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Eficácia do Nintendo Wii em desfechos funcionais e de saúde de indivíduos com doença de Parkinson: uma revisão sistemática

Eficacia del Nintendo Wii en resultados funcionales y de salud de individuos con enfermedad de Parkinson: una revisión sistemática

RESUMO

O objetivo deste estudo foi revisar sistematicamente a literatura sobre a eficácia do Nintendo Wii na melhora de desfechos funcionais e de saúde de indivíduos com doença de Parkinson. A revisão foi desenvolvida seguindo o PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), com buscas nas bases de dados MEDLINE, SciELO, LILACS e PEDro mediante estratégia de busca composta pela combinação dos termos “Wii”, “Doença de Parkinson”, “reabilitação” e “fisioterapia”, seguida de busca manual. Os critérios de inclusão foram: estudos experimentais ou quase-experimentais relacionados a intervenções envolvendo o uso do Nintendo Wii para melhora de desfechos funcionais em indivíduos com doença de Parkinson, publicados até fevereiro de 2016, sem restrição de idioma. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pela escala PEDro. Dos 701 estudos encontrados, foram selecionados sete que atenderam aos critérios de inclusão, a maioria (57,14%) apresentava qualidade metodológica ruim e era do tipo quase-experimental. Os resultados sugerem que o uso do Wii parece eficaz para melhora de desfechos funcionais (equilíbrio, mobilidade, desempenho motor e independência) e de saúde (diminuição do risco de quedas), sendo mais consistentes os resultados para melhora do equilíbrio. São necessários estudos com melhor qualidade metodológica para o estabelecimento das evidências e, ainda, padronizações sobre os tipos de jogos, intensidade e frequência adequados para cada tipo de paciente com DP.

Descritores |
Doença de Parkinson; Realidade Virtual; Neurologia; Reabilitação; Fisioterapia

RESUMEN

El objetivo de este estudio ha sido el de revisar sistemáticamente la literatura sobre la eficacia del Nintendo Wii en la mejora de resultados funcionales y de salud de individuos con enfermedad de Parkinson. La revisión sistemática de la literatura ha sido desarrollada siguiendo el PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), con búsquedas en las bases de datos MEDLINE, SciELO, LILACS y PEDro de acuerdo con la estrategia de búsqueda compuesta por la combinación de los términos “Wii”, “Enfermedad de Parkinson”, “rehabilitación” y “fisioterapia”, seguida de búsqueda manual. Los criterios de inclusión han sido: los estudios experimentales o casi-experimentales relacionados a las intervenciones involucrando el uso del Nintendo Wii para la mejora de resultados funcionales en los individuos con enfermedad de Parkinson, publicados hasta febrero de 2016, sin restricción de idioma. La cualidad metodológica de los estudios ha sido evaluada por la escala PEDro. De los 701 estudios encontrados, han sido incluidos siete que atendieron a los criterios de inclusión, la gran parte (el 57,14%) con cualidad metodológica mala y del tipo casi-experimental. Los resultados sugieren que el uso del Wii parece eficaz para la mejora de resultados funcionales (el equilibrio, la movilidad, el desempeño motor y la independencia) y de salud (disminución del riesgo de caídas), siendo más consistentes los resultados para la mejora del equilibrio. Son necesarios estudios con mejor cualidad metodológica para el establecimiento de las evidencias. Todavía son necesarias estandarizaciones sobre los tipos de juegos, intensidad y frecuencia adecuados para cada tipo de paciente con EP.

Palabras clave |
Enfermedad de Parkinson; Realidad Virtual; Neurología; Rehabilitación; Fisioterapia

ABSTRACT

The objective of this study was to conduct a systematic review of the literature on the effectiveness of Nintendo Wii in the improvement of functional and health outcomes of individuals with Parkinson’s disease. A systematic review of the literature was developed following the PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses), with research in MEDLINE, SciELO, LILACS, PEDro through a search strategy that combined the terms Wii, Parkinson’s Disease, rehabilitation, and physical therapy, followed by manual search. Inclusion criteria were: experimental studies or quasi-experiments related to interventions involving the use of Nintendo Wii to improve functional outcomes in individuals with Parkinson’s disease, published until February 2016, without language restriction. The methodological quality of the studies was assessed with the PEDro scale. Of the 701 studies found, we included seven that met the inclusion criteria - most of the articles (57.14%) had bad methodological quality and were quasi-experiments. The results suggest that the use of Wii seems effective to improve functional outcomes (balance, mobility, motor performance and independence) and health (reducing the risk of falls), being more consistent the results for the improvement of balance. Studies with better methodological quality are needed for the establishment of evidence. Standardization on the types of games, intensity and frequency suitable for each type of patient with PD are still required.

