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Efetividade de uma intervenção de base escolar sobre o tempo de tela em estudantes do ensino médio

Resumos

Embora os efeitos sejam pequenos, algumas intervenções para a redução do comportamento sedentário em jovens têm sido bem sucedidas. O objetivo do estudo foi verificar a efetividade de uma intervenção de base escolar para promoção da atividade física e hábitos alimentares saudáveis sobre indicadores de tempo de tela em escolares. Trata-se de um estudo de intervenção randomizado e controlado com estudantes (15 a 24 anos) do ensino médio do período noturno de escolas públicas de duas capitais brasileiras: Florianópolis e Recife. A coleta de dados foi realizada no início (março) e ao final (dezembro) do ano letivo de 2006, mediante aplicação de um questionário. Os estudantes que relataram despender duas ou mais horas por dia assistindo televisão ou jogando videogame/usando o computador em dias de semana ou em dias do fim de semana foram considerados expostos ao tempo de tela. Estas análises foram conduzidas mediante utilização de regressão logística. Dos 2.155 escolares incluídos na linha de base, 989 foram avaliados no período pós-intervenção. Observou-se que o grupo intervenção reduziu significativamente a exposição ao tempo de videogame/computador nos dias de fim de semana quando comparado ao grupo controle (29,8% vs 35,6%, respectivamente; p=0,004). Após ajustamento para potenciais fatores de confusão, verificou-se que a intervenção não teve efeito significativo na redução da exposição ao tempo de tela nos escolares investigados. O modelo de intervenção adotado no projeto Saúde na Boa não foi efetivo em reduzir o tempo de tela de estudantes do ensino médio.

Estilo de vida sedentário; Estudantes; Estudos de intervenção; Brasil


Few interventions to reduce sedentary behavior in youth have been successful and have had only subtle effects. The aim of the study was to assess the effectiveness of a school-based intervention to promote physical activity and healthy eating habits on screen time indicators in students. This was a randomized controlled intervention study of high school students (15-24 years of age) who attended evening classes in the public schools of 2 Brazilian capital cities, Florianópolis and Recife. Data collection was performed via a questionnaire at the beginning (March) and end (December) of the 2006 school year. Students who reported spending 2 or more hours per day watching television or playing videogames/using the computer on weekdays or weekend days were considered exposed to screen time. Logistic regression analyses were performed. Among the 2,155 students included in the baseline sample, 989 were evaluated during the post-intervention period. The intervention group showed significantly reduced exposure to videogame/computer time on weekend days compared with the control group (29.8% vs. 35.6%; p=0.004). After adjusting for potential confounding factors, the results showed that the intervention had no significant effect on reducing the exposure to screen time in the surveyed students. The intervention model adopted in the Saúde na Boa project was not effective in reducing the screen time exposure of high school students.

Sedentary lifestyle; Students; Intervention studies; Brazil


INTRODUÇÃO

Atualmente, observa-se uma necessidade de intervenções mais efetivas para promover comportamentos saudáveis entre os jovens. Estudos de revisão sistemática e meta-análise demonstraram que intervenções de base escolar, conduzidas com crianças e adolescentes, são estratégias efetivas na promoção da atividade física11. Kriemler S, Meyer U, Martin E, van Sluijs EM, Andersen LB, Martin BW. Effect of school-based interventions on physical activity and fitness in children and adolescents: a review of reviews and systematic update. Br J Sports Med 2011; 45(11):923-30. , 22. Lonsdale C, Rosenkranz RR, Peralta LR, Bennie A, Fahey P, Lubans DR. A systematic review and meta-analysis of interventions designed to increase moderate-to-vigorous physical activity in school physical education lessons. Prev Med 2013; 56(2):152-61., na redução da exposição à comportamento sedentário33. Biddle SJ, O'Connell S, Braithwaite RE. Sedentary behaviour interventions in young people: a meta-analysis. Br J Sports Med 2011; 45(11):937-42. - 44. Maniccia DM, Davison KK, Marshall SJ, Manganello JA, Dennison BA. A meta-analysis of interventions that target children's screen time for reduction. Pediatrics 2011; 128(1):e193-210. e no aumento da ingestão de alimentos saudáveis55. Evans CE, Christian MS, Cleghorn CL, Greenwood DC, Cade JE. Systematic review and meta-analysis of school-based interventions to improve daily fruit and vegetable intake in children aged 5 to 12 y. Am J Clin Nutr 2012; 96(4):889-901..

