Acessibilidade / Reportar erro

A ética é a melhor política profissional Como citar este artigo: Balbani AP. Ethics is the best professional policy. Braz J Otorhinolaryngol. 2017;83:370.

O editorial "O futuro... a quem pertence?"'11 Abrahão M. The future... to whom it belongs?. Braz J Otorhinolaryngol. 2016;82:371. suscita duas reflexões sobre nossa prática profissional.

A primeira, estimulada pelo colega Marcio Abrahão, refere-se à carga tributária brasileira. O Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Federal estima que o crime de sonegação custou ao Brasil, só em 2015, mais de R$ 420 bilhões - sete vezes mais do que o custo anual da corrupção. Portanto, não há como alcançar algum alívio para o bolso dos contribuintes honestos e cumpridores pontuais dos seus deveres sem reforma tributária, coibição da sonegação e punição dos sonegadores.22 Plutarco HM. O imposto da sonegação é você quem paga. Available at: http://www.sinprofaz.org.br/artigos/o-imposto-da-sonegacao-e-voce-quem-paga/ [accessed 11.09.16].
http://www.sinprofaz.org.br/artigos/o-im...
Se indivíduos e empresas não sonegarem impostos, então será possível reduzir as alíquotas e a carga tributária pesará menos sobre cada um de nós. Por isso, endossando o editorial sobre o papel das instituições médicas na cena política nacional, na qual a repulsa da sociedade ao crime adquire voz mais forte por meio de entidades de prestígio como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), nada mais apropriado do que nossa associação deflagrar ou aderir a uma campanha pública pelo combate à sonegação fiscal.

A segunda reflexão é sobre a natureza ética e humanitária da medicina. É indiscutível a necessidade de exigirmos remuneração justa e digna para todo trabalhador, inclusive o médico. Paralelamente, a crise econômica e de valores morais traz a nós, médicos, outra missão irrecusável: o voluntariado em benefício dos que mais sofrem. Os compatriotas indefesos contam conosco não só para sanar seus problemas de saúde, mas pedem também a nossa corajosa atitude cidadã para, solidariamente, reivindicar boas políticas públicas de saúde e repelir o ódio, o preconceito, a injustiça, a desigualdade social, as ameaças à paz e o descaso com a vida humana.

Respeitando o Estado laico, é importante que tenhamos a consciência serena ao honrar todos os dias o trecho da "Oração do médico", de Maimônides (1135-1204): "(...) a servir os ricos e os pobres, os bons e os perversos, amigos e inimigos, e que eu jamais enxergue num paciente algo além de um irmão que sofre". A ética é a política nobre capaz de nos levar a um futuro melhor.

  • Como citar este artigo: Balbani AP. Ethics is the best professional policy. Braz J Otorhinolaryngol. 2017;83:370.

References

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Jun 2017
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br