SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2JOSÉ SARAMAGO: GLOBALIZATION AND INFORMATION SOCIETY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management

On-line version ISSN 1807-1775

JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag. vol.13 no.2 São Paulo May./Aug. 2016

http://dx.doi.org/10.4301/S1807-17752016000200009 

Artigo Original

RESULTADOS DO 13º CONTECSI USP – CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DA TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO; 36th WCARS – WORLD CONTINUOUS AUDITING AND REPORTING SYSTEMS SYMPOSIUM; 2º TOI ECA USP – 2º CONGRESSO INTERNACIONAL EM TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO; 2nd GAESI POLI USP - INTERNATIONAL IT MEETING

OUTCOMES OF THE 13th CONTECSI USP – INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGY MANAGEMENT

Edson Luiz Riccio1 

Marici Cristine Gramacho Sakata2 

1Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

2TECSI FEA USP, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil


RESUMO

Procuramos relatar neste documento as estatísticas, os dados e a importância do 13º CONTECSI – International Conference on Information Systems and Technology Management - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2016 pelo TECSI/EAC/FEA/USP/ECA/POLI na Universidade de São Paulo, Brasil. Este relatório apresenta: Estatísticas do 13º CONTECSI, Justificativas e Objetivos do evento, Programa, Sessões Plenárias, Consórcio Doutoral e Master Colloquium, Sessões paralelas de apresentação de trabalhos, Menção Honrosa e Comitês. Salientamos a grande importância do auxílio financeiro recebido da CAPES, CNPq, FAPESP e FEA-USP e o apoio da ANPAD, AIS, ISACA, UNINOVE, Universidade do Porto, Rutgers School/USA, São Paulo Convention Bureau, e CCINT-FEA-USP.

Palavras-Chave: CONTECSI; Relatório; Congresso Internacional; Gestão de Tecnologia; Sistemas de Informação; Observatório

ABSTRACT

In this document, we wish to describe statistics, data and the importance of the 13th CONTECSI – International Conference on Information Systems and Technology Management, which took place in the University of São Paulo, from June 1st through 3rd and was organized by TECSI/EAC/FEA/USP/ECA/POLI. This report presents statistics of the 13th CONTECSI, Goals and Objectives, Program, Plenary Sessions, Doctoral Consortium, Parallel Sessions, Honorable Mentions and Committees. We would like to point out the huge importance of the financial aid given by CAPES, CNPq, FAPESP, as well as the support of FEA USP, POLI USP, ECA USP, ANPAD, AIS, ISACA, UNINOVE, Mackenzie, Universidade do Porto, Rutgers School/USA, São Paulo Convention Bureau and CCINT-FEA-USP.

Key words: CONTECSI; Report; International Conference; Technology Management; Information Systems; Observatory

ESTATÍSTICAS DO 13º CONTECSI:

Tabela comparativa – 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, 10º, 11º, 12º e 13º CONTECSI 

Authors by origin and research topic - Autores por origem e temática 

Country Speakers AIS AUD CID EDU EGOV ESD HEA ICT INT ISM ITM KMG PRM SEC SOC XBRL Total
Australia 1 1
Brazil, AL 2 2
Brazil, BA 1 6 2 3 3 3 5 23
Brazil, CE 5 3 8
Brazil, DF 3 2 8 6 5 24
Brazil, ES 4 4
Brazil, GO 4 7 1 5 2 19
Brazil, MA 1 6 3 10
Brazil, MG 1 4 2 1 4 13 10 5 6 1 2 8 57
Brazil, MS 1 1 2
Brazil, PA 1 2 3
Brazil, PB 1 1
Brazil, PE 5 4 8 6 1 1 2 6 2 35
Brazil, PR 1 6 3 3 6 19
Brazil, RJ 1 6 2 1 10
Brazil, RN 1 8 3 12
Brazil, RS 3 2 2 2 1 4 5 1 20
Brazil, SC 21 9 2 2 14 5 3 7 4 3 11 5 86
Brazil, SE 6 3 2 2 6 1 20
Brazil, SP 5 18 10 6 18 10 10 30 35 9 17 31 13 41 9 1 263
Canada 1 1
Colombia 1 2 3
Italy 1 1
Korea 1 1
Mexico 1 1
Portugal 1 1 1 2 1 2 8
USA 2 1 3
Total 13 53 40 17 43 36 44 41 57 26 38 79 38 70 23 14 5 637

A) JUSTIFICATIVAS E OBJETIVOS

O 13º CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management dá continuidade a um dos primeiros eventos desta área, focados na Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação sob uma visão multidisciplinar. O CONTECSI tem reunido, com sucesso, acadêmicos e profissionais envolvidos com a temática de gestão da tecnologia e sistemas de informação para discussão do estado da arte deste campo.

PROGRAM | PROGRAMA 13th CONTECSI

WEDNESDAY 01/06/2016 QUARTA-FEIRA

9h – 09h30 Welcome Coffee and Registration / Credenciamento.

09h30 - 10h15 Official Opening / Abertura Oficial - 13º CONTECSI Prof Dr. Adalberto Fischmann– Diretor da FEA USP Prof. Dr. Edson Luiz Riccio - Coordenador do 13º CONTECSI, Prof Dr. Francisco Paletta, ECA USP, Prof. Dr. Eduardo Dias POLI USP (Room-Sala Auditório FEA 5).

10h15 – 11h15 Opening Session - International Keynote speaker - Palestra Internacional: President – AIS – Association for Information Systems – Prof. Dr. Jae Kyu Lee, Ph.D. - Kaist College of Business - South Korea Moderador: Prof. Dr. Nicolau Reinhard. FEA USP (Room-Sala Auditório FEA 5).

11h15 – 12h15 The 4th International Panel on Innovation in GovernmentA live debate on ICT for Development – This year´s theme: ICT-enabled Innovation in Government: A Global Perspective” Chaired by Prof. Walter Castelnovo, Italy. Sr. Claudio Machado and Prof. Edson Luiz Riccio, Brazil (Room-Sala Auditório FEA 5).

15h45 – 17h Panel Prof. Dr. Valdemar Setzer O impacto dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos, no lar, na escola e no trabalho. O que fazer? Os efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos (Room-Sala A9 FEA 1).

17h – 18h Panel on The Popularization of Science, science communication and the role of Information Systems. Chaired by Prof. Dr.Antonio José Silva Oliveira, Vice Rector of Federal University of Maranhão, researcher in Physics and leader of the “Ilha da Ciência” laboratory and Prof Dra. Ana Maria Nélo, from the Federal University of Maranhão. (Room-Sala A9 FEA 1).

THURSDAY 02/06/2016 QUINTA-FEIRA

9h - 9h35 36th World Continuous Auditing & Reporting Systems Symposium (Joint event / Evento associado) - Chaired by Prof. Dr. Miklos Vasarhelyi - Rutgers University

Prof. Dr. Edson Luiz Riccio, FEA USP/Chair of 13º CONTECSI/ Coordinator of Technical Committee of XBRL Brasil (CFC) Prof. Dr. Miklos Vasarhelyi, Director Rutgers Accounting Research Center/Continuous Auditing & Reporting Lab (Room-Sala Auditório FEA 5).

9h35 – 10h05 “AUDIT 4.0 AND THE RADAR INITIATIVE” Speaker: Prof. Dr. Miklos Vasarhelyi, Director (20 min) Rutgers Accounting Research Center/Continuous Auditing & Reporting Lab (Room-Sala Auditório FEA 5).

10h05-10h45 GOVERNMENT AUDIT/ANALYTICS IN BRAZIL FOCUS – 60min “CURRENT XBRL PROJECT” Prof. Dr. Paulo Caetano da Silva (20 min.) Univ. de Salvador – Member of XBRL Certification Board e Banco Central do Brasil

“SICONFI UPDATE” Bruno Simoes, STN/SICONFI (20 min.) Analista de Finanças e Controle Núcleo de Consolidação e Transparência das Contas Públicas – NUCOP/CCONF Renato Perez Pucci, STN/SICONFI (20 min.) Analista de Finanças e Controle Núcleo de Consolidação e Transparência das Contas Públicas – NUCOP/CCONF Chair: Prof. Dr. Edson Luiz Riccio (Room-Sala Auditório FEA 5).

11h -12h30 GOV AUDIT/ANALYTICS IN BRAZIL FOCUS – (80 min.)

“SPED project update” Clovis Belbute Peres, SPED: (20 min.) Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - Chefe da Divisão de Escrituração Digital - DIDIG/COFIS

“PREDICTIVE MODEL FOR FUND TRANSFERS” Fabio Henrique Granja e Barros, TCU, (20 min) Secretário - Tribunal de Contas da União, Secretaria da Previdência, do Trabalho e da Assistência Social.

“CONT AUDIT OF SOCIAL BENEFITS” Wesley Vaz Siva, TCU: (20 min.) Secretário - Tribunal de Contas da União, Secretaria da Previdência, do Trabalho e da Assistência Social.

“Text mining of public bids” Prof. Dr. Rommel Novaes Carvalho, CGU (20 min.) Coordenador-Geral do Observatório da Despesa Pública - DIE / SE / CGU, Chair: Prof. Dr. Hussein Issa (Room-Sala Auditório FEA 5).

11h30 – 12h30 Publishing your Research Paper – This panel brings the discussion about the “state of the art” of developing and publishing a paper. Participants: Jose Antonio Moreiro Gonzalez, Armando Malheiro, and Edson Luiz Riccio. (Room-Sala da Congregação FEA 1).

15h45 - 17h SIMULAB - Oficina Presencial de Gestão Empresarial e jogos de empresas - Microconvivência de um laboratório de gestão baseada no tripé conceitual: 1. Simulador organizacional - artefato descrito por meio de regras econômicas 2. Jogo de empresas - processo de tomada de decisão em grupo; competição sob incerteza 3. Pesquisa aplicada - cada participante produz uma pesquisa científica: teste de hipótese; pesquisa-ação; levantamento; experimento; estudo de caso; pesquisa participante, entre outros métodos possíveis. (Room–Sala G8).

B) 36TH WORLD CONTINUOUS AUDIT AND REPORTING SYSTEMS SYMPOSIUM

The 36th World Continuous Auditing and Reporting Symposium (WCARS), which was held at the FEA 5 Auditorium on Thursday, June 2nd , the second day of the 13th CONTECSI, was a resounding success. It was heavily attended and the podium was full with speakers of high positions in the Brazilian government, in addition to world re-knowned academics. The event was possible due to the generous sponsorship of CaseWare International and the collaborative organization by USP and Rutgers. This year´s topic was data analytics and reporting in the sphere of the government.

The event began with the Chair of the WCARS, Professor Dr. Miklos Vasarhelyi, speaking about the current data analytics initiatives between the Rutgers CARLab and the AICPA. His presentation was followed by Bruno Simões and Renato Pucci of the STN/SICONFI, who provided updates regarding the use of XBRL GL in SICONFI and its role with data transparency and access. The event continued with more presentations about data analytics in the Brazilian government – Clovis Belbute Peres of SPED provided an update of current initiatives, as did Rodrigo Otavio Coelho Hildebrand of the TCU and Prof. Dr. Rommel Novaes Carvalho of the CGU.

The afternoon began with a presentation on continuous monitoring by Rodolfo Szuster, CISA CIA CBA of IDEA CaseWare, WCARS sponsor. Then, there werediscussions about XBRL reporting language/governmental reporting by Prof. Dr. Edson Luiz Riccio, Prof. Dr. Cecilia Geron, Prof. Dr. Paulo Caetano da Silva, Prof. Dr. Daniel Diaz, Prof. Dr. Ricardo Lopes Cardoso, Prof. Dr. Hussein Issa, Prof. Andrea Rozario, Mauritius Codesso, and Prof. Deniz Appelbaum. Prof. Dr. Fernando Tostes moderated the discussions.

The 36th WCARS was very informative for all attendees involved and the speakers enjoyed themselves immensely. Professionals and academics interested in being speakers at the next year’s conference should contact Prof. Dr. Miklos Vasarhelyi

 

C) 2ND TOI – 2° CONGRESSO INTERNACIONAL EM TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

WORKSHOP ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO - 1 de Junho

Mediadores: Prof. Francisco Paletta - ECA/USP

Profa. Cibele A. C. Marques dos Santos - ECA/USP

Prof. Dr. Marivalde Moacir Francelin - ECA/USP.

Palestrante: Prof. Charlley dos Santos Luz.

Responsáveis: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta - ECA/USP

Profa. Dra. Cibele A. C. Marques dos Santos - ECA/USP.

Relatório: O II Workshop de Arquitetura da Informação é parte do II Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, iniciativa do grupo de pesquisa observatório Observatório Mercado de Trabalho em Informação e Documentação – OMTID CNPq, ECA-USP. Coordenado pelo prof. Dr. Francisco Carlos Paletta e prof. Dr. Waldomiro Vergueiro em colaboração com o 13º CONTECSI - FEA-USP 2016. O simpósio A.I ocorreu no dia 1º de junho de 2016, no auditório FEA 5, da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, tendo sua abertura às 15h. O evento foi coordenado e mediado pelo Prof. Dr. Francisco Paletta e pela Profa. Cibele A. C. Marques dos Santos. O workshop foi ministrado pelo Prof.Charlley dos Santos Luz, que abordou os temas referentes à arquitetura da informação, como taxonomia, ferramentas digitais e Wireframe. O encerramento ocorreu às 18h30.

Indicadores de acompanhamento: Total de Inscritos - 163

Total de Participantes – 46.

______________________________________________________________________

II SIMPÓSIO PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ACERVO: DESAFIO DA SOCIEDADE EM REDE - 1 de junho

Mediador: Prof. Dr. José Antônio Moreiro.

Palestrantes: Prof. Márcia de Almeida Rizzuto - IF/USP

Pablo Vasquez - IPEN/USP

Prof. Armando Malheiro da Silva - FLUP – POR

Prof. Dr. José Antônio Moreiro - UCIII

Prof. Celina Luiza de Oliveira

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro - ECA/USP

Responsáveis: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta - ECA/USP

Prof. Dr. José Fernando Modesto.

Relatório: O II Simpósio preservação e conservação do acervo é parte do II Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, iniciativa do grupo de pesquisa observatório Observatório Mercado de Trabalho em Informação e Documentação – OMTID CNPq, ECA-USP. Coordenado pelo prof. Dr. Francisco Carlos Paletta e prof. Dr. Waldomiro Vergueiro em colaboração com o 13º CONTECSI - FEA-USP 2016. Com abertura às 13h pelo prof. Dr. Armando Malheiro da Universidade do Porto e mediação do prof. dr. José Antônio Moreiro da UCIII discutiu-se os seguintes temas:

- Preservação e Conservação de acervo: tecnologia e inovação;

- Estudo de caso IEB;

- Preservação e Conservação de acervo por radiação gama;

- Estudo de caso Biblioteca Mário de Andrade;

- Grupo de preservação SIB/USP.

