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Desenvolvimento de um recurso didático multimídia para o ensino de higiene brônquica

Development of a multimedia tool for teaching bronchial hygiene

Resumos

As novas tecnologias da informação têm sido amplamente utilizadas no ensino em saúde. No entanto, não há descrição na literatura do desenvolvimento de recurso multimídia para o ensino de fisioterapia respiratória. O objetivo deste trabalho foi desenvolver material didático multimídia para o ensino de manobras de higiene brônquica (MHB) disponibilizado na internet. O material elaborado foi dividido em três módulos: Princípios fisiológicos, Fisiopatologia e MHB. O material foi disponibilizado em diversos formatos (páginas on-line, apostila e recursos audiovisuais) e inserido no sítio da internet Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. A página on-line de introdução contém links para acesso aleatório aos módulos e um link para acesso à apostila. No módulo Princípios fisiológicos há links para informações sobre o aparelho mucociliar, produção do muco e fatores prejudiciais à defesa pulmonar. No módulo Fisiopatologia há links para informações sobre as principais doenças ou condições causadoras de hipersecreção pulmonar. No módulo MHB há links para informações sobre as manobras e para vídeos. Este recurso didático multimídia para o ensino de MHB, disponibilizado na internet, pode facilitar o aprendizado em fisioterapia respiratória. Entretanto, há necessidade de se avaliar sua efetividade.

Instrução por computador; Materiais de ensino; Multimídia; Terapia respiratória


Advances in information technology have been widely used in teaching health care providers. However, no reports were found on its use in the instruction on respiratory therapy. The purpose here was to develop audiovisual supporting material for teaching bronchial hygiene techniques (BHT) available through the internet. The material was organized into three modules: Physiological principles, Physiopathology, and BHT. Each module is available in several formats (online page, booklet and audiovisual resources) and is inserted in a collaborative learning environment at the internet. The opening online page has links for random access to the modules and to the booklet. The Physiological principles module has links to information on the mucociliary system, mucous formation and factors that affect the defence mechanisms. The Physiopathology module has links to access information on diseases that lead to hypersecretion. The BHT module has links to access information on techniques and videos. This multimedia material for teaching BHT, available through the internet, may ease respiratory therapy learning. However, an evaluation of its effectiveness is needed.

Computer-assisted instruction; Multimedia; Respiratory therapy; Teaching materials


PESQUISA ORIGINAL ORIGINAL RESEARCH

Desenvolvimento de um recurso didático multimídia para o ensino de higiene brônquica

Development of a multimedia tool for teaching bronchial hygiene

Cibele Cristine Berto Marques da SilvaI; Sonia Lucia Pacheco de Toledo CarvalhoII; Celso Ricardo Fernandes de CarvalhoIII

IFisioterapeuta Ms. do Fofito/FMUSP

IIBibliotecária da Biblioteca Central da FMUSP

IIIFisioterapeuta; Prof. Livre-docente do Fofito/FMUSP

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Cibele C. B. M. da Silva Fofito/FMUSP R. Cipotânea 51 Cidade Universitária 05360-000 São Paulo SP e-mail: ciberto@usp.br

RESUMO

As novas tecnologias da informação têm sido amplamente utilizadas no ensino em saúde. No entanto, não há descrição na literatura do desenvolvimento de recurso multimídia para o ensino de fisioterapia respiratória. O objetivo deste trabalho foi desenvolver material didático multimídia para o ensino de manobras de higiene brônquica (MHB) disponibilizado na internet. O material elaborado foi dividido em três módulos: Princípios fisiológicos, Fisiopatologia e MHB. O material foi disponibilizado em diversos formatos (páginas on-line, apostila e recursos audiovisuais) e inserido no sítio da internet Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. A página on-line de introdução contém links para acesso aleatório aos módulos e um link para acesso à apostila. No módulo Princípios fisiológicos há links para informações sobre o aparelho mucociliar, produção do muco e fatores prejudiciais à defesa pulmonar. No módulo Fisiopatologia há links para informações sobre as principais doenças ou condições causadoras de hipersecreção pulmonar. No módulo MHB há links para informações sobre as manobras e para vídeos. Este recurso didático multimídia para o ensino de MHB, disponibilizado na internet, pode facilitar o aprendizado em fisioterapia respiratória. Entretanto, há necessidade de se avaliar sua efetividade.