Keywords |
Parkinson’s Disease; Virtual Reality; Neurology; Rehabilitation; Physical Therapy

INTRODUÇÃO

A doença de Parkinson (DP) é uma desordem crônica, progressiva e degenerativa do sistema nervoso central, a segunda doença neurodegenerativa mais comum e a principal causa de parkinsonismo, com prevalência maior na população acima de 65 anos de idade e do sexo masculino11. Fukunaga JY, Quitschal RM, Doná F, Ferraz HB, Ganança MM, Caovilla HH. Postural control in Parkinson's disease. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80(6):508-14. doi: 10.1016/j.bjorl.2014.05.032
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), (22. Pringsheim T, Jette N, Frolkis A, Steeves TD. The prevalence of Parkinson's disease: a systematic review and meta-analysis. Mov Disord. 2014;29(13):1583-90. doi: 10.1002/mds.25945
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. Além do parkinsonismo (presença de bradicinesia e pelo menos mais um dos seguintes sinais: tremor de repouso e/ou rigidez), os pacientes com DP podem apresentar instabilidade postural, déficits no equilíbrio, limitações em atividades33. Postuma RB, Berg D, Stern M, Poewe W, Olanow W, Oertel W, et al. MDS clinical diagnostic criteria for Parkinson's disease. Mov Disord. 2015;30(12):1591-601. doi: 10.1002/mds.26424
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),(44. Chapuis S, Ouchchane L, Metz O, Gerbaud L, Durif F. Impact of the motor complications of Parkinson's disease on the quality of life. Mov Disord. 2005;20(2):224-30. doi: 10.1002/mds.20279
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, com perda de independência funcional e comprometimento da qualidade de vida55. Boland DF, Stacy M. The economic and quality of life burden associated with Parkinson's disease: a focus on symptoms. Am J Manag Care. 2012;18(Suppl. 7):S168-75.), (66. Rinalduzzi S, Trompetto C, Marinelli L, Alibardi A, Missori P, Fattapposta F, et al. Balance dysfunction in Parkinson's disease. Biomed Res Int. 2015:1-10. doi: 10.1155/2015/434683
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.

Em diversos estudos já foi investigada a eficácia da reabilitação associada ao tratamento farmacológico em pacientes com DP para a melhora da saúde, funcionalidade e qualidade de vida77. Santos TB, Peracini T, Franco PM, Nogueira RL, Souza LAPS. Facilitação neuromuscular proprioceptiva na doença de Parkinson: relato de eficácia terapêutica. Fisioter Mov. 2012;25(2):281-89.. Recentemente, a realidade virtual passou a ser utilizada nesses programas de reabilitação88. Saposnik NG, Teasell R, Mamdani M, Hall J, McIlroy W, Cheung D, et al. Effectiveness of virtual reality using Wii gaming technology in stroke rehabilitation: a pilot randomized clinical trial and proof of principle. Stroke. 2010;41(7):1477-84. doi: 10.1161/STROKEAHA.110.584979
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. A realidade virtual é uma tecnologia computadorizada que simula estímulos do ambiente real para promover uma interação entre indivíduo e máquina a partir de feedback sensorial, cognitivo, psicológico e motor88. Saposnik NG, Teasell R, Mamdani M, Hall J, McIlroy W, Cheung D, et al. Effectiveness of virtual reality using Wii gaming technology in stroke rehabilitation: a pilot randomized clinical trial and proof of principle. Stroke. 2010;41(7):1477-84. doi: 10.1161/STROKEAHA.110.584979
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, permitindo a repetição intensiva de tarefas complexas e fornecendo um ambiente de treinamento motivador99. Mendes FAS, Pompeu JE, Lobo AM, Silva KG, Oliveira TP, Zomignani AP, et al. Motor learning, retention and transfer after virtual-reality-based training in Parkinson's disease-effect of motor and cognitive demands of games: a longitudinal, controlled clinical study. Physiotherapy. 2012;98(3):217-23. doi: 10.1016/j.physio.2012.06.001
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.