No contexto nacional, os estudos realizados indicaram que as intervenções para promoção da atividade física no âmbito escolar podem ser efetivas na redução da prevalência de inatividade física em adolescentes66. Barros MVG, Nahas MV, Hallal PC, Farias Júnior JC, Florindo AA, Barros SSH. Effectiveness of a school-based intervention on physical activity for high school students in Brazil: The Saude na Boa Project. J Phys Act Health 2009, 6(2):163-9. e na modificação dos hábitos alimentares, no nível de atividade física e no tempo gasto em atividades sedentárias em crianças77. Ribeiro RQ, Alves L. Comparison of two school-based programmes for health behaviour change: the Belo Horizonte Heart Study randomized trial. Public Health Nutr 2013; 26(1):1-10.. Tais resultados são encorajadores e apoiam a tese de que ações simples baseadas em estratégias informativas, de suporte social e de modificação ambiental podem ser úteis no enfrentamento da elevada prevalência de condutas de risco à saúde em adolescentes88. Eaton DK, Kann L, Kinchen S, Shanklin S, Flint KH, Hawkins J et al. Youth risk behavior surveillance - United States, 2011. MMWR Surveill Summ 2012; 61(4):1-162. , 99. Farias Júnior JC, Nahas MV, Barros MV, Loch MR, Oliveira ES, De Bem MF et al. Health risk behaviors among adolescents in the south of Brazil: prevalence and associated factors. Rev Panam Salud Publica 2009; 25(4):344-52..

Verificou-se que algumas intervenções para redução do comportamento sedentário (assistir televisão, jogar videogame, usar o computador, ler, dentre outras) são efetivas, embora os efeitos observados sejam modestos33. Biddle SJ, O'Connell S, Braithwaite RE. Sedentary behaviour interventions in young people: a meta-analysis. Br J Sports Med 2011; 45(11):937-42. - 44. Maniccia DM, Davison KK, Marshall SJ, Manganello JA, Dennison BA. A meta-analysis of interventions that target children's screen time for reduction. Pediatrics 2011; 128(1):e193-210.. A avaliação de estratégias para redução do tempo em atividades sedentárias é importante, principalmente, pela associação entre o tempo de exposição às atividades sedentárias e a ocorrência de desfechos negativos de saúde1010. Matthews CE, George SM, Moore SC, Bowles HR, Blair A, Park Y, Troiano RP, Hollenbeck A, Schatzkin A. Amount of time spent in sedentary behaviors and cause-specific mortality in US adults. Am J Clin Nutr 2012; 95(2): 437-45.

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- 1313. Tremblay MS, LeBlanc AG, Kho ME, Saunders TJ, Larouche R, Colley RC, et al. Systematic review of sedentary behaviour and health indicators in school-aged children and youth. Int J Behav Nutr Phys Act 2011;8(98): 1-22..

Os resultados de uma meta-análise1414. Grøntved A, Hu FB. Television viewing and risk of type 2 diabetes, cardiovascular disease, and all-cause mortality: a meta-analysis. JAMA 2011; 305(23):2448-55 sugerem que assistir televisão de forma prolongada está associada com maior risco de diabetes tipo 2, doença cardiovascular e mortalidade por todas as causas. Estudos conduzidos com crianças e jovens têm mostrado que a exposição ao comportamento sedentário pode estar associado com maior risco de excesso de peso1515. Vicente-Rodriguez G, Rey-Lopez JP, Martin-Matillas M, Moreno LA, Wärnberg J, Redondo C, et al. Television watching, videogames, and excess of body fat in Spanish adolescents: the AVENA study. Nutrition 2008; 24(7-8), 654-62. , 1616. Marshall SJ, Biddle SJ, Gorely T, Cameron N, Murdey I. Relationships between media use, body fatness and physical activity in children and youth: a meta-analysis. Int J Obes Relat Metab Disord 2004;28(10):1238-46., hipertensão1717. Pardee PE, Norman GJ, Lustig RH, Preud'homme D, Schwimmer JB. Television viewing and hypertension in obese children. Am J Prev Med 2007; 33(6):439-43. e sintomas depressivos1818. Primack BA, Swanier B, Georgiopoulos AM, Land SR, Fine MJ. Association between media use in adolescence and depression in young adulthood: a longitudinal study. Arch Gen Psychiatry 2009; 66(2):181-8..