Descritores: Instrução por computador; Materiais de ensino; Multimídia; Terapia respiratória/educação

ABSTRACT

Advances in information technology have been widely used in teaching health care providers. However, no reports were found on its use in the instruction on respiratory therapy. The purpose here was to develop audiovisual supporting material for teaching bronchial hygiene techniques (BHT) available through the internet. The material was organized into three modules: Physiological principles, Physiopathology, and BHT. Each module is available in several formats (online page, booklet and audiovisual resources) and is inserted in a collaborative learning environment at the internet. The opening online page has links for random access to the modules and to the booklet. The Physiological principles module has links to information on the mucociliary system, mucous formation and factors that affect the defence mechanisms. The Physiopathology module has links to access information on diseases that lead to hypersecretion. The BHT module has links to access information on techniques and videos. This multimedia material for teaching BHT, available through the internet, may ease respiratory therapy learning. However, an evaluation of its effectiveness is needed.

Key words: Computer-assisted instruction; Multimedia; Respiratory therapy/education; Teaching materials

INTRODUÇÃO

O ensino de profissionais da saúde vem sendo, tradicionalmente, realizado por meio de aulas teóricas e práticas e pela consulta a materiais didáticos escritos. Entretanto, questionamentos acerca da necessidade de novas metodologias para o ensino em saúde são freqüentes e constituem preocupação contínua1-3. A utilização de recursos tecnológicos como o computador e a internet constitui novas possibilidades para o ensino4; inúmeros estudos vêm sugerindo o uso dessas tecnologias em diversas áreas da saúde, como em medicina5,6, odontologia7,8 e enfermagem9,10. Tais estudos evidenciam os benefícios alcançados pela aplicação no ensino das tecnologias da informação.

Na fisioterapia, a aplicação de tecnologias da informação para o ensino de alunos de graduação tem se limitado à avaliação do uso do computador nas disciplinas básicas11-13 e à comparação da sua utilização com o ensino tradicional14. Por outro lado, não foram encontrados relatos do desenvolvimento de multimídia para o ensino clínico da fisioterapia respiratória.

Diversas doenças respiratórias agudas e crônicas estão comumente associadas ao acúmulo de secreção e/ou ao aumento da produção de muco, redução do transporte mucociliar ou tosse ineficaz15. As manobras de higiene brônquica (MHB) são técnicas comumente empregadas na remoção da secreção do trato respiratório15,16 e seu uso ocorre de maneira ampla tanto na prática clínica ambulatorial quanto nas unidades de terapia intensiva17.

São várias as manobras de higiene brônquica e, segundo o Consenso de Lyon17, podem ser classificadas de acordo com a produção de ondas de choque ou compressão do gás. O aprendizado das MHB requer uma diversidade de conhecimentos relacionados à sua aplicabilidade, posicionamento adequado do paciente, materiais necessários, bem como suas indicações e contra-indicações. Todas essas informações são fundamentais para a correta aplicação das MHB e a utilização de tecnologias da informação pode auxiliar no aprendizado de fisioterapeutas e melhorar o atendimento clínico dos pacientes.

O objetivo do presente trabalho foi descrever o desenvolvimento de um material didático para o ensino das MHB disponibilizado na internet.

METODOLOGIA

O conteúdo do material didático multimídia foi dividido em três módulos: Princípios fisiológicos, Fisiopatologia e MHB. Para cada módulo foram desenvolvidos recursos audiovisuais (filmes e animações gráficas) e conteúdo teórico (apostila). Em seguida, o material foi disponibilizado no sítio da internet Ambiente Colaborativo de Aprendizagem.

Desenvolvimento do material didático

Apostila: foi realizado um levantamento bibliográfico das publicações relacionadas ao tema MHB, no período de 1990 a 2009, nas bases de dados Medline e Embase, utilizando as palavras-chave: bronchial hygiene or bronchial therapy or chest physiotherapy or airway clearance and review18-26. Com base nesse levantamento, foi elaborado um texto contendo informações sobre cada um dos módulos idealizados.

