Acessibilidade / Reportar erro

Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental

Adapting a rapid river assessment protocols to be used by elementary school children

Resumos

O presente estudo teve como objetivo adequar um protocolo de avaliação rápida de rios (PAR) para utilização por crianças do ensino fundamental. O estudo foi desenvolvido em Ipameri, GO e o PAR foi adequado para avaliação de riachos do bioma Cerrado do Sudeste goiano. A partir de dois protocolos referência (um nacional e outro oriundo dos EUA), o PAR adequado abrangeu: parâmetros físicos que condicionam o funcionamento dos riachos, linguagem adaptada ao nível de escolaridade do ensino fundamental e a presença de ilustrações esquemáticas que auxiliam a aplicação do PAR em campo pelos estudantes. Para a consolidação do instrumento desenvolvido, foi oferecida uma oficina de monitoramento a 95 estudantes de duas instituições públicas de ensino e realizada uma análise e interpretação do padrão de respostas obtidas na etapa prática da oficina. Os testes Bartlett e Levene não revelaram diferenças estatísticas entre o padrão de resposta dos estudantes, possibilitando inferir que o PAR desenvolvido mostra-se compreensível por parte dos avaliadores. A aplicação do PAR foi rápida (entre 20 e 40 minutos) e os alunos relataram que o instrumento desenvolvido os aproxima das questões ambientais, que a oficina de monitoramento os ajudou a compreender o instrumento e que as ilustrações disponíveis facilitaram a avalição em campo. Em adição, os estudantes afirmaram que se sentiram sensibilizados para com as questões ligadas à preservação dos recursos hídricos e disseram que a participação na oficina de monitoramento ambiental permitiu a apropriação de conhecimentos sobre o funcionamento dos sistemas fluviais. Conclui-se que o PAR adequado mostra-se como uma ferramenta útil e interessante para ser utilizada em projetos e programas de Educação Ambiental.

avaliação ambiental; educação ambiental; aspectos físicos; estudantes


The present study aimed to adapt a rapid river assessment protocols (RAP) to be used by elementary school children. The study was conducted in Ipameri, GO and the RAP was adapted for the evaluation of streams in the Cerrado biome. Based on two protocol models, the developed RAP included: physical parameters that affect the functioning of streams, language adapted to the educational level of elementary school and the presence of drawings that could facilitate the field application of RAP by the students. For consolidation of the adapted instrument, it was offered a monitoring workshop to 95 students from two public education institutions, and developed an analysis and interpretation of the pattern of responses obtained during the practical step of the workshop. The Bartlett and Levene tests revealed no statistical differences between the response patterns of the students, allowing to infer that the developed RAP was understandable by the evaluators. The application of the RAP was fast (20 to 40 minutes) and the students reported that the developed instrument helped them to familiarize with environmental issues. In addition, the monitoring workshop helped them to understand the instrument and the available illustrations facilitated the field evaluation. In addition, the students concluded that they have become aware of the issues related to the water resource preservation and also that participation in the environmental monitoring workshop allowed the appropriation of knowledge about the river system functioning. It was concluded that adapted RAP has been proved to be a useful and interesting tool for using in environmental education projects and programs.

