Acessibilidade / Reportar erro

Construção das identidades de jovens de origem imigrante em Europa: resultados dum projeto europeu

Construction of the identities of young people of immigrant origin in Europe: results from an European Project

Resumos

Este artigo descreve e analisa alguns dos elementos que influenciam a construção das identidades dos jovens de origem imigrante na Europa. Os resultados derivam dum projeto de investigação europeu intitulado "Rumo à construção social duma juventude europeia: a experiência de inclusão e exclusão na esfera pública dos jovens migrantes de segunda geração"¹, desenvolvido entre 2006 e 2009 em nove cidades localizadas em cinco países: Espanha (Madrid e Barcelona), Itália (Génova e Roma), Portugal (Lisboa e Porto), França (Metz), Alemanha (Berlim) e Holanda (Utrecht). A primeira parte analisa os dados quantitativos recolhidos nos contextos de estudo, comparando os jovens descendentes de imigrantes com os jovens autóctones, focando a questão da identidade como um assunto central no processo de inclusão dos jovens imigrantes. A segunda parte aborda alguns dos marcadores identitários presentes nos jovens descendentes de imigrantes em Portugal, à luz de dados etnográficos recolhidos especificamente para o caso dos jovens na Área Metropolitana de Lisboa focando as questões de identidade, género e discriminação.

origem imigrante; descendentes de imigrantes; jovens; identidades; Portugal; Europa


This article describes and analyzes some of the factors that influence the construction of identities of young people in Europe of immigrant origin. The results derive from a European research project entitled "Towards the social construction of a European youth: the experience of inclusion and exclusion in the public sphere of young second-generation migrants" [1] developed between 2006 and 2009 in nine cities across five countries: Spain (Madrid and Barcelona), Italy (Genoa and Rome), Portugal (Lisbon and Porto), France (Metz), Germany (Berlin) and the Netherlands (Utrecht). The first part analyzed the quantitative data collected in the study contexts, comparing the young descendants of immigrants with the native youth, and focuses on the issue of identity as a central subject in the inclusion process of young immigrants. The second part discusses some of the identity markers present in young children of immigrants in Portugal, using ethnographic data collected specifically for the case of young people in the Lisbon Metropolitan Area that focuses on issues of identity, gender and discrimination.