O evento foi encerrado às 18h30 pelo prof. dr. José Fernando Modesto.

Indicadores de acompanhamento: Total de Inscritos – 218

Total de Participantes – 84

______________________________________________________________________

II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ÉTICA DA INFORMAÇÃO - 2 de Junho

Mediadores: Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro e Profa. Regina Céli de Sousa - MM_CFB.

Palestrantes: Prof. Dr. Marivalde Moacir Francelin

Prof. Dr. Fernando Modesto

Prof. Armando Malheiro da Silva - FLUP/POR

Profa. Cristina Guimarães - Icict

Profa. Rosangela Schwarz Rodrigues - UFSC

Profa. Renata Baracho Porto - UFMG

Prof. Dr. José Antônio Moreiro - UCIII

Profa. Dr. Bernardina Freire

Responsáveis: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta - ECA/USP

Prof. Dr. José Fernando Modesto - ECA/USP.

Relatório: O II Simpósio Brasileiro de Ética da Informação é parte do II Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, iniciativa do grupo de pesquisa observatório Observatório Mercado de Trabalho em Informação e Documentação – OMTID CNPq, ECA-USP. Coordenado pelo prof. Dr. Francisco Carlos Paletta e prof. Dr. Waldomiro Vergueiro em colaboração com o 13º CONTECSI - FEA-USP 2016. Com abertura às 9h, no dia 2 de junho, discutiu-se sobre:

-A ética da informação na sociedade pós-custodial;

-Questões éticas no espaço do saber;

-Ética da informação na sociedade em rede;

-Questões éticas da informação no campo dos processos de comunicação científica na formação do profissional da informação.

Por fim, discutiu-se questões éticas no campo científico da informação tendo seu encerramento às 17h.

Indicadores de acompanhamento: Total de Inscritos - 98

Total de Participantes – 45.

______________________________________________________________________

II MESA DE CATALOGAÇÃO: O ENSINO NA GRADUAÇÃO E OS RUMOS NOVOS DA CATALOGAÇÃO - 2 de Junho

Mediador: Prof. Dr. José Fernando Modesto - ECA/USP.

Palestrantes: Profa. Concília Teodósio - FESPSP

Prof. Fábio Moreira de Oliveira - UNIFAI

Denise Mancera Salgado.

Responsáveis: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta - ECA/USP

Prof. Dr. José Fernando Modesto - ECA/USP.

Relatório: A II Mesa de Catalogação: o ensino na graduação e os rumos novos da catalogação é parte do II Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, iniciativa do grupo de pesquisa observatório Observatório Mercado de Trabalho em Informação e Documentação – OMTID CNPq, ECA-USP. Coordenado pelo prof. Dr. Francisco Carlos Paletta e prof. Dr. Waldomiro Vergueiro em colaboração com o 13º CONTECSI - FEA-USP 2016. Com abertura pelo professor José Fernando Modesto, no dia 2 de junho, discutiu-se sobre:

- Normas AACR, ISBD consolidada e RDA;

- Conceitos manifesto nos atuais princípios de catalogação;

- Os Requisitos Bibliográficos (FRBR e FRAD);

- Formatos MARC e BIBFRAME.

Houve também uma reflexão sobre como os cursos de biblioteconomia (localizados na cidade de São Paulo) trabalham os temas e como o mercado profissional paulistano (estudo de um caso) se adapta para os rumos novos da catalogação descritiva. A discussão foi finalizada por uma seção de perguntas dirigidas à mesa e, às 19h, encerrada pelo Professor Fernando Modesto.

Indicadores de acompanhamento: Total de Inscritos - 108

Total de Participantes – 44.

______________________________________________________________________

I SIMPÓSIO PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL: DESAFIOS DA SOCIEDADE EM REDE - 3 de Junho

Mediadores: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta e Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro - ECA/USP.

Palestrantes: Prof. Millard Wesley Long Schisler -VSW/EUA

Prof. José Carlos Abbud Gracio - UNESP

Prof. Humberto Celeste Innarelli - UNICAMP

Prof. Armando Malheiro da Silva - FLUP/POR.

Responsável: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta - ECA/USP

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro - ECA/USP.

Relatório: Relatório de atividades desenvolvidas:

O I Simpósio Preservação da Informação Digital: desafios da sociedade em rede é parte do II Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, iniciativa do grupo de pesquisa observatório Observatório Mercado de Trabalho em Informação e Documentação – OMTID CNPq, ECA-USP. Coordenado pelo prof. Dr. Francisco Carlos Paletta e prof. Dr. Waldomiro Vergueiro em colaboração com o 13º CONTECSI - FEA-USP 2016. Com abertura às 13h30, do dia 3 de junho de 2016, o I Simpósio Preservação da Informação Digital: Desafios da Sociedade em Rede foi aberto e mediado pelo Professor Dr.Francisco Carlos Paletta e discutiu-se os seguintes temas:

-Gestão da preservação de Documentos digitais;

-Preservação Digital na gestão da informação: aspectos, processos e políticas;

-Preservação e acesso de imagens digitais.

A discussão foi finalizada por uma seção de perguntas dirigidas à mesa e, às 18h, encerrada pelo Professor Waldomiro Vergueiro.

Indicadores de acompanhamento: Total de Inscritos - 277

Total de Participantes – 131.

___________________________________________________________________________

COLÓQUIO INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO JURÍDICA - 3 de Junho

10h - 12h- Mediador: Dulce Maria de Oliveira

Palestrantes: Elisabete Minaki

Maria Isa de Aquino Souza

Marcelo Conti

Adriana Bosio Pires

Luciana Maria Napoleoni

Celso Matsumoto

14h - 17h30- Mediador: Maria Lúcia de Borba Rolin

Palestrantes: Regina Céli de Sousa

Maria Olga Alvarez Garcia

Tatiana Borges Trusiewicz

Antonio Carlos Morato

Guilherme Capinzaiki Carboni

Guilherme Anders

André Serradas

Responsáveis: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta - ECA/USP

Prof. Dr. José Fernando Modesto - ECA/USP.

Relatório: O Colóquio Informação e Documentação Jurídica é parte do II Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, iniciativa do grupo de pesquisa observatório Observatório Mercado de Trabalho em Informação e Documentação – OMTID CNPq, ECA-USP. Coordenado pelo prof. Dr. Francisco Carlos Paletta e prof. Dr. Waldomiro Vergueiro em colaboração com o 13º CONTECSI - FEA-USP 2016. Com abertura às 10h, o colóquio tratou dos seguintes temas:

- Informação e documentação jurídica na área pública;

- Informação e documentação jurídica na área privada e entidade de classes;

- Direitos autorais.

Em seguida, foi encerrado pelo professor Francisco Carlos Paletta.

Indicadores de acompanhamento: Total de Inscritos - 75

Total de Participantes49

D) 2nd INTERNATIONAL IT MEETING GAESI-POLI-USP

O 2nd International IT Meeting GAESI-POLI-USP ocorrido no dia 3 de junho de 2016 representou um marco importante na união de duas grandes instituições da Universidade de São Paulo, tratando de uma forma sistêmica, assuntos de tecnologia e inovação com um enfoque em gestão e negócios. O evento ocorreu dentro do 13th Contecsi, que já é um evento tradicional com foco em Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Ciência da Informação e Gestão da Automação de Processos, sob uma visão multidisciplinar.

O 2nd International IT Meeting tratou de assuntos relevantes para a área de tecnologia e automação, apresentando palestras sobre smart cities, mobilidade urbana, documentos fiscais eletrônicos, rastreabilidade de medicamentos, além de iniciativas tecnológicas para a cadeia alimentar segura. Todas as palestras foram apresentadas por experts no assunto, possibilitando uma troca saudável de informações e debates com o público do evento, composto por acadêmicos, empresários e interessados em adquirir novos conhecimentos.

E) WORKSHOPS LIVRES DO 13º CONTECSI

1. WORKSHOP ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO - 1 de Junho - 15h - 18h – Auditório FEA 5.

2. II SIMPÓSIO PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ACERVO - 1 de Junho - 13h - 17h – Sala Safra (Biblioteca).

3. II Simpósio Brasileiro de Ética da Informação - Questões éticas na sociedade em rede - 2 de Junho - 9h - 16h45 – Sala Safra (Biblioteca).

4. II Mesa de Catalogação O Ensino na Graduação e os Rumos Novos da Catalogação - 2 de Junho - 17h - 18h30 – Sala Safra (Biblioteca).

5. I Simpósio Preservação da Informação Digital - 3 de Junho - 13h30 - 17h30 – Sala A2 (FEA 1).

6. Colóquio Informação e Documentação Jurídica - 3 de Junho - 10h - 17h30 – Sala Safra (Biblioteca).

7. Laboratório de Gestão: o conhecimento em ação! - 2 de Junho – Sala G8.

8. Ilha da Ciência - 1 de Junho - 17h -18h – Sala A9.

9. Guia para publicar: como redigir artigos para revistas de qualidade - 2 de Junho - 13h30-15h – Sala A5.

10. Colóquio Informação e Documentação Jurídica - 3 de Junho – 10h - 17h30 – Sala Safra (Biblioteca).

F) DOCTORAL CONSORTIUM E MASTERS COLLOQUIUM

DOCT - Doctoral Consortium / Consórcio Doutoral

A MULTI-MODEL APPROACH FOR PROVISION OF SERVICES THE INFORMATION TECHNOLOGY FOR FEDERAL PUBLIC ADMINISTRATION BRAZILIAN - Luiz Sérgio Plácido da Silva, Renata Teles Moreira e Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos.

DESENVOLVIMENTO DE MODELOS PREDITIVOS DA MORTALIDADE INFANTIL COM BASE EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA - Wellington Sousa Aguiar, Álvaro Jorge Madeiro Leite e José Mário Bezerril Fontenelle.

ANTECEDENTES DA ACEITAÇÃO E ADOÇÃO DA AUDITORIA CONTÍNUA NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO - Wender Fraga Miranda.

A EVOLUÇÃO DAS PLATAFORMAS SOB A PERSPECTIVA DAS

CAPACITAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDOS DE CASO NO

SETOR DE SOFTWARE BRASILEIRO - Ana Lúcia Figueiredo Facin.

MSC – Master Colloquium

IMPROVEMENTS IN QUALITY OF CARE IN A SPECIALIZED PUBLIC HOSPITAL, AFTER THE IMPLEMANTATION OF REGULATORY SCHEDULING SYSTEM - Danielle Cristina Campos de Souza e Mario Ivo Serinolli.

THE DIGITAL, MEDIA AND INFORMATION LITERACIES TRIAD - Beatrice Bonami Rosa.

CAPITAL STRUCTURE OF THE DIFFERENCE IN CORPORATE

SUSTAINABILITY INDEX COMPANIES - Cátia Heinzen, Bianca Cecon, Moacir Manoel Rodrigues Junior e Filipy Furtado Sell.

CHRONOLOGY OF THE CONSORTIUM OF NOMINATIVE PLANNED ACTIONS IN THE CAPITAL MARKET ASSOCIATED WITH THE FINANCIAL DEMONSTRATIVE IN THE IT ORGANIZATIONS - EDILAINE RODRIGUES SOARES, FERNANDO HADAD ZAIDAN E GEORGE LEAL JAMIL.

GOVERNANCE MODEL TO ENSURE QUALITY SERVICE NETWORK WITH SLA: A LITERATURE REVIEW - Paulo Caetano da Silva e Antonio Henrique Pereira de Souza.

PETIC DECISION MAKING (PDM): A MODEL FOR AUTOMATED SUPPORT FOR STRATEGIC DECISION MAKING IN ICT - Fabio Gomes Rocha, Michel dos Santos Soares e Rogério Patrício Chagas do Nascimento.

CORPORATE GOVERNANCE MODEL FOR A HIGHER EDUCATION INSTITUTION IN THE COURSE OF DISTANCE EDUCATION - Marcia Welita da Silva e Alessandro Marco Rossini.

GERECIAMENTO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS VOLTADOS A

PROJETOS DE INOVAÇÃO - Rolney Carlos Baptestone.

ERP CLOUD SAAS: FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE SUA IMPLANTAÇÃO E IMPACTO NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE TI - Angélica Gheller.

FROM PROTOTYPING TO IMPLEMENTATION, THE INTERACTION BETWEEN THE TEAMS OF DESIGN THINKING AND FINAL PRODUCT DEVELOPMENT, THAT THE PRODUCT BE THE SOLUTION PROPOSED BY TEAM CONDUCTING A IDEATION AND PROTOTYPING - Fernando Andre Zemuner Garcia e Rosária de Fátima Segger Macri Russo.

O GRAU DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS E PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA INCUBADAS - Edson Rezende Souza.

G) POSTERS:

Nesta 13º edição do CONTECSI, dezesseis professores e cinquenta alunos da Fatec de Itapetininga participaram com vinte e sete trabalhos, dez na modalidade Poster e dezessete na modalidade de Resumo Expandido, que aceitos foram para apresentação e publicação pelo Comitê Científico dessa importante conferência internacional sobre Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e Ciência da Informação, que em 2016, passou a aceitar também de trabalhos em nível de graduação na modalidade resumo expandido.

Neste, que também foi o quinto ano consecutivo de presença no CONTECSI, a Fatec de Itapetininga tem buscado ampliar a participação de seus alunos e professores na conferência, iniciada em 2012 com dois trabalhos (dois alunos e um professor); em 2013, com dois trabalhos (cinco alunos e três professores); em 2014, com quinze trabalhos (vinte e quatro alunos e sete professores); em 2015, com vinte e três trabalhos (trinta e dois alunos, seis tecnólogos e treze professores) e, em 2016, com vinte e sete trabalhos (quarenta e nove alunos, dois tecnólogos e dezesseis professores).

A semelhança do que ocorreu na edição de 2015, a Fatec de Itapetininga teve os vinte e sete trabalhos que submeteu no 13th CONTECSI avaliados pela Comissão Científica, o que resultou na concessão de diplomas de menção honrosa a cinco trabalhos que se destacaram pela relevância da pesquisa acadêmica desenvolvida no âmbito da temática da conferência.

Fonte: https://fatecitapetininga.edu.br/alunos-tecnologos-e-professores-da-fatec-de-itapetininga-no-13o-contecsi/.