Embora já se disponha de razoável número de estudos sobre fatores associados ao comportamento sedentário, pouco se sabe sobre a efetividade das intervenções disponíveis para reduzir o chamado "tempo de tela". Diante disso, o objetivo do estudo foi verificar a efetividade de uma intervenção de base escolar para promoção da atividade física e hábitos alimentares saudáveis sobre indicadores de tempo de tela em estudantes do ensino médio do período noturno de duas capitais brasileiras: Florianópolis e Recife.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Trata-se de um estudo de intervenção de base escolar, randomizada e controlada, denominada projeto "Saúde na Boa". A finalidade dessa intervenção foi promover a prática de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis em estudantes do ensino médio do período noturno de escolas públicas estaduais de duas capitais brasileiras: Florianópolis (no sul) e Recife (no nordeste). A escolha das duas cidades foi intencional e justificada pelas diferenças ambientais e socioculturais existentes entre as mesmas. Maiores detalhes sobre o programa e o modelo de intervenção empregado podem ser acessados em estudos anteriores66. Barros MVG, Nahas MV, Hallal PC, Farias Júnior JC, Florindo AA, Barros SSH. Effectiveness of a school-based intervention on physical activity for high school students in Brazil: The Saude na Boa Project. J Phys Act Health 2009, 6(2):163-9. , 1919. Nahas MV, Barros MV, Assis MAA, Hallal PC, Florindo AA, Konrad L. Methods and participant characteristics of a randomized intervention to promote physical activity and healthy eating among brazilian high school students: The Saude na Boa Project. J Phys Act Health 2009;6(2):153-62..

A população alvo desse estudo foi constituída por estudantes do ensino médio, matriculados no período noturno em escolas públicas nas duas cidades. Em 2006, essa população foi estimada em cerca de 13 mil estudantes em Florianópolis (25 escolas) e 75 mil estudantes em Recife (114 escolas). A decisão de restringir a população alvo para alunos de escolas públicas e aqueles que frequentavam aulas à noite foi adotada porque, no Brasil, cerca de 70% de todos os estudantes do ensino médio estavam matriculados em escolas públicas e quase metade delas frequentava a escola à noite2020. Nahas MV, Barros MVG, Goldfine BD, Lopes AS, Hallal PC, Farias Júnior JC et al. Physical activity and eating habits in public high schools from different regions in Brazil: the Saude na Boa project. Rev Bras Epidemiol 2009; 12(2): 270-77..

Inicialmente, todas as escolas em cada cidade foram pareadas por localização geográfica e tamanho da escola. Em seguida, 10 escolas, sendo cinco escolas para grupo experimental e cinco para o controle, foram selecionadas aleatoriamente em cada cidade. Todos os estudantes com idades de 15 a 24 anos e matriculados no período noturno nas escolas selecionadas foram convidados a participar do estudo. Nove meses após o início da intervenção, uma nova coleta de dados foi realizada. A perda amostral do acompanhamento foi apresentada no primeiro artigo deste suplemento2121. Silva KS, Barros MVG, Barbosa Filho VC, Garcia LMT, Wanderley Júnior RS, Beck, CC, et al. Implementation of the "Saude na Boa" intervention: process evaluation and characteristics of participants and dropouts. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2014; 16(Supl.1)1-12.. Outras informações sobre o processo de seleção amostral podem ser consultadas em publicação prévia1919. Nahas MV, Barros MV, Assis MAA, Hallal PC, Florindo AA, Konrad L. Methods and participant characteristics of a randomized intervention to promote physical activity and healthy eating among brazilian high school students: The Saude na Boa Project. J Phys Act Health 2009;6(2):153-62..

