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Vignettes: uma técnica de coleta de dados para lidar com o funcionamento diferencial dos itens em levantamentos

RESUMO

Vignettes são cenários usados em diversas áreas de pesquisas acadêmicas cuja principal aplicação se relaciona às situações em que os julgamentos sobre as pessoas estão sujeitos a vieses ou distorções. Apesar do amplo uso em levantamentos, as recomendações para a sua criação são limitadas na literatura. Assim, este estudo objetiva revisar e descrever critérios apresentados na literatura para uma textualização robusta de vignettes. Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o uso de vignettes, além de descrever um conjunto mínimo de critérios (plausibilidade, clareza, simplicidade, validade de conteúdo e analogia entre a vignette e o construto) para a aplicação criteriosa dessa metodologia. Foram apresentadas quatro vignettes construídas a partir da revisão da literatura e validadas por um painel de experts, com o objetivo de capturar a percepção dos respondentes sobre as ações dos protagonistas em cenários sobre a cocriação de valores em um serviço de saúde. Desta forma, o estudo concebe os elementos essenciais para o desenvolvimento dessa metodologia.

Palavras-chave:
Vignettes; Cenários; Coleta de dados; Levantamentos; Funcionamento diferencial dos itens

ABSTRACT

Vignettes are scenarios used in many areas of academic research, whose main application is related to situations in which judgments about people are subject to biases or distortions. Despite the wide use of vignettes in surveys, the recommendations for their creation are limited in the literature. Thus, this study aims to review and describe criteria presented in the literature for robust textualization of vignettes. This study presents a literature review on the use of vignettes and describes a minimum set of criteria (plausibility, clarity, simplicity, content validity and analogy between the vignette and the construct) for the judicious application of this methodology. They have presented four vignettes constructed from the literature review and validated by panel of experts, with the purpose of capturing the perception of respondents on the protagonists' actions in scenarios about co-creation value in a health service. In this way, the study conceives the essential elements for the development of this methodology.

Keywords:
Vignettes; Scenarios; Data collection; Surveys; Differential item functioning

1. INTRODUÇÃO

Em levantamentos, é comum que as pessoas sejam solicitadas para responder a questões sobre saúde, políticas, satisfação com o trabalho, satisfação com a vida, etc. Por exemplo, considere a pergunta: "em que medida você está satisfeito com a sua vida?" Em geral, o pesquisador disponibiliza para o informante uma escala cujas respostas podem variar de "muito insatisfeito" até "muito satisfeito". Caso o objetivo da pesquisa seja analisar as diferenças reais entre os grupos, as respostas diretas das autoavaliações dos respondentes podem estar enviesadas, pois estes podem interpretar as categorias das respostas de modos distintos. Essa heterogeneidade no comportamento de informar sobre as respostas em levantamentos, também denominada de funcionamento diferencial dos itens (DIF), do inglês differential item functioning, reflete uma incomparabilidade interpessoal (VOŇKOVÁ; HULLEGIE, 2011VOŇKOVÁ, H.; HULLEGIE, P. Is the anchoring vignette method sensitive to the domain and choice of the vignette? Journal of the Royal Statistical Society: Series A (Statistics in Society), v. 174, n. 3, p. 597-620, 2011.).

Uma abordagem para lidar com o DIF, em levantamentos, foi proposta por King et al. (2004)KING, G. et al. Enhancing the validity and cross-cultural comparability of measurement in survey research. American political science review, v. 98, n. 1, p. 191-207, 2004.. Os autores introduziram vignettes, que são descrições breves de situações hipotéticas sobre a vida das pessoas e que são importantes para um certo domínio de interesse. O conceito implica que o respondente avalia tanto a situação da pessoa na descrição hipotética quanto a sua própria posição em relação ao cenário (EVANS et al., 2015EVANS, S. C. et al. Vignette methodologies for studying clinicians' decision-making: Validity, utility, and application in ICD-11 field studies. International Journal of Clinical and Health Psychology, v. 15, n. 2, p. 160-170, 2015.; GROL-PROKOPCZYK; FREESE; HAUSER, 2011GROL-PROKOPCZYK, H.; FREESE, J.; HAUSER, R. M. Using Anchoring Vignettes to Assess Group Differences in General Self-Rated Health. Journal of Health and Social Behavior, v. 52, n. 2, p. 246-261, 2011.). Dado que o mesmo cenário é apresentado para diversas pessoas, da mesma forma, a avaliação das vignettes pode fornecer informações sobre os estilos dos respondentes (VOŇKOVÁ; HULLEGIE, 2011VOŇKOVÁ, H.; HULLEGIE, P. Is the anchoring vignette method sensitive to the domain and choice of the vignette? Journal of the Royal Statistical Society: Series A (Statistics in Society), v. 174, n. 3, p. 597-620, 2011.).

Apesar do uso de vignettes em levantamentos, por exemplo, na área de saúde (HILTON et al., 2016HILTON, P. et al. Understanding variations in patient screening and recruitment in a multicentre pilot randomised controlled trial: a vignette-based study. Trials, v. 17, n. 1, p. 522, 2016.; OREMUS; XIE; GAEBEL, 2016OREMUS, M.; XIE, F.; GAEBEL, K. Development of Clinical Vignettes to Describe Alzheimer's Disease Health States: A Qualitative Study. PloS one, v. 11, n. 9, p. e0162422, 2016.; SILVA et al., 2015SILVA, A. S. et al. A Model of Antecedents for the Co-Creation of Value in Health Care: An Application of Structural Equation Modeling. Brazilian Business Review, v. 12, n. 6, p. 121-149, 2015.; WINSOR; MCLEAN, 2016WINSOR, T.; MCLEAN, S. Residential group care workers' recognition of depression: Assessment of mental health literacy using clinical vignettes. Children and Youth Services Review, v. 68, p. 132-138, 2016.), da sociologia (CHRISTEN et al., 2016CHRISTEN, M. et al. Using thesauruses as a heuristics for mapping values. Cognitive Systems Research, v. 40, p. 59-74, 2016.; GANONG; JAMISON; CHAPMAN, 2015GANONG, L.; JAMISON, T.; CHAPMAN, A. Assessing differences in intimate partner obligations based on relationship status, gender, and parental status. J. Soc. Pers. Relat., p. 1-25, 2015.) e em pesquisas empíricas na área de marketing (COVA; PARANQUE, 2016COVA, B.; PARANQUE, B. Value slippage in brand transformation: a conceptualization. Journal of Product & Brand Management, v. 25, n. 1, p. 3-10, 2016.; ZHANG; SIMON, 2016ZHANG, C.; SIMON, J. C. An Empirical Investigation of Decision Making in IT-Related Dilemmas: Impact of Positive and Negative Consequence Information. Journal of Organizational and End User Computing (JOEUC), v. 28, n. 4, p. 73-90, 2016.), as recomendações para a sua criação são limitadas na literatura (WASON; POLONSKY; HYMAN, 2002WASON, K. D.; POLONSKY, M. J.; HYMAN, M. R. Designing Vignette Studies in Marketing. Australasian Marketing Journal, v. 10, n. 3, p. 41-58, 2002.). Assim, este estudo tem como objetivo revisar e descrever critérios apresentados na literatura para uma textualização robusta de vignettes.

