SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Bilateral choanal atresia in 34 year-old patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 1809-4872

Arquivos Int. Otorrinolaringol. (Impr.) vol.14 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S1809-48722010000400019 

Resenha do livro: "Facial Plastic and Reconstructive Surgery" de Ira D. Papel

 

 

 

A Cirurgia Plástica e Reconstrutora é uma especialidade dinâmica, oferecendo aos cirurgiões um fluxo constante de desafios clínicos. A uma taxa sempre crescente, tecnologia e inovações cirúrgicas tem ampliado as opções de tratamento, mas com eficiência muitas vezes desconhecida. A nova terceira edição do "Cirurgia Plástica e Reconstrutora da Face" traz informações atuais sobre uma grande variedade de procedimentos e tratamentos em cirurgia plástica da face.

Os autores atualizaram a maioria dos capítulos e criaram novos quando necessário, focando em problemas estéticos e reparadores. Os capítulos continuam utilizando a fórmula de sucesso das edições anteriores, trazendo informações específicas com respaldo científico, detalhes clínicos e referências bibliográficas. Os leitores estão aptos a fazer uma pesquisa mais detalhada dentro dos cuidados clínicos e cirúrgicos.

Novas áreas cobertas nesta edição incluem medicina anti-envelhecimento, considerações sobre cirurgia ambulatorial, enxerto de gordura autóloga, rinoplastia na infância, engenharia tecidual e técnicas de resurfacing.

O livro é dividido em 6 partes, sendo a primeira Princípios da Cirurgia Plástica e Reconstrutora da Face, com os capítulos Anatomia e Fisiologia da Pele, Cicatrização de Feridas, Técnicas em Tecidos Moles, Enxertos e Retalhos, Revisão de Cicatrizes, Implantes Sintéticos, Implantes de Tecidos Biológicos, Engenharia Tecidual, Adesivos Teciduais, Laser em Cirurgia Plástica da Face, Proporções em Estética Facial, Imagens Computadorizadas em Cirurgia Plástica da Face, Fotografia em Cirurgia Plástica da Face, Ética em Cirurgia Plástica da Face e Cirurgia Ambulatorial.

A segunda parte, Cirurgia Estética da Face, contém Análise Estética da Face, Anestesia em Cirurgia Plástica da Face, Envelhecimento, Ritidectomia, Abordagem Endoscópica do Supercílio e Terço Médio da Face, Abordagens Cirúrgicas do Terço médio da Face, Blefaroplastia Superior, Blefaroplastia Inferior, Lipoaspiração da Face: A Arte da Escultura Facial, Dermoabrasão e Peelings Químicos, Rejuvenescimento Facial com Laser Ablativo, Rejuvenescimento Facial não Ablativo, Neuromoduladores e Substitutos de Tecidos Moles Injetáveis, Enxertos de Gordura, Toxina Botulínica, Implantes Estéticos de Mandíbula, Implantes Estéticos Faciais, Transplante Capilar, Otoplastia, Cirurgia Cosmética em Asiáticos, Cirurgia Estética do Lábio, Avanços em Odontologia Estética.

A terceira parte , Cirurgia Estética e Funcional do Nariz, traz os capítulos Análse Facial no paciente de Rinoplastia, Rinologia em Rinoplastia, Filosofia e Princípios da Rinoplastia, Rinoplastia Aberta, Cirurgia da Válvula Nasal Óssea, Cirurgia da Válvula Nasal Interna, Cirurgia da Ponta Nasal: Abordagem Intranasal, Cirurgia da Ponta Nasal: Divisão Vertical de Domus, Rinoplastia Secundária, Rinoplastia em Crianças, Rinoplastia em Asiáticos, Complicações em Rinoplastia, Cirurgia Reconstrutiva do Septo Nasal, Prevenção, Manejo e Reparo de Perfuração Septal.

A quarta parte, Cirurgia Reconstrutora da Face e Pescoço tem como temas: Diagnóstico e Tratamento das Malignidades Cutâneas, Opções Minimamente Invasivas e Enxertos de Pele para Reconstrução Cutânea, Retalhos Cutâneos Locais e Regionais, Expansão Tecidual em Reconstrução de Cabeça e Pescoço, Retalhos Musculocutâneos, Retalhos Microvasculares, Reconstrução Mandibular e Implantes Osseointegrados, Reconstrução Nasal, Reconstrução Auricular, Reconstrução Labial, Reconstrução Periocular, Manejo da Face Paralizada, Abordagens Craniofaciais da Base Anterior do Crânio.

A quinta parte, Trauma, aborda: Lesões Agudas dos Tecidos Moles, Princípios Básicos da Cicatrização e Reparo Ósseo, Princípios da Fixação Interna Rígida, Aplicação dos Sistemas de Fixação nas Fraturas da Face, Fraturas Orbitozigomáticas, Fraturas do Seio Frontal e Complexo Naso-Orbito-Etmoidal, Fraturas de Maxila (Le Fort) e Fraturas de Mandíbula.