Entre os dispositivos de realidade virtual com potencial para uso na reabilitação destaca-se o videogame Nintendo Wii, que apresenta comprovada viabilidade, segurança e eficácia na melhora do equilíbrio de indivíduos com acidente vascular encefálico (AVE), paralisia cerebral (PC), esclerose múltipla e traumatismo crânio encefálico (TCE). Ademais, em estudo recente1010. Godinho C, Domingos J, Cunha G, Santos AT, Fernandes RM, Abreu D, et al. A systematic review of the characteristics and validity of monitoring technologies to assess Parkinson's disease. J Neuroeng Rehabil. 2016;13(24):1-10. doi: 10.1186/s12984-016-0136-7
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cujo objetivo foi listar, comparar e classificar dispositivos de RV que avaliassem os sintomas motores de pessoas com DP, identificaram-se no Nintendo Wii boas propriedades clinimétricas, além de ter sido recomendado para medir a instabilidade postural e monitorar sinais motores desses indivíduos. Destaca-se que o Nintendo Wii oferece baixo custo quando comparado aos demais dispositivos e pode ser utilizado em casa, características importantes para sua aplicabilidade em indivíduos com distúrbios decorrentes de lesões neurológicas1010. Godinho C, Domingos J, Cunha G, Santos AT, Fernandes RM, Abreu D, et al. A systematic review of the characteristics and validity of monitoring technologies to assess Parkinson's disease. J Neuroeng Rehabil. 2016;13(24):1-10. doi: 10.1186/s12984-016-0136-7
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)-(1313. Mirelman A, Maidan I, Herman T, Deutsch JE, Giladi N, Hausdorff JM. Virtual reality for gait training: can it induce motor learning to enhance complex walking and reduce fall risk in patients with Parkinson's disease? J Gerontol A Biol Sci Med Sci. 2011;66(2):234-40. doi: 10.1093/gerona/glq201
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. Apesar das suas vantagens e possibilidades de uso, ainda não está clara a eficácia dessa tecnologia no processo de reabilitação de indivíduos com DP. Nesse contexto, o objetivo desta revisão sistemática foi verificar a eficácia do Nintendo® Wii para a reabilitação de indivíduos com DP.

METODOLOGIA

Esta revisão sistemática foi realizada de acordo com o protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) (1313. Mirelman A, Maidan I, Herman T, Deutsch JE, Giladi N, Hausdorff JM. Virtual reality for gait training: can it induce motor learning to enhance complex walking and reduce fall risk in patients with Parkinson's disease? J Gerontol A Biol Sci Med Sci. 2011;66(2):234-40. doi: 10.1093/gerona/glq201
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, com todos os passos conduzidos por dois examinadores independentes, que no final de cada etapa se reuniram para estabelecimento de consenso. Um terceiro examinador foi envolvido em caso de desacordo entre os dois examinadores. No primeiro passo, foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, SciELO, LILACS e PEDro utilizando o termo “Wii”. Foram incluídos todos os estudos científicos publicados até fevereiro de 2016, sem restrição de idioma, e que apresentavam os seguintes critérios de inclusão: estudos experimentais ou quase-experimentais, que utilizaram o Nintendo Wii no processo de reabilitação de indivíduos com DP. No segundo passo, os títulos de todos os estudos encontrados nas bases de dados eletrônicas foram avaliados e os que não atendiam aos critérios de inclusão foram excluídos. O mesmo procedimento foi utilizado na terceira etapa com a análise do resumo dos estudos incluídos na segunda etapa. Na quarta etapa foi realizada a leitura de todos os textos incluídos na fase anterior, e aqueles que utilizaram o Nintendo Wii na reabilitação de indivíduo com DP foram incluídos. Na quinta etapa, foi realizada busca manual ativa na lista de referências de todos os trabalhos incluídos após busca nas bases de dados eletrônicas, seguindo os mesmos procedimentos.