2. FUNCIONAMENTO DIFERENCIAL DOS ITENS

A psicometria reconhece a necessidade e a importância da padronização das condições de aplicação dos instrumentos de medida, um dos mais importantes pressupostos da avaliação. Em relação às condições de aplicação dos instrumentos de medida, uma área da teoria da resposta ao item dedica-se ao seu estudo por meio do DIF (ANDRADE; LAROS; GOUVEIA, 2010ANDRADE, J. M.; LAROS, J. A.; GOUVEIA, V. V. O uso da teoria de resposta ao item em avaliações educacionais: diretrizes para pesquisadores. Aval. Psicol., v. 9, n. 3, p. 421-435, 2010.; ANDRIOLA, 2001ANDRIOLA, W. B. Descrição dos principais métodos para detectar o funcionamento diferencial dos itens (DIF). Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 14, n. 3, p. 643-652, 2001.).

A presença de DIF, em instrumentos de medida, acarreta falta de equidade em processos de avaliação (GROL-PROKOPCZYK; FREESE; HAUSER, 2011GROL-PROKOPCZYK, H.; FREESE, J.; HAUSER, R. M. Using Anchoring Vignettes to Assess Group Differences in General Self-Rated Health. Journal of Health and Social Behavior, v. 52, n. 2, p. 246-261, 2011.). Por exemplo, considere uma situação em que dois grupos de pessoas são submetidos a uma avaliação com cinco itens, cujo texto base versa sobre futebol. O grupo A, formado por pessoas do sexo feminino, não acertou nenhum item, enquanto as pessoas do grupo B, formado por indivíduos do sexo masculino, acertaram todos os itens. Levanta-se a hipótese de que os itens sobre futebol favoreceriam as pessoas do sexo masculino em detrimento daquelas do sexo feminino. Infere-se, pois, que os itens apresentam DIF. O DIF, dito de outra forma, é uma evidência empírica de que os subgrupos não apresentam a mesma probabilidade de acerto no item (ANDRADE; LAROS; GOUVEIA, 2010ANDRADE, J. M.; LAROS, J. A.; GOUVEIA, V. V. O uso da teoria de resposta ao item em avaliações educacionais: diretrizes para pesquisadores. Aval. Psicol., v. 9, n. 3, p. 421-435, 2010.; ANDRIOLA, 2001ANDRIOLA, W. B. Descrição dos principais métodos para detectar o funcionamento diferencial dos itens (DIF). Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 14, n. 3, p. 643-652, 2001.; GROL-PROKOPCZYK; FREESE; HAUSER, 2011GROL-PROKOPCZYK, H.; FREESE, J.; HAUSER, R. M. Using Anchoring Vignettes to Assess Group Differences in General Self-Rated Health. Journal of Health and Social Behavior, v. 52, n. 2, p. 246-261, 2011.).

Estudos sobre DIF têm sido amplamente usados para reduzir os efeitos da incomparabilidade entre pessoas nos levantamentos. Os pesquisadores tentam melhorar os problemas da incomparabilidade interpessoal e transcultural em levantamentos por meio da cuidadosa elaboração das questões, tradução (retradução), focus group, informações cognitivas prévias e outras técnicas (KING; WAND, 2007KING, G.; WAND, J. Comparing incomparable survey responses: Evaluating and selecting anchoring vignettes. Political Analysis, v. 15, n. 1, p. 46-66, 2007.).

Dentre essas, a ancoragem por vignettes é uma técnica desenvolvida para melhorar os problemas que ocorrem quando grupos diferentes de respondentes interpretam e usam as respostas de uma escala ordinal (por exemplo, de aprovo totalmente a desaprovo totalmente) de modo variado entre si (KING et al., 2004KING, G. et al. Enhancing the validity and cross-cultural comparability of measurement in survey research. American political science review, v. 98, n. 1, p. 191-207, 2004.). A ancoragem com vignettes aborda o DIF introduzindo questões suplementares de modo que se torna possível construir uma escala comum de medidas através dos respondentes (KING; WAND, 2007KING, G.; WAND, J. Comparing incomparable survey responses: Evaluating and selecting anchoring vignettes. Political Analysis, v. 15, n. 1, p. 46-66, 2007.).

Para King et al. (2004)KING, G. et al. Enhancing the validity and cross-cultural comparability of measurement in survey research. American political science review, v. 98, n. 1, p. 191-207, 2004., o objetivo em construir um levantamento por meio de vignettes não está em criar questões livres de DIF, mas em encontrar consistência nas respostas e equivalência nas vignettes. Desta forma, uma vignette deve ser escrita para descrever, em uma linguagem clara e concreta, o status da pessoa personagem a ponto de o respondente posicionar-se em todas as situações e poder comparar seu próprio status com o status da pessoa personagem (EVANS et al., 2015EVANS, S. C. et al. Vignette methodologies for studying clinicians' decision-making: Validity, utility, and application in ICD-11 field studies. International Journal of Clinical and Health Psychology, v. 15, n. 2, p. 160-170, 2015.; KING et al., 2004KING, G. et al. Enhancing the validity and cross-cultural comparability of measurement in survey research. American political science review, v. 98, n. 1, p. 191-207, 2004.). A próxima seção traz uma revisão sobre o que são as vignettes, bem como argumentos que justificam sua superioridade ao uso de perguntas diretas nos levantamentos.

3. VIGNETTES

Um cenário é uma história que apresenta uma situação hipotética a qual demanda uma ação ou um julgamento dos respondentes (WASON; POLONSKY; HYMAN, 2002WASON, K. D.; POLONSKY, M. J.; HYMAN, M. R. Designing Vignette Studies in Marketing. Australasian Marketing Journal, v. 10, n. 3, p. 41-58, 2002.). Igualmente, uma vignette é uma descrição breve de uma pessoa ou de uma situação social que contém referências precisas do que se acredita ser os fatores mais importantes para o respondente tomar uma decisão ou fazer um julgamento (WASON; POLONSKY; HYMAN, 2002WASON, K. D.; POLONSKY, M. J.; HYMAN, M. R. Designing Vignette Studies in Marketing. Australasian Marketing Journal, v. 10, n. 3, p. 41-58, 2002.).