A coleta de dados foi realizada no início (março) e ao final (dezembro) do ano letivo de 2006, mediante aplicação de um questionário previamente validado2222. Nahas MV, Barros, MVG, Florindo AA, Farias Júnior JC, Hallal, PC, Konrad L, Barros SSH, Assis MAA. Reprodutibilidade e validade do questionário Saúde na Boa para avaliar atividade física e hábitos alimentares em escolares do ensino médio. Rev bras ativ fis saúde. 2007;12(3):12-20.. Este questionário é constituído por cinco seções: a) informações pessoais; b) atividades físicas e comportamentos sedentários; c) hábitos alimentares; d) controle do peso corporal; e) comportamentos preventivos. Esse questionário foi testado e obteve altos índices de reprodutibilidade (coeficiente de correlação intraclasse [CCI]) para as variáveis relacionadas ao tempo de tela (valores ICC variando de 0,84 a 0,94).

O instrumento foi aplicado em sala de aula por uma equipe previamente treinada. Os alunos das turmas selecionadas foram convidados a preencher o questionário em sua própria sala durante uma aula regular.

As variáveis dependentes deste estudo foram os indicadores relacionados ao tempo de tela. Foram considerados expostos ao tempo de tela aqueles estudantes que relataram despender duas ou mais horas por dia assistindo televisão ou jogando videogame/usando o computador em dias de semana ou em dias do fim de semana2323. American Academy of Pediatrics. Policy statement - Children, Adolescents, and the Media. Pediatrics 2013; 132(5):958-61..

Consideraram-se como potenciais fatores de confusão as seguintes variáveis: gênero (moças, rapazes), faixa etária (14-16 anos, 17-19 anos, 20-24 anos), situação ocupacional (não trabalha, trabalha), cidade (Florianópolis, Recife), nível de atividade física (ativo, insuficientemente ativo) e a variável do tempo de tela na linha de base.

As análises estatísticas foram realizadas mediante utilização do programa SPSS para Windows (versão 17). As análises descritivas foram efetuadas a partir da distribuição de frequências. Na comparação dos grupos controle e intervenção foi empregado o teste de Qui-quadrado. O confronto dos grupos controle (linha de base versus pós-intervenção) e dos grupos intervenção (linha de base versus pós-intervenção) foi feito pelo uso do teste de McNemar.

A efetividade do programa Saúde na Boa foi testada, considerando a intenção de tratar (dados imputados pelo método de manutenção da última observação efetuada) e, ainda, considerando somente os estudantes permanecentes até o final do estudo (apenas os dados coletados). Estas análises foram conduzidas mediante utilização de regressão logística separadamente para cada uma das variáveis dependentes (indicadores de tempo de tela). Os resultados foram expressos em razões de odds (RO) e respectivos intervalos de confiança (IC95%).

De acordo com as Diretrizes Éticas brasileiras para pesquisas envolvendo seres humanos, o protocolo do estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (protocolo nº 587/2005), e pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Catarina (protocolo nº 031/2005). Todos os alunos com 18 anos ou mais de idade assinaram um termo de consentimento, enquanto um termo de consentimento negativo dos pais foi usado para aqueles menores de 18 anos.

RESULTADOS

A avaliação inicial do projeto Saúde na Boa incluiu 2.155 adolescentes de 15 a 24 anos. A média de idade foi de 18,4 anos (DP = 2,3). A maioria dos estudantes foi constituída por moças (55,7%), residente da cidade de Florianópolis (53,6%) e por escolares sem ocupação trabalhista (53,1%). No geral, 1.059 (49,1%) sujeitos faziam parte do grupo de intervenção.

No período pós-intervenção, 989 estudantes (45,9%) foram reavaliados para avaliar o impacto da intervenção. Com exceção da situação ocupacional, a maioria dos escolares apresentou características demográficas semelhantes à avaliação inicial. A Tabela 1 apresenta as características sociodemográficas dos estudantes na linha de base por cidade de origem. Outras características da amostra estão disponíveis em outros artigos deste suplemento.

Tabela 1
Características sociodemográficas do grupo controle e intervenção na linha de base, estratificado por cidade.