immigrant origin; descendants of immigrants; youth identities; Portugal; Europe


  • APARICIO, Rosa; TORNOS, Andrés. Hijos de inmigrantes que se hacen adultos: marroquíes, dominicanos y peruanos. Madrid: Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales, 2006.
  • BARKER, Martin. The new racism: Conservatives and the ideology of the tribe. London: Junction Books, 1981.
  • BOLZMAN, Cláudio; FIBBI, Rosita; VIAL, Marie. Secondas - Secondos. Le processus d'integration des jeunes adultes issus de l'immigration espagnole et italienne en Suisse. Zürich: Seismo, 2003.
  • CASAS, Monserrat (ed.). També catalans: fills i filles de famílies immigrades. Barcelona: Fundació Jaume Bofill, 2003.
  • BRICKELL, Katherine; DATTA Ayona. Translocal Geographies: Spaces, Places, Connections. Burlington: Ashgate, 2011, p. 261-266.
  • COLOMBO, Enzo; LEONINI, Luisa; REBUGHINI, Paola. Different But Not Stranger: Everyday Collective Identifications among Adolescent Children of Immigrants in Italy. Journal of Ethnic and Migration Studies, v. 35, n. 1, 2009, p. 37-59.
  • COSTA, Antonio F. da. Sociedade de Bairro Oeiras: Celta, 2000.
  • CRUL, Maurice; SCHNEIDER, Jens; LESLIE, Frans. The European Second Generation Compared. Does the Integration Context Matter? Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.
  • ESSOMBA, Miguel Angel et alii Immigrant adolescents in Catalonia and the construction of cultural identity: Life stories and inclusion processes. In ROSS, Alistair; CUNNINGHAM, Peter (eds.). Reflecting on Identities: Research, Practice and Innovation. London: CiCe, 2008, p. 579-594.
  • GUALDA, Estrella. Segunda Generación y adolescents y jóvenes inmigrantes: el caso de Huelva. In GUALDA, Estrella; RODRIGUES Iván. Infancia y juventud en las migraciones internacionales Perspectivas globales y locales. Madrid: Ed. Exilibris ediciones, 2007.
  • HALL, Stuart. Cultural Identity and Diaspora. In BRAZIEL, Jana Evans; MANNUR, Anita (eds.). Theorizind Diaspora. Malden, MA: Blackwell, 2003, p. 233-246.
  • HEAVEN, Cara; TUBRIDY, Matthew. Global youth culture and youth identity. In Highly Affected, Rarely Considered: IYP Youth Commission into Globalisation Report. Surry Hills: Oxfam International Youth Parliament (OIYP) Oxfam Community Aid Abroad, 2002.
  • KOEFOED, Lasse; SIMONSEN, Kirsten. Rescaling identities: Embodied others and alternative spaces of identification. Ethnicities, v. 12, n. 5, 2012, p. 623-642.
  • MACHADO, Fernando, MATIAS, Raquel. Descendentes de Imigrantes nas Sociedades de Acolhimento: Linhas de Identificação Sociológica. CIES e-Working Paper N.º 13/2006, Lisboa, 2006.
  • MACHADO, Igor. Brazilian immigration and the reconstruction of racial hierarchies of the Portuguese empire. Vibrant Virtual Brazilian Anthropology, v. 1, 2004, p. 1-22.
  • MELIA, Michael. Transatlantic Dialogue on Integration of Immigrant Children and Adolescents. International Migration, v. 42, n. 4, 2004, p. 123-139.
  • NAYAK, Anoop. After race: Ethnography, race and post-race theory. Ethnic and Racial Studies, v. 29, n. 3, 2006, p. 411-430.
  • OGBU, John. The next generation: An ethnography of education in an urban neighborhood. New York: Academic, 1974.
  • ________. Minority education and caste: The American system in cross-cultural perspective. New York: Academic, 1978.
  • ORTIZ, Alejandra. Identidades, pertenças e afinidades dos jovens descendentes de imigrantes africanos na Área Metropolitana de Lisboa. Migrações, n. 11, 2013, p. 157-184.
  • PADILLA, Beatriz. Recriando identidades juvenis entre jovens de descendência Africana na Area Metropolitana de Lisboa. In PAIS, José Machado; BENDIT, René; FERREIRA, V. Sérgio (orgs.). Jovens e Rumos Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2012, p. 159-180.
  • PADILLA, Beatriz; ORTIZ, Alejandra. Final local report on questionnaire analysis. EU Project TRESEGY, Sixth Framework Programme, 2008.
  • PADILLA, Beatriz; RODRIGUES, Vera; ORTIZ, Alejandra. Monographic Report on Ethnographic Data. EU Project TRESEGY Sixth Framework Programme, 2008.
  • PADILLA, Beatriz; PALMA, Filipa. O racismo na "pele" dos jovens negros em Portugal. In MARTINS, Rosana; PEDROSO, Maria Goreti (orgs.). Espaço Público, Direitos Humanos & Multimédia: Novos Desafios. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2011.
  • PARELLA, Sónia. Desigualdades de Género. Jóvenes Inmigrantes. (Tomo 5) Informe 2008 Juventud en España. Madrid: Observatório de la Juventude en España, 2008.
  • PORTES, Alejandro (ed.). The New Second Generation New York: Russell Sage Foundation, 1996.
  • PORTES, Alejandro; RUMBAUT, Rubén (eds.). Legacies: The Story of the Immigrant Second Generation. Berkeley: University of California Press, 2001.
  • PORTES, Alejandro; FERNANDEZ-KELLY, Patricia; HALLER, William. La asimilación segmentada sobre el terreno: la nueva segunda generación al inicio de la vida adulta. Migraciones, v. 19, 2005, p. 7-58.
  • ROTH, Jodie; BROOKS-GUNN, Jeanne. What do adolescents need for healthy development? Implications for youth. Social Policy Report. Giving Child and Youth Development Knowledge Away, v. XIV, n. 1, 2000, p. 3-19.
  • SAINT-MAURICE, Ana de. Identidades Reconstruídas: Cabo-verdianos em Portugal. Oeiras: Celta Editora, 1997.
  • SEABRA, Teresa. Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da Área Metropolitana de Lisboa. Sociologia, Número temático: Imigração, Diversidade e Convivência Cultural, 2012, p. 185-210.
  • SOYSAL, Yasemin. Citizenship and Identity: living in diásporas in post-war Europe? Ethnic and Racial Studies, v. 23, n. 1, 2000, p. 1-15.
  • WINDLE, Joel. The racialisation of African Youth in Australia. Social Identities, v. 14, n. 5, 2008, p. 553-566.
  • WIMMER, Andreas. Does ethnicity matter? Everyday group formation in three Swiss immigrant neighbourhoods. Ethnic and Racial Studies, v. 27, n. 1, 2004, p. 1-36.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Aceito
    08 Maio 2014
  • Recebido
    12 Fev 2014
Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios SRTV/N Edificio Brasília Radio Center , Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02, CEP 70719-900 Brasília-DF Brasil, Tel./ Fax(55 61) 3327-0669 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: remhu@csem.org.br