Por serem estímulos usados para coletar dados em levantamentos, à semelhança de quaisquer outras ferramentas de pesquisa, as vignettes devem ser projetadas de modo adequado, do contrário produzirão dados inválidos. A simples adaptação de cenários previamente publicados pode ser um problema para o pesquisador, principalmente se a pesquisa original apresentar falhas nas suas construções. Quaisquer mudanças no contexto dos cenários podem trazer diferentes efeitos sobre as variáveis de estudo (WASON; POLONSKY; HYMAN, 2002WASON, K. D.; POLONSKY, M. J.; HYMAN, M. R. Designing Vignette Studies in Marketing. Australasian Marketing Journal, v. 10, n. 3, p. 41-58, 2002.).

As vignettes emergem como um modelo de pesquisa analógica. Tal tipo de pesquisa constitui-se em um raciocínio por meio de um exemplo. Em oposição à pesquisa in vivo, cujos fatores não podem ser manipulados ou controlados pelo pesquisador, na pesquisa analógica é possível controlar as variáveis de interesse (LANGER, 2016LANGER, P. C. The Research Vignette: Reflexive Writing as Interpretative Representation of Qualitative Inquiry--A Methodological Proposition. Qualitative Inquiry, v. 22, n. 9, p. 735-744, 2016.).

A pesquisa analógica pode ser realizada por meio de modelos vivos, gravações em áudio ou em vídeo ou descrições por escrito de um encontro com o cliente. Os cenários escritos são também denominados de vignettes. Um conjunto de delas pode ser avaliado em período de tempo relativamente curto pelos respondentes (HEVERLY; FITT; NEWMAN, 1984HEVERLY, M. A.; FITT, D. X.; NEWMAN, F. L. Constructing case vignettes for evaluating clinical judgment: an empirical model. Evaluation and Program Planning, v. 7, n. 1, p. 45-55, 1984.). Em um conjunto de cinco ou mais vignettes, por exemplo, é possível incorporar vários fatores em cada uma e estudá-los simultaneamente. Uma vantagem adicional no seu uso diz respeito ao viés da primeira impressão do cliente, tais como a aparência física, a maneira de vestir-se, o modo de falar, etc., estando livres desse tipo de viés (HEVERLY; FITT; NEWMAN, 1984HEVERLY, M. A.; FITT, D. X.; NEWMAN, F. L. Constructing case vignettes for evaluating clinical judgment: an empirical model. Evaluation and Program Planning, v. 7, n. 1, p. 45-55, 1984.).

Wason, Polonsky e Hyman (2002)WASON, K. D.; POLONSKY, M. J.; HYMAN, M. R. Designing Vignette Studies in Marketing. Australasian Marketing Journal, v. 10, n. 3, p. 41-58, 2002. identificaram seis argumentos na literatura que justificam a superioridade das vignettes em relação às pesquisas com perguntas diretas. Para esses autores, uma vignette: (a) proporciona maior realismo porque disponibiliza uma variedade de fatores situacionais ou contextuais; (b) fornece um estímulo padronizado para todos os respondentes, o que aumenta a validade interna, a confiabilidade da medida e a facilidade de replicação; (c) melhora a validade do construto porque direciona a atenção do respondente para aspectos específicos da pergunta problema da pesquisa; (d) transpõe dificuldades, como tempo e despesas, por estudar decisões de negócios reais; (e) reduz o viés da conveniência social, sobretudo se as perguntas sobre a intenção de comportamentos são redigidas na terceira ou na primeira pessoa; e (f) aumenta o envolvimento dos respondentes e dramatiza as questões.

Como exemplo, a Figura 1 representa duas autoavaliações (respondentes 1 e 2) e três vignettes (personagens 1, 2 e 3) a respeito do nível de dificuldade para praticar atividades físicas. O grau de autoavaliação do nível de dificuldade para praticar atividade física é menor para o respondente 1 em relação ao respondente 2 (e ambos concordam no ordenamento do nível de dificuldade dos personagens).

Figura 1
Escala de respostas, técnica de vignette.

A seguir, há uma revisão sobre as recomendações sobre a construção de vignettes.

4. A CONSTRUÇÃO DE VIGNETTES

O maior desafio na construção das vignettes consiste em gerar um equilíbrio entre o rigor do método experimental e a realidade do ambiente que descrevem. Um conjunto ideal de vignettes deve apresentar um resumo descritivo que se assemelha às histórias de casos reais e cuja variação existe apenas nos fatores estudados (EVANS et al., 2015EVANS, S. C. et al. Vignette methodologies for studying clinicians' decision-making: Validity, utility, and application in ICD-11 field studies. International Journal of Clinical and Health Psychology, v. 15, n. 2, p. 160-170, 2015.; LANGER, 2016LANGER, P. C. The Research Vignette: Reflexive Writing as Interpretative Representation of Qualitative Inquiry--A Methodological Proposition. Qualitative Inquiry, v. 22, n. 9, p. 735-744, 2016.). Uma vignette deve ser curta e informativa, além de refletir um nível médio de funcionamento, de modo que haja variância suficiente para revelar a influência de cada fator estudado (LANGER, 2016LANGER, P. C. The Research Vignette: Reflexive Writing as Interpretative Representation of Qualitative Inquiry--A Methodological Proposition. Qualitative Inquiry, v. 22, n. 9, p. 735-744, 2016.). O conjunto de fatores deve ser pequeno e convém evitar temas sensíveis, tais como estupro, suicídio, eutanásia, etc., pois distorcem a avaliação e posicionam as respostas das pessoas nos extremos da escala de resposta (HEVERLY; FITT; NEWMAN, 1984HEVERLY, M. A.; FITT, D. X.; NEWMAN, F. L. Constructing case vignettes for evaluating clinical judgment: an empirical model. Evaluation and Program Planning, v. 7, n. 1, p. 45-55, 1984.).

Segundo King et al. (2004)KING, G. et al. Enhancing the validity and cross-cultural comparability of measurement in survey research. American political science review, v. 98, n. 1, p. 191-207, 2004., o respondente faz uma autoavaliação e uma avaliação de várias pessoas hipotéticas descritas nas vignettes, as quais são dispostas numa escala ordinal, do mais eficaz para o menos eficaz. Os autores recomendam que a autoavaliação do respondente seja posicionada no final dos cenários. A abordagem dos autores assume duas premissas-chave: consistência da resposta e equivalência da vignette.