H) SESSÕES PARALELAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Para embasar o relatório relativo aos resultados das sessões de apresentação de trabalhos, a coordenação do CONTECSI solicitou que todos os moderadores de sessões preenchessem um formulário referente ao andamento da sessão comentando sobre a atualidade dos temas, a interação entre os presentes, os questionamentos levantados, comentários adicionais e demais questões relevantes sobre o desenvolvimento e resultado de cada sessão.

A comissão organizadora do 13º CONTECSI agrupou os trabalhos aprovados pela comissão avaliadora do congresso em sessões de acordo com a área temática. Em alguns casos, houve necessidade de subdividir uma mesma área temática em duas ou mais sessões em razão da grande quantidade de trabalhos relacionados a um mesmo tema ou assunto. Por suas valiosas contribuições para o andamento das sessões paralelas de apresentação dos trabalhos cujos registros e comentários foram fundamentais para a elaboração deste relatório, a coordenação do CONTECSI agradece a todos os moderadores das sessões a seguir elencados:

Fábio Luís Falchi de Magalhães, Alexandre Domingues, Angélica Gheller, Viviane da Costa Freitag, Paulo Jorge Leitão Adeodato, Juliana Malavia Lorenzetti, Giorgety Licorini Dias, Diego Nogueira Rafael, Carolina Alencar Nigro, Wesley Rodrigues Miranda, Jacir Favretto, Sthefan Gabriel Berwanger, Ana Nélo, Andressa Michels, Victor Paulo Kloeckner Pires, Fábio Gomes Rocha, Adriano Dinomar Barp, Eneida Rios, Adicineia Aparecida de Oliveira, Henrique Pontes Gonçalves de Oliveira, Ivan Roberto Ferraz, Maria Mary Ferreira, José Dutra de Oliveira Neto, William Rochadel, Letícia Souza Netto Brandi, Elvis Fusco, Nilo Sérgio Maziero Petrin, Alex Volnei Teixeira, Patrícia Viveiros de Castro, Renata Maria Nogueira de Oliveira, Denise Mathias, César Biancolino, Cláudio Pessoa, Geruza Rodrigues Thiel, Elyrouse Cavalcante de Oliveira, Rogério Luís Massensini, José Alfredo F. Costa, Márcio Aurélio Ribeiro Moreira, Carlos de Amorim Levita, Fabiano Pereira, Cibele Araújo C. M. Santos, Taciana de Lemos Dias, Rolney Carlos Baptestone, Eduardo Ribeiro Guedes, Sanete Irani de Andrade, Fernanda Rodrigues, Ângelo Mário Vieira Amorim, Evandro Luiz Lopes, Jairo Simão Dornelas, Caciara Rosa Hedlund, Marcelo Eloy Fernandes, Gilberto Perez, Adriano Santos Rocha Silva, André de Lima Salgado, Marcos Vinícius Cardoso e Ivanir Costa.

SESSÕES PARALELAS

Composição das Sessões – 13th CONTECSI - 2016 

Total 385 trabalhos
· 32 Parallel Sessions 127 papers
· 26 Research Forum 106 papers
· 2 Communication’s Forum 8 papers
· Doctoral Consortium 4 projetos
· Master Colloquium 11 projetos
· 4 Poster Session 27 posters

Apresentam-se a seguir, ordenados por data de ocorrência, os principais destaques e comentários a respeito das sessões paralelas de apresentação de trabalhos, registrados pelos moderadores das sessões, onde ocorreram as apresentações dos referidos trabalhos:

June 1 | 1 de Junho (WEDNESDAY | QUARTA-FEIRA)

Na sessão 1(A), cujo tema central foi AIS – Accounting and Enterprise Information Systems, e moderação de Fábio Luís Falchi de Magalhães, foram apresentados os trabalhos: PERFORMANCE EFFICIENCY FINANCIAL SECTOR HIGH-TECH ENTERPRISES CHEMICAL AND PETROCHEMICAL de Andressa Michels, Camila Freitas Sant´Ana, Daniel Fernando Padilha, Nelson Hein; CAPITAL STRUCTURE OF THE INFLUENCE ON ECONOMIC PERFORMANCE OF TECHNOLOGY BRAZILIAN de Andressa Michels, Camila Freitas Sant´Ana, Tarcisio Pedro da Silva; BUSINESS COMBINATIONS AND PAYMENT METHODS: A STUDY IN BRAZILIAN COMPANIES de Thiago de Abreu Costa; INNOVATION AND COMPETITIVE ADVANTAGE: A CASE STUDY OF A BRAZILIAN COSMETICS COMPANY de Mariana Bonome de Souza Marques e Moisés Ari Zilber; CRITERIA AND METHODS FOR ERP SELECTION SYSTEM: A LITERATURE REVIEW de Alexandre Mendes Rodrigues e Ivan Carlos Alcântara de Oliveira. De acordo com o moderador, os trabalhos apresentados tiveram boa base teórica e metodológica, com debate rico.

Na sessão 1(B), que teve como tema - AUD Systems Auditing and IT Governnance, moderada por Alexandre Domingues, apresentaram-se os seguintes trabalhos: TECHNOLOGY GOVERNANCE INFORMATION: STUDY ON THE RELATIONSHIP BETWEEN IT AND CORPORATE GOVERNANCE ORGANIZATIONS de Alexandre Albuquerque Domingues, Edward Walker e Kathryn Floyd-Wheeler; MODEL FOR IMPLEMENTING THE BALANCED SCORECARD IN PUBLIC INSTITUTIONS: A CASE STUDY IN THE HIRE IT de Dyego Alves da Silva, Edgard Costa de Oliveira e Edna Dias Canedo; USE OF THE UNIFIED THEORY OF ACCEPTANCE OF USE OF TECHNOLOGY (UTAUT) TO EX-POST EVALUATION OF SUCCESSFUL CASES OF MIGRATION OF TECHNOLOGICAL BASE de Job Diógenes Ribeiro Borges e Luci Mari Aparecida Rodrigues; CORPORATE GOVERNANCE AND COMPENSATION OF CHIEF

EXECUTIVE OFFICER IN BRAZILIAN PUBLIC COMPANIES de Larissa Degenhart, Mara Vogt e Paulo Roberto da Cunha. Segundo o moderador da sessão, houve uma boa apresentação dos trabalhos com resultados interessantes, além de uma boa qualidade na discussão.

A sessão 1(C), que teve como tema CID Digital or smart cities, moderada por Angélica Gheller, apresentou os seguintes trabalhos: PEOPLE AND INFORMATION SECURITY: AN INSEPARABLE BOUNDARY de Camila Márcia Silveira Teixeira e Jorge Tadeu Neves; SMART CITIES: PRESENT FINDINGS AND FUTURE PATHWAYS OF CO-CREATION IN THE DEVELOPMENT OF NEW SERVICES de Marie Anne Macadar e Josiane Brietzke Porto; RECICLA_APP – GEOLOCATION SYSTEM FOR TRASH ORGANIC AND INORGANIC de Wagner Bernardo Rodrigues, Markelre Silva, Rafael dos Santos Meneses, Wellington Sousa Aguiar e José Mário Bezerril Fontenelle; ANALYSIS OF THE IEEE 802.11AC PROTOCOL USE IN HIGH DENSITY WLAN NETWORKS – CASE STUDY OF A STADIUM de Roberto Torres Vaver e Alexandre José Barbieri de Sousa; CHALLENGES IN CLOUD ERP IMPLEMENTATION PROJECT: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW de Angélica Gheller, César Biancolino e Leandro Alves Patah. Segundo a moderadora, foram apresentadas boas metodologias de pesquisa, com um bom debate e interação.

A sessão 1(D), que teve como tema - EDU - IS and IT Education and Curriculum Development, moderada por Viviane da Costa Freitag, apresentou os seguintes trabalhos: DATA MINING SOLUTION FOR ASSESSING BRAZILIAN SECONDARY SCHOOL QUALITY BASED ON ENEM AND CENSUS DATA de Paulo J. L. Adeodato; PRIVATE INVESTMENT IN EDUCATION AND RESEARCH ENVIRONMENTS IC&T: THE CASE OF FEA’S LIBRARY de Francisco Carlos Paletta, Julia Rolin e Ellen Cardoso do Nascimento; CONFORMIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS: ASPECTOS EDUCACIONAIS de Viviane da Costa Freitag, Silvio Paula Ribeiro, Letícia Medeiros da Silva e Adolfo Alberto Vanti; STUDY OF POTENTIAL AND CHALLENGES OF USING ALICE SOFTWARE BY FOR STUDENTS 7-16 YEARS de Sanete Irani de Andrade, Osvaldo D’ Estefano Rosica e Adriana de Fátima Martins de Almeida; PROXIES CORPORATE GOVERNANCE: AN ANALYSIS OF METRICS USED FOR BRAZILIAN COMPANIES de Elizeu Maria Junior, Danillo Dubois Nunes, Thiago Machado de Mello e Michele Monteiro L. Maria; PEOPLE MANAGEMENT POLICIES AND PRACTICES IN THIRD SECTOR: AN EXPLORATORY STUDY OF THE NGOS WORKING IN THE FIELD OF EDUCATION IN GUINEA-BISSAU de Bassiro Só, Ana Cristina Limongi França, Monica Bose e Antonio Cesar Amaru Maximiano. Segundo a moderadora, o debate girou em torno de ferramentas e opções metodológicas.

A sessão 1(E), que teve como tema EGOV E-Governance and Public Policies, moderada por Paulo Jorge Leitão Adeodato, apresentou os seguintes trabalhos: LITTLE HELP: HELP DESK SYSTEM FOR ENTERPRISES SMALL de Patrícia Katriny Nunes Meneses, Yonara Costa Magalhães e Will Ribamar Mendes Almeida; ONTOLOGY AND E-GOVERNMENT IN THE CONTEXT OF KNOWLEDGE ENGINEERING de Willian Rochadel, João Artur de Souza e Gertrudes A. Dandolini; RELATIONSHIP BETWEEN ECONOMIC GROWTH AND PUBLIC SPENDING THE REGION OF CITIES NORTHEAST BRAZIL de Mara Vogt, Larissa Degenhart, Herivelton Antonio Schuster e Vinícius Costa da Silva Zonatto. Segundo o moderador, as apresentações foram boas e com boa metodologia, sem ocorrências.

A sessão 1(F), que teve como tema ESD Engineering and Software Development, moderada por Juliana Malavia Dorenzetti, apresentou os seguintes trabalhos: IMPLEMENTATION OF CLOUD COMPUTING IN THE CONTEXT OF

E-HEALTH: A SYSTEMATIC REVIEW de Ítalo Pereira Teles, Denisson Santana dos Santos e Adicinéia Aparecida de Oliveira; ENHANCE - MOBILE PLATFORM OF TIME MANAGEMENT FOR ACTIVITY PLANNING AND EXECUTION de Franklin de Jesus Silva e Eneida Alves Rios; A FOLLOW-UP SYSTEMATIC METHOD FOR SOFTWARE ARCHITECTURE EVOLVABILITY de Edson Ferreira Leite e Paulo Sergio Muniz Silva; USING UML MODELS TO MEASURE SOFTWARE PRODUCT LINES MANUTENABILITY de Felipe Nunes Gaia e Diego Tavares da Silva. Segundo o moderador, o nível das discussões foi bom, com questões pertinentes à atualidade e à necessidade do mercado. Todas as perguntas contribuíram para estudos futuros.

A sessão 1(G) com a temática - HEA Healthcare Information Systems and Technology, moderação de Diego Nogueira Rafael, teve a apresentação dos seguintes trabalhos: IT IN HEALTH: ADVANTAGES AND DISADVANTAGES OF USING ELECTRONIC HEALTH RECORD AS PERCEIVED BY CLINICS AND DOCTORS’ OFFICES de Henrique Pontes Gonçalves de Oliveira, Fernando de Souza Meirelles e Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha; SERVICES DESIGN AND ENGINEERING IN HEALTHCARE SECTOR AND THE USE OF INFORMATION TECHNOLOGY. CASE STUDY IN EMERGENCY MEDICAL CARE de Macir Bernardo de Oliveira, Elaine Cristina Prato e Fernando José Barbin Laurindo; AUTOMATIC SUPPORT SYSTEM TO FOOD AND NUTRITION CONTROL AND AUTOMATIC FOOD NUTRITION FOR PEOPLE WITH DYSFUNCTION AND FOOD RESTRICTIONS de Luciano Leme e Nizam Omar; ONA QUALIFICATION PROCESS IN THE QUALITY SYSTEM OF AN INSTITUTION OF SUPPORT SERVICES FOR HEALTHCARE ORGANIZATIONS de Deivid Nogueira Rafael e Simone Aquino. Segundo o moderador, houve bom fundamento teórico, com bons resultados.

A sessão 1(H) com o tema ICT- IS ICT and Information Science, moderada por Carolina Alencar Nigro, contou com a apresentação dos seguintes trabalhos: BOLSA DE PREVISÕES (BPREV): THE FIRST POLITICAL PREDICTION

MARKET IN BRAZIL de Ivan Roberto Ferraz e Maria Aparecida Gouvêa; LICENSED DIGITAL BOOKS AND THE TRANSITORY BUSINESS MODELS de José Fernando Modesto e Liliana Giusti Serra; PATENTS AS INFORMATION FOR IDENTIFYING TECHNOLOGICAL PRODUCTION IN HOSPITALS SEGMENT de Cleber Gustavo Dias; PERSPECTIVES OF AGILITY IN THE CONTEXT OF THE USE OF TIMS IN CORPORATE ENVIRONMENT de Natália Marroni Borges e Raquel Janissek Muniz; MOBILE APPLICATIONS IN HEALTH: A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PRODUCTION de Ana Paula Taboada Sobral, Lara Jansiski Motta e Aglae Regina Pessoa Giansanti Tavares; SECRETARIAL ASSISTANT PROFESSIONAL: THE ROLE AS INFORMATION MANAGER IN THE STRATEGY FORMATION PROCESS de Luci Mari Aparecida Rodrigues e Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda. Segundo a moderadora, as apresentações tiveram um nível elevado e com uma ótima qualidade de debate.

