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Barreiras para a prática de atividade física em adolescentes. Um estudo por grupos focais

Barriers related to physical activity practice in adolescents. A focus-group study

Resumos

O objetivo do estudo foi identificar as barreiras para a prática de atividade física em adolescentes. Foi utilizada a técnica de grupos focais em indivíduos com idades entre 15 e 18 anos (n=59; 50,8% meninas) e constituídos oito grupos homogêneos de acordo com o gênero. A análise de conteúdo foi empregada para agrupar e classificar os relatos e em seguida, aplicou-se a estatística descritiva, utilizando-se a frequência relativa e absoluta dos relatos semelhantes com auxílio do software SPSS 11.0. As barreiras mais frequentes entre os adolescentes foram as que constituem as dimensões "psicológicas, cognitivas e emocionais" e "culturais e sociais". Para os meninos, as barreiras mais relatadas foram a preguiça, a falta de companhia e a falta de tempo. Para as meninas, por sua vez, a preguiça, a falta de companhia e a ocupação foram mais frequentes. Pode-se concluir que os adolescentes percebem barreiras de maneira distinta de acordo com o gênero, o que exige ações específicas para promoção da atividade física neste grupo.

Determinantes; Comportamento; Adolescência; Jovens; Exercício


The aim of study was to identify barriers to physical activity in adolescents. Focus group interviews were conducted with subjects aged 15 to 18 years (n=59, 50.8% girls) and divided according to gender. Content analysis was used to classify the reports into specific dimensions. Descriptive statistics employing relative and absolute frequencies of similar reports was performed using the SPSS 11.0 software. The most frequent barriers among adolescents were those associated with "psychological, cognitive and emotional" and "cultural and social" dimensions. For boys, the most frequently reported barriers were "feeling lazy", "lack of company" and "lack of time". For girls, "feeling lazy", "lack of company" and "occupation" were the most common barriers. In conclusion, the perception of barriers by adolescents varies according to gender, a fact requiring specific actions for the promotion of physical activity in this group.

Determinants; Behavior; Adolescence; Youngsters; Exercise


ARTIGO ORIGINAL

Barreiras para a prática de atividade física em adolescentes. Um estudo por grupos focais

Barriers related to physical activity practice in adolescents. A focus-group study

Mariana Silva SantosI;III; Rogério César FerminoI;III;IV; Rodrigo Siqueira ReisI;II;III; Ana Carina CassouIII; Ciro Romélio Rodriguez AñezII;III

IUniversidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Paraná. Brasil.

IIPontifícia Universidade Católica do Paraná. Curso de Educação Física. Paraná. Brasil.

IIIPontifícia Universidade Católica do Paraná. Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida. Paraná. Brasil.

IVBolsista CAPES.

Correspondencia paraMariana Silva Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS – Curso de Educação Física Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida – GPAQ Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho – CEP 80215-901 Curitiba – Paraná – Brasil E-mail: marianass@pop.com.br

RESUMO

O objetivo do estudo foi identificar as barreiras para a prática de atividade física em adolescentes. Foi utilizada a técnica de grupos focais em indivíduos com idades entre 15 e 18 anos (n=59; 50,8% meninas) e constituídos oito grupos homogêneos de acordo com o gênero. A análise de conteúdo foi empregada para agrupar e classificar os relatos e em seguida, aplicou-se a estatística descritiva, utilizando-se a frequência relativa e absoluta dos relatos semelhantes com auxílio do software SPSS 11.0. As barreiras mais frequentes entre os adolescentes foram as que constituem as dimensões "psicológicas, cognitivas e emocionais" e "culturais e sociais". Para os meninos, as barreiras mais relatadas foram a preguiça, a falta de companhia e a falta de tempo. Para as meninas, por sua vez, a preguiça, a falta de companhia e a ocupação foram mais frequentes. Pode-se concluir que os adolescentes percebem barreiras de maneira distinta de acordo com o gênero, o que exige ações específicas para promoção da atividade física neste grupo.

Palavras-chave: Determinantes; Comportamento; Adolescência; Jovens; Exercício

ABSTRACT

The aim of study was to identify barriers to physical activity in adolescents. Focus group interviews were conducted with subjects aged 15 to 18 years (n=59, 50.8% girls) and divided according to gender. Content analysis was used to classify the reports into specific dimensions. Descriptive statistics employing relative and absolute frequencies of similar reports was performed using the SPSS 11.0 software. The most frequent barriers among adolescents were those associated with "psychological, cognitive and emotional" and "cultural and social" dimensions. For boys, the most frequently reported barriers were "feeling lazy", "lack of company" and "lack of time". For girls, "feeling lazy", "lack of company" and "occupation" were the most common barriers. In conclusion, the perception of barriers by adolescents varies according to gender, a fact requiring specific actions for the promotion of physical activity in this group.

Keywords: Determinants; Behavior; Adolescence; Youngsters; Exercise

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Endereço para correspondência:

Recebido em 01/07/09

Revisado em 09/09/09

Aprovado em 17/09/09

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  • Mariana Silva Santos
    Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
    Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS – Curso de Educação Física
    Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida – GPAQ
    Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho – CEP 80215-901
    Curitiba – Paraná – Brasil
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      10 Out 2012
    • Data do Fascículo
      Jun 2010
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