Acessibilidade / Reportar erro

Trabalho em equipe Como citar este artigo: Ganança FF. Teamwork. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:459.

Nos mais variados âmbitos da vida cotidiana, necessitamos da ajuda de outras pessoas para que possamos realizar nossas tarefas e atingir os objetivos almejados.

Embora tenhamos tido avanços importantes nas áreas de informática, comunicação e desenvolvimento de equipamentos eletrônicos que nos auxiliam no diagnóstico e tratamento das doenças, nada substitui a troca de ideias e a evolução de um pensamento, de um conceito e de uma atitude quando realizadas em conjunto, entre pessoas que têm metas em comum. Nada substitui um brainstorm.

O editor de uma revista científica necessita da ajuda dos coeditores, dos editores associados, dos revisores internos e, muitas das vezes, dos revisores externos.

O autor principal de um trabalho científico, na grande maioria das vezes, conta com a colaboração valiosa dos coautores para que o resultado final seja o melhor possível.

O chefe de um serviço acadêmico, ou o responsável por uma clínica médica, precisa da participação ativa dos integrantes de sua equipe.

Um evento científico não alcançará o mesmo sucesso se não houver a participação efetiva das pessoas que atuam em cada um dos setores envolvidos.

Essa ideia de participação ativa e colaboração nas decisões do dia a dia também pode ser extrapolada para o convívio familiar, o que certamente beneficiará o relacionamento entre os familiares, proporcionando maior aproximação e trazendo mais felicidade para o lar.

Nesse tipo de relacionamento, menos centralizado, algumas "palavras de ordem" devem imperar: transparência, ética, humildade, paciência, saber ouvir, respeito, apoio, estímulo, companheirismo, disponibilidade, disposição, cumplicidade, entre tantas outras.

Por fim, gostaria de agradecer a participação ativa dos associados, dos funcionários e dos integrantes dos diversos comitês, departamentos e comissões da ABORL-CCF, sempre fundamental para que possamos adotar as melhores decisões e fazer com que nossa associação navegue no rumo certo.

  • Como citar este artigo: Ganança FF. Teamwork. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:459.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Nov-Dec 2014
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br