Considerando uma probabilidade de erro α de 0,05, um poder de 80% e a frequência relativa dos desfechos entre os jovens que participaram de toda intervenção, foi possível observar como estatisticamente significativas diferenças variando de 7,2 a 8,9 pontos percentuais (para tempo total de tela no final de semana e tempo de TV nos dias de semana, respectivamente).

As tabelas 2 e 3 apresentam os resultados da análise relativa à efetividade da intervenção, considerando os dados imputados e os dados dos permanecentes, respectivamente, sobre variáveis relacionadas à exposição ao tempo de tela. Com exceção da exposição ao tempo de videogame/computador, nos dias de fim de semana (p<0,001), não foi identificada diferença significativa nos demais indicadores de exposição ao tempo de tela quando comparados os grupos controle e intervenção na linha de base. Além disso, verificou-se que o tempo de exposição ao videogame e computador, nos dias de fim de semana, foi maior nas meninas (28,2% versus 16,8%; p<0,001) e nos estudantes de Florianópolis (41,2% versus 28,5%; p<0,001) do grupo controle em comparação ao grupo intervenção. De modo similar, identificou-se que o tempo de exposição ao videogame e computador, nos dias de semana (32,6% versus 22,4%; p<0,001), foi maior nos adolescentes de Florianópolis do grupo controle.

Tabela 2
Análise de efetividade considerando a intenção de tratar do Projeto Saúde na Boa sobre indicadores de exposição ao tempo de tela entre os escolares do Ensino Médio de escolas públicas de Florianópolis e Recife, em 2006.
Tabela 3
Análise de efetividade considerando apenas os dados coletados do Projeto Saúde na Boa sobre indicadores de exposição ao tempo de tela entre os escolares do Ensino Médio de escolas públicas de Florianópolis e Recife, em 2006.

Após os nove meses de realização do projeto, observou-se que o grupo intervenção reduziu significativamente a exposição ao tempo de videogame/computador nos dias de fim de semana quando comparado ao grupo controle (29,8% versus 35,6%, respectivamente; p=0,004), quando se considerou a análise por intenção de tratar. No entanto, não foi identificada uma diminuição estatisticamente significativa entre os grupos quando se analisou somente os dados dos permanecentes.

Quando observados apenas os grupos controle, a comparação da linha de base com o período pós-intervenção mostrou um aumento na proporção de estudantes expostos ao tempo de videogame/computador nos dias de semana e nos dias de fim de semana. De modo similar, na comparação da linha de base e do período pós-intervenção, o grupo intervenção aumentou significativamente a exposição ao tempo total de tela nos dias de fim de semana, particularmente, na exposição ao tempo de videogame/computador.

A Tabela 4 mostra as medidas de efeito do projeto sobre as variáveis relacionadas à exposição ao tempo de tela após nove meses de intervenção. Após ajustamento pelos fatores de confusão, verificou-se que a intervenção não teve efeito significativo na redução da exposição ao tempo de tela nos escolares investigados. Os resultados das análises das medidas de efeito apenas com os dados coletados foram semelhantes àqueles observados considerando a intenção de tratar.

Tabela 4
Medidas de efeito do projeto Saúde na Boa sobre as variáveis relacionadas à exposição ao tempo de tela após a intervenção com os estudantes de escolas públicas de Florianópolis e Recife, em 2006.

DISCUSSÃO

Os dados do presente estudo revelaram que o modelo de intervenção adotado no projeto Saúde na Boa não foi efetivo para reduzir o tempo de tela de estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas de duas capitais brasileiras: Florianópolis e Recife.

No entanto, algumas limitações precisam ser consideradas para a interpretação dos achados. As perdas dos participantes do estudo após intervenção foram altas. Os principais motivos para a alta proporção de perdas no seguimento foi a evasão escolar e ausência dos estudantes na escola durante o período de coleta de dados. No entanto, não foram identificadas diferenças nas variáveis relacionadas ao tempo de tela e para quase todas as características sociodemográficas quando comparamos os dados dos permanecentes e não permanecentes. Outra limitação diz respeito à obtenção das informações por meio de medidas autorreferidas, o que reduziu a acurácia das medidas e não permitiu analisar todo o tempo despendido em atividades sedentárias dos estudantes. Porém, a fim de minimizar este problema, o instrumento foi testado e apresentou bons indicadores de reprodutibilidade.