No módulo Princípios fisiológicos foram abordados os temas: funcionamento ciliar, funções do muco, formação e estrutura do muco e fatores que prejudicam os mecanismos de defesa. No módulo Fisiopatologia foram abordadas as principais doenças (bronquite crônica, bronquiectasia, fibrose cística, fase tardia da asma brônquica, síndrome dos cílios imóveis) ou condições (pós-operatório) causadoras de hipersecreção pulmonar, descrevendo-se a definição, a fisiopatologia e o quadro clínico de cada doença. No módulo MHB foi elaborado um organograma, com base no Consenso de Lyon17, que classifica as manobras de acordo com seu princípio de ação. As MHB foram classificadas em vibratórias ou de vibração - vibrocompressão, osciladores de alta freqüência (OAF) e colete vibratório -, percussiva ou de percussão (tapotagem) e de fluxo - expiração lenta total com a glote aberta em decúbito infralateral (Eltgol), técnica de expiração forçada (TEF), drenagem autógena e tosse assistida e estimulada. Além disso, são apresentadas duas técnicas coadjuvantes às manobras, classificadas em postural ou de postura (drenagem postural) e de umidificação (inaloterapia). Cada manobra é detalhadamente apresentada nos itens: definição, modo de aplicação, materiais necessários, posicionamento do terapeuta e paciente e contra-indicações. As referências bibliográficas para cada manobra são citadas ao final da apostila.

Páginas on-line: As páginas de acesso on-line foram desenvolvidas no programa Macromedia Dream Weaver (Adobe Systems) seguindo a organização da apostila e pontuando as informações mais relevantes para um material on-line, como sugerido por Palloff et al.27. A página on-line de introdução disponibiliza os links para acesso aleatório aos módulos (Princípios fisiológicos, Fisiopatologia e MHB), além de um link para acesso à apostila. No módulo Princípios fisiológicos há links para as informações sobre o funcionamento do aparelho mucociliar, produção do muco e fatores prejudiciais aos mecanismos de defesa. No módulo Fisiopatologia há links para as informações sobre as principais doenças (bronquite crônica, bronquiectasia, fibrose cística, asma brônquica, síndrome dos cílios imóveis) ou condições (pós-operatório) causadoras de hipersecreção pulmonar, pontuando a definição, fisiopatologia e quadro clínico de cada uma. No módulo MHB, há um organograma, adaptado do Consenso de Lyon17, com a classificação das manobras de acordo com seu princípio de ação. No próprio organograma são disponibilizados links para acesso às informações sobre as principais MHB: vibratórias (vibrocompressão, OAF e colete vibratório), percussiva (tapotagem) e de fluxo (Eltgol, TEF, drenagem autógena e tosse assistida e estimulada), e às duas técnicas coadjuvantes às manobras: postural (drenagem postural) e de umidificação (inaloterapia). Para todas as MHB foram incluídos os seguintes tópicos: definição, modo de aplicação, materiais necessários, posicionamento do terapeuta e paciente, bem como as contra-indicações. Foram disponibilizados links para visualização de vídeos demonstrativos das manobras e das técnicas coadjuvantes.

Recursos audiovisuais: foram produzidos vídeos para as manobras vibrocompressão, OAF, tapotagem, Eltgol, TEF, tosse assistida e estimulada, bem como das técnicas coadjuvantes, drenagem postural e inaloterapia. Todos os vídeos foram produzidos com base em roteiros previamente elaborados, que continham a descrição da cena de filmagem ou da animação e seu respectivo áudio explicativo na seguinte ordem de informações: definição, modo de aplicação, posicionamento, materiais necessários, contra-indicações.

As manobras de vibrocompressão, OAF, tapotagem, Eltgol, TEF, tosse assistida e estimulada foram filmadas com câmera digital (DCR-TRV 80 Sony) num estúdio profissional simulando um ambiente hospitalar, enquanto drenagem postural e inaloterapia foram filmadas num ambiente hospitalar. Os participantes das filmagens foram voluntários sadios ou pacientes que deram seu consentimento para exibição da imagem. de acordo com termo da comissão de ética da instituição, previamente esclarecido e assinado.

