Acessibilidade / Reportar erro

Estimulação cognitiva por meio de atividades físicas em idosas: examinando uma proposta de intervenção

Cognitive stimulation through physical activity in older women: examining an intervention proposal

Resumos

OBJETIVO: verificar os efeitos da conjugação de estimulação cognitiva e atividades físicas sobre a memória de idosas. METODOLOGIA: a amostra foi constituída por 55 mulheres ativas, com idade média de 68,4±5,6 anos, residentes no Distrito Federal, as quais foram aleatoriamente divididas em três possíveis grupos: 1) Estimulação Cognitiva Tradicional (ECT; n=17); 2) Estimulação Cognitiva e Movimentos Corporais (ECM; n=19); 3) Grupo Controle (GC; n=19). As intervenções foram realizadas em 12 sessões de 90 minutos, com frequência semanal de três vezes. No grupo ECT foram aplicados oficinas de memória tradicionais, e no ECM, oficinas de memória conjugadas com atividades físicas. Para verificação dos critérios de inclusão e caracterização da amostra, foram aplicados o Mini-Exame do Estado Mental e Escala de Depressão Geriátrica, e uma anamnese. Para avaliar a memória, foram utilizados os seguintes instrumentos: Memória de Lista de Palavras (MLP); Teste de Fluência Verbal (FV); e Escala de Queixas de Memória (EQM). RESULTADOS: observou-se diferença significativa entre pré e pós-intervenções nos grupos ECM e ECT para todas variáveis avaliadas, enquanto que nenhuma alteração significativa foi notada no GC. Reforçando esses achados, houve interação significativa tempo*grupo nas variáveis EQM e FV. Ainda, o valor da EQM na pós-intervenção foi significativamente maior no GC em comparação ao ECM e ao ECT. CONCLUSÃO: a estimulação cognitiva aliada a atividades físicas produziu efeitos semelhantes aos promovidos pelas oficinas de memória tradicionais, sugerindo a possibilidade de realizar intervenções com essas duas vertentes, favorecendo a saúde física e mental concomitantemente.

Memória; Envelhecimento; Cognição; Exercício; Exercícios Físicos


OBJECTIVE: verify the effects of the conjugation of cognitive stimulation and physical activities on the memory of older women. METHODS: the sample was composed by 55 active women, with mean age of 68,4±5,6 years, living in the Federal District, who were randomly assigned to three possible groups: 1) Traditional Cognitive Stimulation (ECT; n=17); 2) Cognitive Stimulation and Corporal Movements (ECM; n=19); and 3) Control Group (GC; n=19). The interventions were performed over 12 sessions of approximately 90 minutes, in a frequency of three times per week. The ECT group performed traditional memory exercises while the ECM group underwent memory exercises conjugated with physical activities. For exclusion criteria examination and participants' characterization the Mini Mental State Examination and the Geriatric Depression Scale were applied, as well as a structured anamnesis. To evaluate the memory indexes the following tests were performed before and after the intervention: Word List Recall (MLP); Verbal Fluency (FV); and the Memory Complaints Scale (EQM). RESULTS: all the evaluated memory indexes significantly improved in the ECM and ECT groups, while no significant alterations were noted in the GC. Reinforcing these findings, a significant time*group interaction was noted for EQM and FV. In addition, the EQM scores were significantly greater in the GC at the end of the intervention when compared to the ECM and ECT groups. CONCLUSIONS: cognitive stimulation along with physical activities produced similar improvements to those promoted by traditional cognitive stimulation, thus suggesting practical application of the combination which will favor physical and mental health.

Memory; Aging; Cognition; Cognitive function; Physical exercises


  • 2
    Cançado FAX, Horta, ML. Envelhecimento Cerebral. In: Freitas EV, Py L. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. p. 112-7.
  • 3
    Izquierdo IA. Memória. 1. ed. Porto Alegre: Artmed; 2002.
  • 5. Yassuda MS, Lasca VB, Neri AL. Metamemória e auto-eficácia: um estudo de validação de instrumentos de pesquisa sobre memória e envelhecimento. Psicologia: Reflexão e Crítica 2005; 18(1): 78-90.
  • 6. Barker A, Jones R, Jennison CA. Prevalence study of age-associated memory impairment. Br J Psychiatry.1995; 167 (5): 642-8.
  • 7. Novoa AM, Juarez O, Nebot M. Efectividad de las intervenciones cognitivas em la prevencion del terioro de La memória em las personas mayores sanas. Gac Sanit 2008; 22(5):474-82.
  • 8. Chiari H, MelloMT, Rezeak P, Antunes HKM. Exercício físico, atividade física e os benefícios sobre a memória de idosos. Revista Psicologia e Saúde. 2010; 2(1): 42-9.
  • 9. Oswald, WD. Rupprecht R, Gunzelmann T, Tritt K. et al. The SIGMA-project: effects of 1 year cognitive psychomotor training on cognitive abilities of the elderly. Behav Brain Res. 1996 Jun;78(1):67-72.
  • 10. Fabre C, Chamari K, Mucci P, Massé-Biron J, Préfaut C. Improvement of cognitive function by mental and/or individualized aerobic training in healthy elderly subjects. Int J Sports Med 2002; 23 (6): 415-21.
  • 12. Folstein MF, Folstein SE, Mchugh PR. Mini-mental state: a practical method for grading the cognitive state of patients for the clinician. J Psychiatr Res 1975; 12 (3): 189-98.
  • 14. Atkinson, RC, ShiffrinRM. The control of short-term memory. Sci. Am 1971; 225 (2): 82-90.
  • 15. Isacs B, Kennie, AT. The set test as an aid to the detection of dementia in old people. Br J Psychiatry. 1973; 123 (575): 467-70.
  • 16. Schamd B, Jonker C, Hooijer C, Lindeboom J. Subjective memory complaints may announce dementia. Neurology 1996; 46 (1): 121-5

  • 17. Butman, Allegri RF, Harris P, Drake M. Fluencia Verbal en español datos normativos en Argentina Medicina (B Aires) 2000; 60 (5 Pt 1): 561-4.
  • 18. Rodrigues AB, Yamashita ET, Chiappetta AL de ML. Teste de fluência verbal no adulto e no idoso: verificação da aprendizagem verbal. Rev. CEFAC 2008; 10 (4): 443-51.
  • 19. Bertolucci PH, Okamoto IH, Brucki SM, Siviero MO, Toniolo Neto J, Ramos LR. Applicability of the CERAD neuropsychological battery to Brazilian elderly. Arq. Neuropsiquiatr 2001 Sep; 59(3-A):532-6.
  • 20. Borg GA. Psychophysical bases of perceived exertion. Med Sci Sports Exerc 1982;14(5): 377-81.
  • 21. Silva MHAF, Navarro F, Campos TF. Efeito do exercício aeróbio e do exercício de força na Memória dos Idosos. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício 2007; 1(2): 46-8.
  • 24. Unverzagt, et al. Effect of memory impairment on training outcomes in active. J Int Neuropsychol Soc. 2007;13:953-960.
  • 25. Cotman CW, BerchtoldNC Exercise: a behavioral intervention to enhance brain health and plasticity. Trends Neurosci 2002; 25 (6): 295-301.
  • 26. Larson EB, Wang L, Bowen JD, McCormick WC, Teri L, Crane P, et al. Exercise is associated with reduced risk for incident dementia among persons 65 years of age and older 2006. Ann Intern Med 2006; 144 (2): 73-81.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    2012

Histórico

  • Recebido
    30 Nov 2010
  • Revisado
    24 Out 2011
  • Aceito
    07 Dez 2011
Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com