A sessão 1(I) com o tema SEC IT and IS Security, moderada por Wesley Rodrigues Miranda, contou com a apresentação dos seguintes trabalhos: SINGLE SIGN-ON: AN INFORMATION SECURITY APPROACH de Emilio Carvalo Dias e Rogerio de FreitasRibeiro; PROPOSAL FOR STRENGTHENING THE CHAIN OF TRUST OF DNSSEC SERVICE de Eder Alvares Pereira de Souza e Eduardo Takeo Ueda; PROPOSITION OF A MODEL TO INVESTIGATE ADOPTION OF INFORMATION SECURITY CONTROLS AS RESPONSE TO INSTITUTIONAL PRESSURES de Antonio Eduardo de Albuquerque Junior e Ernani Marques dos Santos; MODEL FOR INFORMATION SECURITY ASSESSMENT IN SELECTION PROCESS de Stellio Matos Mineiro e Francisco Ramos de Melo. Segundo o moderador, a efetivação de controles e procedimentos foram de fato as principaos questões levantadas. Além disso, as pesquisas contribuíram de forma concreta para a adoção, aplicação e formalização dos procedimentos embasados nas teorias apresentadas.

A sessão 1(K) com o tema POSTER, moderada por Jacir Favretto, contou com a apresentação dos seguintes trabalhos: GREENHOUSE AJH5: MONITORAMENTO E CONTROLE DE ESTUFA AGRÍCOLA de Marcelo Barbosa de Freitas, Tibério Augusto dos Santos, Lucas Guilherme de Arruda e Jefferson Biajone; WATER CLOSER APP: ACESSO A BANHEIROS PÚBLICOS de Marcos Roberto de Souza, Salomão José Dias de Santana e Silva, Thiago Hugo Paiva Trisltz e Jefferson Biajone; CIDATEC: GERENCIADOS DE ARQUIVOS DIGITAIS de Maylon Pires Macedo e Jefferson Biajone; MORADA DE HERÓIS: HISTÓRIA, GRAFOS E QRCODES NO CEMITÉRIO de Airesphy Pantojo Viotto, Aydil Marques de Souza, Renan Arantes Ferreira da Silva, Jefferson Biajone e Marcelo Camargo; APLICATIVO VISITARE: MUSEU VIRTUAL DE ITAPETININGA de Sergio Augusto Peiretti, Jefferson Biajone e Rodrigo Diniz. Segundo o moderador, o debate foi bom, sendo que muitas das contribuições identificadas foram atendidas como possíveis, com ideias que os autores ainda não tinham pensado.

A sessão 1(L) com o tema POSTER, com Sthefan Berwanger como moderador, teve os seguintes trabalhos apresentados: DICA 2.0: DISPOSITIVO DE INTERAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA e Cintia Akiko Tsunemoto, Olivia Soares Iori, Ovídio José Francisco e Jefferson Biajone; DENGUE ALERTA de Christian Santos de Oliveira, Diego Vinicius da Costa, Leandro Medeiros da Silva, Danilo R. Gomes e Marcus Vinícius Branco de Souza; D.I.S.A – DISPOSITIVO INTELIGENTE DE SEGURANÇA AUTOMOTIVO de Alisson Paiva de Oliveira, Leandro Francisco Camargo de Souza Silva, Walter Colhasso Manca, Jose Antonio Castanho de Almeida e Marcus Vinicius Branco de Souza; TV DIGITAL NO BRASIL E A EVOLUÇÃO DOS TELESPECTADORES de Rodrigo Soares Rocha e Marcus Vinicius Branco de Souza; SISTEMA INTELIGENTE DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA de Ari Teixeira Almeida Neto, Francisco Carlos do Nascimento Júnior Marcus, Vinicius Branco de Souza. De acordo com o moderador, a audiência contribuiu de forma colaborativa com os trabalhos. Foram discutidos temas atuais que impactam o meio ambiente, como economia de água, detecção de doenças e conscientização de preservação à vida, com baixo custo.

A sessão 1(L) com o tema POSTER, com Ana Nélo como moderadora, teve os seguintes trabalhos apresentados: SISTEMA INTELIGENTE DE MONITORAMENTO EVOLUTIVO DE AMBIENTE de Credy José Ferreira, Luiz Claudio de Queiroz e Marcelo Antônio Ribeiro de Camargo; LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NA APRENDIZADEM DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS de Guilherme Rosa de Moraes, Deivison Shindi Takatu, Andressa Silvério Terra França e Jefferson Biajone; FATEC RPG: JOGO INTERATIVO VIA RPG MAKER XV ACE de Maylon Pires Macedo, Guilherme Rosa de Moraes, Vitor Emanuel Queiroz Ferreira, Andressa Silvério Terra França e Jefferson Biajone; GRAFOS EM GTA 5 de Luiz Eduardo de Oliveira Calderan, Jefferson Biajone; BUYZE: APLICATIVO FACILITADOR DE COMPRAS de Pedro Augusto Ferreira e Andressa Silvério Terra França; NUMBER JUMPER: UM GAME MATEMÁTICO de Leandro Medeiros de Almeida Machado, Amanda Roberta Bertolai, Jefferson Biajone e Andréia Rodrigues Casare. Todos trabalhos tiveram excelente qualidade, com temas atuais e com boa discussão, de acordo com a moderadora.

A sessão 2(A) com o tema INT Internet and Virtual Communities and Social Networks, moderada por Andressa Michels, contou com a apresentação dos seguintes trabalhos: A STUDY ON FILTERS PERSONALIZADS OF INFORMATION ON THE

WEB RECOVERY de Thabyta Giraldelli Marsulo, Ângela Maria Grossi de Carvalho e Maria José Vicentini Jorente; SOCIAL COMMERCE IN THE PERSPECTIVE OF THE CONSUMER: CHARACTERISTICS THAT DETERMINE BUYING HABITS de Raisa Teixeira Santana, Jefferson David Araujo Sales e Rafael Lucian; PROCESS OF INNOVATION AND USE OF DIGITAL SOCIAL MEDIA PLATFORMS IN RESEARCH WITH CONSUMERS THROUGH THEIR ENGAGEMENT de Sandra Cristina Salgado; INTERNET OF THINGS: CONCEPTS, APPLICATIONS, CHALLENGES AND TRENDS de Cláudio Roberto Magalhães Pessoa, George Leal Jamil, Manuel Rocha Fiuza Branco Junior, Thalita Bento da Silva e Mario Marcio Figueiredo Rosa. De a cordo com a moderadora, os debates foram baseados em sugestões de melhoramento dos artigos no que se refere as plataformas sociais, e-commerce, e foram feitas algumas reflexões para estudos futuros.

A sessão 2(B) com o tema ISM Information Systems Management, moderada por Victor Paulo Kloeckner Pires, contou com a apresentação dos seguintes trabalhos: ORGANIZATIONAL INNOVATION: THE ADOPTION OF AN ACADEMIC MANAGEMENT SYSTEM BY AN INSTITUTION OF HIGHER EDUCATION PUBLIC OF BELO HORIZONTE de Maria Betânia Aparecida Campos e Aleixina Maria Lopes Andalécio; A COMMON ONTOLOGY FOR THE INTEGRATION OF INFORMATION TO THE MULTIDIMENSIONAL MANAGEMENT INFORMATION SYSTEMS de Alex Volnei Teixeira, Maria do Carmo Duarte Freitas e Denis Alcides Rezende; DIAGNOSTIC EXPLORATION OF THE USE OF FREE AND OPEN SOURCE SOFTWARE IN COMPANIES IN THE STATE OF BAHIA, BRAZIL: OPERATIONAL IMPACTS AND LIMITATIONS de Fernando Augusto Almeida Neves e Paulo Soares Figueiredo. Segundo o moderador, houve contribuições essencialmente importantes para o contexto e no âmbito da tecnologia da informação.

Na sessão 2(C), dedicada ao tema ITM/ SOC Social Issues in IS and IT, a moderação foi feita por Fábio Gomes Rocha e contou com a apresentação dos seguintes trabalhos: DEVELOPMENT AND IMPLEMENTATION OF A WASTE CONTROL SYSTEM: A CASE STUDY IN A CAR SPARE COMPANY de Fernando Skackauskas Dias; TRAINING STRATEGY AND INNOVATION: A CASE STUDY IN THE ELECTRONICS INDUSTRY de Cristiana Fernandes de Müylder, Jefferson Lopes La Falce, Miriam Márcia de Freitas e Renata Giacomin Menezes; MOOCS – MASSIVE ONLINE OPEN COURSES: A CONCEPTUAL MODEL TO EVALUATE THE USER´S PERCEPTION de Klaus Siegmar Schuldt, Graziela dos Santos Bento, Giancarlo Gomes e Iara Regina dos Santos Parizotto. Segundo o moderador, as apresentações foram enriquecedoras, com uma boa qualidade de debate e com bons resultados.

Na sessão 2 (D), cujo tema foi ISM Information Systems Management/AIS Information Systems Management, teve moderação de Adriano Dinomar Barp para coordenar as apresentações dos seguintes trabalhos: FREE PLATFORMS FOR PROVIDING MOOCS: MAPPING AND ASSESSMENT REQUIREMENTS de Airton Zancanaro, Carolina Schmitt Nunes e Maria José de Souza Domingues; THE GEOINFORMATION USE IN MANAGING PUBLIC UNIVERSITY: A ENABLING CONTEXT STUDY FOR KNOWLEDGE DEVELOPMENT SCIENTIFIC de Taciana de Lemos Dias, Cássia Gisele de Morais Rizzo e Teresa Cristina Janes Carneiro; O EFEITO DA TERCEIRIZAÇÃO SOBRE DIFERENTES CLASSES DE RISCOS DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS CUSTOMIZADOS de Rosana Grillo Gonçalves; A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF THE ACADEMIC LITERATURE ON THE CONVERGENCE TO THE IFRS de Paulo Frederico Homero Junior e Edson Luiz Riccio. Segundo o moderador, houve bastante questionamentos, com um ótimo entendimento do público, seguido de ótimas discussões.

Na sessão 2(E), cujo tema foi PRM - Project Management, a moderação ficou a cargo de Eneida Rios para coordenar as apresentações dos seguintes trabalhos: RISKS IN SOFTWARE PROJECTS: A BIBLIOMETRIC STUDY de Daniel de Lima Pires e Marcos Paixão Garcez; IMPLEMENTATION OF A CENTRAL SERVICE: TRANSFORMING THE LIGHT OF THE MECHANISTIC AND ORGANICISTIC METAPHOR de Gilberto Francisco de Oliveira, Angélica Aparecida Gheller, Roque Rabechini Jr. e Leandro Alves Patah; STAKEHOLDERS IN PROJECT MANAGEMENT: A LONGITUDINAL ANALYSIS OF THE LITERATURE de Gilberto Francisco de Oliveira e Roque Rabechini Jr. De acordo com a moderadora, as apresentações foram boas, com teoria e metodologia condizentes com o esperado.

Na sessão 2(F), cujo tema foi EDU - IS and IT Education and Curriculum Development, a moderação ficou a cargo de Adicinéia Aparecida de Oliveira para coordenar as apresentações dos seguintes trabalhos: PROCESS MANAGEMENT APPLIED TO SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION WITH APPROACH PBL de Ivaldir Honorio Farias Júnior; BEHAVIOR ANALYSIS ON SELF-TAUGHT STUDY IN INTELLIGENT TUTORING SYSTEMS IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS de Wesley Rodrigues Miranda, Francisco Ramos de Melo e Noeli Antônia Pimentel Vaz; INITIATIVES TO TEACH PROGRAMMING TO KIDS: A SYSTEMATIC REVIEW de Bruna Nayara Moreira Lima e Rejane Maria da Costa Figueiredo; SERVICES ORIENTED ARCHITECTURE AND SYSTEMS INTEGRATION: A PROPOSAL FOR IMPROVEMENT FOR SYSTEMS OF A PUBLIC INSTITUTION OF EDUCATION de Bruno Luan de Sousa, Angelo Batista Neves Júnior, Frederico de Miranda Coelho e Daves Márcio Silva Martins; THE MANAGEMENT ACCOUNTING ARTIFACTS: A CASE STUDY IN ACCOUNTING UNDERGRADUATE COURSES IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS (HEIS) FROM SOUTHERN BRAZIL de Leandro Marques, Filipy Furtado Sell, Carlos Eduardo Facin Lavarda e Vinícius Costa da Silva Zonatto. Segundo a moderadora, os trabalhos apresentados mostraram resultados satisfatórios, seguidos de boa discussão por parte da audiência.

Na sessão 2(G), cujo tema foi PRM - Project Management, a moderação ficou a cargo de Henrique Pontes Gonçalves de Oliveira para coordenar as apresentações dos seguintes trabalhos: PROJECT MANAGEMENT 2.0: SOME OF THE CHALLENGES TO A MORE COLLABORATIVE AND SOCIAL MANAGEMENT STYLE de Alex de Souza Santana e Cristina Dai Prá Martens; APPROACH OF THE TEAMS IN INTERDISCIPLINARY PROJECTS USING THE AGILE METHODOLOGY AND PROJECTS USING THE DESIGN THINKING METHODOLOGY de Fernando Andre Zemuner Garcia e Rosária de Fátima Segger Macri Russo; THE RELATIONSHIP BETWEEN TECHNOLOGY FORECASTS AND PROJECT SUCCESS de Gabriel Francisco Pistillo Fernandes e Marcos Paixão Garcez. Segundo o moderador, os tarablhos tiveram excelente base teórica, com boa apresentação.

Na sessão 2(H) cujo tema foi HEA Healthcare Information Systems and Technology, a moderação foi realizada por Ivan Roberto Ferreaz, coordenando as apresentações dos seguintes trabalhos: USE OF INFORMATION TECHNOLOGY IN THE IMPROVEMENT OF SKILLS AND COMPETENCES IN HEALTH PROFESSIONALS de Aglae R. P. Giansanti Tavares, Ana Paula Taboada Sobral e Lara Jansiski Motta; COMPATIBILITY BETWEEN DATA FROM THE PREGNANT CARD AND THE COMPUTERIZED WEB SYSTEM SISPRENATAL de Ivelise Araújo Souza e Mario Ivo Serinolli; STRATEGIC MANAGEMENT OF RESEARCH PRODUCTIVITY FROM GRADUATE MEDICINE PROGRAM BY THE USE OF SCRIPT SUCUPIRA COMPUTATIONAL TOOL de Carolina Alencar Nigro, Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Luc Quoniam e Wonder Alexandre Luz Alves; KNOWLEDGE MANAGEMENT AND INFORMATION SYSTEMS IN THE HEALTH CLINIC OF A FEDERAL JUDICIAL INSTITUTION de Elisabete Felix Farias e Antonio Pires Barbosa; INTERNAL FACTORS THAT AFFECT THE ADOPTION OF TECHNOLOGICAL INNOVATION IN HEALTHCARE: STUDY WITH THE ELECTRONIC PATIENT RECORDS de Gilberto Perez, Silvio Popadiuk e Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar; CONCEPTION, DEVELOPMENT AND IMPLEMENTATION OF A HEALTH INFORMATION SYSTEM (SIS) AT AN EMERGENCY CARE UNIT (UPA) FROM SOUTHERN BRAZIL de Luis Henrique Ribeiro, Nelma T. Zubek Valente, Diva Brecailo Abib. De acordo com o moderador, todos os trabalhos tiveram contribuição muito relevante para a área, com um debate rico.