environmental assessment; environmental education; physic aspects; students


  • BAILLY, D.; FERNANDES, C. A.; SILVA, V. F. B.; KASHIWAQUI, E. A. L.; DAMÁSIO, J. F.; WOLF, M. J. et al. Diagnóstico ambiental e impactos sobre a vegetação ciliar da microbacia do córrego da Ponte, Área de proteção ambiental do rio Iguatemi, MS. Revista em Agronegócios e Meio Ambiente, Maringá, v. 5, n. 2, p. 409-427, 2012.
  • BALDISSERA, I. T.; ZAMPIERI, S. L.; BAMPI, D. B. Monitoramento da qualidade da água na microbacia Tarumanzinho em Águas Frias, SC, Brasil. Revista de Ciências Ambientais, Canoas, v. 5, n. 2, p. 5-14, 2011.
  • BARBOUR, M.T.; GERRISTSEN, J.; SNYDER, B.; STRIBLING, J. Rapid bioassessment protocols for use in streams and wade able rivers: periphyton, benthic macroinvertebrates and fish. 2. ed. Washington: EPA 1999. 339p.
  • BERGMANN M.; PEDROZO C. S. Explorando a bacia hidrográfica na escola: contribuições à educação ambiental. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 3, p. 537-553. 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000300011
  • BIZERRIL, M. X. A.; FARIA, D. S. A escola e a conservação do cerrado: uma análise no ensino fundamental do Distrito Federal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 10, p. 19-31, 2003.
  • BROWN, M. B.; FORSYTHE, A. B. Robust tests for the equality of variances. Journal of the American Statistical Association, Alexandria, v. 69, n. 346, p. 1-9, 1974. http://dx.doi.org/10.1080/01621459.1974.10482955
  • CALLISTO, M.; RIBEIRO, A.; SANTANA, V. B. Integração, treinamento e formação de pós-graduandos para a conservação de riachos de cabeceira. In: ENCONTRO DE RECURSOS HÍDRICOS EM SERGIPE, 3., 2010, Aracajú. Resumos expandidos... Aracajú: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2010. Disponível em: <http://www.cpatc.embrapa.br/publicacoes_2010/anais3_enrehse>. Acesso em: 3 jul. 2012.
  • CALLISTO, M.; FERREIRA, W.; MORENO, P.; GOULART, M. D. C.; PETRUCIO, M. Aplicação de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats em atividades de ensino e pesquisa (MG-RJ). Acta Limnologica Brasiliense, Sorocaba, v. 14, n. 1, p. 91-98, 2002.
  • CARVALHO, E. M. Estudo da utilização de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats em atividade complementar de ensino (UEMS - Dourados). In: ENCONTRO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 1., 2010, Dourados. Anais. .. Dourados: UEMS, 2010.
  • DILLENBURG, A. K. A importância do monitoramento ambiental na avaliação da qualidade de um rio - estudo de caso - Mercedes, PR. Revista Urutágua - Revista Acadêmica Multidisciplinar, Maringá, n. 12, p. 1-10, 2007.
  • FARIAS, M. S. S.; DANTAS NETO, J.; LIMA, V. L. A. Monitoramento da qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Cabelo: parâmetros físico-químicos. GEPROS Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, v. 6, n. 1, p. 161-170, 2011.
  • FRANÇA, J.; ANDRADE, C.; FONTENELE, A. C.; SANTOS, R. C.; RIBEIRO, A.; CALLISTO, M. Atividades de educação ambiental com comunidades do entorno do RVS Mata do Junco, Capela, SE. In: ENCONTRO DE RECURSOS HÍDRICOS EM SERGIPE, 3., 2010, Aracaju. Resumos expandidos... Aracajú: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2010. p. 1-4.
  • FIRMINO, P. F.; MALAFAIA, G.; RODRIGUES, A. S. L. Diagnóstico da integridade ambiental de trechos de rios localizados no município de Ipameri, Sudeste do Estado de Goiás, através de um protocolo de avaliação rápida. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology, Itajaí, v. 15, n. 2, p. 1-12, 2011.
  • GUEDES, H. A. S.; SILVA, D. D.; ELESBON, A. A. A.; RIBEIRO, C. B. M.; MATOS, A. T.; SOARES, J. H. P. Aplicação da análise estatística multivariada no estudo da qualidade da água do Rio Pomba, MG. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 16, n. 5, p. 558-563, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000500012
  • GUIMARÃES, A. Q. et al. Uso de ferramentas alternativas para auxiliar saídas de campo e construção de valores conservacionistas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5., 2006. Joinville. Anais... Brasília: MMA, 2006.
  • INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA -IBGE. Censo 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/calendario.shtm>. Acesso em: 10 out. 2012.
  • IPAMERI. Prefeitura Municipal. Informações gerais sobre o município de Ipameri. Disponível em: <http://www.ipameri.go.gov.br/site/12/html/informacoes-gerais.html>. Acesso em: 16 de abr. 2010.
  • KRUPEK, R. A. Análise comparativa entre duas bacias hidrográficas utilizando um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats. Ambiência, Guarapuava, v. 6, n. 1, p. 147-158, 2010.