A escala Physiotherapy Evidence Database (PEDro) (1414. Shiwa SR, Costa LOP, Moser ADL, Aguiar IC, Oliveira LVF. PEDro: a base de dados de evidências em fisioterapia. Fisioter Mov. 2011;24(3):523-33. doi: 10.1590/S0103-51502011000300017
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foi utilizada para determinar a qualidade metodológica de cada estudo incluído. O critério adotado para interpretação da pontuação de qualidade foi: de 9 a 10, excelente; 6 a 8, boa; 4 a 5, razoável; e inferior a 4, ruim1414. Shiwa SR, Costa LOP, Moser ADL, Aguiar IC, Oliveira LVF. PEDro: a base de dados de evidências em fisioterapia. Fisioter Mov. 2011;24(3):523-33. doi: 10.1590/S0103-51502011000300017
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.

RESULTADOS

A partir da busca eletrônica foram identificados 701 trabalhos que utilizaram o Nintendo Wii, dos quais apenas sete atenderam aos critérios de inclusão. Não foram encontrados novos estudos pela busca manual que atendessem aos critérios de inclusão (Figura 1). Os sete estudos foram publicados nos últimos quatro anos: três em 20121212. Esculier JF, Vaudrin J, Beriault P, Gagnon K, Tremblay LE. Home-based balance training programme using Wii Fit with balance board for Parkinson's disease: a pilot study. J Rehabil Med. 2012;44(2):144-50. doi: 10.2340/16501977-0922
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), (1515. Loureiro APC, Ribas CG, Zotz TGG, Chen R, Ribas F. Feasibility of virtual therapy in rehabilitation of Parkinson's disease patients: pilot study. Fisioter Mov. 2012;25(3):659-66. doi: 10.1590/S0103-51502012000300021
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), (1616. Pompeu JE, Mendes FAS, Silva KG, Lobo AM, Oliveira TP, Zomignari AP, et al. Effect of Nintendo Wii-based motor and cognitive training on activities of daily living in patients with Parkinson's disease: a randomised clinical trial. Physiotherapy. 2012;98(3):196-204. doi: 10.1016/j.physio.2012.06.004
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, dois em 20131717. Mhatre PV, Vilares I, Stibb SM, Albert MV, Pickering L, Marciniak CM, et al. Wii fit balance board playing improves balance and gait in Parkinson disease. PM R. 2013;5(9):769-77. doi: 10.1016/j.pmrj.2013.05.019
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), (1818. Zalecki T, Gorecka-Mazur A, Pietraszko W, Surowka AD, Novak P, Moskala M. Visual feedback training using Wii Fit improves balance in Parkinson's disease. Folia Med Cracov. 2013;53(1):65-78., um em 20141919. Gonçalves BG, Leite MA, Orsini M, Pereira JS. Effects of using the Nintendo Wii Fit Plus platform in the sensorimotor training of gait disorders in Parkinson's disease. Neurol Int. 2014;6(1):5048. doi:10.4081/ni.2014.5048
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e outro em 20152020. Liao YY, Yang YR, Cheng SJ, Wu YR, Fuh JL, Wang RY. Virtual reality-based training to improve obstacle-crossing performance and dynamic balance in patients with Parkinson's disease. Neurorehabil Neural Repair. 2015;29(7):658-67. doi: 10.1177/1545968314562111
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(Quadro 1).

Figura 1
Fluxograma de busca e seleção dos estudos

Quadro 1
Síntese das características da amostra e dos desfechos dos estudos incluídos (n=7)

