Júnior
Marcius Armada de Oliveira

ARQUITETURA DE DADOS SOCIOAMBIENTAIS: REFERENCIAL SISTÊMICO PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE APLICADO À SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS
Takeshy Tachizawa

TEMAS

AIS Accounting and Financial Information System Sistemas de Informações Contábeis e Financeiras
AUD Systems Auditing and IT Governance Auditoria e Governança em TI
EDU IT Education and Society Educação em TI e SI e Sociedade
ESD Engineering and Software Development Engenharia e Desenvolvimento de Software
ICT Information and Communication Technology Tecnologia da Informação e da Comunicação
INT Internet Internet
INV IT and IS Innovation Inovação em TI e SI
ISM Information Systems Management Gestão de Sistemas de Informação
ITM Information Technology Management Gestão da Tecnologia de Informação
KMG Knowledge Management Gestão do Conhecimento
PPM Public Policy Management and IT/IS Gestão de Políticas Públicas
SEC IT and IS Security Segurança em TI e SI
XBRL eXtensible Business Reporting Language eXtensible Business Reporting Language
COMM Research Communication Comunicação de pesquisa
DOCT Doctoral Consortium Consórcio Doutoral
PANEL Conference Panels Palestras

 

SCIENTIFIC COMMITTEE| COMITÊ CIENTÍFICO

A. A. de Souza, Federal University of Minas Gerais, Brazil

A. A. Vanti, University of Vale do Rio dos Sinos, Brazil

A. Carlos dos Santos, Federal University of São Carlos, Brazil

A. de Medeiros Júnior, Mackenzie Presbyterian University, Brazil

A. Fischmann, University of São Paulo, Brazil

A. J. Balloni, Centro de Pesquisa Renato Archer, Brazil

A. Malheiro da Silva, Universidade do Minho, Portugal

A. Rosini, Catholic University of São Paulo, Brazil

C. D. Prá Martens, Pierre Mendès France University, France

C. D. Santos Jr, University of São Paulo, Brazil

D. A. Rezende, Catholic University of Paraná, Brazil

E. L. Riccio, University of São Paulo, Brazil

E. M. Chaparro Salinas, Universidad Autónoma del Estado del México, México

E. M. Luciano, Catholic University of Rio Grande do Sul, Brazil

E. Maccari, Nove de Julho University, Brazil

F. Colmenero Ferreira, University of Madeira, Portugal

F. J. Laurindo, University of São Paulo, Brazil

G. L. Jamil, Education and Culture Foundation of Minas Gerais, Brazil

G. Lino, University of São Paulo, Brazil

G. Perez, Mackenzie Presbyterian University, Brazil

G. Schwartz, University of São Paulo, Brazil

H. Freitas, Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil

H. N. Rito Ribeiro, College of Technology and Management, Portugal

I. Custódio, University of São Paulo, Brazil

J. A. F. Costa, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil

J. D. Oliveira Neto, University of São Paulo/RP, Brazil

J.P. Matos, Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo, Brazil

J. O. De Sordi, Catholic University of Santos, Brazil

J. P. Alcázar, University of São Paulo, Brazil

J. Rodrigues Filho, Federal University of Paraiba, Brazil

L.C. Rodrigues, Nove de Julho University, Brazil

L. de Faria Lopes, Federal University of São Carlos, Brazil

L. Quoniam, University of Toulon-Var, France

M. A. Gouvêa, University of São Paulo, Brazil

M. A. Hirose Fedichina, Centro Universitário de Jales, Brazil

M. C. Machado, Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Brazil

M. G. Sakata, University of São Paulo, Brazil

M. J. Bacic, University of Campinas, Brazil

M. R. S. Peters, Armando Álvares Penteado Foundation, Brazil

M. Vasarhelyi, Rutgers University, USA

N. Galegale, University of São Paulo, Brazil

N. Reinhard, University of São Paulo, Brazil

O. R. de Mendonça Neto, Mackenzie Presbyterian University, Brazil

R. C. Penteado Filho, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Brazil

R. G. Gonçalves, University of São Paulo/RP, Brazil

R. L. Cardoso, Mackenzie Presbyterian University, Brazil

R. M. C. Figueiredo, University of Brasilia, Brazil

R. Pacheco da Costa, University of São Paulo, Brazil

R. Zwicker, University of São Paulo, Brazil

S. A. dos Santos, University of São Paulo, Brazil

S. R. P. Alves, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

T. A. Peters Filho, Faculdade de Engenharia Industrial, Brazil

V. Branco de Holanda, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil

V. Slomski, University of São Paulo, Brazil

COORDINATOR | COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Edson Luiz Riccio
President of CCInt FEA USP -TECSI Director
University of São Paulo