  • LOBO, E. A.; VOOS, J. G.; ABREU JÚNIOR, E. F. Utilização de um protocolo de avaliação rápida de impacto ambiental em sistemas lóticos do Sul do Brasil. Caderno de Pesquisa, Série Biologia, Santa Cruz, v. 23, n. 1, p. 18-33, 2011.
  • MINATTI-FERREIRA, D. D.; BEAUMORD, A. C. Avaliação rápida de integridade ambiental das sub-bacias do rio Itajaí-Mirim no Município de Brusque, SC. Revista Saúde & Ambiente, Joinville, v. 5, n. 2, p. 21-27, 2004.
  • MINATTI-FERREIRA, D. D.; BEAUMORD, A. C. Adequação de um protocolo de avaliação rápida de integridade ambiental para ecossistemas de rios e riachos: aspectos físicos. Revista Saúde e Ambiente, Joinville, v. 7, n. 1, p. 39-47, 2006.
  • PADOVESI-FONSECA, C.; CORRÊA, A. C. G.; LEITE, G. F. M.; JOVELI, J. C.; COSTA, L. S.; PEREIRA, S. T. Diagnóstico da sub-bacia do ribeirão Mestre d'Armas por meio de dois métodos de avaliação ambiental rápida, Distrito Federal, Brasil Central. Revista Ambiente & Água, Taubaté, v. 5, n. 1, p. 43-56, 2010. http://dx.doi.org/10.4136/1980-993X
  • PALHARES, K.; MAYRINK, N.; MORENO, P.; GOULART, M.; MORETTI, M.; FERREIRA, W. Bioindicadores de qualidade de água: a educação ambiental como uma ferramenta de união UFMG-escolas. In: SIMPÓSIO DE ECOSSISTEMAS BRASILEIROS, 5., 2000, Vitória. Anais... São Paulo: ACIESP, 2000. V. 1. p. 182-189.
  • PEREIRA, P. S.; FERNANDES, L. A. C.; OLIVEIRA, J. L. M.; BAPTISTA, D. F. Avaliação da integridade ecológica de rios em áreas do zoneamento ecológico econômico do complexo hidrográfico Guapiaçu-Macacu, RJ, Brasil. Revista Ambiente & Água, Taubaté, v. 7, n. 1, p. 157-168, 2012. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.762
  • PIMENTA, S. M.; PENA, A. P.; GOMES, P. S. Aplicação de métodos físicos, químicos e biológicos na avaliação da qualidade das águas em áreas de aproveitamento hidroelétrico da bacia do rio São Tomás, município de Rio Verde - Goiás. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 393-412, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132009000300013
  • PLAFKIN, J. L.; BARBOUR, M. T.; PORTER, K. D.; GROSS, S. K.; HUGHES, R. M. Rapid bioassessment protocols for use in streams and rivers: benthic macroinvertebrates and fish. Washington: EPA 440-4-89-001, 1989. 339 p.
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE IPAMERI-GO (PMI). Informações gerais sobre o município de Ipameri. Disponível em: http://www.ipameri.go.gov.br/site/12/html/informacoes-gerais.html Acesso em: 16 de abr. 2010.
  • RODRIGUES, A. S. L.; CASTRO, P. T. A. Adaptation of a rapid assessment protocol for rivers on rocky meadows. Acta Limnologica Brasiliense, Sorocaba, v. 20, n. 4, p. 291-303, 2008b.
  • RODRIGUES, A. S. L.; CASTRO, P. T. A. Protocolos de avaliação rápida: instrumentos complementares no monitoramento dos recursos hídricos. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 161-170, 2008a.
  • RODRIGUES, A. S. L.; CASTRO, P. T. A.; MALAFAIA, G. Utilização dos protocolos de avaliação rápida de rios como instrumentos complementares na gestão de bacias hidrográficas envolvendo aspectos da geomorfologia fluvial: uma breve discussão. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 6, n. 11, p. 1- 9, 2010.
  • RODRIGUES, A. S. L.; MALAFAIA, G.; CASTRO, P. T. A. Avaliação ambiental de trechos de rios na região de Ouro Preto-MG através de um protocolo de avaliação rápida. Revista de Estudos Ambientais, Blumenau, v. 10, n. 1, p. 74-83, 2008.
  • RODRIGUES, A. S. L.; MALAFAIA, G.; COSTA, A. T.; NALINI-JÚNIOR, H. A. Adequação e avaliação da aplicabilidade de um Protocolo de Avaliação Rápida na bacia do rio Gualaxo do Norte, Leste-Sudeste do Quadrilátero Ferrífero, MG, Brasil. Revista Ambiente & Água, Taubaté, v. 7, n. 2, p. 231-244, 2012. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.872
  • SNEDECOR, G. W.; COCHRAN, W. G. Statistical methods. 8. ed. Iowa: State University Press, 1989.
  • VARGAS, J. R. A.; FERREIRA JÚNIOR, P.D. Aplicação de um protocolo de avaliação rápida na caracterização da qualidade ambiental de duas microbacias do rio Guandu, Afonso Cláudio, ES. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 161-168, 2012.
  • XAVIER, A. L.; TEIXEIRA, D. A. Diagnóstico das nascentes da sub-bacia hidrográfica do rio São João em Itaúna, MG. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 7., 2007, Caxambu. Anais. .. Caxambu: SEB, 2007. p. 1-2.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2012
Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHi), Estrada Mun. Dr. José Luis Cembranelli, 5000, Taubaté, SP, Brasil, CEP 12081-010 - Taubaté - SP - Brazil
E-mail: ambi.agua@gmail.com