SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído, em campo livre, em indivíduos portadores de perda auditiva de grau moderado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

versão impressa ISSN 1809-4872

Arquivos Int. Otorrinolaringol. vol.16 no.1 São Paulo fev./mar. 2012

http://dx.doi.org/10.7162/S1809-48722012000100001 

EDITORIAL

Editorial Respirador Oral - uma doença socialmente crônica

 

 

Prezado (a) Colega,

Para termos qualidade de vida, a respiração nasal é uma das mais variadas condições essenciais. Alguns estudos mostram prevalências muito altas de uma doença que pode ser tratada e orientada, quanto aos seus cuidados, de maneira muito efetiva. No Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, a Otorrinolaringologia é a terceira especialidade que a população tem menor acesso no tratamento ambulatorial, só perdendo para a Ortopedia e para a Oftalmologia (dados da Secretaria Estadual de Saúde de novembro de 2011). Cabe aqui colocar que este é um dos fatores que devem preocupar não só aos otorrinolaringologistas, mas sim, aos gestores públicos de saúde, pois muitas vezes perde-se em qualidade de vida com causas que seriam facilmente administráveis e controladas, se a população tivesse acesso aos especialistas da área. Um dos artigos publicados neste volume faz uma avaliação sobre a Síndrome do respirador Oral e o impacto negativo que esta traz na qualidade de vida das pessoas, principalmente quanto a problemas nasais, sono e alimentação. No artigo se faz referencia que a rinite alérgica tem um papel importantíssimo como fator causal do respirador oral das crianças e adolescentes.

A Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, neste ano de 2012, premiará três trabalhos de revisão sistemática (Metanálise), procurando dar ênfase a modelos de artigos que formam as bases e conceitos no conhecimento universal.

Os trabalhos concorrentes deverão, obrigatoriamente, ser publicados nos fascículos de 1 a 4 do volume 16, do ano de 2012. As regras para concorrer aos prêmios constam nesta revista.

Esperamos revê-los em futuras publicações.

Um grande abraço,

 

 

Geraldo Pereira Jotz
Editor-Chefe - Revista @rquivos Internacionais de Otorrinolaringologia
(International Archives of Otorhinolaryngology Journal)