Acessibilidade / Reportar erro

Revolução tecnológica na Otorrinolaringologia

EDITORIAL

Revolução tecnológica na Otorrinolaringologia

Prezado (a) Leitor (a),

Novas tecnologias têm sido implementadas anualmente, no cotidiano do otorrinolaringologista. Nos últimos 40 anos, a revolução tecnológica em nossa área de atuação, veio para ficar. No final da década de 60 e inicio da década de 70 do século passado, as fibras ópticas rígidas e flexíveis, para uso na área otorrinolaringológica, tiveram seu surgimento e, rapidamente, foram incorporadas ao nosso arsenal diagnóstico e terapêutico, bem como seu aperfeiçoamento nos anos seguintes, com relação a tamanho e espessura. Estes equipamentos auxiliaram, sobremaneira, no desenvolvimento da rinologia e da laringologia. Após estes, vieram a estroboscopia e a quimografia, a fim de se fazer uma avaliação detalhada da onda mucosa e dos movimentos das pregas vocais. Foram também muito bem aceitos pela comunidade científica, sendo a estroboscopia mais utilizada na prática clínica diária.

No campo da otologia, o desenvolvimento foi paralelo as outras áreas de conhecimento da nossa especialidade, com disponibilização no mercado de próteses auditivas (aparelho de amplificação sonora individual - AASI) de alta tecnologia com tamanhos cada vez menores, com adequação a cada indivíduo através de computador, inclusive. O implante coclear e o implante de tronco cerebral trouxeram novas perspectivas na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, com mudanças importantes para determinados grupos de deficientes auditivos.

Mais recentemente, foi lançado o Robô Cirúrgico de nome Da Vinci, produzido no Intuitive Surgical Inc., Sunnyvale, Califórnia, USA, com a possibilidade de realizar-se cirurgia através da cavidade oral (Transoral Robotic Surgery – TORS), principalmente para ressecção de tumores localizados na orofaringe, onde a dificuldade técnica de visualização pelos métodos tradicionais faz com que tenhamos que fazer uma abertura externa da região cervical, muitas vezes com secção óssea, aumentando a morbi-mortalidade dos pacientes.

Estamos à disposição para receber uma visita sua em nosso site:

http://www.internationalarchivesent.org

Esperamos revê-los em futuras publicações.

Um grande abraço,

Geraldo Pereira Jotz

Editor-in-Chief

International Archives of Otorhinolaryngology

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Nov 2012
  • Data do Fascículo
    Dez 2012
Fundação Otorrinolaringologia R. Teodoro Sampaio, 483, 05405-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3068-9855, Fax: (55 11) 3079-6769 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: iaorl@iaorl.org