A despeito das limitações apresentadas, existem pontos positivos que devem ser destacados. Trata-se de um dos primeiros estudos realizados no Brasil relacionado à efetividade de intervenções sobre comportamentos sedentários e, embora realizado com estudantes matriculados no período noturno, o estudo foi realizado em duas cidades brasileiras que possuem características distintas. Nesse sentido, é importante destacar a escassez de intervenções randomizadas em países de baixa e média renda. O uso de técnicas de pesquisa previamente testadas, padronizadas e validadas também deve ser destacado. Além disso, foi possível testar dois modelos de análise e realizar análises ajustadas, permitindo estimativas mais precisas da medida de efeito.

As investigações científicas dessa natureza apresentam diferentes estratégias de intervenção com o intuito de diminuir o tempo em atividades sedentárias. A maioria das intervenções focaliza em ações dentro do ambiente escolar, bem como em ações com múltiplos componentes, como a inclusão de familiares ou modificações no ambiente e nas normas da escola2424. Todd MK, Reis-Bergan MJ, Sidman CL, Flohr JA, Jameson-Walker K, Spicer-Bartolau T, et al. Effect of a family-based intervention on electronic media use and body composition among boys aged 8-11 years: a pilot study. J Child Health Care 2008, 12(4):344-58. , 2525. Reilly JJ, Kelly L, Montgomery C, Williamson A, Fisher A, McColl JH, et al. Physical activity to prevent obesity in young children: cluster randomised controlled trial. BMJ 2006; 333(7577):1041-5.. As atividades incluídas no modelo lógico do projeto Saúde na Boa não foram planejadas e não são atividades específicas direcionadas à redução do tempo de tela. Como o projeto foi efetivo no aumento do nível de atividade física e não efetivo na redução do tempo de tela, isto reforça a hipótese de que as intervenções para enfrentamento do baixo nível de atividade física e elevado comportamento sedentário precisam ser diferentes.

Lonsdale et al.2626. Lonsdale C, Rosenkranz RR, Sanders T, Peralta LR, Bennie A, Jackson B, et al. A cluster randomized controlled trial of strategies to increase adolescents' physical activity and motivation in physical education: results of the Motivating Active Learning in Physical Education (MALP) trial. Prev Med 2013;57(5):696-702. testaram quatro modelos de intervenção, que incluíram ações com os adolescentes e seus professores, para reduzir o tempo de atividades sedentárias em adolescentes australianos. Os modelos "promovendo escolhas" e "escolhas livres" diminuíram o tempo em atividades sedentárias dos estudantes, enquanto os modelos "prática usual" e "explicando a relevância" não alteraram o comportamento sedentário. Estes resultados são similares aos encontrados na presente investigação, uma vez que a maior parte das ações para reduzir o tempo em atividades sedentárias foram mais informativas e educacionais.

Outro estudo de intervenção conduzido por Cui et al.2727. Cui Z, Shah S, Yan L, Pan Y, Gao A, Shi X, et al. Effect of a school-based peer education intervention on physical activity and sedentary behaviour in Chinese adolescents: a pilot study. BMJ Open 2012; 2(3): 1-8. revelou que a estratégia de "educação de pares" parece ser uma intervenção promissora na redução de comportamentos sedentários em adolescentes da área urbana de Beijing, China. Esta investigação apresenta uma diminuição significativa (20 minutos por dia aos sete meses) no tempo de comportamento sedentário nos dias de semana. Os autores mencionaram que esta redução se deve, principalmente, a uma redução de 14 minutos por dia no uso de computador nos dias de semana. Estudos de revisão sistemática e meta-análise33. Biddle SJ, O'Connell S, Braithwaite RE. Sedentary behaviour interventions in young people: a meta-analysis. Br J Sports Med 2011; 45(11):937-42. , 44. Maniccia DM, Davison KK, Marshall SJ, Manganello JA, Dennison BA. A meta-analysis of interventions that target children's screen time for reduction. Pediatrics 2011; 128(1):e193-210. , 2828. van Grieken A, Ezendam NPM, Paulis WD, van der Wouden JC, Raat H. Primary prevention of overweight in children and adolescents: a meta-analysis of the effectiveness of interventions aiming to decrease sedentary behavior. Int J Behav Nutr Phys Act 2012; 9(61):1-11. , 2929. van Stralen MM, Yildirim M, te Velde SJ, Brug J, van Mechelen W, Chinapaw MJ. What works in school-based energy balance behaviour interventions and what does not? A systematic review of mediating mechanisms. Int J Obes (Lond) 2011;35(10):1251-65. evidenciam que diferentes modelos de intervenções para redução do comportamento sedentário obtiveram resultados significativos, porém de baixa magnitude.

