Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Editorial

Editorial

A área da Fisioterapia vem apresentando nos últimos anos um crescimento vertiginoso no país, tanto no número de cursos de graduação e especialização quanto, principalmente, no número de programas de pós-graduação. Hoje contam-se nove programas, dos quais três preparam o doutorado. Além disso, docentes e pesquisadores se organizam nas diferentes regiões do país para solicitar novos programas. Essa intensificada atuação docente e de pesquisa pressiona ainda mais para que haja canais de qualidade para a circulação do conhecimento produzido.

O crescimento da Fisioterapia e sua inserção na comunidade científica brasileira é um processo sem volta. O novo patamar atingido, com muito empenho de muitos, tem sido cada vez mais reconhecido por todos. E requer esforços de aprimoramento da qualidade, tanto dos produtores de conhecimento quanto dos veículos que o publicam. Fisioterapia e Pesquisa pretende cada vez mais crescer nos padrões de qualidade e de indexação para melhor servir à crescente comunidade cientifica da Fisioterapia no Brasil.

Desde 2005, quando iniciamos o processo de mudanças, fizemos muitos avanços no sentido de atender aos padrões de qualidade exigidos. Dentre as mudanças atuais, para adequar a Revista aos critérios de excelência foi necessário alterar o corpo editorial, convidando pesquisadores de renome de diferentes regiões geográficas, para ampliar nossa abrangência. Também agregamos mais quatro membros estrangeiros ao corpo editorial. Ainda, foram instituídos editores especialistas, que terão como principal tarefa conferir agilidade e transparência ao processo de julgamento dos manuscritos. Os membros do corpo editorial e os editores especialistas terão participação ativa e irão contribuir permanentemente com a Revista, citando-a, encorajando alunos ou pós-graduandos a submeter artigos, submetendo eles próprios sua produção, além da emissão de pareceres.

Finalmente, a partir deste número, a chefia de editoria será partilhada: à anterior editora-chefe junta-se agora a Profa. Débora Bevilaqua Grossi, unindo esforços para que a revista conquiste um lugar de destaque entre as revistas de Fisioterapia e possa ser um veículo eficiente e de qualidade para a circulação do conhecimento científico em nossa área, sempre tendo em mira o aprimoramento da qualidade da pesquisa e da assistência em Fisioterapia.

Agradecemos a todos que nos vêm dando apoio, com o qual contamos para prosseguir aperfeiçoando Fisioterapia e Pesquisa.

Amélia Pasqual Marques

Débora Bevilaqua Grossi

Editoras-chefes

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Maio 2012
  • Data do Fascículo
    2008
Universidade de São Paulo Rua Ovídio Pires de Campos, 225 2° andar. , 05403-010 São Paulo SP / Brasil, Tel: 55 11 2661-7703, Fax 55 11 3743-7462 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revfisio@usp.br