Na sessão 2(J) cujo tema foi POSTER, a moderação ficou a cargo de Ana Nélo para coordenar as apresentações dos seguintes trabalhos: WAYCHAIR: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS MOTORAS de Ana Paula Correia Leite, Thais Aparecida Ribeiro Lima, Alex Sandro Moura Oliveira Mendes e Marcus Vinicius Branco de Souza; GESTÃO DE RISCO NA CÓPIA INTERNACIONAL DA INFORMAÇÃO de Laura Conceição Siqueira, Juliana Carvalho de Machado, Antônio Lechugo Rúbio e Marcus Vinicius Branco de Souza; COMPRA FÁCIL (SISTEMAS DE GESTÃO E PLANEJAMENTO DE COMPRAS) de Abner Fernandes de Albuquerque, Michael Nunes da Rosa, Pedro Henrique Ferreira Collaço e Danilo Gomes; COMPLEMENTAÇÃO NA WCAG 2.0 REFERENTE AO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS POR USUÁRIOS IDOSOS de Andréia Rodrigues Casare Souza, Regina Lúcia de Oliveira Moraes Manca e Celmar Guimarães da Silva Manca; TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NO SETOR RELIGIOSO de Caroline Alves de Almeida, Márcia Cristina de Almeida e Jefferson Biajone. Segundo a moderadora, os trabalhos atenderam os requisitos de desenvolvimento e inclusão social, além de ter como base a inovação.

JUNE 2 / 2 DE JUNHO (THURSDAY / QUINTA-FEIRA)

A sessão 3(A), com o tema AUD Systems Auditing and IT Governnance, teve como moderadora Maria Mary Ferreira e contou com a apresentação dos trabalhos: THE INFLUENCE OF AUDIT CAPABILITY, CORPORATE MANAGEMENT AND QUALITY OF ACCOUNTING INFORMATION ON THE INDEX MARKET TO BOOK VALUE OF BRAZILIAN COMPANIES LISTED ON BM&FBOVESPA de Edgar Pamplona, Andréia Carpes Dani e Paulo Roberto da Cunha; PROPERTIES OF CONTINUOUS AUDITING AND AUDIT SYSTEMS: A BIBLIOMETRIC AND SOCIOMETRIC ANALYSIS IN SCOPUS BASE AND AT THE INTERNATIONAL CONGRESS OF MANAGEMENT OF TECHNOLOGY AND INFORMATION SYSTEMS (CONTECSI) de Everton Luiz Folador, Clóvis Fiirst, Neiva Feuser Capponi, Juliano Francisco Baldissera e Leandro Augusto Toigo. Segundo a moderadora, todos os trabalhos tiveram boa apresentação, resultados e apresentaram ótima qualidade de debate.

A sessão 3(B), com o tema EDU - IS and IT Education and Curriculum Development, teve como moderador José Dutra Oliveira Neto e contou com a apresentação dos trabalhos: O USO DA SALA INVERTIDA, ALIADA A TECNOLOGIA, PARA PROMOVER APRENDIZAGEM ATIVA NA CONTABILIDADE de José Dutra de Oliveira Neto, Gilvania de Sousa Gomes e Luiz Antônio Titton; PROBLEM BASED LEARNING IN THE PROJECT MANAGEMENT CLASSROOM de Élisson da Silva Rocha, Marilia Nayara Clemente de Almeida Lima e Wylliams Barbosa Santos; DEVELOPMENT OF A CLUSTERING ALGORITHM TOOL TO GIVE SUPPORT FOR WORKING GROUP TRAINING ENVIRONMENTS TEACHING - LEARNING CONSIDERING SOCIO-AFFECTIVE FACTOR de Thalyson David Verde Lima, Antônio Carlos Pantaleão Rabelo Júnior, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida, Yonara Costa Magalhães e Will Ribamar Mendes Almeida; LEAN INFORMATION FLOW: CASE STUDY IN A PUBLIC

EDUCATIONAL INSTITUTION de Juliana Malavia Lorenzetti, Felipe Ferreira de Lara e Giorjety Licorini Dias; FRUITMATH: SUPPORT MOBILE GAME TO TEACHING de Augusto Rizzo de Santos, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida, Yonara Costa Magalhães, Will Ribamar Mendes Almeida e Christian Domingos de Oliveira. Segundo o moderador, todos as apresentações foram seguidas de perguntas e debate.

Na sessão 3(C), cujo tema foi EGOV E-Governnance and Public Policies, o moderador foi Willian Rochadel. Foram apresentados os seguintes trabalhos: DISCLOSURE IN PUBLIC TRANSPARENCY PORTALS: A STUDY FROM THE PERSPECTIVE OF THE ACCESS TO INFORMATION ACT, FISCAL TRANSPARENCY AND PUBLIC GOVERNANCE de Elyrouse Cavalcante de Oliveira, Alexandre César Batista da Silva, Valdemir da Silva e Karina Simões Campelo; ETL PROCESS USING OPEN DATA FROM E-GOV FOR DISCOVERY AND KNOWLEDGE REPRESENTATION de Leandro Quingerski, Demis Marques e Patricia de Sá Freire; PRESERVATION OF DIGITAL INFORMATION ON PUBLIC ORGANIZATIONS OF MINAS GERAIS: READING FROM THE PERSPECTIVE OF ACCESS TO INFORMATION ACT de Rogério Luís Massensini; IDENTIFICATION OF STAKEHOLDERS FOR PUBLIC VALUE DETECTION IN PUBLIC SECTOR INITIATIVES de Juan Fernando Galindo Jaramillo, Antonio Carlos Zambon e Pedro Fernandes de Anunciação; INTER-RELATIONSHIP QUALITY PUBLIC GOVERNANCE WITH CONFIDENCE AND THE COUNTRIES OF THE POPULATION OF HAPPINESS OF LATIN AMERICA de Andréia Carpes Dani e Marialva Tomio; GOVERNO ELETRÔNICO NO BRASIL: O CASO DA REESTRUTURAÇÃO DO CANAL 156 DA CIDADE DE LIMEIRA de Matheus Pantaroto Conejo e Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes. Segundo o moderador, o alinhamento das pesquisas permitiu uma rica discussão entre os participantes, sendo que todas questões levantadas foram relevantes contribuições.

A sessão 3(D), moderada por Letícia Souza Netto Brandi, com o tema ITM - Information Technology Management contou com a apresentação dos trabalhos: BUSINESS CONTINUITY AND DISASTER RECOVERY: AN OVERVIEW, TRENDS AND CHALLENGES de José Bras e Rui Ribeiro; A ESTRATÉGIA DE APROPRIABILIDADE NEOSCHUMPTERIANA COMO VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE SOLUÇÕES DE CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E O LEAD TIME ORGANIZACIONAL de Tatiana Souto Maior De Oliveira e Alexandre Rodizio Bento; RISK ASSESSMENT ON IT SERVICES PROCESS MANAGEMENT IN THE SERVICE DESK CONTRACT IN ONE FEDERAL AUTARCHY de Daniel Lins Rodriguez e Simone Borges Simão Monteiro; THE MIND IS A SYSTEM de Luis Carlos Torres Soler; MOBILE PAYMENT: A SYSTEMATIC REVISION OF THE LITERATURE de Gabriel Machado Braido e Amarolinda Zanela Klein. De acordo com a moderadora, houve uma boa participação do público, com debates relevantes para a áres, sendo que todos os resultados atingidos foram satisfatórios.

A sessão 3(E), com o tema PRM - Project Management, foi moderada por Elvis Fusco e contou com a apresentação dos trabalhos: DESIGN THINKING: BIBLIOMETRIC STUDY de Roberto de Souza Góes, Rosaria de Fátima S. Macri Russo e Lincoln Felippe Lessa Cordeiro; COMPETENCIES IN PROJECT TEAMS: A QUANTITATIVE RESEARCH de Bruna Marques Tristão, Renato de Oliveira Moraes, Ana Paula Lopes e Marli Monteiro de Carvalho; INFORMATION INFRASTRUCTURE AND ACTOR-NETWORKTHEORY: A STUDY OF THE IMPLEMENTATION OF THE BRAZILIAN PAYMENT SYSTEM de Ramses Henrique Martinez; A CASE STUDY ABOUT PROJECT PORTFOLIO MANAGEMENT IN A PROJECT MANAGEMENT OFFICE – THE TECBAN CASE de Wilian Ramalho Feitosa e Carlos Rodrigo Maximiano; FACTORS THAT INFLUENCE PROJECT PORTFOLIO MANAGEMENT IN A PUBLIC COMPANY OF THE INFORMATION TECHNOLOGY SECTOR de Cristiana Fernandes de Muylder, Jorge Tadeu de Ramos Neves e Kerley de Lourdes Silva Pires; RISK MITIGATION REPORT ON A FILE SERVER de Fabiano Pereira, Filipe Cordeiro de Medeiros Azevedo e Cristine Martins Gomes de Gusmão. As discussões se pautaram na aplicação de pessoas nas organizações, de acordo com o moderador.

Na sessão 3(F), com o tema SEC - IT and IS Security, teve como moderador Nilo Sérgio Maziero Petrin, e contou com a apresentação dos trabalhos: ANALYSIS OF THE COST ARISING OUT OF DATA BREACH INCIDENTS de Carlos de Amorim Levita e João Augusto Mattar Neto; STUDY CASE: THE BENEFITS OF SECURITY INFORMATION IN THE CONTEXT OF TELEMEDICINE de Marcelo Vieira Damião e Rogerio de Freitas Ribeiro; CONTROLLING THE ACCEPTANCE LEVEL IN MICRO AND SMALL COMPANIES CITY OF ITA / SC de Maira Krefta, Jacir Favretto e Fernando Maciel Ramos.

A sessão 3(G), com o tema AIS Information Systems Management, que teve como moderador Alex Volnei Teixeira, contou com a apresentação dos trabalhos: MANAGEMENT MODEL THROUGH PERFORMANCE INDICATORS IN AN ACCOUNTING OFFICE de Adriano Dinomar Barp, Silvio Alexandre Zancanaro e Rodrigo Favero; THE RELEVANCE OF IT VALUE IN THE EVALUATION OF COMPANIES THAT MAKE USE OF INTENSIVE INFORMATION: A STUDY FROM THE PERSPECTIVE OF INVESTMENT PROFESSIONALS de Cássio Rogerio Celestino dos Santos, Napoleão Verardi Galegale, Lucy Aparecida de Sousa e Carlos Hideo Arima; APPLICATION OF FUZZY SYSTEM IN ANALYSIS OF THE RETURN ON EQUITY de Lucas Pereira Lopes, Danilo Machado Pires e Franciane de Oliveira Alvarenga; GESTÃO DE PESSOAS E CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA CENTENÁRIA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU/BAHIA de Tiago Dias Rocha, Isac Pimentel Guimarães e Antonio Carlos Ribeiro da Silva; ANALYSIS OF ACCOUNTING FIRMS PERCEPTION IN FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA CONCERNING THE ANCILLARY OBLIGATIONS EFD CONTRIBUTION de Alice Parisi Freitas, Priscila Alano da Rosa, Sérgio Murilo Petri, Luiz Felipe Ferreira e Luana Ramos Figueiredo Petri. Segundo o moderador, houve uma hegemoneidade na qualidade dos trabalhos e de suas respectivas discussões.

Na sessão 3(H), cujo tema foi PRM - Project Management, a moderação foi realizada por Patrícia Viveiros de Castro e Renata Maria Nogueira de Oliveira, e ocorreram as apresentações dos seguintes trabalhos: IMPLEMENTATION STRATEGY IN AN ORGANIZATION OF THE THIRD SECTOR de Bassiro Só, Fernando José Barbin Laurindo, Antonio Cesar Amaru Maximiano e Victor Paulo Kloeckner Pires; INNOVATION FOR SUSTAINABILITY AND INSTITUTES OF SCIENCE AND TECHNOLOGY: A BRAZILIAN CASE STUDY de Bruno Giovanni Mazzola e Karen Esteves Fernandes Pinto; VEILING HOLAMBRA COOPERATIVE: STRATEGIC VISION AND LOCAL DEVELOPMENT de Geani Moller Cavallaro, Émerson Watanabe Furlaneti e Patricia Viveiros de Castro Krakauer. Segundo o moderador, tiveram poucas apresentações, mas com boas discussões e apresentação.

Na sessão 3(I), cujo tema foi XBRL - XBRL and Enterprise Onthology, a moderação foi realizada por Denise Mathias, e ocorreram as apresentações dos seguintes trabalhos: COMING IMPACTS OF XBRL ADOPTION IN FINANCIAL SOFTWARE DEVELOPMENT PROCESSES AND SOFTWARE QUALITY FACTORS: A SYSTEMATIC MAPPING de Marcelo Gomes de Cerqueira e Paulo Caetano da Silva; DETERMINANTS FACTORS CAPITAL STRUCTURE HIGH-TECH COMPANIES OF BRAZIL AND AUSTRALIA de Daniel Fernando Padilha, Andressa Michels, Tarcísio Pedro da Silva e Michele Gonçalves. De acordo com a moderadora, os trabalhos apresentados tinham boa teoria e metodologia.

Na sessão 3(J), cujo tema foi XBRL - XBRL and Enterprise Onthology, a moderação foi realizada por Taciana de Lemos Dias, e ocorreram as apresentações dos seguintes trabalhos: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E MULTIPARADIGMÁTICA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS SOBRE A LINGUAGEM XBRL de Thaís Alves da Silva, Simone Leticia Raimundini Sanches e Reinaldo Rodrigues Camacho; ESTUDO BIBLIOMÉTRICO: CARACTERISTICAS DAS PESQUISAS SOBRE A LINGUAGEM XBRL PUBLICADAS EM JOURNALS DO WEB OF SCIENCE de Cecilia Moraes Santostaso Geron, Edson Luiz Riccio e Marta Cristina Pelucio Grecco. Segundo o moderador, as questões foram relacionadas principalmente com a evolução da pesquisa na área. Abordou-se o tema da escassez de aplicações de XBRL em empresas.