Os vídeos tinham, em média, 3 minutos e foram editados utilizando o programa Adobe Premiere. Os vídeos sobre vibrocompressão, OAF, tapotagem, TEF, tosse assistida e estimulada apresentavam animações, desenvolvidas em 3D MAX, para simular algumas condições fisiopatológicas.

RESULTADOS

Foi desenvolvido um material didático composto por páginas on-line, vídeos e apostila escrita, que constituíram o conteúdo de um recurso multimídia sobre MHB disponibilizado no Ambiente Colaborativo de Aprendizagem (ACA), na internet.

O ACA é um sítio na internet desenvolvido na Faculdade de Medicina da USP para disponibilizar cursos de saúde e facilitar a conexão entre as diversas ferramentas utilizadas. O material didático desenvolvido foi disponibilizado nesse ambiente que permite controle do acesso por login e senha e disponibiliza uma série de ferramentas para auxiliar o aluno em seu aprendizado. Dentre essas ferramentas, destacamos o correio eletrônico e o perfil, que visam promover a comunicação entre os participantes do curso e a socialização entre os mesmos.

Ao acessar o ACA (http://www.med. fm.usp.br/aca/sumario.asp?cab=&rod=), com login e senha, é permitido o acesso aleatório a diversos links. Antes de acessar o conteúdo de MHB propriamente dito, foram disponibilizados links com o objetivo de incentivar o aluno a seguir adiante (Boas vindas), informar sobre o material (Informações gerais) e sobre os softwares necessários para visualização dos recursos audiovisuais (Guia do Curso), e explicar como usar as ferramentas do ambiente virtual (Primeiros passos). Na primeira página de acesso do ACA também existe a possibilidade de acessar o link para o conteúdo de MHB. Na página com o conteúdo de MHB, há links para acesso aleatório aos módulos, além de um link para acesso ao conteúdo em formato de apostila MHB com a opção de imprimi-la para estudo (Figura 1).


Ao acessar o módulo Princípios fisiológicos, o aluno tem informações sobre a função do aparelho mucociliar dividida em: funcionamento ciliar, funções do muco, formação e estrutura do muco e fatores que prejudicam os mecanismos de defesa. Ao acessar o módulo Fisiopatologia das doenças hipersecretivas, o aluno tem informações sobre as principais doenças ou condições relacionadas ao aumento da produção de muco na prática clínica - bronquite crônica, fibrose cística, bronquiectasia, fase tardia da asma, síndrome dos cílios imóveis e pós-operatório. Ao acessar o módulo MHB, o aluno visualiza um organograma das MHB (adaptado do Consenso de Lyon17) que possibilita acesso aleatório às informações: definição, modo de aplicação, materiais necessários, posicionamento do terapeuta e paciente, bem como as contra-indicações de cada manobra ou técnica coadjuvante (Figura 2). Além disso, são disponibilizados links para visualização dos vídeos produzidos.


DISCUSSÃO

O presente estudo descreve o desenvolvimento de um material multimídia disponível na internet para o ensino de MHB, que pode ser utilizado tanto por alunos de graduação como por fisioterapeutas em todo o território nacional e auxiliar no ensino de fisioterapia respiratória.

O processo educacional é alvo de constante discussão e a necessidade de desenvolver novas estratégias que favoreçam a melhoria da qualidade do ensino vem sendo amplamente debatida2. Existem vários estudos sobre o emprego de recursos multimídia em outras áreas da saúde5,7, entretanto, em fisioterapia, os estudos sobre a aplicação de novas tecnologias para o ensino têm se limitado a avaliar a importância do uso do computador11-14. Este estudo avançou em relação aos estudos de fisioterapia supracitados, na medida em que foi desenvolvido um recurso multimídia para reforço do ensino clínico, no caso das MHB. Dessa forma, o aprendizado do aluno pode ser beneficiado pelas vantagens do ensino on-line, como facilidade de formatação e acesso ao material, personalização das necessidades individuais, acesso a material de múltiplos locais, capacidade de acessar links e outros websites, incorporação de material audiovisual, custo relativamente baixo, redução do formato linear de ensino e promoção de alta interatividade entre aluno e tutor e com os colegas8.

