Acessibilidade / Reportar erro

Malformação unilateral: adaptação do sistema de frequência modulada

Introdução

A privação sensorial decorrente de uma malformação de orelha unilateral pode ocasionar um atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem, afetando o desenvolvimento social, psíquico e educacional do indivíduo.11. Dell'Aringa AHB, Castiquini EAT. Adaptação do aparelho de amplificação sonora individual por via óssea em crianças por- tadoras de malformação de orelha externa e média. Arq Int Otorrinolaringol. 2005;9:310-6.

As malformações de orelha são anomalias que ocorrem no período de desenvolvimento embrionário e podem acometer as orelhas externa, média e/ou interna. A deficiência auditiva é um dos achados clínicos mais comuns nestes indivíduos, podendo variar quanto ao tipo e grau, dependendo do seu comprometimento.11. Dell'Aringa AHB, Castiquini EAT. Adaptação do aparelho de amplificação sonora individual por via óssea em crianças por- tadoras de malformação de orelha externa e média. Arq Int Otorrinolaringol. 2005;9:310-6.

Dentre as queixas mais comuns referidas por indivíduos com perda auditiva unilateral estão a dificuldade em compreender a fala em ambientes ruidosos e, consequentemente, um esforço maior em ambiente escolar.22. Hicks CB, Tharpe AM. Listening effort and fatigue in school- age children with and without hearing loss. J Speech Hear Res. 2002;45:5.

Nestes casos, a intervenção consiste em oferecer a amplificação sonora para favorecer a estimulação auditiva; assim, surgem como alternativas o Aparelho de Amplificação Sonora Individual por via óssea, o Aparelho de Amplificação Ancorado ao Osso e Sistema de Frequência Modulada (FM).

O sistema FM permite o envio de informações sonoras sem fio, fazendo com que o sinal captado pelo microfone do transmissor seja enviado diretamente ao indivíduo, eliminando os prejuízos da informação auditiva causados pela distância da fonte sonora e ruído de fundo.

Este estudo clínico avaliou a efetividade do Sistema FM em um caso de malformação unilateral.

Apresentação do caso

K.A.S., nascida em 16/08/2002, apresentava malformação e perda auditiva severa à direita. Em 2013, buscou auxílio devido à dificuldade de compreensão da fala em sala de aula.

Foi realizada adaptação do Sistema FM (PHONAK), com receptor ISenseMR e transmissor InspiroMR na orelha esquerda (audição normal).

Para verificação do sistema, foram realizados os seguintes procedimentos:

  1. Hearing In Noise Test (HINT): teste de percepção da fala adaptativo no qual o indivíduo é solicitado a o reconhecer e a repetir sentenças simples no silêncio e no ruído, realizado de acordo com a recomendação do guia da AAA,33. American Academy of Audiology Clinical Practice Guidelines: Remote microphone hearing assistance technologies for children and youth from birth to 21 years, 2008. Available from: http:// www.audiology.org/resources/documentlibrary/documents/hatguideline.pdf
    http:// www.audiology.org/resources/docu...
    a 180º.

  2. Classroom Participation Questionnaire (CPQ): avaliação subjetiva da participação do aluno em sala de aula,44. Jacob RTS, Alves TKM, Moret ALM, Morettin M, Santos LG, Mondelli MFCG. Participation in regular classroom of student with hearing loss: frequency modulation system use. CoDAS. 2014;26:308-14. através de questionário preenchido pelo próprio aluno. O questionário contém 28 situações auditivas, divididas em quatro subescalas, nas quais são pontuadas de 1 (quase nunca); 2 (às vezes); 3 (normalmente); e 4 (quase sempre)

Os resultados indicaram que, após os uso do sistema FM por um período de três meses, a pontuação sobre "Compreensão de Professores" aumentou de 16 para 24, "Compreensão de Estudantes" foi de 8 para 13, "Aspectos Positivos" de 9 para 15, e "Aspectos Negativos" de 16 para 12, indicando melhora da participação da paciente em sala de aula.

Discussão

A paciente, em consequência de sua malformação de orelha, apresentava dificuldades escolares. O ruído ambiental dificulta a comunicação oral e pode gerar prejuízos físicos, emocionais e educacionais, além de prejuízos na aprendizagem, pois o aluno poderá perder parte do conteúdo, ou mesmo receber a mensagem com distorções.

No ambiente acadêmico podem ser observados os benefícios mais significativos do sistema FM, uma vez que este garante o melhor acesso à informação e ao conhecimento que está sendo transmitido diretamente ao aparelho sensorial auditivo.

A partir dos resultados (tabela 1), foi possível observar que K.A.S. apresentou desempenho satisfatório no HINT, confirmando a proposta do FM de favorecer a relação sinal/ruído, corroborando dados de pesquisa realizada com uma população de sete a 13 anos.55. Jacob RTS, Bevilacqua MC, Molina SV, Queiroz M, Hoshii LA, Lauris JR, et al. Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultados. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17:417-21.

Tabela 1
Resultados obtidos no hearing in noise test

A pontuação do CPQ indicou benefício em sala de aula, pois pontuações mais altas são desejáveis, exceto para escala de "Aspectos Negativos", na qual a pontuação invertida é a esperada.

Indivíduos com perda auditiva unilateral apresentam dificuldades auditivas e podem ser beneficiados com a amplificação,66. José MR, Campos PD, Mondelli MFCG. Unilateral hearing loss: benefits and satisfaction from the use of hearing aids. Braz J Otorhinolaryngol. 2011;77:221-8. dentre as possibilidades está o sistema FM.

Comentários finais

O sistema FM favoreceu a percepção da fala e participação em sala de aula.

References

  • 1
    Dell'Aringa AHB, Castiquini EAT. Adaptação do aparelho de amplificação sonora individual por via óssea em crianças por- tadoras de malformação de orelha externa e média. Arq Int Otorrinolaringol. 2005;9:310-6.
  • 2
    Hicks CB, Tharpe AM. Listening effort and fatigue in school- age children with and without hearing loss. J Speech Hear Res. 2002;45:5.
  • 3
    American Academy of Audiology Clinical Practice Guidelines: Remote microphone hearing assistance technologies for children and youth from birth to 21 years, 2008. Available from: http:// www.audiology.org/resources/documentlibrary/documents/hatguideline.pdf
    » http:// www.audiology.org/resources/documentlibrary/documents/hatguideline.pdf
  • 4
    Jacob RTS, Alves TKM, Moret ALM, Morettin M, Santos LG, Mondelli MFCG. Participation in regular classroom of student with hearing loss: frequency modulation system use. CoDAS. 2014;26:308-14.
  • 5
    Jacob RTS, Bevilacqua MC, Molina SV, Queiroz M, Hoshii LA, Lauris JR, et al. Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultados. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17:417-21.
  • 6
    José MR, Campos PD, Mondelli MFCG. Unilateral hearing loss: benefits and satisfaction from the use of hearing aids. Braz J Otorhinolaryngol. 2011;77:221-8.
  • Como citar este artigo: Modelli MF, Jacob RT, dos Santos LG, Fidêncio VL. Unilateral malformation: adaptation of the frequency modulation system. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81:222-3.
  • ☆☆
    Instituição: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (USP), Bauru, SP, Brasil.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2015

Histórico

  • Recebido
    16 Set 2014
  • Aceito
    23 Nov 2014
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br