SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Estudo mostra que condutas e conhecimentos da gestante pode influenciar na saúde bucal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 1981-8637On-line version ISSN 1981-8637

RGO, Rev. Gaúch. Odontol. vol.64 no.2 Campinas Aug. 2016

 

Press Release

Alternativa conservadora para o tratamento da osteorradionecrose em um paciente submetido à radioterapia

Paulo de Camargo MORAES1 

1Faculdade São Leopoldo Mandic. E-mail: paulo.moraes@slmandic.edu.br


A osteorradionecrose dos maxilares é uma das complicações mais sérias da radioterapia para o tratamento de tumores de cabeça e pescoço. O manejo da osteorradionecrose continua sendo discutido e há poucos relatos de casos descrevendo modalidades de tratamento conservadoras. Cirurgiões-dentistas da Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, SP, têm observado melhora no quadro clínico da osteorradionecrose em pacientes tratados por meio de uma abordagem conservadora. A evolução de um dos casos atendidos na faculdade foi publicada na Revista Gaúcha de Odontologia, sendo abordados os aspectos clínicos e imaginológicos da osteorradionecrose em um paciente de 58 anos de idade, acometido previamente por um carcinoma no lábio inferior e submetido à radioterapia. Os sinais da osteorradionecrose foram evidenciados após a exodontia de um molar inferior e decorridos 5 meses da finalização das sessões de radioterapia. Para o tratamento foram combinadas antibioticoterapia e irrigação diária utilizando clorexidina. Após três anos de acompanhamento, foi possível observar a resolução do caso com sucesso e as imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico e reconstruções 3D tomográficas revelaram remodelação óssea após este período de acompanhamento e sem a presença de osso exposto. É possível inferir que a terapia proposta resultou em sucesso e o paciente continua em acompanhamento periódico.

Figuras Osteorradionecrose (aspectos extra e intrabucal) antes e após o tratamento 

Contato: Paulo de Camargo Moraes – Faculdade São Leopoldo Mandic. paulo.moraes@slmandic.edu.br

Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.