SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Longitudinal assessment of motor development and sitting skill in preterm infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Fisioterapia e Pesquisa

Print version ISSN 1809-2950

Fisioter. Pesqui. vol.17 no.2 São Paulo Apr./June 2010

https://doi.org/10.1590/S1809-29502010000200001 

EDITORIAL

 

O trabalho em equipe do processo editorial

 

 

A publicação de uma revista científica depende de inúmeros colaboradores de diversas áreas profissionais. O processo se inicia com os pesquisadores enviando os manuscritos para avaliação, passando pela estrutura administrativa da secretaria, a qual viabiliza o andamento do processo desde o recebimento dos manuscritos até a publicação final, tendo a participação, nessas etapas, dos editores especialistas, pareceristas, editores-chefes e o pessoal da preparação de texto e produção gráfica. Não se pode deixar de mencionar a valiosa contribuição que o corpo editorial tem prestado à revista.

É nesse contexto que fui gentilmente convidado pela profa. Dra. Amélia P. Marques para participar da editoria da revista Fisioterapia e Pesquisa. Assim, a partir de agora estarei assumindo juntamente com a profa. Amélia o cargo de editor-chefe da revista, buscando cumprir seus objetivos - divulgar a produção científica da Fisioterapia e outras áreas da saúde - contribuindo assim com o desenvolvimento da Fisioterapia no país. Apesar de gratificante, esse cargo implica um grande grau de responsabilidade. Tenho consciência da complexidade e diversidade das atividades e imprevistos que me aguardam no transcorrer desse processo, mas tenho convicção de que juntos poderemos aprimorar ainda mais a revista.

Para que essas atividades possam ser desenvolvidas com êxito, é importante lembrar a necessidade de apoio financeiro de que a revista necessita, atualmente originário das assinaturas, da Universidade de São Paulo (Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo) e da Universidade Nove de Julho. Com o cancelamento, em 2007, do apoio financeiro concedido pelo Crefito-3, iniciou-se uma discussão com a atual administração do Coffito que, recentemente, publicou a Resolução no. 375, de 14 de maio de 2010, dispondo sobre o procedimento e fixação de critérios mínimos para a concessão de auxílio financeiro por parte do Coffito a revistas, boletins, periódicos e outros meios de divulgação de artigos científicos. Parabenizo a iniciativa do Coffito em apoiar as revistas científicas, as quais têm um papel importante na atualização profissional - o que, por conseqüência, traz melhor assistência ao paciente.

Convido a todos, pesquisadores, pareceristas e editores a estreitarem os vínculos com a revista Fisioterapia e Pesquisa para que possamos aumentar sua inserção no cenário acadêmico nacional.

 

Prof. Dr. Rinaldo Guirro
Co-editor chefe

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License