Os trabalhos incluíram indivíduos com DP tanto do sexo feminino quanto do sexo masculino, com faixa etária que variou de 44 anos a 91 anos, com predomínio de indivíduos idosos (média de idade de 65 anos). Cinco estudos utilizaram a escala de Hoehn & Yahr para avaliar a severidade da DP2121. Hoehn MM, Yahr MD. Parkinsonism: onset, progression and mortality. 1967. Neurology. 2001;57(10 Suppl 3):S11-26.. Três deles incluíram indivíduos com incapacidade moderada1515. Loureiro APC, Ribas CG, Zotz TGG, Chen R, Ribas F. Feasibility of virtual therapy in rehabilitation of Parkinson's disease patients: pilot study. Fisioter Mov. 2012;25(3):659-66. doi: 10.1590/S0103-51502012000300021
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), (1717. Mhatre PV, Vilares I, Stibb SM, Albert MV, Pickering L, Marciniak CM, et al. Wii fit balance board playing improves balance and gait in Parkinson disease. PM R. 2013;5(9):769-77. doi: 10.1016/j.pmrj.2013.05.019
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), (1919. Gonçalves BG, Leite MA, Orsini M, Pereira JS. Effects of using the Nintendo Wii Fit Plus platform in the sensorimotor training of gait disorders in Parkinson's disease. Neurol Int. 2014;6(1):5048. doi:10.4081/ni.2014.5048
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e dois indivíduos com incapacidade leve1616. Pompeu JE, Mendes FAS, Silva KG, Lobo AM, Oliveira TP, Zomignari AP, et al. Effect of Nintendo Wii-based motor and cognitive training on activities of daily living in patients with Parkinson's disease: a randomised clinical trial. Physiotherapy. 2012;98(3):196-204. doi: 10.1016/j.physio.2012.06.004
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), (2020. Liao YY, Yang YR, Cheng SJ, Wu YR, Fuh JL, Wang RY. Virtual reality-based training to improve obstacle-crossing performance and dynamic balance in patients with Parkinson's disease. Neurorehabil Neural Repair. 2015;29(7):658-67. doi: 10.1177/1545968314562111
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; os outros dois utilizaram a Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS) (2222. Goetz CG, Tilley BC, Shaftman SR, Poewe W, Sampaio C, Stebbins GT, et al. Movement Disorder Society UPDRS Revision Task Force: movement disorder society-sponsored revision of the unified Parkinson's disease rating scale (MDS-UPDRS): scale presentation and clinimetric testing results. Mov Disord. 2008;23(15):2129-70. doi: 10.1002/mds.22340
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para avaliar os sinais, sintomas e determinadas atividades1212. Esculier JF, Vaudrin J, Beriault P, Gagnon K, Tremblay LE. Home-based balance training programme using Wii Fit with balance board for Parkinson's disease: a pilot study. J Rehabil Med. 2012;44(2):144-50. doi: 10.2340/16501977-0922
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), (1818. Zalecki T, Gorecka-Mazur A, Pietraszko W, Surowka AD, Novak P, Moskala M. Visual feedback training using Wii Fit improves balance in Parkinson's disease. Folia Med Cracov. 2013;53(1):65-78.. A média do tempo de acometimento dos indivíduos variou de 6,4 a 9,2 anos1212. Esculier JF, Vaudrin J, Beriault P, Gagnon K, Tremblay LE. Home-based balance training programme using Wii Fit with balance board for Parkinson's disease: a pilot study. J Rehabil Med. 2012;44(2):144-50. doi: 10.2340/16501977-0922
https://doi.org/10.2340/16501977-0922...
), (1717. Mhatre PV, Vilares I, Stibb SM, Albert MV, Pickering L, Marciniak CM, et al. Wii fit balance board playing improves balance and gait in Parkinson disease. PM R. 2013;5(9):769-77. doi: 10.1016/j.pmrj.2013.05.019
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)- (2020. Liao YY, Yang YR, Cheng SJ, Wu YR, Fuh JL, Wang RY. Virtual reality-based training to improve obstacle-crossing performance and dynamic balance in patients with Parkinson's disease. Neurorehabil Neural Repair. 2015;29(7):658-67. doi: 10.1177/1545968314562111
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.

