SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Recognition of sentences in silence, and at noise, in free Field, in carriers from hearing loss from moderate degree índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

versión impresa ISSN 1809-4872

Arquivos Int. Otorrinolaringol. vol.16 no.1 São Paulo feb./mar. 2012

http://dx.doi.org/10.7162/S1809-48722012000100001 

EDITORIAL

Editorial Respirador Oral - uma doença socialmente crônica

 

 

Prezado (a) Colega,

Para termos qualidade de vida, a respiração nasal é uma das mais variadas condições essenciais. Alguns estudos mostram prevalências muito altas de uma doença que pode ser tratada e orientada, quanto aos seus cuidados, de maneira muito efetiva. No Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, a Otorrinolaringologia é a terceira especialidade que a população tem menor acesso no tratamento ambulatorial, só perdendo para a Ortopedia e para a Oftalmologia (dados da Secretaria Estadual de Saúde de novembro de 2011). Cabe aqui colocar que este é um dos fatores que devem preocupar não só aos otorrinolaringologistas, mas sim, aos gestores públicos de saúde, pois muitas vezes perde-se em qualidade de vida com causas que seriam facilmente administráveis e controladas, se a população tivesse acesso aos especialistas da área. Um dos artigos publicados neste volume faz uma avaliação sobre a Síndrome do respirador Oral e o impacto negativo que esta traz na qualidade de vida das pessoas, principalmente quanto a problemas nasais, sono e alimentação. No artigo se faz referencia que a rinite alérgica tem um papel importantíssimo como fator causal do respirador oral das crianças e adolescentes.

A Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, neste ano de 2012, premiará três trabalhos de revisão sistemática (Metanálise), procurando dar ênfase a modelos de artigos que formam as bases e conceitos no conhecimento universal.

Os trabalhos concorrentes deverão, obrigatoriamente, ser publicados nos fascículos de 1 a 4 do volume 16, do ano de 2012. As regras para concorrer aos prêmios constam nesta revista.

Esperamos revê-los em futuras publicações.

Um grande abraço,

 

 

Geraldo Pereira Jotz
Editor-Chefe - Revista @rquivos Internacionais de Otorrinolaringologia
(International Archives of Otorhinolaryngology Journal)