A sessão 4(A) foi sobre o tema AUD Systems Auditing and IT Governnance com moderação de Geruza Rodrigues Thiel, contando com as seguintes apresentações: DECISION-MAKING RIGHTS AND CONTRIBUTION STRATEGIES: STUDY IN A LARGE COMPANY IN THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL de Karen Hackbart Souza Fontana, Geruza Rodrigues Thiel e Adolfo Alberto Vanti; IT GOVERNANCE AND CHANGE MANAGEMENT: IMPACTS OF AVAILABILITY INCREASE IN BUSINESS PLATAFORMS OF A FINANCIAL INSTITUITION de Rolf Henrique Neubarth, Eduardo Ribeiro Guedes, Eduardo Paz Diz de Araújo e Alessandro Marco Rosini; A INVESTIGATION ON THE PERCEPTION OF IT SERVICE PROVIDERS IN RELATION TO PROCUREMENT PROCESS OF THE BRAZILIAN FEDERAL PUBLIC ADMINISTRATION de Luiz Sérgio Plácido da Silva, Renata Teles Moreira e Alexandre M. L. Vasconcelos. Segundo a moderadora, as discussões foram de alto nível, visto que os participantes tinham entendimento e experiência acadêmica e profissional dos tópicos debatidos. Os debates foram de grande valia, com trabalhos de grande contribuição acadêmica.

Na sessão 4(B), com o tema EDU- IS and IT Education and Curriculum Development, a moderadora foi Elyrouse Cavalcante de Oliveira para a apresentação dos trabalhos: THE ACTIONS SCIENCE OF LAB “ILHA DA CIÊNCIA” FOR EDUCATION, SCIENCE AND SOCIAL DEVELOPMENT de Ana Maria Nélo e Antonio José Silva Oliveira; ADOPTION FACTORS OF AN EDUCATIONAL PORTAL de Débora Vicente Richter Brólio, Fernando de Souza Meirelles e Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha; LEGO®MINDSTORMS TECHNOLOGY: SIMULATION OF ELECTRICAL APPLICATIONS TO THE REAL WORLD de Thiago Jabur Bittar; DIGITAL UNIVERSITY, ESENTIAL FOR SUSTENTABILITY OF UNIVERSITIES de Maria de la Luz Sánchez Paz, Julio Alvarez Botello e Eva Martha Chaparro Salinas; RELATIONSHIP BETWEEN INTENTION TO PURCHASE AND CULTURAL INTEGRATION: A CASE STUDY IN AN INSTITUTION OF HIGHER EDUCATION GROUP PRIVATE US de Alexandre Satya, Igor Moraes e Marco Silveira. Segundo a moderadora, todos os trabalhos atingiram bons resultados.

Na sessão 4(C), com o tema ICT - ICT and Information Science, a moderação foi realizada por Rogérios Luís Massensini, que coordenou a apresentação dos trabalhos: INTER-INDEXERS CONSISTENCY ASSESS AND IMPROVEMENT SUGGESTIONS FOR THE VOCABULÁRIO CONTROLADO DO SIBI/USP de Ana Rosa Debastiani e Giovana Deliberali Maiomne; THE INFORMATION ARCHITECTURE AND THE LIBRARIAN de Maria Irene da Fonseca Sá e Felipe de Souza Andrade; WHATSAPP: THE USE OF MOBILE APPS AS AN EDUCATIONAL RESOURCE FOR THE MOBILE LEARNING EDUCATION de Barbara Kobuszewski Volles, Flavio Oliveira e Maria José Domingues; INFORMATION MANAGEMENT IN THE STRATEGIC ALIGNMENT ANALYSIS IN CIVIL ENGINEERING COMPANIES de Claudio R. M. Pessoa, Marco Elisio Marques, Layane Baêta da Silva Borges, Mario Marcio Figueiredo Rosa e Vivian Corrêa Furtado; A BIBLIOMETRIC STUDY OF BIG DATA WITHIN THE PROJECT

MANAGEMENT LITERATURE de Patricia Kuzmenko Furlan e Fernando José Barbin Laurindo.

A sessão 4(D), cujo tema foi EGOV E-Governance and Public Policies, teve como moderador José Alfredo F. Costa e contou com a apresentação dos trabalhos: MANAGEMENT STUDY IN BUSINESS PROCESSES IN MUNICIPAL PUBLIC ADMINISTRTION de Letícia Souza Netto Brandi; SYSTEMATIZATION OF INTER-ORGANIZATIONAL COMMUNICATION FOR EFFICIENCY OF DECENTRALIZED PUBLIC POLICIES IN EDUCATION: A LOOK IN PERNAMBUCO de Ana Amélia B. da Silva, Jairo Simião Dornelas e Américo Nobre Amorim; THE ACTIVE TRANSPARENCY IN SANTA CATARINA MUNICIPALITIES: EVALUATION OF THE INDEX CALL ACCESS TO INFORMATION LAW AND IT DETERMINING de Diana Comin, Fernando Maciel Ramos, Cristiane Zucchi, Jacir Favretto e Camila Candeia Paz Fachi. Segundo o moderador, a sessão foi repleta de boas discussões acerca dos temas apresentados.

Na sessão 4(E), com o tema ESD Engineering and Software Development, moderada por Márcio Aurélio Ribeiro Moreira, foram apresentados os trabalhos: ADAPTED SOFTWARE REQUIREMENTS MANAGEMENT FOR PUBLIC ORGANIZATION de Dyego Alves da Silva, Edgard Costa de Oliveira, Edna Dias Canedo e Hugo Ferreira Martins; RUP APPLICABILITY IN MOBILE SOFTWARE DEVELOPMENT de Márcio Aurélio Ribeiro Moreira e Rogério Josino Oliveira; MODELING THE IMPACT OF SCRUM AND XP IN THE SATISFACTION OF STAKEHOLDERS BASED ON THEMATIC ANALYSIS: A SYSTEMATIC STUDY de Melquizedequi Cabral dos Santos, Aline C. R. Marques, Alexandre M. L. de Vasconcelos, Sandro R. B. Oliveira, Fernando K. Kamei, Andson da Silva Rodrigues e Deuzilene B. Santana; ILLUMINATED ARROW: A RESEARCH METHOD TO SOFTWARE ENGINEERING BASED IN ACTION RESEARCH, SYSTEMATIC REVIEW, TERTIARY REVIEW AND GROUND THEORY de Herez Moise Kattan. Segundo o moderador, tudo ocorreu de forma normal, com boas apresentações e bons debates.

A sessão 4(F) com o tema ITM/CID Information Technology Management, foi moderada por Carlos de Amorim Levita e contou com os trabalhos: THE INTERNET OF EVERYTHING CONVERGENCE AND THE SMART GRIDS: CONCEPTS, APPLICATIONS AND CHALLENGES de Nilo Sergio Maziero Petrin; THE INTERORGANIZATIONAL RELATIONSHIP AND THE FORMATION OF PARTNERSHIPS IN THE SUPPLY CHAIN OF CONSTRUCTION INDUSTRY de Christiane Wagner Mainardes Krainer, Jefferson Augusto Krainer, Cezar Augusto Romano e Guilherme Milléo; SHARING ECONOMY: A CASE STUDY IN A CAR SHARING STARTUP de André de Freitas Girardi e Marcos Abílio Bosquetti; THE INTERNET OF THINGS APPLIED TO BUSINESS: A BIBLIOMETRIC STUDY de Gustavo Perri Galegale, Érica Siqueira, Carolina Bertolucci Hilário e Silva e Cesar Alexandre de Souza. Segundo o moderador, as discussões foram excelentes, pois houve uma grande interação da plateia com os palestrantes, com assuntos muito interessantes.

Na sessão 4(G), cujo tema foi KMG - Knowledge Management and Business Intelligence-, a moderação foi realizada por Fabiano Pereira, que coordenou a apresentação dos trabalhos: UM ESTUDO SOBRE DASHBOARD INTELIGENTE PARA APOIO À TOMADA DE DECISÃO EM EMPRESA DE COURIER de Ivanir Costa; A MODEL FOR COLLECTIVE KNOWLEDGE REPRESENTATION IN IDEA MANAGEMENT SYSTEMS de Willian Rochadel, Gertrudes A. Dandolini e João Artur de Souza; THE CONTRIBUTION OF STRATEGIC AND ANTICIPATIVE

INTELLIGENCE TO MITIGATE DAMAGES ARISING OUT OF FRAUD ELECTRONIC de Mariana Lima Saliby e Raquel Janissek-Muniz; USING SELF- ORGANIZING MAP ON MARKET SEGMENTATION AND GROUPS VALIDATION WITH STRUCTURAL EQUATION MODELING: AN APPLICATION IN MOBILE COMMUNICATION SERVICES de Gutembergue Soares da Silva, André Pedro Fernandes Neto, Teófilo Câmara Mattozo e José Alfredo Ferreira Costa; KNOWLEDGE MANAGEMENT, PERSPECTIVES ON CURRENT

INNOVATION STUDIES: FINDINGS AND FUTURE RESEARCH DIRECTIONS de Alessandro Marco Rosini, José Augusto Grassi, Marcelo Silva de Andrade, Izabel Cristina Petraglia e Maria da Gloria Marcondes Gohn; THE PERCEPTION OF ENVIRONMENTAL SCANNINGS INFLUENCE IN ORGANIZATIONAL DECISION MAKING de Raquel Janissek-Muniz, Daiane de Souza Roman e Natália Marroni Borges. De acordo com o moderador, a teoria, metodologia e a qualidade de debate foram satisfatórios.

A sessão 4(H), com o tema ICT - ICT and Information Science, teve como moderadora Cibele Araújo C. M. Santos e contou com a apresentação dos trabalhos: A DATA QUALITY MODEL IN A DATA WAREHOUSE de Tania Maria Antunes Cernach, Renata Maria Nogueira de Oliveira, Edit Grassiani e Carlos H. Arima; INFORMATION LITERACY AND ONLINE PRIVACY de Ivan Siqueira; PROPOSAL OF INFORMATION RECOVERY PLATFORM IN INFORMATIONAL ACADEMIC SOURCES de Ana Caroline Souza Paulo Fachini, Caio Saraiva Coneglian, Elvis Fusco e José Eduardo Santarém Segundo. Segundo o moderador, os apresentadores e apresentações foram excelentes, com trabalhos e pesquisa muito bons.

A sessão 4(I), com o tema ISM Information Systems Management/ AIS Accounting and Enterprise Information Systems, teve como moderadora Taciana de Lemos Dias e contou com a apresentação dos trabalhos: VALOR FINANCEIRO COMO INDICADOR DA ACURACIDADE DA BASE DE DADOS - SIA/SUS de Denise Mathias e Chennyfer Dobbins Paes Rosa; DECISION-MAKING IN MANAGEMENT AREA FROM EVICENDE BASED THEORY: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW de Márcio Silveira, Henrique Freitas e Carla Bonato Marcolin; UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE E PROPRIETÁRIO: UM ESTUDO EM EMPRESAS LOCALIZADAS NO CENTRO INDUSTRIAL SUBAÉ-BA de Ivo Pedro Gonzalez Júnior, Fábio Madureira Garcia, Leandro Farias Mascarenhas e Patricia Santos Silva Sanatana de Melo; PERMANENT PRESERVATION AREA: THE RIGHT TO BUILD ON THE BANKS OF WATERCOURSES de Andressa Rocha Lhamby, Gustavo Borba Benetti, Victor Paulo Kloeckner Pires, Luciana Benetti e Bassiro Só; ERP SYSTEMS IN SCIELO DATABASE (2000 TO 2015): AN INTEGRATIVE REVIEW de Paulo Cristiano de Oliveira, Jonathan Alves e Davi Almeida. De acordo com a moderadora, as apresentações foram boas, com bons resultados e ótima qualidade de debate.

JUNE 3 / 3 DE JUNHO (FRIDAY / SEXTA-FEIRA)

Na sessão 5(A), com o tema ITM - Information Technology Management, a moderação foi realizada pela Jacir Favretto e foram apresentados os seguintes trabalhos: AN ASSESSMENT OF THE RELATIONSHIP BETWEEN CHOICES IN AN ERP IMPLEMENTATION FOR HUMAN RESOURCES AND HR-IT STRATEGIC ALIGNMENT MATURITY de Alexandre Ricardo Peres e Fernando José Barbin Laurindo; A PROPOSAL FOR IMPROVING PRODUCTIVITY IN TEAM IT TECHNICAL SUPPORT METHOD USING THE SCRUM de Caciara Rosa Hedlund, Aline M. M. Kronbauer, Fernando Hadad Zaidan e Rafael Barasuol Rohden; PROMOTING AND INHIBITING FACTORS FOR IMPLEMENTING THE EDI IN THE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT : A CASE STUDY IN THE BRAZILIAN AUTOMOTIVE SECTOR de Washington Carvalho de Sousa, Ivan Martins Barbosa, Ivanir Costa e Geraldo Cardoso de Oliveira Neto; INVESTMENTS IN INFORMATION TECHNOLOGY AND THE ACCESS OF BRAZILIAN POPULATION TO BANKING SERVICES AND FACILITIES de Oscar Bombonatti Filho, Marcos Antonio Gaspar, Marcos Vinicius Cardoso e Ivanir Costa; ANALYSIS ON TELECOM: ASPECTS OF QUALITY AND RISK IN CUSTOMER SERVICE de Priscila Facciolli Tavares, Liliam Sakamotto, Genivaldo Carlos da Silva e Jair Minoro Abe. Segundo o moderador, tiveram excelentes trabalhos, com boas apresentações e discussões.

Na sessão 5(B), com o tema PRM Project Management, a moderação foi realizada por Rolney Carlos Baptestone, e foram apresentados os seguintes trabalhos: THE IMPORTANCE OF MARKETING IN MANAGEMENT PROJECT de Juciele Casagranda, Carla de Almeida Martins Basso, Monalisa Pivetta da Silva e Ana Márcia Debiasi Duarte; DIRECTIONS FOR BUILDING AN APPROACH TO INNOVATIVE

SOFTWARE PROJECT MANAGEMENT de Marcelo Luiz Monteiro Marinho, Hermano Perrelli de Moura e Robson Godoi de A. Maranhão; THE IMPORTANCE OF RISK MANAGEMENT IN STUDIES OF TECHNICAL FEASIBILITY FOR URBAN BUSSES BODIES de Carlos Alberto Rodrigues, Carla de Almeida Martins Basso, Ana Márcia Debiasi Duarte Basso e Monalisa Pivetta da Silva Basso.