Com relação aos desfechos dos estudos, 85,7% tiveram o equilíbrio como desfecho investigado1212. Esculier JF, Vaudrin J, Beriault P, Gagnon K, Tremblay LE. Home-based balance training programme using Wii Fit with balance board for Parkinson's disease: a pilot study. J Rehabil Med. 2012;44(2):144-50. doi: 10.2340/16501977-0922
https://doi.org/10.2340/16501977-0922...
), (1515. Loureiro APC, Ribas CG, Zotz TGG, Chen R, Ribas F. Feasibility of virtual therapy in rehabilitation of Parkinson's disease patients: pilot study. Fisioter Mov. 2012;25(3):659-66. doi: 10.1590/S0103-51502012000300021
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)- (1818. Zalecki T, Gorecka-Mazur A, Pietraszko W, Surowka AD, Novak P, Moskala M. Visual feedback training using Wii Fit improves balance in Parkinson's disease. Folia Med Cracov. 2013;53(1):65-78.), (2020. Liao YY, Yang YR, Cheng SJ, Wu YR, Fuh JL, Wang RY. Virtual reality-based training to improve obstacle-crossing performance and dynamic balance in patients with Parkinson's disease. Neurorehabil Neural Repair. 2015;29(7):658-67. doi: 10.1177/1545968314562111
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, na maioria avaliado com a Escala de Equilíbrio de Berg (4/7; 57,14%)1515. Loureiro APC, Ribas CG, Zotz TGG, Chen R, Ribas F. Feasibility of virtual therapy in rehabilitation of Parkinson's disease patients: pilot study. Fisioter Mov. 2012;25(3):659-66. doi: 10.1590/S0103-51502012000300021
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)- (1818. Zalecki T, Gorecka-Mazur A, Pietraszko W, Surowka AD, Novak P, Moskala M. Visual feedback training using Wii Fit improves balance in Parkinson's disease. Folia Med Cracov. 2013;53(1):65-78.. Outros desfechos foram avaliados (Quadro 1), e os instrumentos de medida utilizados para avaliação dos principais (Quadro 1) apresentam propriedades de medida adequadas e são recomendados pela International Parkinson and Movement Disorders Society2323. Shulman LM, Armstrong M, Ellis T, Gruber-Baldini A, Horak F, Nieuwboer A, et al. Disability rating scales in Parkinson's disease: critique and recommendations. Mov Disord. 2016;31(10):1455-65. doi: 10.1002/mds.26649
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), (2424. Bloem BR, Marinus J, Almeida Q, Dibble L, Nieuwboer A, Post B, et al. Measurement instruments to assess posture, gait, and balance in Parkinson's disease: critique and recommendations. Mov Disord. 2016;31(9):1342-55. doi: 10.1002/mds.26572
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.

A maioria dos estudos (4/7; 57,14%) apresentou pontuação três na escala PEDro (qualidade metodológica ruim) (1515. Loureiro APC, Ribas CG, Zotz TGG, Chen R, Ribas F. Feasibility of virtual therapy in rehabilitation of Parkinson's disease patients: pilot study. Fisioter Mov. 2012;25(3):659-66. doi: 10.1590/S0103-51502012000300021
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), (1717. Mhatre PV, Vilares I, Stibb SM, Albert MV, Pickering L, Marciniak CM, et al. Wii fit balance board playing improves balance and gait in Parkinson disease. PM R. 2013;5(9):769-77. doi: 10.1016/j.pmrj.2013.05.019
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)- (1919. Gonçalves BG, Leite MA, Orsini M, Pereira JS. Effects of using the Nintendo Wii Fit Plus platform in the sensorimotor training of gait disorders in Parkinson's disease. Neurol Int. 2014;6(1):5048. doi:10.4081/ni.2014.5048
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, foi do tipo quase-experimental (4/7; 57,14%) com a utilização de um grupo com pré e pós-teste1515. Loureiro APC, Ribas CG, Zotz TGG, Chen R, Ribas F. Feasibility of virtual therapy in rehabilitation of Parkinson's disease patients: pilot study. Fisioter Mov. 2012;25(3):659-66. doi: 10.1590/S0103-51502012000300021
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), (1717. Mhatre PV, Vilares I, Stibb SM, Albert MV, Pickering L, Marciniak CM, et al. Wii fit balance board playing improves balance and gait in Parkinson disease. PM R. 2013;5(9):769-77. doi: 10.1016/j.pmrj.2013.05.019
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)- (1919. Gonçalves BG, Leite MA, Orsini M, Pereira JS. Effects of using the Nintendo Wii Fit Plus platform in the sensorimotor training of gait disorders in Parkinson's disease. Neurol Int. 2014;6(1):5048. doi:10.4081/ni.2014.5048
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, seguido de estudos experimentais com dois grupos: DP (doença de Parkinson) e GC (grupo controle) (2/7; 28,57%)1212. Esculier JF, Vaudrin J, Beriault P, Gagnon K, Tremblay LE. Home-based balance training programme using Wii Fit with balance board for Parkinson's disease: a pilot study. J Rehabil Med. 2012;44(2):144-50. doi: 10.2340/16501977-0922
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), (1616. Pompeu JE, Mendes FAS, Silva KG, Lobo AM, Oliveira TP, Zomignari AP, et al. Effect of Nintendo Wii-based motor and cognitive training on activities of daily living in patients with Parkinson's disease: a randomised clinical trial. Physiotherapy. 2012;98(3):196-204. doi: 10.1016/j.physio.2012.06.004
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, e apenas um estudo experimental com três grupos (1/7; 14, 28%)2020. Liao YY, Yang YR, Cheng SJ, Wu YR, Fuh JL, Wang RY. Virtual reality-based training to improve obstacle-crossing performance and dynamic balance in patients with Parkinson's disease. Neurorehabil Neural Repair. 2015;29(7):658-67. doi: 10.1177/1545968314562111
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(Quadro 1). Apenas um estudo realizou acompanhamento (follow-up) após o período de intervenção1616. Pompeu JE, Mendes FAS, Silva KG, Lobo AM, Oliveira TP, Zomignari AP, et al. Effect of Nintendo Wii-based motor and cognitive training on activities of daily living in patients with Parkinson's disease: a randomised clinical trial. Physiotherapy. 2012;98(3):196-204. doi: 10.1016/j.physio.2012.06.004
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.

