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Atividades Físicas em instituições de ensino infantil: uma abordagem bioecológica

Games and playthings in a child day care center: a bioecological approach

Resumos

Mudanças sociais têm contribuído para a diminuição de oportunidades para as crianças praticarem atividades físicas; crianças têm sido levadas para instituições de ensino infantil, onde as oportunidades de brincar são insuficientes, perdendo benefícios que tal prática pode trazer. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre atividades físicas lúdicas e o desenvolvimento infantil. Trata-se de um estudo descritivo que observou 68 crianças de ambos os sexos, entre 4 e 6 anos de idade, de uma Instituição de Ensino Infantil em uma cidade do interior de São Paulo. Um programa com jogos e brincadeiras foi oferecido duas vezes por semana e foi realizado um evento com outras crianças. Foram analisadas atividades, papéis sociais, relações interpessoais, emoções e características pessoais. Houve evolução nas relações interpessoais e desenvolvimento de relações sociais, bem como, do controle emocional. As principais emoções básicas foram expressas e também diversas características das crianças. Assim, introduzir jogos e brincadeiras na escola pode contribuir para o desenvolvimento e engajamento infantil em atividades físicas.

Jogos e Brinquedos; Desenvolvimento Infantil; Meio Ambiente; Creches


Social changes have contributed to decreased opportunities for children to perform physical activities. Children have been introduced in preschools where the opportunities of playing are insufficient, thus being deprived of the benefits of such activity. The aim of this study was to analyze the relationship between ludic physical activities and child development. A descriptive study was conducted on 68 children of both genders, aged 4 to 6 years, from a public child day care center. A physical education program was offered twice per week and an event involving other children was carried out. Activities, social roles, interpersonal relations, emotions, and personal characteristics were analyzed. Improvement was observed in interpersonal relations and social relationships, as well as in emotional control. Basic emotions and different child characteristics were expressed. Thus, the introduction of games and playthings at school may contribute to child development and to the engagement of children in physical activities.

Games and Playthings; Child Development; Environment; Child Day Care Centers


ARTIGO ORIGINAL

Atividades Físicas em instituições de ensino infantil: uma abordagem bioecológica

Games and playthings in a child day care center: a bioecological approach

Rute Estanislava Tolocka; Ana Lucia Brollo

Universidade Metodista de Piracicaba. Programa de Pós-Gradução em Educação Física. Piracicaba, SP. Brasil.

Correspondencia para Rute Estanislava Tolocka Universidade Metodista de Piracicaba. Curso de Mestrado em Educação Física. Caixa Postal 68; Campus Taquaral – Rodovia do Açúcar Km 156. CEP: 13400-911- Piracicaba. SP. Brasil. Email: tkiva05@yahoo.com.br

RESUMO

Mudanças sociais têm contribuído para a diminuição de oportunidades para as crianças praticarem atividades físicas; crianças têm sido levadas para instituições de ensino infantil, onde as oportunidades de brincar são insuficientes, perdendo benefícios que tal prática pode trazer. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre atividades físicas lúdicas e o desenvolvimento infantil. Trata-se de um estudo descritivo que observou 68 crianças de ambos os sexos, entre 4 e 6 anos de idade, de uma Instituição de Ensino Infantil em uma cidade do interior de São Paulo. Um programa com jogos e brincadeiras foi oferecido duas vezes por semana e foi realizado um evento com outras crianças. Foram analisadas atividades, papéis sociais, relações interpessoais, emoções e características pessoais. Houve evolução nas relações interpessoais e desenvolvimento de relações sociais, bem como, do controle emocional. As principais emoções básicas foram expressas e também diversas características das crianças. Assim, introduzir jogos e brincadeiras na escola pode contribuir para o desenvolvimento e engajamento infantil em atividades físicas.

Palavras-chave: Jogos e Brinquedos; Desenvolvimento Infantil; Meio Ambiente; Creches

ABSTRACT

Social changes have contributed to decreased opportunities for children to perform physical activities. Children have been introduced in preschools where the opportunities of playing are insufficient, thus being deprived of the benefits of such activity. The aim of this study was to analyze the relationship between ludic physical activities and child development. A descriptive study was conducted on 68 children of both genders, aged 4 to 6 years, from a public child day care center. A physical education program was offered twice per week and an event involving other children was carried out. Activities, social roles, interpersonal relations, emotions, and personal characteristics were analyzed. Improvement was observed in interpersonal relations and social relationships, as well as in emotional control. Basic emotions and different child characteristics were expressed. Thus, the introduction of games and playthings at school may contribute to child development and to the engagement of children in physical activities.

Keywords: Games and Playthings; Child Development; Environment; Child Day Care Centers

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Endereço para correspondência:

Recebido em 07/02/09

Revisado em 11/05/09

Aprovado em 23/06/09

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  • Rute Estanislava Tolocka
    Universidade Metodista de Piracicaba. Curso de Mestrado em Educação Física.
    Caixa Postal 68; Campus Taquaral – Rodovia do Açúcar Km 156.
    CEP: 13400-911- Piracicaba. SP. Brasil.
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      09 Out 2012
    • Data do Fascículo
      Abr 2010

    Histórico

    • Revisado
      11 Maio 2009
    • Recebido
      07 Fev 2009
    • Aceito
      23 Jun 2009
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