A consistência da resposta pressupõe que cada pessoa usa a categoria de respostas para uma pergunta em particular do levantamento do mesmo modo, seja na autoavaliação ou na avaliação das situações hipotéticas. O tipo de DIF pode variar entre os respondentes e até mesmo para um único respondente entre as questões de um levantamento, mas não pode variar entre a autoavaliação e o conjunto de vignettes associadas a uma única questão para qualquer respondente. Essa propriedade pode ser violada se o respondente se sentir inferior em relação à situação hipotética (KING et al., 2004KING, G. et al. Enhancing the validity and cross-cultural comparability of measurement in survey research. American political science review, v. 98, n. 1, p. 191-207, 2004.).

A equivalência de vignette pressupõe que o nível da variável representada em qualquer vignette seja percebido por todos os respondentes do mesmo modo, na mesma escala unidimensional, independentemente do erro aleatório. Os respondentes podem divergir entre si em relação ao modo como percebem o nível de variação estabelecido nas vignettes, mas qualquer diferença é aleatória e independente da característica que está sendo medida. Tal premissa pode ser violada se o respondente interpretar a redação de alguma vignette como direcionada para algum interesse particular do pesquisador (KING et al., 2004KING, G. et al. Enhancing the validity and cross-cultural comparability of measurement in survey research. American political science review, v. 98, n. 1, p. 191-207, 2004.).

4.1. O RESPONDENTE

O respondente pode fornecer informações tanto dentro (insitu) quanto fora (exsitu) de uma situação real. Insitu, portanto, diz respeito às informações sobre os respondentes advindas de situações reais, criadas e documentadas em situações de uso. Exsitu, ao contrário, diz respeito à apreensão da informação fora das situações de uso reais, retrospectivamente ou por antecipação (EDVARDSSON et al., 2012EDVARDSSON, B. et al. Customer integration within service development-A review of methods and an analysis of insitu and exsitu contributions. Technovation, v. 32, n. 7, p. 419-429, 2012.). Em cada contexto específico, ele cria valores de modos diferentes, conforme sua intenção e competência. Em relação à dimensão contexto, a informação pode ser conseguida das pessoas que tiveram (in contexto) ou não (ex contexto) uma experiência contextual real (EDVARDSSON et al., 2012EDVARDSSON, B. et al. Customer integration within service development-A review of methods and an analysis of insitu and exsitu contributions. Technovation, v. 32, n. 7, p. 419-429, 2012.).

A Figura 2 ilustra como essas duas dimensões, sob a perspectiva de Edvardsson et al. (2012)EDVARDSSON, B. et al. Customer integration within service development-A review of methods and an analysis of insitu and exsitu contributions. Technovation, v. 32, n. 7, p. 419-429, 2012., classificam a participação do respondente para gerar informação.

Figura 2
Framework para identificação dos métodos de uso de informação dos clientes na criação de serviços.

As vignettes são análogas aos papéis de respondente reflexivo ou idealista propostos por Edvardsson et al. (2012)EDVARDSSON, B. et al. Customer integration within service development-A review of methods and an analysis of insitu and exsitu contributions. Technovation, v. 32, n. 7, p. 419-429, 2012.. O modo do respondente reflexivo é ancorado na experiência do contexto de um recurso real. A informação gerada pelos métodos que envolvem esse modo fornece informações válidas de respondentes os quais estão familiarizados com o contexto dos recursos. Assim, a informação é gerada depois que uma situação real ocorreu e, desta forma, os respondentes têm a oportunidade de refletir sobre o que aconteceu (EDVARDSSON et al., 2012EDVARDSSON, B. et al. Customer integration within service development-A review of methods and an analysis of insitu and exsitu contributions. Technovation, v. 32, n. 7, p. 419-429, 2012.).

4.2. VALIDADE E CONFIABILIDADE DAS VIGNETTES

Para Heverly, Fitt e Newman (1984)HEVERLY, M. A.; FITT, D. X.; NEWMAN, F. L. Constructing case vignettes for evaluating clinical judgment: an empirical model. Evaluation and Program Planning, v. 7, n. 1, p. 45-55, 1984., a construção de vignettes que descrevam a realidade e sejam válidas requer:

  1. Identificação dos construtos de interesse. O primeiro passo consiste em criar um blueprint o qual identifica os construtos de interesse que vão ser transformados em vignettes, bem como seus níveis de avaliação. Os construtos devem ser selecionados com base em uma revisão da literatura.

  2. Criação dos componentes das vignettes. Identificam-se fontes a partir das quais são derivadas as descrições representativas dos construtos. Isso pode ser feito mediante a revisão da literatura empírica ou por consulta a experts. Independentemente da abordagem, faz-se necessária uma validação empírica por uma amostra independente de juízes.

  3. Validação dos componentes das vignettes. Os componentes das vignettes são classificados para determinar quais representam os construtos que se propõem representar. Os que forem validados formam o conjunto final o qual comporá uma vignette.

  4. Construção das vignettes a partir de seus componentes. Os componentes das vignettes devem ser distribuídos aleatoriamente de modo que contrabalancem todos os fatores da pesquisa.

Além de métodos convencionais para assegurar a validade e a confiabilidade dos levantamentos, tais como o pré-teste e a validação por um painel de especialistas, recomenda-se atenção para os seguintes aspectos, em relação ao uso das vignettes (WASON; POLONSKY; HYMAN, 2002WASON, K. D.; POLONSKY, M. J.; HYMAN, M. R. Designing Vignette Studies in Marketing. Australasian Marketing Journal, v. 10, n. 3, p. 41-58, 2002.):

  1. Plausibilidade. O pesquisador deve avaliar e ajustar a consistência interna e a verossimilidade das vignettes. O pré-teste das vignettes pode assegurar que os respondentes acreditam de fato que as simulações são realísticas e consistentes.

  2. Adequabilidade. O detalhamento das vignettes deve ser suficiente para controlar o máximo possível as projeções idiossincráticas dos respondentes, porém sem tornar-se excessivamente longo a ponto de sobrecarregá-los.

  3. Tonalidade. O maior ou menor detalhamento de uma vignette deve ser consistente com o problema de pesquisa.

  4. Obviedade. As variáveis manipuladas devem ser construídas de modo claro e bem evidenciadas e que, portanto, não sejam despercebidas pelo respondente.