Em todos os estudos quase-experimentais em que se avaliou o equilíbrio1515. Loureiro APC, Ribas CG, Zotz TGG, Chen R, Ribas F. Feasibility of virtual therapy in rehabilitation of Parkinson's disease patients: pilot study. Fisioter Mov. 2012;25(3):659-66. doi: 10.1590/S0103-51502012000300021
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), (1717. Mhatre PV, Vilares I, Stibb SM, Albert MV, Pickering L, Marciniak CM, et al. Wii fit balance board playing improves balance and gait in Parkinson disease. PM R. 2013;5(9):769-77. doi: 10.1016/j.pmrj.2013.05.019
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), (1818. Zalecki T, Gorecka-Mazur A, Pietraszko W, Surowka AD, Novak P, Moskala M. Visual feedback training using Wii Fit improves balance in Parkinson's disease. Folia Med Cracov. 2013;53(1):65-78., foi observada melhora significativa com o uso o Nintendo Wii (Quadro 2). Em relação aos estudos experimentais, no de menor pontuação na escala PEDro (4 em 11 pontos) (1212. Esculier JF, Vaudrin J, Beriault P, Gagnon K, Tremblay LE. Home-based balance training programme using Wii Fit with balance board for Parkinson's disease: a pilot study. J Rehabil Med. 2012;44(2):144-50. doi: 10.2340/16501977-0922
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, foi demonstrada melhora do equilíbrio estático e dinâmico, melhora da mobilidade global e das habilidades funcionais do grupo DP em relação ao GC. No estudo de Pompeu et al. (1616. Pompeu JE, Mendes FAS, Silva KG, Lobo AM, Oliveira TP, Zomignari AP, et al. Effect of Nintendo Wii-based motor and cognitive training on activities of daily living in patients with Parkinson's disease: a randomised clinical trial. Physiotherapy. 2012;98(3):196-204. doi: 10.1016/j.physio.2012.06.004
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) (PEDro=6), ambos os grupos com treino de equilíbrio (convencional ou com o Nintendo Wii) apresentaram melhora significativa na independência (UPDRS-II), sem diferenças significativas entre os grupos imediatamente após ou 60 dias depois da intervenção. Já no trabalho de Liao et al. (2020. Liao YY, Yang YR, Cheng SJ, Wu YR, Fuh JL, Wang RY. Virtual reality-based training to improve obstacle-crossing performance and dynamic balance in patients with Parkinson's disease. Neurorehabil Neural Repair. 2015;29(7):658-67. doi: 10.1177/1545968314562111
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(escore 9 na escala PEDro), foram relatadas melhoras significativas no grupo DPtWii em relação ao grupo sem intervenção no desempenho ao atravessar obstáculos, no equilíbrio dinâmico e na qualidade de vida. Ademais, o grupo DPtWii apresentou melhora significativa na velocidade de movimento quando comparado com o DPtc (Quadro 2).