ORGANIZING COMMITTEE | COMITÊ ORGANIZADOR

Prof. Dr. Edson Luiz Riccio
President of CCInt FEA USP -TECSI Director
University of São Paulo

Prof. Dr. Miklos Vasarhelyi
President of Rutgers Accounting Center, The New Jersey State University

Prof. Dr. Luc Quoniam
University of Toulon - Var, France, TECSI Researcher

Prof. Dr. Armando Malheiro Silva
CETAC Centre for Studies in Technologies, Arts and Communication Sciences
Porto University, Portugal

Prof. Dr. Christophe Benavent
CEROS Centre d'études et de recherches sur les organisations et sur les stratégies
Université Paris Ouest Nanterre, France

Prof. Dr. Joey F. George -INVITED KEYNOTE SPEAKER
Florida State University, United States

Prof. Dr. Danilo Piaggesi - INVITED KEYNOTE SPEAKER
Managing Director, Fondazione Rosselli Americas, Italia

Prof. Dra. Blanca Rodriguez Bravo - INVITED KEYNOTE SPEAKER
Universidad de León, Espanha

SUPPORT ORGANIZATION COMMITTEE| COMITÊ ORGANIZADOR DE APOIO

Profa. Dra. Marici Gramacho Sakata
TECSI FEA USP Researcher, Brazil

Profa. Nelma Terezinha Zubek Valente
Equipe TECSI/FEA/USP

Prof. Dr. George Leal Jamil
Doctoral Consortium Organizer-Fumec University, Brazil

Washington Lopes da Silva
Cristiano Borges
22th World Continuous Auditing Systems Symposium

Webmaster Marcos de Azevedo Iriarte
Equipe TECSI/FEA/USP

 

DESTAQUES

Autores

O 8º CONTECSI dispôs de um espaço no stand para anunciar o lançamento de livros dos autores presentes relativos aos assuntos relacionados ao evento. Assim, todos os autores puderem divulgar e lançar seus livros no congresso. O espaço em questão não foi destinado à venda, mas à divulgação das referidas obras.

Dia 1º de Junho
17h - Sala da Congregação da FEA/USP

 

 

Danilo Piaggesi -Gerente Geral Fundação Roselli Americas -USA
Edson Luiz Riccio -Presidente Comissão de Cooperação Internacional - FEA/USP-Brasil

Convidam para a palestra e lançamento do livro

Global Strategy and Practice of E-Governance: Examples from Around the World
Danilo Piaggesi, Kristian J. Sund, Walter Castelnovo - Editores
IGI Book, 2011 - Com Prefácio de Henrique Iglesias Presidente Banco Interamericano de Desenvolvimento e Posfácio do Governador Geraldo Alkmin.
Contém capitulo escrito pelos Professores Gilmar Brandão, Edson Luiz Riccio e Walmor Slomski
Que ocorre durante o 8º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management -Dia 1º de Junho, às 17h na Sala da Congregação da FEA/USP, Av. Prof Luciano Gualberto 908 - Edificio FEA 1 , 1º andar. (A palestra é seguida de coquetel). Presença confirmada da Secretária de Estado, Dra Linamara Batistella.

