SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4Kinematical and neuromuscular aspects related to performance during the swimming start author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509

Rev. bras. educ. fís. esporte vol.25 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092011000400001 

EDITORIAL

 

 

O presente número fecha o volume 25 de 2011 da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - RBEFE. E, como é de se esperar de um fechamento, aproveitamos para fazer um balanço sobre nossas realizações desse ano, pois este se trata de um passo muito importante e essencial para a prospecção sobre os desdobramentos futuros.

Finalizamos um ano de significativos avanços. A política de publicação foi reformulada de modo a considerar artigos originais relacionados às subáreas de Biodinâmica (bioquímica, fisiologia, biomecânica, medicina, nutrição, etc.), Sociocultural (história, filosofia, antropologia, sociologia, política, economia, administração, etc.), Pedagógica e Comportamental (pedagogia, psicologia, comportamento motor, etc.), além de ensaios.

Os processos de submissão, avaliação e editoração passaram a ser feitos eletronicamente (http://submission.scielo.br/index.php/rbefe/login). Visando facilitar e agilizar os processos de avaliação, os prazos de resposta dos consultores e autores foram re-ajustados, e foi introduzido um formulário de avaliação contendo os principais itens a serem observados por ambos.

Além de entrar nos portais SciELO e de REVISTAS da USP, o alcance da RBEFE foi estendido, passando a receber textos em três línguas - português, inglês e espanhol.

O conselho editorial foi ampliado com a inclusão de renomados pesquisadores da subárea Sociocultural da Europa, Ásia e América do Norte. E, ao corpo de consultores foram acrescidos pesquisadores de Universidades da América do Sul, Central e do Norte, além de outros da Europa e Austrália. Acrescenta-se que a proporção de consultores originários de outros Estados que não São Paulo, também foi aumentada substancialmente.

Com a consolidação desse novo padrão de qualidade que reflete a tradição e contribuição ao avanço do conhecimento nas áreas de Educação Física e Esporte, a RBEFE finaliza um ano de muito trabalho e repleto de realizações, com a certeza de estar iniciando uma nova era em sua trajetória. A maior visibilidade da RBEFE, a abrangência de seu corpo de consultores comprometidos com a rigorosidade e agilidade nos pareceres, adicionados à submissão de artigos com elevada qualidade nas três subáreas, sinalizam para um futuro promissor, congruente com o papel da RBEFE no que tange a disseminação de conhecimento de qualidade e contribuição com o avanço científico de nossa área.

Nesse momento, prestamos nossos agradecimentos aos leitores, revisores e autores, que juntos tem construído a trajetória da RBEFE, entendendo a importância do fortalecimento e desenvolvimento das revistas científicas nacionais para toda a comunidade. Desejamos a todos, um 2012 de inúmeras realizações, certos de que os nossos próximos passos estarão comprometidos com a qualidade das publicações e com o avanço do conhecimento cientifico da Educação Física e do Esporte.

 

Umberto Cesar Corrêa
Kátia Rubio
Alexandre Moreira
Editores - RBEFE