A sexta parte, Cirurgia Plástica da Face Congênita e Pediátrica, traz os seguintes capítulos: Embriologia da Cabeça, Face e Pescoço, Deformidades Craniomaxilofaciais, Deformidades Auriculares Congênitas, Avaliação e Manejo das Fissuras Labiopalatinas, Rinoplastia em Paciente Fissurado, Cirurgia Ortognática, Classificação e Manejo da Microssomia Hemifacial e Insuficiência Velofaríngea.

Como se percebe, trata-se de uma obra completa, sendo atualmente uma ferramenta indispensável a quem se dedica à Cirurgia Plástica da Face.

José Roberto Parisi Jurado

 


 

Resenha do livro: "The Difficult Case In Head And Neck Cancer Surgery" de Paul J. Donald

 

 

 

O livro The Difficult Case in Head and Neck Cancer Surgery, de Paul J. Donald, Editora Thieme, revisão de 2010 da 1ª edição de 1984 em língua inglesa possui 542 páginas divididos em 17 capítulos. O texto apresenta-se ricamente ilustrado por fotografias reais de pacientes e seus respectivos procedimentos cirúrgicos com destaque para as fotografias dos detalhes intra-operatórios e sua correlação com ilustrações esquemáticas que facilitam a compreensão das etapas das cirurgias. Oportunamente também são apresentados exames de imagem (radiografia, tomografia e ressonância) que se correlacionam aos casos apresentados além de imagens histológicas quando pertinentes.

As afecções neoplásicas da região da cabeça e pescoço são divididas didaticamente em seus sítios anatômicos e abordadas nos capítulos de 1 a 10: cavidade oral; orofaringe e base de língua; hipofaringe, esôfago cervical e mediastino; laringe; nariz e seios paranasais; tireoide e paratireoide; orelha e osso temporal; glândulas salivares; fossa infra-temporal e base do crânio; melanoma. O capítulo 11 aborda especificamente as afecções neoplásicas na população pediátrica. As neoplasias avançadas de pele são vistas num capítulo a parte (capítulo 12). Em relação ao tratamento complementar das afecções neoplásicas são abordados os avanços da Radioterapia no capítulo 13. Os aspectos reconstrutivos dos defeitos ocasionados pelos tratamentos cirúrgicos em lesões de cavidade oral e face são abordados no capítulo 14.

A abordagem multidisciplinar dos pacientes oncológicos com suas atuações profissionais específicas são detalhadas nos capítulos 15, 16 e 17, relacionados aos cuidados de enfermagem, aspectos nutricionais, avaliação e terapia fonoaudiológica, respectivamente.

A maioria dos capítulos segue uma estrutura que aborda noções de anatomia, fisiologia, fisiopatologia, meios diagnósticos e propostas terapêuticas tanto clínicas quanto cirúrgicas. Esta forma de apresentação proporciona ao leitor uma visão ampliada da afecção abordada preparando-o para a interação com os relatos de casos específicos considerados difíceis. A descrição destes casos torna-se o grande diferencial da obra pois possibilita a compreensão do raciocínio diagnóstico que conduziu às opções terapêuticas apresentadas.

Corroborando a multidisciplinaridade na abordagem das afecções oncológicas os capítulos são escritos por autores de diferentes áreas da saúde como otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, radioterapia, odontologia, enfermagem e nutrição.

Um ponto de destaque do livro que merece ser comentado é a correlação anatômica com ênfase aos aspectos cirúrgicos e a visualização direta através das fotos que mostram os aspectos pré, intra e pós-operatórios das afecções e uma explicação passo-a-passo das cirurgias em ilustrações esquemáticas altamente didáticas.

Quanto às limitações da obra, da mesma forma que foi muito oportuno um capítulo específico para relatar os avanços da Radioterapia, com destaque para a radioterapia conformacional, seria relevante a presença de um capítulo específico sobre os importantes avanços da Quimioterapia no tratamento das afecções neoplásicas da região da cabeça e pescoço. As fotografias sequenciais das cirurgias são recursos muito didáticos e uma "atualização" das mesmas seria um ponto positivo numa próxima edição bem como a "modernização" no lay out de algumas ilustrações permitindo desta forma uma percepção adequada do leitor em relação a relevância dos procedimentos. Em relação aos exames diagnósticos a melhor definição das imagens das tomografias e das ressonâncias bem como alguma citação sobre PET-TC seriam bem-vindas.

Este é um livro relevante aos profissioanais que atuam na abordagem das afecções neoplásicas cérvico-faciais sendo uma opção para a composição do seu acervo pessoal ou das Instituições a que estão vinculados, tanto para o ínicio de formação quanto para a educação continuada.

Rogerio Borghi Bühler

Médico Assistente Doutor do Serviço de Bucofaringolaringologia da Clínica Otorrinolaringológica do HCFMUSP e do Serviço de Otorrinolaringologia Oncológica do ICESP