  5. Formulação. O framing (textualização) de uma vignette influencia as respostas. Versões diferentes devem ser formalmente equivalentes, de modo que qualquer variação na textualização não mude a informação objetiva nem a percepção do respondente.

Também importa avaliar a validade e a generalização da avaliação dos resultados obtidos com as vignettes. A validade de conteúdo refere-se à correspondência semântica entre a definição conceitual do construto e sua medida. Um conteúdo válido totalmente significa que há uma identidade semântica entre o construto e a medida. Dito de outro modo, a medida representa com exatidão o que o construto se propõe a definir (ROSSITER, 2011ROSSITER, J. R. Measurement for the social sciences: The C-OAR-SE method and why it must replace psychometrics. 1. ed. New York: Springer-Verlag New York, 2011.).

Wason, Polonsky e Hyman (2002)WASON, K. D.; POLONSKY, M. J.; HYMAN, M. R. Designing Vignette Studies in Marketing. Australasian Marketing Journal, v. 10, n. 3, p. 41-58, 2002. descrevem problemas potenciais ou deficiências quando se considera o uso de vignettes, as quais são:

  1. Seleção do método adequado para a vignette. Muitas pesquisas feitas com vignettes fundamentam-se no método constante-variável-valor-vignette (CVVV), ou seja, todos os respondentes analisam a mesma vignette. Algumas desvantagens podem advir dessa metodologia: divergência na percepção das alternativas de avaliação entre os respondentes, as respostas não descrevem a sequência de pensamentos que o respondente usou para avaliar o comportamento, um conjunto de itens fixos podem omitir outros itens importantes do construto, além do viés da conveniência social.

  2. Adaptação das questões para as vignettes. Escalas previamente validadas são preferíveis em relação à criação de novas. Por outro lado, não se deve confiar totalmente em vignettes pré-existentes. O pesquisador deve assegurar-se de que as perguntas exploram exaustivamente as questões relevantes de seu estudo e atentar para a presença de DIF.

  3. Certificação do uso de todas as variáveis relevantes. Inicialmente, o pesquisador deve identificar as dimensões, depois os diversos níveis incluídos em cada dimensão e que podem afetar o julgamento ou a decisão.

  4. Uso do número adequado de vignettes. Poucas podem limitar a capacidade do pesquisador para manipular variáveis críticas. Um número grande delas, por outro lado, pode levar a uma sobrecarga de informação e à fadiga dos respondentes.

  5. Controle do viés da conveniência social. O uso de vignettes textualizadas na terceira pessoa projeta o respondente na posição da personagem e pode reduzir esse viés. O uso da primeira pessoa pode introduzir um erro de atribuição porque as pessoas tendem a acreditar que têm mais controle sobre a situação do que as personagens.

  6. Levantamento da população adequada. O pesquisador deve selecionar respondentes que possam dar respostas significativas para todas as vignettes.

  7. Adequação das vignettes aos respondentes. O pesquisador deve pedir para eventuais respondentes da população descreverem situações relevantes que envolvem as variáveis de estudo, podendo ser feito de modo qualitativa em um focus group, por exemplo.

  8. Aplicação de análise conjunta com uma plataforma teórica e prática. A questão essencial é estabelecer um conjunto de atributos e seus níveis. Para Malhotra (2008)MALHOTRA, N. K. Marketing research: An applied orientation. 5. ed. [s.l.] Prentice Hall, 2008., os atributos devem ser: determinantes; fáceis para medir e comunicar; realísticos; compensatórios; dispostos de modo que um nível seja preferível a um outro nível; como um conjunto, devem definir adequadamente a situação escolhida; e não devem ser redundantes.

Igualmente importa que os respondentes não percebam os resultados como uma ameaça pessoal. A realização de um levantamento malconduzido com vignettes pode trazer mais danos do que benefícios. Atenção especial deve ser dispensada para que não surjam situações que afetam a moralidade dos respondentes (HEVERLY; FITT; NEWMAN, 1984HEVERLY, M. A.; FITT, D. X.; NEWMAN, F. L. Constructing case vignettes for evaluating clinical judgment: an empirical model. Evaluation and Program Planning, v. 7, n. 1, p. 45-55, 1984.).

Em relação ao julgamento de especialistas, Rossiter (2011)ROSSITER, J. R. Measurement for the social sciences: The C-OAR-SE method and why it must replace psychometrics. 1. ed. New York: Springer-Verlag New York, 2011. recomenda uma amostra com três experts, cinco gestores com menor escolaridade ou dez respondentes com menor escolaridade para realizar um pré-teste inicial a fim de escolher os itens do questionário e o formato das respostas.

McCrow et al. (2013)MCCROW, J. et al. Development and review of vignettes representing older people with cognitive impairment. Geriatr. Nurs., v. 34, n. 2, p. 128-137, 2013. propuseram um questionário para auxiliar os pesquisadores na criação de vignettes com analogias confiáveis dos cenários clínicos desejados. O questionário foi aplicado com características de "blind and independent review" aos experts. Estes devem classificar em ordem (ranking) os itens clareza e simplicidade, e realizar uma escolha discreta entre plausibilidade do conteúdo, validade de conteúdo e analogia da vignette com o construto. Uma modificação do checklist proposto por McCrow et al. (2013)MCCROW, J. et al. Development and review of vignettes representing older people with cognitive impairment. Geriatr. Nurs., v. 34, n. 2, p. 128-137, 2013. pode ser vista mais adiante, na seção resultados, na Figura 5.

Figura 3
Escala analógica visual.

Figura 4
Exemplo da criação da vignette para o construto flexibilidade.

Figura 5
Resultado do painel de experts sobre o vignette flexibilidade.

Não há um consenso sobre o número adequado de vignettes em um levantamento (BACHMANN et al., 2008BACHMANN, L. M. et al. Vignette studies of medical choice and judgement to study caregivers' medical decision behaviour: systematic review. BMC medical research methodology, v. 8, n. 1, p. 50, 2008.). Alguns estudos, entretanto, sugerem que, a medida que aumenta o número de atributos, de escolhas e de vignettes, diminui a confiabilidade da resposta. De modo geral, o número de atributos em uma vignette não convém exceder a oito (LOUVIERE; EAGLE; COHEN, 2005LOUVIERE, J. J.; EAGLE, T. C.; COHEN, S. H. Conjoint analysis: Methods, myths and much more. Documento de trabajo del Censoc, n. 5-1, p. 31, 2005.) e o número delas não deve exceder a vinte (JOHNSON; ORME, 1996JOHNSON, R. M.; ORME, B. K. How many questions should I ask in choice-based conjoint studies. Sawtooth Software Research Papers, 1996.). A próxima seção descreve a metodologia aplicada neste estudo.