Na sessão 5(C), com o tema AIS Accounting and Enterprise Information Systems, a moderação foi realizada pela José Alfredo F. Costa e foram apresentados os seguintes trabalhos: A COMPARISON BETWEEN FUZZY MODEL AND LINEAR REGRESSION IN A RELATIONSHIP BETWEEN THE WORKING CAPITAL MANAGEMENT AND THE COMPANY’S RISK de Lucas Pereira Lopes e Beatriz Rezzieri Marchezini; REDES COLABORATIVAS EM CONTABILIDADE LEAN: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA PRODUÇÃO ESTRANGEIRA NO BRASIL de Hugo Costa de Macêdo, Carla Macedo Santos, Rosenery Loureiro Lourenço, Samuel Cogan e José Américo Pereira Antunes; THE IMPACT OF ICTS ON PRODUCTIVITY AND ORGANIZATIONAL FORMS IN SMES. SINALOA CASE de Rosalinda Gámez Gastélum; FINANCIAL STATEMENTS ADHERENCE DISCLOSED BY HIGHER EDUCATION INSTITUTION LISTED ON BM&DBOVESPA TO ACCOUNTING STANDARD CPC15 de José Antonio Calastro Junior, Octávio Ribeiro Mendonça Neto e Cecília Moraes Santostaso Geron. De acordo com o moderador, as apresentações e os resultados foram satisfatórios.

Na sessão 5(D), com o tema AUD Systems Auditing and IT Governnance, a moderação foi realizada por Ediardo Ribeiro Guedes e foram apresentados os seguintes trabalhos: MATURITY LEVEL OF INFORMATION TECHNOLOGY GOVERNANCE IN COMPANIES OPERATING IN BRAZIL de Andréa de Paiva Gonçalves, Marcos Antonio Gaspar e Marcos Vinicius Cardoso; THE ROLE OF IS AUDITING IN ASSURANCE SERVICES de Joshua Onome Imoniana; THE RELATIONSHIP BETWEEN ECONOMIC-FINANCIAL PERFORMANCE AND BRAZILIAN SOCCER TEAMS AUDIT REPORTS de Cleston Alexandre dos Santos, Thiago Bruno de Jesus Silva e Paulo Roberto da Cunha; FOUNDATIONS FOR AN AGILE GOVERNANCE MANIFESTO: A BRIDGE FOR BUSINESS AGILITY e Alexandre J. H. de O. Luna, Philippe Kruchten, Edson Luiz Riccio e Hermano P. de Moura. Segundo o moderador, tiveram debates metodológicos relevantes, com poucos trabalhos utilizando pesquisa experimental. Todos ressaltaram a importância de trazer temas mais relevantes e próximos dos problemas reais para a academia.

Na sessão 5(E), com o tema EGOV E-Governance and Public Policies, a moderação foi realizada por Sanete Irani de Andrade e foram apresentados os seguintes trabalhos: A METHOD FOR EXTRACTION OF THE CITIZEN SERVICE CHARTER FROM BUSINESS PROCESSES de Renata Gomes Mendes, Denis Silva da Silveira e Rafael Batista Duarte; THE CITIZENS’ ENGAGEMENT ON LOCAL GOVERNMENTS

FACEBOOK PAGES OF BRAZILIAN LARGE CITIES de Adriano Santos Rocha Silva; PROPOSTA DE ARQUITETURA PARA REPUBLICAÇÃO DE DADOS ORÇAMENTÁRIOS BRASILEIROS SEGUNDO PARADIGMA DA WEB SEMÂNTICA de André Thomaz Gandolpho de Mello, Gisele da Silva Craveiro e José de Jesus Pérez Alcazár. Segundo a moderadora teve uma excelente participação dos presentes na apresentação, com discussões proveitosas.

Na sessão 5(F), com o tema ESD Engineering and Software Development, a moderação foi realizada pela Fernanda Rodrigues e foram apresentados os seguintes trabalhos: WHAT IS HIDDEN IN A HEURISTIC EVALUATION: TACTICS FROM THE EXPERTS de André de Lima Salgado, Renata Pontin de Mattos Fortes, Silvana Maria Affonso de Lara e André Pimenta Freire; BPM AS GUIDE TO MODEL DRIVEN ARCHITECTURE APPLIED TO PUBLIC AREA: A SYSTEMATIC REVIEW de Rafael Ribeiro Déda, Methanias Colaço Jr. e Adicinéia Aparecida Oliveira; USING KANBAN IN OUTSOURCED GOVERNMENT PROJECTS OF MANAGEMENT MAINTENANCE DEMANDS: A DESCRIPTIVE RESEARCH de Jads Victor Paiva dos Santos, Ana Paula Vargas de Noronha, Rejane Maria da Costa Figueiredo e Elaine Venson. Segundo a moderadora, mesmo com a ausência de dois trabalhos, a fundamentação teórica e a metodológica dos trabalhos apresentados foram excelentes.

Na sessão 5(G), com o tema SOC Social Issues in IS and IT, a moderação foi realizada por Ângelo Mário Vieira Amorim e foram apresentados os seguintes trabalhos: ICC – INTEGRATED COGNITIVE COMPETENCES TO INCORPORATE TECHNOLOGY INTO EDUCATIONAL PROCESSES de João Carlos Wiziack, Massimo Di Felice e Vitor Duarte dos Santos; JOSÉ SARAMAGO: UM OLHAR SOBRE A GLOBALIZAÇÃO E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO de Maria Irene da Fonseca Sá; INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO SURDO NO MERCADO DE TRABALHO de Ivo Pedro Gonzalez Junior, Fábio Madureira Garcia e Flúvia Gabriella Magalhães de Oliveira. O moderador informou que todos os trabalhos foram apresentados, com bons resultados e debates.

Na sessão 5(H), com o tema SEC IT and IS Security, a moderação foi realizada por Evandro Luiz Lopes e foram apresentados os seguintes trabalhos: INFORMATION SECURITY RISK MANAGEMENT AND ITS APPLICATION IN A FEDERAL PUBLIC INSTITUTION de Carlos Hideo Arima, Getulio Akabane, Jackson Gomes Soares Souza, Leonardo Kussama e Renata Oliveira; ROGUE ACCESS POINT: INSECURITY IN ACCESSING OPEN WIRELESS NETWORKS de Jean Eurípedes do Carmo Vieira e Rogerio de Freitas Ribeiro; NETWORK SECURITY ASSESSMENT WITH SAN ISCSI PROTOCOL de Márcio Aurélio Ribeiro Moreira e Walter Lázaro Noronha. Segundo o moderador, as discussões foram ótimas.

A sessão 6(A), com o tema INT - Internet and Virtual Communities and Social Networks, teve como moderador Jairo Simão Dornelas e Caciara Rosa Hedlung e contou com a apresentação dos trabalhos: INTEGRATING CROWDSOURCING PLATFORMS INTO THE OPEN INNOVATION PROCESS de Claudia Aparecida de Mattos, Kumiko Oshio Kissimoto e Fernando José Barbin Laurindo; BUILDING AN ONTOLOGY FOR THE INTERNET OF THINGS (IOT) STANDARDS de Fabio Cossini e Marcelo Novaes de Rezende; A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NAS EMPRESAS NO SETOR DE VAREJO de Alessandro Marco Rosini, Gabriela Salomão, Maria Cristina Tecilla, Orlando Roque da Silva e Milton Chagas; ADOPTION OF INFORMATION TECHNOLOGY: BIBLIOMETRIC STUDY OF SEVEN YEARS (2009-2015) OF CONTECSI, ENANPAD AND ENADI de Rodrigo Cesar Reis de Oliveira, Ivo Pedro Gonzalez Júnior e Ernani Marques dos Santos; GAME THEORY-BASED MODEL FOR INVESTMENT DECISION IN STRATEGIC PLANNING ICT de Fabio Gomes Rocha, Antonio Fernando Cruz Santos, Daniel Dias Santa Rosa, Rogério Patrício Chagas do Nascimento, Alfran Pereira Júnior e Michel dos Santos Soares; IT STRATEGIC ALIGNMENT: A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF BRAZILIAN STUDIES de Marcus Vinícius Medeiros de Araújo, Jairo Simião Dornelas. De acordo com o moderador, foram discutidos diversos pontos sobre a temática apresentada.

A sessão 6(B), com o tema ISM - Information Systems Management-, teve como moderador Marcelo Eloy Fernandes e contou com a apresentação dos trabalhos: BUYING NOT TO USE? FACTORS OF ACCEPTANCE AND USE OF INFORMATION TECHNOLOGY de Maisle Alves Moraes de Souza, Jefferson David Araujo Sales e Jairo Simeão Dornelas; PRIORITIZATION OF THE FUNCTIONS FOR ERP IMPLEMENTATION ON PRODUCTION MANAGEMENT BY INTEGRATION OF AHP AND DELPHI METHODS de Abilio Augusto dos Passos, Fábio Ferraz Júnior, Cláudio Luis Piratelli e Marcelo Eloy Fernandes; UM ESTUDO USANDO DATA MINING COM O ALGORITMO DENSITY BASED SCAN ALGORITHM WITH NOISE (DBSCAN) NA CLUSTERIZAÇÃO DE PERFIS DE EMPREGADOS ABSENTEÍSTAS E PRESENTEÍSTAS de Andréa Martiniano; CHALLENGES IN THE IMPLEMENTATION OF INFORMATION SYSTEMS TO SUPPORT THE FUNCTIONS OF ORGANIZATIONAL MEMORY de José Antônio Afonso Nonato, Gilberto Perez, Alberto de Medeiros Jr. e Carlos Eduardo Pereira; REACTION TO ORGANIZATIONAL CHANGE: IMPLEMENTATION OF AN INTEGRATED MANAGEMENT SYSTEM de Sady Mazzioni, Gabriela Necker Ruver, Daniela Di Domenico e Denise Isabel Rizzi. Segundo o moderador, todos os artigos foram apresentados e tudo ocorreu bem.

Na sessão 6(C), com o tema KMG - Knowledge Management and Business Intelligence, teve a moderação de Gilberto Perez e contou com a apresentação dos trabalhos: RESEARCH OF DETERMINING THE SATISFACTION OF TOURISTS WITH TOURIST DESTINATION NATAL / RN – BRAZIL de Teófi lo Câmara Mattozo, Gutembergue Soares da Silva, André Pedro Fernandes Neto e José Alfredo Ferreira Costa; COMPETITIVE INTELLIGENCE: ANALYSIS OF THE BRAZILIAN SCIENTIFIC PRODUCTION IN CONGRESSES IN THE PERIOD 2006-2015 de Guilherme Rodrigues Alonço e Gilberto Perez; DATA MINING IN EDUCATIONAL ENVIRONMENTS: A PRACTICAL APPLICATION OF INSTITUTIONAL SELF EVALUATION DATA de Jaqueline Aparecida Jorge Papini; KNOWLEDGE AND INFORMATION MANAGEMENT IN MICRO ENTERPRISE: AN EXPLORATORY STUDY IN ONE RESTAURANT OF PIRACICABA/SP de Sanete Irani de Andrade, Angela Trimer de Oliveira e Wanda Aparecida Machado Hoffmann. Segundo o moderador, os trabalhos tiveram boa apresentação e metodologia.

A sessão 6 (D), com o tema ITM - Information Technology Management, teve como moderador Fábio Luís Falchi de Magalhães e contou com a apresentação dos trabalhos: MANAGEMENT OPERATIONAL RISK: A CASE STUDY OF RESPONSE CAPACITY TO OPERATING INCIDENTS IN FINANCIAL ENTERPRISES de Rolf Henrique Neubarth, Renata Carolina Grotta, Eduardo Ribeiro Guedes e Alessandro Marco Rosini; USE OF FMEA AS A RISK MANAGEMENT TOOL APPLIED TO THE PLANNING PROCESS IT HIRING IN GOVERNMENT SECTOR de Dyego Alves da Silva, Edgard Costa de Oliveira, Edna Dias Canedo e Simone Borges Simão Monteiro; INFORMATION TECHNOLOGY STRATEGIC PLANNING: ANALYSIS OF CONCEPTS, FRAMEWORKS AND PROCESSES PRESENTED IN TEXTBOOKS PUBLISHED IN BRAZIL de Fábio Luís Falchi de Magalhães, Marcos Antônio Gaspar e José Guilherme Ferraz de Campos. De acordo com o moderador, a audiência foi muito boa, com uma ótima qualidade de debate.

Na sessão 6(E), o tema HEA - Healthcare Information Systems and Technology-, foi moderado por Sthefan Berwanger e contou com a apresentação dos trabalhos: HEALTHCARE INFORMATION SYSTEMS INTEGRATION USING SOA: A SYSTEMATIC REVIEW de Otávio Manoel Pereira Siqueira, Robert Anderson Nogueira de Oliveira e Adicinéia Aparecida de Oliveira; PROPOSITION RESTRUCTURING THE WORKFLOW OF A SURGICAL CENTER OF A PUBLIC HOSPITAL THROUGH PROCESS MAPPING de Georgia Kerley da Silva e Márcia Cristina Zago Novaretti; THE HEALTH ELECTRONIC REGISTRATION AND IT’S INSTALLED BASE TENSIONS de Alandey Severo Leite da Silva, Gustavo Henrique Matos Bezerra Motta. Segundo o moderador, a audiência contribuiu com as discussões, gerando insights para os demais pesquisadores.

A sessão 6(F) tratou do tema KMG - Knowledge Management and Business Intelligence-, teve como moderador Adriano Santos Rocha Silva e contou com a apresentação dos trabalhos: THE ROLE OF BIBLIOMETRIC RESEARCH ON THE PERFORMANCE EVALUATION OF RESEARCH INSTITUTIONS: THE EMBRAPA CASE de Roberto de Camargo Penteado Filho, Wilson Corrêa da Fonseca Júnior e Antonio Flavio Dias Avila; EXPORT PERFORMANCE IN LOGISTICS SERVICE LEVEL: A STUDY CASE IN AFTERMARKET PARTS SUPPLIER de Fernanda Rodrigues e Paulo Sérgio de Arruda Ignácio; THE COGNITIVE COMPUTING IN THE ANALYSIS OF COMPLEX SYSTEMS de Carlos de Amorim Levita e João Augusto Mattar Neto. Segundo o moderador, a sessão contou com ótimas apresentações e debates de alto nível, com destaque para os temas de computação cognitiva e produção científica.