No contexto nacional, achados obtidos de estudos de intervenção revelam mudanças positivas nas condutas de saúde em crianças e adolescentes. Recente estudo desenvolvido por Ribeiro e Alves77. Ribeiro RQ, Alves L. Comparison of two school-based programmes for health behaviour change: the Belo Horizonte Heart Study randomized trial. Public Health Nutr 2013; 26(1):1-10. avaliou a eficácia de dois programas de base escolar para promover a participação de estudantes de Belo Horizonte, Minas Gerais, em mudanças do estilo de vida relacionadas aos hábitos alimentares, atividade física e comportamento sedentário. Os principais resultados do referido estudo apontaram que no grupo de intervenção houve diferenças significativas entre os períodos pré e pós-intervenção nos estágios de mudança, levando a comportamentos saudáveis em relação ao consumo de alimentos gordurosos, frutas e hortaliças, atividade física e tempo gasto em atividades sedentárias.

De acordo com a literatura científica, mudanças no comportamento são difíceis de serem implementadas e de apresentarem resultados significativos33. Biddle SJ, O'Connell S, Braithwaite RE. Sedentary behaviour interventions in young people: a meta-analysis. Br J Sports Med 2011; 45(11):937-42.. Assistir televisão parece ser uma atividade altamente atrativa, devido à grande disponibilidade de programas de televisão direcionados especificamente para esta população. A possibilidade que os adolescentes têm em operarem diversos programas no computador como músicas, filmes e até atividades sociais por meio de bate papo na internet é outra barreira para o sucesso de intervenções que visem diminuir o tempo em atividades sedentárias2323. American Academy of Pediatrics. Policy statement - Children, Adolescents, and the Media. Pediatrics 2013; 132(5):958-61.. Portanto, esta temática necessita ser abordada com mais profundidade pelos pesquisadores da área, por sua complexidade e importância para as políticas públicas.

CONCLUSÃO

Os resultados deste estudo permitem concluir que o modelo de intervenção adotado não foi efetivo para reduzir o tempo de tela de estudantes do ensino médio matriculados no período noturno de escolas públicas de duas capitais brasileiras.

A presente investigação sugere que futuros estudos nesta área incluam estratégias específicas para redução do tempo de tela, uma vez que a exposição a esta conduta é difícil de ser modificada. A influência de diferentes atividades sedentárias e de outros meios de comunicação da "nova mídia" (telefones celulares, iPads e mídias sociais) devem ser consideradas em outras estratégias de intervenção para redução do comportamento sedentário, devido às especificidades de cada atividade sedentária. A combinação de métodos objetivos e subjetivos para avaliar o tempo de tela também deve ser considerada nas novas intervenções. Sugere-se que investigações posteriores acompanhem os adolescentes por períodos mais longos após a intervenção, a fim de avaliar a persistência da mudança de comportamento.

Agradecimentos

O estudo foi financiado pelo Projeto Healthy Lifestyle, Healthy People, do consórcio composto pelo International Life Sciences Institute (ILSI), pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Este estudo também recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade de Pernambuco. Os autores agradecem aos alunos e professores das 20 escolas que participaram do projeto e às Secretarias de Educação de Santa Catarina e Pernambuco.

REFERENCES

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul 2014

Histórico

  • Recebido
    25 Jan 2014
  • Aceito
    31 Mar 2014
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