5. METODOLOGIA

Nesta seção é apresentado o desenvolvimento de uma aplicação do método para a criação de vignettes para um levantamento sobre cocriação de valor em serviços da saúde. Destaca-se que este estudo não teve por objetivo demonstrar como as vignettes minimizam os efeitos do DIF em levantamentos. Para tanto, recomenda-se uma revisão dos trabalhos de King et al. (2004)KING, G. et al. Enhancing the validity and cross-cultural comparability of measurement in survey research. American political science review, v. 98, n. 1, p. 191-207, 2004., onde tais autores demonstram tais propriedades. A pesquisa se propõe a identificar elementos da literatura que contribuem para a construção robusta de vignettes, cuja natureza se aproxima de uma abordagem mais prescritiva do que descritiva sobre o método.

Inicialmente, construiu-se um blueprint no formato de modelagem de equações estruturais para propor um modelo hipotético considerando os construtos flexibilidade, responsividade e coinovação dos funcionários da linha de frente de um serviço de saúde que se associam positivamente ao construto da cocriação de valor (SILVA et al., 2015SILVA, A. S. et al. A Model of Antecedents for the Co-Creation of Value in Health Care: An Application of Structural Equation Modeling. Brazilian Business Review, v. 12, n. 6, p. 121-149, 2015.).

Cada construto tem um cluster de itens de avaliação (modelo de mensuração) que foram objetos da pesquisa. O construto flexibilidade, por exemplo, apresenta seis itens. O questionário final com as quatro vignettes e os 27 itens foram aplicados para o modelo que será apresentado na Figura 3 (SILVA, 2014SILVA, A. S. Um modelo de antecedentes para a cocriação de valores em serviços de geriatria na cidade de São Paulo: uma aplicação da modelagem de equações estruturais. 2014. 277 f. Dissertação (mestrado em administração) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2014). Entretanto, detalhes em relação a modelagem de equação estrutural fogem ao escopo deste artigo, cujo objetivo principal direcionou o foco para descrever o método das vignettes. Os itens de cada um dos construtos serão descritos nas próximas seções.

Após a definição do modelo, com a especificação dos itens de avaliação para cada constructo, o segundo passo consistiu na criação dos componentes dos cenários que representassem cada um dos itens dos construtos, cuja validação foi feita por um painel independente composto por dez experts. Todos têm experiência em supervisão e ou coordenação de serviços clínicos há mais de 5 anos. Essas qualificações e experiências com os serviços da saúde os posicionam como experts com níveis de conhecimentos adequados sobre situações clínicas para avaliar a qualidade das vignettes.

As vignettes foram revisadas até que houvesse concordância entre os experts de que os cenários descreviam contextos clínicos de interações entre os clientes (pacientes) e o staff da linha de frente (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, etc.). Ademais, os experts também revisaram a correspondência semântica entre os componentes das vignettes e os construtos revisados pela literatura. McCrow et al. (2013)MCCROW, J. et al. Development and review of vignettes representing older people with cognitive impairment. Geriatr. Nurs., v. 34, n. 2, p. 128-137, 2013. utilizaram um cutoff de 90% de concordância entre os experts para considerar que não deveria haver mudanças na textualização das vignettes.

5.1. DESCRIÇÃO DOS CONSTRUCTOS

O Quadro 1 apresenta os itens dos constructos que foram aplicados nesta pesquisa.

Quadro 1
Constructos e seus respectivos itens de avaliação.

Dado que a flexibilidade representa um construto para lidar com mudanças imprevistas, além da tecnologia dinâmica do sistema devem ser considerados o planejamento, a previsão, a comunicação e as capacidades de implementação em sua mensuração (CHOU; CHUA; TEO, 2010CHOU, M. C.; CHUA, G. A.; TEO, C.-P. On range and response: Dimensions of process flexibility. European Journal of Operational Research, v. 207, n. 2, p. 711-724, 2010.; SCHNEEWEISS; SCHNEIDER, 1999SCHNEEWEISS, C.; SCHNEIDER, H. Measuring and designing flexibility as a generalized service degree. European Journal of Operational Research, v. 112, n. 1, p. 98-106, 1999.).

A inovação por meio da criatividade é um processo dinâmico no qual uma pessoa interage com vários fatores dentro de uma estrutura social. Isto é, resulta de um produto de um sistema social, não meramente da capacidade de uma pessoa ou de um grupo de pessoas (JACOBS, 2013JACOBS, H. Co-innovation through multiple social identity processes: the story of a South African co-op owned business. European Business Review, v. 25, n. 1, p. 42-64, 2013.). Assim, torna-se crucial, para que se mantenha uma posição competitiva forte e sustentável, desenvolver a capacidade de coinovação com outras organizações (BOSSINK, 2002BOSSINK, B. A. G. The development of co-innovation strategies: stages and interaction patterns in interfirm innovation. R&D Management, v. 32, n. 4, p. 311-320, 2002.).

A responsividade pode ser definida, no contexto de um sistema, como o resultado que pode ser alcançado quando instituições e relações institucionais são planejadas a ponto de serem capazes de responder adequadamente às expectativas legítimas e universais das pessoas (SILVA, 1999SILVA, A. DE. A framework for measuring responsiveness. Geneva: World Health Organization Geneva, 1999. (GPE Discussion Paper Series: No. 32)). A cocriação de valor do cliente é um benefício realizado a partir da integração de recursos por meio de atividades e interações com os colaboradores na rede de serviços do cliente (MCCOLL-KENNEDY et al., 2012MCCOLL-KENNEDY, J. R. et al. Health care customer value cocreation practice styles. J. Serv. Res., p. 1-20, 2012.).

5.2. AS VIGNETTES: ESCALAS E AFIRMAÇÕES

Com base na revisão da literatura precedente, foram construídas quatro vignettes. Cada uma das vignettes representa um cenário associado a um dos quatro construtos do modelo estrutural: flexibilidade (cenário 1); coinovação (cenário 2); responsividade (cenário 3); e, cocriação (cenário 4).

Os cenários representam situações de uso exsitu, ou seja, referem-se à apreensão da informação fora das situações de uso real, retrospectivamente ou por antecipação (EDVARDSSON et al., 2012EDVARDSSON, B. et al. Customer integration within service development-A review of methods and an analysis of insitu and exsitu contributions. Technovation, v. 32, n. 7, p. 419-429, 2012.) do staff da linha de frente (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem etc.). Em relação à dimensão contexto, a informação pode ser conseguida das pessoas que estiveram in contexto (EDVARDSSON et al., 2012EDVARDSSON, B. et al. Customer integration within service development-A review of methods and an analysis of insitu and exsitu contributions. Technovation, v. 32, n. 7, p. 419-429, 2012.). Os respondentes estão familiarizados com as situações do contexto.