 

EVENTOS CULTURAIS

MÚSICA NO 8º CONTECSI

O 8º CONTECSI contou também com a presença e apresentação dos seguintes grupos culturais e musicais:

QUINTETO DE METAIS Opening ceremony -June 1st | Abertura -1 de Junho
O Quinteto de Metais da CMU-ECA-USP foi criado há quatro anos e durante esse tempo passou por diversas formações, estas compostas sempre por alunos regulares do curso de música e também por músicos convidados. O grupo visa o aprimoramento musical dos músicos envolvidos, principalmente graduandos da USP, e tem como finalidade apresentações musicais dentro e fora da universidade. A formação atual (desde novembro de 2010) prima a execução de diversos estilos musicais, tanto música erudita quanto popular, pois é bom que o músico tenha tal habilidade. O grupo vem contribuindo, por meio de apresentações, para a difusão da música camerística, tocando transcrições e composições originais para a formação de quinteto de metais, contribuindo assim, para a formação global de seus integrantes e levando informação ao público.

DUO DOPPLER Book Release -June 1st | Coquetel de Lançamento de Livro - 1º de Junho
Criado no ano de 2008, o duo formado pelos flautistas Jonas Ribeiro e Stefânia Benatti, alunos do curso de Música da Universidade de São Paulo, dedica-se à pesquisa, apresentação do repertório existente para tal formação, encomenda de peças aos jovens compositores e também realizando concertos ao lado de jovens pianistas, dedicando-se inteiramente ao trabalho de música de câmara. No ano de 2009, ganhou o "Prêmio Nascente", promovido pela Universidade de São Paulo, na Categoria Música Erudita. No ano de 2010, apresentou-se na "3ª Mostra de Compositores da USP" com uma peça exclusivamente escrita para o duo e também obtiveram junto ao Quarteto Limpa Trilho -outro conjunto de música de Câmara ao qual participam -o 4º Lugar na "Feira Música Brasil 2010", promovido pelo Ministério da Cultura e FUNARTE. No mesmo ano, o duo foi convidado, junto à Camerata Antunes, a executar o Concerto de Brandenburgo n.4, para duas flautas e violino solistas e orquestra de cordas. Apresentam-se regularmente nas diversas Unidades da USP, Casa de Dona Yayá, Casa das Rosas, MASP, entre outros.

TRIO MBARAKÁ DE VIOLÕES Official Dinner -June 2nd | Jantar Oficial -2 de Junho
Formado pelos violonistas Felipe Fachini, Giovanni Matarazzo e Julian Gomes Palmute, o grupo encanta o público pela simpatia e virtuosismo com que interpreta seu repertório. Desde sua fundação em 2007, entre encontros nos corredores do departamento de música da USP, o grupo tem como objetivo divulgar a música brasileira em suas diversas vertentes, interpretando obras de compositores como Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Jacob do Bandolim e Pixinguinha, num esforço crescente de mostrar ao público uma variada gama de timbres e ritmos. Para isso, vem utilizando, além do violão, instrumentos como viola caipira e cavaquinho. Embora seu foco repouse sobre a música popular, preservam técnicas e abordagens da música erudita. Recentemente, venceu o concurso Mapa Cultural Paulista na categoria música instrumental, figurando como um dos melhores grupos jovens em atuação no Estado de São Paulo.

SER TÃO TRIO Closing Cerimony -June 3rd | Encerramento -3 de Junho
Ser Tão Trio, composto pelos músicos Bruno Menegatti, Giovanni Matarazzo e Bruno Sanches, nasceu da vontade tripla de explorar a sonoridade de seus instrumentos em múltiplas linguagens, preservar estilos tradicionais brasileiros e misturá-los com tradições musicais de outros países. O trio leva ao público as múltiplas possibilidades de seus instrumentos. Da introspecção aos mais possíveis festejos.

 

 

 

Edson Luiz Riccio, Professor Livre Docente da FEA USP, diretor do TECSI/FEA/USP e coordenador do 8º CONTECSI. Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 FEA 3 São Paulo / SP 05508-900 E-mail: elriccio@usp.br
Marici Gramacho Sakata, Mestre e Doutora em Ciência da Comunicação pela ECA USP. Pesquisadora do TECSI/FEA/USP E-mail: mcsakata@usp.br
Nelma Terezinha Zubek Valente, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA USP e Doutoranda em Ciência da Informação pela ECA USP. Pesquisadora do TECSI/FEA/USP. Professora da UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil E-mail: nzubek@usp.br