SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1A novel minimally invasive percutaneous facet augmentation device for the treatment of lumbar radiculopathy and axial back pain: technical description, surgical technique and case presentationsRheumatoid arthritis of the cervical spine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851

Coluna/Columna vol.8 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S1808-18512009000100017 

INOVAÇÃO TÉCNICA TECHNICAL INNOVATION

 

Suporte articulado para o tratamento cirúrgico da escoliose: nota prévia

 

Support for surgical treatment of scoliosis: foreword

 

Soporte articulado para el tratamiento quirúrgico de la escoliosis: nota previa

 

 

Francisco Limeira dos Santos Neto

Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife (PE), Brasil.

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Foi desenvolvido um suporte para ser utilizado nas cirurgias de correção da escoliose que permite a realização de manobras para a correção da deformidade. O objetivo deste relato inicial é a apresentação do conceito do suporte desenvolvido e os resultados iniciais com a sua utilização.

Descritores: Escoliose/ cirurgia; Dispositivos de fixação ortopédica


ABSTRACT

One support was developed for use in surgery for correction of scoliosis. This support allows the execution of surgery for the correction of the deformity, and the initial purpose of this report is the presentation of the concept support development and the initial results with its use.

Keywords: Scoliosis/surgery; Orthopedic fixation devices


RESUMEN

Fue desarrollado un soporte para ser utilizado en las cirugías de corrección de la escoliosis. El soporte desarrollado permite la realización de maniobras para la corrección de la deformidad y el objetivo de este relato inicial es la presentación del concepto del soporte desarrollado y los resultados iniciales con su utilización.

Descriptores: Escoliosis/ cirugía; Dispositivos de fijación ortopédica


 

 

INTRODUÇÃO

O sucesso da cirurgia na coluna pode estar relacionado com o adequado posicionamento do paciente. Os objetivos do posicionamento trans-operatório em decúbito ventral estão relacionados com a preservação e melhora do alinhamento sagital da coluna vertebral, a descompressão do abdômen; a proteção das eminências ósseas e o acesso ao exame radiológico da coluna vertebral1. Relton & Hall2 foram os pioneiros a enfatizar esses aspectos e desenvolveram um suporte cirúrgico para reduzir o sangramento trans-operatório. Goldstein3 descreveu a correção pré-operatória com a utilização de gesso com o distrator (turnbuckle cast) e também enfatizou a importância do posicionamento das almofadas axilares para evitar compressão do plexo braquial.

Vários tipos de suporte intra-operatórios foram desenvolvidos: o suporte de Wilson constituído por duas almofadas laterais e paralelas; a mesa de Andrews, que mantém os joelhos e quadris em 90º graus de flexão; e a mesa de Jackson que permite acesso a toda coluna vertebral pela via posterior1. Dentre os suportes disponíveis não existe nenhum que permita a correção intra-operatória da deformidade vertebral, e esse fato foi a motivação para o desenvolvimento do suporte que desenvolvemos.

O objetivo deste relato inicial é apresentar características de suporte para a correção no plano transversal e frontal por meio das manobras realizadas no suporte e os resultados preliminares com a sua utilização.

 

DESCRIÇÃO DO SUPORTE

O suporte articulado consiste de duas placas em acrílico na forma de um pentágono irregular, unidas pelos vértices por meio de uma articulação universal, permitindo movimentos laterais e de torção das placas (Figura 1).

 

 

A correção pré-operatória facilita a colocação do material cirúrgico com uma melhor visualização radiológica (Figura 2), de modo a dispensar o uso de instrumentais cirúrgicos para a correção da deformidade, e reduzindo a duração do procedimento cirúrgico. A utilização do suporte articulado permite a correção da deformidade (escoliose) antes da aplicação do instrumental e pode dar proteção ao sistema nervoso central e, ainda, evitar a hipercorreção.

 

 

ASPECTOS ÉTICOS

O presente trabalho foi encaminhado para a Comissão de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco.

 

CONCLUSÃO

O suporte articulado para o tratamento cirúrgico da escoliose é um aparelho experimental e está sendo realizado, no momento, um controlado com a sua aplicação, para avaliar sua efetiva eficácia.

 

REFERÊNCIAS

1. DeWald RL. Spinal deformities: the comprehensive text. New York: Thieme; 2003.         [ Links ]

2. Relton JES, Hall JE. An operation frame for spinal fusion. A new apparatus designed to reduce hemorrhage during operation. J Bone Joint Surg Br 1967; 49(2)327-32.         [ Links ]

3. Goldstein LA Results in the treatment of scoliosis with turnbuckle plaster cast correction and fusion. J Bone Joint Surg. 1959;41(2):321-35.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Francisco Limeira dos Santos Neto
R. Bebinho Salgado, 33
CEP: 52071-321
Apipucos - Recife - PE, Brasil

Recebido: 03/03/09
Aprovado: 12/03/09

 

 

Trabalho realizado no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - FCMSCMSP - São Paulo (SP), Brasil.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License