Para cada cenário há um conjunto de afirmações (itens) em que o respondente foi convidado a assinalar seu grau de aprovação ou desaprovação com cada afirmativa em relação ao cenário. Assim, os funcionários da linha de frente posicionam-se, nesta pesquisa, na classificação de Edvardsson et al. (2012)EDVARDSSON, B. et al. Customer integration within service development-A review of methods and an analysis of insitu and exsitu contributions. Technovation, v. 32, n. 7, p. 419-429, 2012., como clientes reflexivos: têm experiência em contexto real do serviço, mas não estão vivenciando uma situação real de criação de valor.

Os itens foram medidos por uma escala analógica visual de nove pontos. As escalas analógicas visuais produzem resultados mais próximos de uma medida contínua (ERNSTGÅRD; BOTTAI, 2012ERNSTGÅRD, L.; BOTTAI, M. Visual analogue scales: how can we interpret them in experimental studies of irritation in the eyes, nose, throat and airways? Journal of Applied Toxicology, v. 32, n. 10, p. 777-782, 2012.). A classificação do grau de desaprovação ou aprovação na escala analógica visual foi graduada de 1 (desaprovo totalmente) até 9 (aprovo totalmente) (Figura 3). Convém evitar a numeração no formato 1-5, 1-7, 1-9 ou 1-11, pois a sequência obscurece a natureza bipolar do atributo para o respondente. Sempre deve ser avaliada com um único item (ROSSITER, 2011ROSSITER, J. R. Measurement for the social sciences: The C-OAR-SE method and why it must replace psychometrics. 1. ed. New York: Springer-Verlag New York, 2011.).

A seleção das afirmações deve ser de tal sorte que as pessoas com pontos de vistas diferentes em relação à atitude de interesse da pesquisa respondam de modos diferentes (LIKERT, 1932LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology, 1932.). Os seguintes critérios devem ser observados na construção das afirmações: (a) todas as afirmações devem expressar comportamentos desejados, não afirmações sobre fatos; (b) as afirmações devem ser claras, concisas e honestas, com o vocabulário mais simples possível; (c) em geral, seria desejável que a reação modal de cada afirmação fosse posicionada medianamente em relação às respostas possíveis; (d) as afirmações devem estar em uma distribuição bipolar, de modo que metade delas seja favorável e a outra metade, desfavorável em relação à atitude em investigação; (e) as diferentes alternativas devem fazer referência a uma única atitude, jamais a múltiplas atitudes.

O questionário final, composto por quatro vignettes e 27 itens foi pré-testado com representantes da população de interesse para verificar a adequação do modelo proposto. A seguir estão como ilustração as vignettes que representam os construtos pesquisados e o checklist de avaliação do constructo flexibilidade.

6. RESULTADOS

Em relação ao conteúdo dos quatro construtos, houve 100% de concordância entre os experts sobre o contexto adequado para a população de interesse, indicação dos comportamentos do cliente e do staff da linha de frente, bem como da indicação da comunicação entre o staff da linha de frente. Após os ajustes indicados pelas observações dos experts, houve unanimidade de concordância para a clareza, para a simplicidade e para a correspondência entre os domínios dos quatro construtos. As quatro vignettes, sob a perspectiva de todos os experts, corresponderam ao significado semântico dos respectivos construtos. A seguir são apresentadas as vignettes dos quatros constructos pesquisados.

6.1. VIGNETTE DO CONSTRUCTO FLEXIBILIDADE

A Figura 4 ilustra a descrição da vignette correspondente ao construto flexibilidade e seus itens associados. A Figura 5 apresenta o resultado final do painel de experts sobre esse construto, e para os demais os resultados foram análogos. Os experts de 1 a 4 (EXP1... EXP4) são médicos; os de 5 a 7, enfermeiros; e os de 8 a 10, fisioterapeutas. Na segunda coluna (Figura 5), estão os critérios para avaliação das vignettes e seus itens, enquanto na última está o grau de concordância entre os experts sobre o conteúdo, a clareza, a simplicidade, a validade de conteúdo e a analogia entre a vignette e o construto correspondente.

A flexibilidade, como uma característica da organização, pode ser vista sob três componentes conceituais: as habilidades do funcionário, o comportamento do funcionário e as práticas de recursos humanos da organização (BHATTACHARYA; GIBSON; DOTY, 2005BHATTACHARYA, M.; GIBSON, D. E.; DOTY, D. H. The effects of flexibility in employee skills, employee behaviors, and human resource practices on firm performance. Journal of Management, v. 31, n. 4, p. 622-640, 2005.). A flexibilidade de habilidades representa o número potencial de alternativas de uso das habilidades de um funcionário e o quão rápido as pessoas com diferentes habilidades podem ser reposicionadas (BHATTACHARYA; GIBSON; DOTY, 2005BHATTACHARYA, M.; GIBSON, D. E.; DOTY, D. H. The effects of flexibility in employee skills, employee behaviors, and human resource practices on firm performance. Journal of Management, v. 31, n. 4, p. 622-640, 2005.). Essas características estão presentes, em algum grau, nos conceitos dos itens F5 (flexibilidade de roteamento) e F6 (flexibilidade de função) (Figura 4), dado que eles descrevem, respectivamente, vias alternativas para entrega do serviço (atender à intercorrência da visitante no apartamento, ao invés de a cliente ser deslocada para o pronto-socorro) e capacidades dos funcionários para realizar novas operações (os funcionários dos apartamentos, nos hospitais, têm operações específicas direcionadas para clientes internados).

O item F1 (Figura 4) refere-se à movimentação temporária em um sistema para mudar seu estado diante de uma variação na demanda pelo serviço (a visitante demandou um serviço não esperado na unidade, de modo que os funcionários realizaram uma movimentação temporária para atender a essa demanda), enquanto o item F2 é relativo à rapidez com que o sistema realiza essa movimentação (os funcionários atenderam com rapidez a demanda da visitante, ao contrário de uma rotina em que a cliente poderia ser deslocada até o pronto-socorro, demandar a abertura de uma ficha de atendimento e aguardar para ser atendida). Os funcionários, neste cenário, não só demonstraram interesse, como habilidades para a movimentação temporária.