Na sessão 6(G), cujo tema era PRM Project Management, a moderação foi realizada por André de Lima Salgado e contou com a apresentação dos trabalhos: PROJECT PORTFOLIO MANAGEMENT: A BIBLIOMETRIC ANALYSIS BETWEEN THE 2011 AND 2015 de Rolney Carlos Baptestone e Roque Rabechini Jr.; PROJECT MANAGEMENT APPLIED ON NEW PRODUCTS DEVELOPMENT IN MICRO AND SMALL-SIZED TECHNOLOGY-BASED FIRMS: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW de Edson Rezende de Souza e Cristina Dai Prá Martens. De acordo com o moderador, fizeram uma discussão rica e participativa. Entendeu-se que, considerando o cenário atual de crise no mercado brasileiro, programas de mestrado profissional aparecem como caminhos estratégicos para o intercâmbio entre literatura e mercado sobre informações de caráter atual a fim de discutir possíveis soluções.

A sessão 6(H), com o tema ICT - ICT and Information Science, moderada por Marcos Vinicius Cardoso, contou com a apresentação dos trabalhos: TERMOWEB: APLICATIVO PARA A BASE DE ESTUDOS TERMINOLÓGICOS EM ARTE de Vânia Mara Alves Lima, Ivani Di Grazia Costa, Magda de Oliveira Guimarães, Ednilson Gesseff e Francisco José Lopes; SOCIAL NETWORKING AS A MARKETING TOOL FOR SCHOOL LIBRARIES AND READING ROOMS de Rodolfo Calil Lessa e Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos; INFORMATION USER STUDIES: SEARCH, ACCESS AND OWNERSHIP OF INFORMATION IN THE WEB OF DATA de Francisco Carlos Paletta e Ligia Capobianco. De acordo com o moderador, a sessão teve grande foco em aspectos relacionados à biblioteconomia, com ênfase ao papel do profissional na participação de desenvolvimento de tecnologia e acesso à informação na rede pública.

A sessão 6(I), com o tema ITM - Information Technology Management/ HEA Healthcare Information Systems and Technology, moderada por Ivanir Costa, contou com a apresentação dos trabalhos: MOTIVATORS FACTORS AND INHIBITORS FOR MEMBERSHIP OFADMINISTRATIVE PROFESSIONALS TO WORK ON A GYMNASTICS AUTOMOTIVE INDUSTRY de Diego Nogueira Rafael e Evandro Luiz Lopes; CO-CREATION OF VALUE IN RESPECT OF DIAGNOSTIC HEALTH

SERVICES CONSUMPTION AND ITS EFFECT ON OPERATION OF THE PROCESSES OF A LARGE LAB de Flávio de Carvalho Perpétuo e Antônio Pires Barbosa; GUIDE FOR VERIFICATION OF NON FUNCTIONAL REQUIREMENTS

OF GLOBAL SYSTEMS USING ARCHITECTURAL TECHNIQUES de Lair Martes Júnior e Reginaldo Arakaki; A STUDY ABOUT INNOVATION AND COMPETITIVENESS AT BRAZILIAN STARTUPS ON TECHNOLOGY SEGMENT de Silvano França, Rosangela Riccotta e Alessandro Marco Rosini; MÉTODO PARA DESCREVER ARQUITETURA CORPORATIVA BASEADO EM PADRÕES DE GESTÃO DE ARQUITETURA CORPORATIVA E TOGAF de César Eduardo Ferreira da Costa, Jorge Luís Risco Becerra. Segundo o moderador, os temas dos trabalhos foram heterogêneos. O destaque foi para o “modelo de negócio para crowdsourcing social” que pode contribuir com sucesso para o empreendedorismo social.

I) TRABALHOS QUE RECEBERAM MENÇÃO HONROSA NO 13º CONTECSI-2015:

O 13º CONTECSI também se preocupou em destacar os melhores trabalhos apresentados no evento, tanto do ponto de vista acadêmico quanto prático. Para tanto, foram levados em consideração os pareceres dos membros do comitê científico do evento para a classificação dos três melhores trabalhos. Assim, receberam menção honrosa, os seguintes autores com os respectivos trabalhos:

Best Paper Award - 13th CONTECSI / Melhores trabalhos do CONTECSI indicado pelos avaliadores:

HEALTHCARE INFORMATION SYSTEMS INTEGRATION USING SOA: A SYSTEMATIC REVIEW

Otávio Manoel Pereira Siqueira (Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, Sergipe, Brasil)

Robert Anderson Nogueira de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, Sergipe, Brasil)

Adicinéia Aparecida de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, Sergipe, Brasil)

JOSÉ SARAMAGO: UM OLHAR SOBRE A GLOBALIZAÇÃO E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Maria Irene da Fonseca e Sá (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)

INTERNET DAS COISAS APLICADA A NEGÓCIOS – UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Gustavo Perri Galegale (Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil)

Érica Siqueira (Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil)

Carolina Bertolucci Hilário e Silva (Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil)

Cesar Alexandre de Souza (Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil)

Best POSTER Award - 13th CONTECSI / Melhores trabalhos de Graduação – POSTER do CONTECSI indicado pelos avaliadores:

I. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Maquele Antunes de Oliveira (Tecnóloga em Gestão da Produção Industrial

Centro Paula Souza - Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

Orientador: Prof. Eng. Marcus Vinícius Branco de Souza (Centro Paula Souza – Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

II. FATEC RPG: JOGO INTERATIVO VIA RPG MAKER VX ACE

Maylon Pires Macedo

Guilherme Rosa de Moraes

Vitor Emanuel Queiroz Ferreira

(Acadêmicos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Centro Paula Souza - Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

Orientadora: Prof. Drª Andressa Silvério Terra França (Centro Paula Souza - Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

Co-orientador: Prof. Ms. Jefferson Biajone (Centro Paula Souza - Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

III. ECOBIN – PROPOSTA DE UM JOGO PARA APRENDER A DESCARTAR LIXO “A GAMIFICAÇÃO DO DESCARTE DO LIXO”

Thiago Oliveira Correia (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Centro Paula Souza - Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

Orientador: Prof. Eng. Ms.Marcus Vinícius Branco de Souza (Centro Paula Souza - Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

Coorientador: Prof.Ms.José Ricardo Favoretto (Centro Paula Souza - Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

MENÇÕES HONROSAS

I.BUYZE: APLICATIVO FACILITADOR DE COMPRAS

Pedro Augusto Ferreira (Acadêmico de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Centro Paula Souza - Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

Orientadora: Prof. Drª Andressa Silvério Terra França (Centro Paula Souza - Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

II. APP WIKIBEER: Aplicativo de reconhecimento de imagem para conhecimento de fatos e curiosidades sobre cerveja através de sua logomarca

Fabiano Endo Furuta

Léo Vartapelli Dadona

Thiago Diniz de Vasconcellos (Acadêmicos do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Centro Paula Souza - Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

Orientador: Prof. Esp. Rodrigo Diniz (Centro Paula Souza - Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

Co-orientador: Prof. Ms. Renato Tilelli (Centro Paula Souza - Fatec de Itapetininga, São Paulo, Brasil)

 

UNIVERSITY OF SAO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Prof. Dr. Marco Antonio Zago

Rector | Reitor

Prof. Dr. Vahan Agopyan

Vice-Rector | Vice-Reitor

SCHOOL OF ECONOMICS, BUSINESS AND ACCOUNTANCY

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

Prof. Dr. Adalberto Fishmann

Diretor | Dean

Prof. Dr. Joaquim José Martins Guilhoto

Vice-Dean | Vice-Diretor

Prof.Dr. Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima

Head of Accountancy and Actuary Department | Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária

Prof. Dr. Kavita Miadaira Hamza

President of CCInt - International Cooperation Office - FEA USP TECSI Director - University of São Paulo

Organization | Organização

FEA USP – Universidade de São Paulo

TECSI – Information Systems and Technology Management Lab

Support | Apoio

FEA USP – Universidade de São Paulo

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Uninove – Universidade Nove de Julho

Participation | Participação

Mackenzie University

CETAC, Universidade do Porto - Portugal

Rutgers Accounting Research Center (University of New Jersey) - United States of America

AIS – Brazil Chapter

Partners | Parceiros

AIS – Association for Information Systems

ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração

ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade

CARLAB - Rutgers Business School, The State Uiversity of New Jersey, USA

Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer

CETAC – Centre for Studies in Technologies, Arts and Communication Sciences, Porto Univ., Portugal

Êxito- Editora Comunicação & Eventos

ISACA – Audit and Control Association

FEBRABAN

FIPECAFI – Fundações Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras GESITI

São Paulo Convention & Visitors Bureau

University of Insubria, Italy

Universidade do Porto, Portugal

Rutgers University, Estados Unidos

SCIENTIFIC COMMITTEE| COMITÊ CIENTÍFICO

A A. A. Vanti University of Vale do Rio dos Sinos, Brazil

A. C. Santos Federal University of São Carlos, Brazil

A. Fischmann University of São Paulo, Brazil

A. M. Rosini Catholic University of Sao Paulo, Brasil

A. Malheiro University of Porto, Portugal

César Augusto Biancolino University of Sao Paulo, Brazil

Cibele Araújo C. M. dos Santos University of Sao Paulo, Brazil

D. A. Rezende Catholic University of Paraná, Brazil

E. L. Riccio University of São Paulo, Brazil

E. M. Luciano Fed.University of Rio Grande do Sul, Brazil

Elsa Mireya Rosales Estrada Autonomous University of the State of Mexico, Mexico

Eva Martha Chaparro Salinas Autonomous University of the State of Mexico, Mexico

Fernando Modesto University of Sao Paulo, Brazil

Francisco Carlos Paletta University of Sao Paulo, Brazil

F. Colmenero Ferreira Univ. de Madeira, Portugal

F. J. B. Laurindo University of São Paulo, Brazil

G. L. Jamil Ed and Culture Found of Minas Gerais, Brazil

G. Perez Mackenzie Presbyterian Institute, Brazil

G. Schwartz University of São Paulo, Brazil

Giovana Deliberali Maimone University of Sao Paulo, Brazil

H. Freitas Federal Univ. of Rio Grande do Sul, Brazil

J. A. F. Costa Federal University of Rio G. Norte, Brazil

J.Imoniama University of São Paulo, Brazil

J. O. De Sordi Catholic University of Santos, Brazil

J. P. Alcazar University of São Paulo, Brazil

J. Rodrigues Filho Federal University of Paraiba, Brazil

J.D. Oliveira Neto University of São Paulo/RP, Brazil

Julio Alvarez Botello Autonomous University of the State of Mexico, Mexico

L. C. Rodrigues Uninove, Brazil

L. Quoniam Aix-Marseille Université, France; UNINOVE, Brazil

L. Ortega University of São Paulo, Brazil

M. A. H. Fedichina Catholic University of Sao Paulo, Brazil

M. G. Sakata University of Sao Paulo, Brazil

M.A. Gouvêa University of São Paulo, Brazil

Michael Alles State University of New Jersey, USA

N. Reinhard University of São Paulo, Brazil

O. R. de Mendonça Neto Mackenzie University, Brazil

P. Caetano da Silva University of Salvador, Brazil

R. G. Gonçalves University of São Paulo/RP, Brazil

R. Pacheco da Costa University of São Paulo, Brazil

R.M.C. Figueiredo University of Brasilia, Brazil

S. R. P Alves Polytechnic Institute of Leiria, Portugal

T. A. Peters FEI, Brazil

V. B. de Holanda Ministry of Planning - Brazil

V.Barros University of Minho, Portugal

V. Slomski University of São Paulo, Brazil

COORDINATOR | COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Edson Luiz Riccio

President of CCInt FEA USP –TECSI Director

University of São Paulo

ORGANIZING COMMITTEE | COMITÊ ORGANIZADOR

Prof. Dr. Edson Luiz Riccio | CHAIR CONTECSI

TECSI Director, University of São Paulo

Prof. Dr. Miklos Vasarhelyi | CHAIR WCARS

Director of Rutgers Accounting Center, Rutgers Business School, The State University of New Jersey, USA

Prof. Dr. Armando Malheiro da Silva | CHAIR ICT Panel

CETAC – Centre for Studies in Technologies, Arts and Comunication Sciences, Porto University, Portugal

Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta | CHAIR TOI

ECA USP, University of São Paulo

Prof. Dr. Eduardo Dias | CHAIR IT Management

POLI USP, University of São Paulo

Prof. Dr. George Leal Jamil | CHAIR Doctoral Consortium and Master Colloquium

Prof. Dr. Luc Quoniam | Aix-Marseille Université, France; UNINOVE, Brasil

Prof. Dr. Christophe Benavent | CEROS, Université Paris Ouest Nanterre, France

Prof. Dr. JaeJon Kim | Chonnam National University, South Korea

Prof. Dr. Luiz Milanesi | ECA USP, University of São Paulo, Brasil

Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro | ECA USP, University of São Paulo, Brasil

INVITED KEYNOTE SPEAKER/ PALESTRANTES CONVIDADOS

Prof. Dr. Jae Kyu Lee | Korea Advanced Institute of Science and Technology, Korea

Prof. Dr. Walter Castelnovo | University of Insubria, Italy

Prof. Dr. Armando Malheiro da Silva | CETAC, Porto University, Portugal

Prof. Dr. Miklos Vasarhelyi | CARLAB Rutgers Business School, USA

Prof. Dr. José Antonio Moreiro González | Universidad Carlos III de Madrid, Spain

SUPPORT ORGANIZATION COMMITTEE | COMITÊ ORGANIZADOR DE APOIO

Profa. Dra. Marici Gramacho Sakata | TECSI FEA USP Researcher, Brazil

Prof. Victor Freitas de Azeredo Barros | Algoritmi Centre/ University of Minho, Portugal

Henrique Schulz | Webmaster TECSI/FEA/USP

Sauro D. Filho, Vinícius T. Nagawa, Carol K. Uehara | Equipe TECSI/FEA/USP

AUTORES

O 13º CONTECSI dispôs de um espaço no stand para anunciar o lançamento de livros dos autores presentes, relativos aos assuntos relacionados ao evento. Assim, todos os autores puderam divulgar e lançar seus livros no congresso. O espaço em questão não foi destinado à venda, mas à divulgação das referidas obras.

Address for correspondence / Endereço para correspondência Edson Luiz Riccio, Professor Livre Docente da FEA USP, diretor do TECSI/FEA/USP e coordenador do 12º CONTECSI. Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 FEA 3 São Paulo / SP / 05508-900 / E-mail: elriccio@usp.brMarici Cristine Gramacho Sakata, Pos Doutora em Ciência da Informação pela Univ. do Porto e Doutora em Comunicação pela ECA USP. Pesquisadora do TECSI/FEA/USP / E-mail: mcsakata@usp.br

Creative Commons License  This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.