Acessibilidade / Reportar erro

No fascículo de agosto 2005 de Clinics

EDITORIAL

No fascículo de agosto 2005 de Clinics

Mauricio Rocha-e-Silva, Editor

Hospital das Clínicas, Faculty of Medicine, University of São Paulo - São Paulo/SP, Brazil. E-mail: mrsilva@incor.usp.br

Temos o prazer de anunciar que fechamos o ano de 2004, o último da Rev. Hosp. Clin. Fac. Med. S. Paulo, com o mais elevado fator de impacto de todos os tempos, 0,394. Homenagens são aqui devidas a Pedro Puech Leão, pelo seu excelente desempenho como Editor Chefe naquele período.

Neste fascículo, destacamos uma investigação realizada por Mazza et al. sobre o problema de consumo de oxigênio nos estados de sepse, que pode ter importantes implicações no tratamento deste quadro clínico de alta gravidade. Num estudo bem controlado, os autores demonstram que uma melhora da capacidade de transporte de O2 não se traduz necessariamente numa melhora de consumo, este medido através de indicadores indiretos altamente confiáveis. Desta forma o problema mais uma vez é relacionado à própria célula, não à oferta de oxigênio.

Araújo et al. analisaram retrospectivamente os resultados de tratamento cirúrgico de hérnias paracolostômicas em 22 pacientes operados durante os últimos 15 anos, usando ou não uma prótese biológica. Concluem que esta prótese pode ser preferível à correção simples da hérnia, pois uma fraqueza músculo-aponeurótica é frequentemente observada quando a prótese não é usada.

Bertevello et al. descrevem os resultados de um protocolo de avaliação imunohistoquímico do perfil de citocinas da mucosa em colite experimental induzida por ácido acético em ratos. Observaram aumentos de INF-g e IL-6 4 e 24 horas após o insulto; a IL-1 elevou-se apenas às 4 horas e a IL-6 apenas às 24 horas, ilustrando deste modo a utilidade do modelo.

Quilici et al. avaliaram o estresse provocado em 18 residentes de cirurgia pela prova prática de ATLS realizada num manequim "inteligente", comprando-o com o estresse causado pelo exame inicial de pacientes de gravidade comparável numa UTI de trauma. Um conjunto consistente de parâmetros cardiovasculares revelou nível mais alto de estresse durante o exame ATLS.

Durazzo et al. descrevem características epidemiológicas de câncer oral num hospital escola durante o período 1994 - 2002, concluindo que, apesar da gravidade dos tumores locais havia pouca incidência de metástases. Os dados indicam por outro lado um aumento de risco para este tumor em mulheres, em comparação com períodos anteriores de observação no mesmo hospital.

Carvalho et al. descrevem sua experiência com braquiterapia de alta taxa de dose no tratamento de tumores traqueais primários de quatro pacientes. Um dos pacientes faleceu 33 meses após o tratamento com recorrência local. Um outro paciente faleceu sem evidência de recorrência e dois outros se encontram vivos 64 e 110 meses após o tratamento sem sinais de recorrência. Conclui-se que a braquiterapia de alta taxa de dose pode ser usada para tumores traqueais; o resultado obtido sugere que pode ser benéfico em pacientes específicos.

Poerantzeff et al. reexaminaram os resultados de 18 de anuloplastia de valva mitral com próteses de pericárdio bovino e notam que os resultados foram satisfatórios. A técnica é exeqüível, reprodutível e apresenta boa relação de custo-benefício.

Agarwal et al. propõem um novo escore de qualidade de sêmen, bem como uma avaliação de espécies reativas de oxigênio para a identificação do fator masculino de infertilidade e concluem que estes parâmetros apresentam alta associação mútua, são mais sensíveis que parâmetros espermáticos individuais e que deviam ser incluídos em procedimentos rotineiros de avaliação de infertilidade.

Publicamos uma revisão sobre erros de prescrição hospitalar de medicamentos (Anacleto et al.) e um sobre respiração de Cheyne-Stokes em pacientes portadores de insuficiência cardíaca congestiva (Lorenzi-Filho et al.). Publicamos também dois relatos de casos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Ago 2005
  • Data do Fascículo
    Ago 2005
Faculdade de Medicina / USP Rua Dr Ovídio Pires de Campos, 225 - 6 and., 05403-010 São Paulo SP - Brazil, Tel.: (55 11) 2661-6235 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: clinics@hc.fm.usp.br