6.2. VIGNETTE DOS CONSTRUCTOS COINOVAÇÃO, RESPONSIVIDADE E COCRIAÇÃO

A inovação em serviços é um conjunto de práticas para criar valor para os stakeholders por meio de melhorias ou de novas propostas, processos e modelos de negócios de serviços (YEN et al., 2012YEN, H. R. et al. Service innovation readiness: Dimensions and performance outcome. Decis. Support Syst., v. 53, n. 4, p. 813-824, 2012.). Além de atentar para as necessidades do cliente, também é importante entender suas preferências. A decisão recai sobre um trade-off entre riscos e utilidades, distintos entre clientes antigos e novos (CHIU; LEUNG; LAM, 2009CHIU, D. K. W.; LEUNG, H.-F.; LAM, K.-M. On the making of service recommendations: An action theory based on utility, reputation, and risk attitude. Expert Systems with Applications, v. 36, n. 2, p. 3293-3301, 2009.). A Figura 6 apresenta a descrição do cenário hipotético associado ao construto coinovação.

Figura 6
Exemplo da criação da vignette para o construto coinovação.

O construto está relacionado à percepção do usuário sobre como os serviços da saúde entregam os elementos que não estão diretamente vinculados à saúde ou à doença do cliente, por exemplo, a limpeza dos locais de espera, dos consultórios, dos locais de exame e dos banheiros (ANDRADE; VAITSMAN; FARIAS, 2010ANDRADE, G. R. B.; VAITSMAN, J.; FARIAS, L. O. Metodologia de elaboração do Índice de Responsividade do Serviço (IRS). Cad. saúde pública, v. 26, n. 3, p. 523-534, 2010.). A Figura 7 apresenta a descrição do cenário hipotético associado ao construto responsividade. Já a Figura 8 apresenta a descrição do cenário hipotético associado ao construto cocriação.

Figura 7
Exemplo da criação da vignette para o construto responsividade.

Figura 8
Exemplo da criação da vignette para o construto cocriação.

O pré-teste do questionário, aplicado para um grupo de 15 indivíduos da população de interesse, revelou que a textualização final das vignettes descreveram situações realísticas acerca dos domínios de interesse de cada construto.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa teve como objetivo revisar e descrever critérios apresentados na literatura para uma textualização robusta de vignettes. Um dos principais objetivos no estudo sobre julgamentos e tomadas de decisão direciona o foco para identificar as variáveis que influenciam a atitude dos prestadores de serviços sobre os clientes. Por exemplo, no encontro profissional da saúde-cliente, interessa compreender como os profissionais de saúde julgam ou tomam decisões sobre seus clientes (pacientes). Muitos desses estudos fundamentam-se em pesquisas analógicas, nas quais o pesquisador controla os estímulos para os respondentes.

As vignettes emergem como um modelo de pesquisa analógica, no qual o pesquisador controla as variáveis de interesse, de modo que fatores externos possam ser omitidos ou mantidos constantes. Não obstante, o primeiro esboço de uma vignette deve estar fundamentado numa revisão da literatura ou no julgamento de experts, e convém uma revisão por um grupo independente (blind review) para melhorar a sua validade e a confiabilidade.

A presença de DIF em levantamentos afeta a efetividade dos instrumentos, dessa forma a ancoragem com vignettes é apresentada como um método para reparar os problemas de medição advindos da interpretação das escalas. Por meio das vignettes são adicionadas âncoras nas perguntas buscando-se alcançar consistência nas respostas e equivalência nas vignettes, permitindo o respondente se posicionar comparativamente ao status da personagem.

Este estudo apresentou algumas diretrizes para a construção de vignettes com um olhar direcionado para o rigor metodológico em relação à validade e à confiabilidade dos dados. Um conjunto mínimo de critérios (plausibilidade, clareza, simplicidade, validade de conteúdo e analogia entre a vignette e o construto) concebe os elementos essenciais para o desenvolvimento criterioso dessa metodologia. Não obstante a aplicação do processo, neste trabalho, ter sido desenvolvida em cenários que envolvem serviços da saúde, e, dado que as vignettes representam cenários de situações da vida real, convém explorar a aplicação do método em outras áreas de pesquisa, inclusive em administração.

As quatro vignettes hipotéticas foram desenvolvidas seguindo as recomendações apresentadas. Uma revisão meticulosa da literatura sobre cocriação de valores atentou para que o conteúdo das vignettes descrevesse um contexto real de serviços na área da saúde e assim construiu-se um blueprint para o modelo. As vignettes textualizadas foram avaliadas por experts em relação à validação dos cenários e à equivalência semântica das vignettes, obtendo concordância superior ao cutoof recomendado de 90%.

Como contribuição teórica, esta pesquisa atentou para as recomendações sobre o design de pesquisas com aplicação do método de vignettes. Assim, pesquisadores vão contar com um levantamento de critérios e recomendações para uma textualização e aplicação robusta de um método para lidar com o DIF em levantamentos. Adicionalmente, a pesquisa explora um modelo sobre os antecedentes da experiência da cocriação de valores para um serviço de saúde a fim de ilustrar a aplicação do método de acordo com os critérios e recomendações apresentados. De forma prática, os resultados desta pesquisa contribuem para ampliar os conhecimentos sobre a criação de valores em serviços da saúde ao propor um padrão de desenvolvimento de recursos operantes que facilite a criação de estratégias para operacionalizar o conceito da cocriação de valores com os clientes.

Como as vignettes foram aplicadas para três categorias diferentes de profissionais (médicos, fisioterapeutas e enfermeiros) para que expressassem sua opinião sobre os cenários, uma limitação desta pesquisa foi a ausência de testes de hipóteses para verificar se a percepção dos cenários diverge ou não em função de diferenças demográficas e formações profissionais. Nesse sentido, levantamentos sobre atitudes são altamente sensíveis à textualização; as mesmas questões podem ter significados diferentes para os respondentes quando eles estão em contextos diferentes. Adicionalmente, a plataforma teórica e operacional desta pesquisa não explora a totalidade de construtos que potencialmente se associam à experiência da cocriação de valores em serviços da saúde.

Não obstante seja uma limitação, também enseja uma oportunidade para se verificar se de fato não há diferença de percepção entre os grupos de respondentes. Também interessa às pesquisas futuras a aplicação e o desenvolvimento desses critérios para que sejam aprimorados os mecanismos de redução da incomparabilidade de dados em contextos interpessoais.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Feb 2019

Histórico

  • Recebido
    17 Ago 2017
  • Revisado
    02 Ago 2018
  • Aceito
    22 Mar 2018
  • Publicado
    03 Out 2018
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