Uma preocupação com o aprendizado on-line diz respeito ao desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, isto é, a capacidade de analisar, avaliar, questionar, investigar, divergir, argumentar e experimentar28,29. Entretanto, diversos estudos sugerem que o uso de novas ferramentas tecnológicas aplicadas ao ensino é capaz de promover o pensamento crítico6,30,31. Uma das maneiras de estimular o senso crítico é apresentar ao aluno informações disponíveis na literatura que mostrem, de maneira imparcial, os aspectos positivos e negativos daquilo que ele está aprendendo, permitindo que ele construa seu conhecimento. No recurso desenvolvido, foi elaborada uma apostila fundamentada com as evidências da literatura sobre a efetividade das MHB18-26 e, apesar da efetividade de algumas MHB ainda serem controversas, entende-se que é essencial para o aluno ter esse conhecimento e refletir sobre sua prática baseada em evidências. O acesso a um material escrito também parece ser importante para incentivar revisões, reflexões e reforçar os conhecimentos transmitidos em sala de aula1,32. Esse aspecto educacional foi contemplado ao permitir que o aluno tivesse acesso e pudesse imprimir uma revisão bibliográfica sobre todos os assuntos abordados18-26.

Segundo Allen et al.1, quanto mais canais sensoriais são estimulados durante o aprendizado do aluno, mais amplas e positivas são suas possibilidades de aquisição da informação. O material didático desenvolvido é inédito e foi elaborado visando abordar as diversas possibilidades do aluno para melhorar seu aprendizado (recursos audiovisuais, páginas on-line, material escrito). Além disso, também foi previsto o uso de ferramentas, como o e-mail e listas de discussões, que permitem a interatividade entre os alunos e com um tutor, o que parece ser importante para a melhora do aprendizado33.

O uso de novas tecnologias também apresenta barreiras que parecem estar mais relacionadas a problemas técnicos e fatores sociais e de aptidão do aluno34-36. Allen et al.1 identificaram as maiores barreiras relatadas por alunos para o uso das novas tecnologias: maior susceptibilidade a colapso, os alunos se consideram incapazes de trabalhar com computador e/ou acreditam que a experiência mediada por computador não substitui a aula presencial. Este último argumento não se aplica ao nosso material, uma vez que foi desenvolvido para atuar como suporte ao ensino presencial, pois compreende-se que o professor continua sendo essencial para o sucesso do processo ensino-aprendizagem, seja em sala de aula ou na tutoria on-line. Obviamente, a tecnologia não ensina sozinha e, portanto, concordamos com Cyrs37, segundo o qual alunos não aprendem de meios tecnológicos, mas de instrutores competentes que devem ter sido treinados a se comunicar através desses meios. Acreditamos que o material didático desenvolvido possa auxiliar no ensino das MHB e que este modelo possa ser aplicado ao ensino de diversas outras disciplinas, uma vez que estudos realizados em outras áreas da saúde já vêm sugerindo que o uso de novas tecnologias pode facilitar o aprendizado dos alunos5-7.

CONCLUSÃO

O presente estudo descreveu o desenvolvimento de um recurso didático multimídia para o ensino de manobras de higiene brônquica num ambiente colaborativo de aprendizagem, na internet. Embora esse recurso possa vir a facilitar o aprendizado em fisioterapia respiratória, há necessidade de se avaliar sua efetividade.

Apresentação: out. 2008

Aceito para publicação: mar. 2009

Este estudo recebeu apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo

Estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Fodito/FMUSP - Depto. Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

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  • Endereço para correspondência:

    Cibele C. B. M. da Silva
    Fofito/FMUSP
    R. Cipotânea 51 Cidade Universitária
    05360-000 São Paulo SP
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Abr 2012
    • Data do Fascículo
      Mar 2009

    Histórico

    • Aceito
      Mar 2009
    • Recebido
      Out 2008
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