Quadro 2
Síntese dos protocolos de intervenção, resultados e conclusões dos estudos incluídos (n=7)

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

Os resultados dos estudos incluídos nesta revisão sugerem que o uso do Nintendo Wii é eficaz para melhora de desfechos funcionais (equilíbrio, mobilidade, desempenho motor e independência) e de saúde (diminuição do risco de quedas e melhora da qualidade de vida), sendo mais consistentes as evidências em relação ao equilíbrio. Um único trabalho realizou acompanhamento (follow-up) após o término da intervenção e os resultados encontrados foram positivos para a manutenção da melhora da independência, tanto com o treino convencional quanto com o Nintendo Wii. Ou seja, não foi identificada superioridade dos resultados obtidos com o Nintendo Wii em relação aos obtidos com o treino convencional.

Os estudos desta revisão incluíram indivíduos com DP com características clínico-demográficas mais comumente descritas11. Fukunaga JY, Quitschal RM, Doná F, Ferraz HB, Ganança MM, Caovilla HH. Postural control in Parkinson's disease. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80(6):508-14. doi: 10.1016/j.bjorl.2014.05.032
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) e utilizaram instrumentos de avaliação para classificar a gravidade da doença - Hoehn & Yahr e UPDRS, que são comumente citados e recomendados para avaliação e estadiamento da DP2525. Goulart F, Pereira LX. Uso de escalas para avaliação da doença de Parkinson em fisioterapia. Fisioter Pesqui. 2005;11(1):49-56. doi: 10.1590/fpusp.v11i1.76385
https://doi.org/10.1590/fpusp.v11i1.7638...
. Nos estudos quase-experimentais em que foi avaliado o equilíbrio1515. Loureiro APC, Ribas CG, Zotz TGG, Chen R, Ribas F. Feasibility of virtual therapy in rehabilitation of Parkinson's disease patients: pilot study. Fisioter Mov. 2012;25(3):659-66. doi: 10.1590/S0103-51502012000300021
https://doi.org/10.1590/S0103-5150201200...
), (1717. Mhatre PV, Vilares I, Stibb SM, Albert MV, Pickering L, Marciniak CM, et al. Wii fit balance board playing improves balance and gait in Parkinson disease. PM R. 2013;5(9):769-77. doi: 10.1016/j.pmrj.2013.05.019
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), (1818. Zalecki T, Gorecka-Mazur A, Pietraszko W, Surowka AD, Novak P, Moskala M. Visual feedback training using Wii Fit improves balance in Parkinson's disease. Folia Med Cracov. 2013;53(1):65-78., a melhora significativa observada com o uso do Nintendo Wii (Quadro 2) pode ser justificada pelo fato de as atividades com esse dispositivo fornecerem retroalimentação visual para a resposta postural aos deslocamentos do centro de gravidade.

Apesar de haver um número expressivo de estudos relacionados ao Nintendo Wii publicados recentemente, poucos o utilizaram em indivíduos com DP. Além disso, a maioria dos estudos é de baixa qualidade metodológica e do tipo quase-experimental, o que limita as conclusões que podem ser estabelecidas. É importante considerar que estudos desse tipo são denominados prova de conceito e fornecem a primeira evidência de que um novo tratamento pode ser eficaz em determinada situação clínica, constituindo a fase I/II dos estudos experimentais. Essa sequência temporal é recomendada para responder algumas questões antes que estudos controlados aleatorizados sejam realizados2626. Holden M, Dyar T. Virtual environment training: a new tool for neurorehabilitation. J Neurol Phys Ther. 2002;26(2):62-71.. Considerando os resultados encontrados nesta revisão, essa parece ter sido a sequência utilizada pelos estudos experimentais relacionados ao uso do Nintendo Wii em indivíduos com DP. Portanto, devem ser realizados estudos do tipo ensaio clínico aleatorizado com acompanhamento após o término da intervenção com o objetivo de investigar a eficácia do uso do Nintendo Wii em indivíduos com DP.

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  • Fonte de financiamento: CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 2018

Histórico

  • Recebido
    13 Nov 2016
  • Aceito
    02 Dez 2017
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