Acessibilidade / Reportar erro

Morin e Flusser: a teoria da imagem como aventura antropológica e matemática imaginária

Morin and Flusser: image theory as an anthropological adventure and imaginary mathematics

Resumos

O artigo analisa as contribuições de Edgar Morin e Vilém Flusser à construção teórica da relação entre imagens e imaginário. Articula, com tal objetivo, as ideias de aventura antropológica e matemática imaginária, problematizando, entre outros aspectos, o lugar da racionalidade, da consciência e da autonomia nas sociedades contemporâneas, tributárias, em termos hegemônicos, de verdadeiras patologias da literalidade. Defende-se a conformação "desordenadora" do imaginário como possível rota de fuga, vital e analítica. Criticam-se as prerrogativas empiristas de análise das imagens, recorrendo-se à união fundante imagem/imaginário como reguladora desse estreitamento.

imagem; imaginário; antropologia


This article analyzes the contributions of Edgar Morin and Vilém Flusser to the theoretical construct of the relationship between images and the imaginary. To this end, I articulate the ideas of "anthropological adventure" and "imaginary mathematics," discussing, among other things, the aspects of rationality, awareness and autonomy in contemporary societies characterized, in hegemonic terms, by veritable pathological literalness. I defend the idea of disordered conformation of the imaginary as an escape route, both vital and analytical, and criticize the empiricist prerogatives of iconographic analysis, resorting to the underlying union of image and imaginary as a regulator of this consolidation.

image; imaginary; anthropology


  • AUGÉ, Marc. A guerra dos sonhos Campinas: Papirus, 1998.
  • BAITELLO, Norval. A serpente, a maçã e o holograma São Paulo: Paulus, 2010.
  • BERNARDO, Gustavo. O diabo irônico de Flusser. In: Revista Trópico, 21 de abril de 2005.
  • CARVALHO, Edgard de Assis. Edgar Morin. In: MARCONDES FILHO, Ciro (Org.). Dicionário da comunicação São Paulo: Paulus, 2009.
  • DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.
  • DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem Uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.
  • FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa-preta Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
  • ______. O mundo codificado São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
  • MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário Lisboa: Relógio D'Água, 1997.
  • ______. O Método 3 Porto Alegre: Sulinas, 1999.
  • ______. O paradigma perdido A natureza humana. Lisboa: Publicações Europa-América, 2000c.
  • MÜLLER, Adalberto. Vilém Flusser. In: MARCONDES FILHO, Ciro (Org.). Dicionário da comunicação São Paulo: Paulus, 2009.
  • REVISTA Nómadas.
  • Dossiê Regímenes de visualidad: emancipación y otredad desde América Latina. Bogotá: Universidad Central, outubro de 2011.
  • ROCHA, Rose de Melo. A cartola da mídia. Sacando imagens, materializando magias. In. Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia Porto Alegre: PUC-RS, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, n. 24, julho de 2004, p.158-165.
  • ______; PORTUGAL, Daniel. Trata-se de uma imágica?. In. ARAÚJO, Denise; BARBOSA, Marialva. Imagíbrida Porto Alegre: Editora Plus.Org, 2008. Disponível em: <http://acervo-digital.espm.br/e-books/249781.pdf>. Acesso em: 1 maio 2012.
  • SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    Ago 0000
  • Aceito
    Dez 2012
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com