Acessibilidade / Reportar erro

Cinefilia, cult movies e o filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino

Cinephilia, cult films and Quentin Tarantino's film Inglourious Basterds

Resumos

Este artigo tem como objetivo discutir as aproximações entre a cinefilia e os cult movies com base na análise do filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino (2009). O amor cinéfilo, conforme surge nos anos 1950 a partir da crítica dos Cahiers du Cinéma, legitima filmes que correm à margem do gosto elevado francês e abraça obras até então consideradas menores. Nesse processo, cria uma teoria e uma "política" que colocam um cinema B no rol das manifestações elevadas. O fenômeno dos cult movies também tenta a seu modo legitimar o "mau gosto", dessa vez por meio de práticas sociais que preferem antes cultuar o maldito a inseri-lo entre os bens culturais elevados. Tarantino opera uma junção das duas formas de amor ao cinema, abraçando ao mesmo tempo a citação àquilo que é marginal e àquilo que é elevado, numa esvaziamento pós-moderno das fronteiras culturais.

cinefilia; cult movies; Quentin Tarantino


This paper discusses the similarities between cinephilia and cult films based on an analysis of Tarantino's 2009 movie Inglourious Basterds. Cinephilia, whichemerged in the 1950s from the critique of the Frenchfilm magazine Cahiers du Cinéma [Notebooks on Cinema], legitimizes films outside the scope of Frenchhighbrow taste, and encompasses artworks theretofore considered of lesser importance. In this process, cinephilia creates a theory and a policy that place B grade movies on the list of highly artistic manifestations. In its own way, the cult film phenomenon also seeks to legitimize "poor taste" through social practices that prefer to cultivate "trash" rather than include it on the list of highbrow cultural goods. Tarantino provides a combination of the two forms of love of cinema, embracing at the same time that which is marginal and that which is high culture, in a postmodern shift of cultural boundaries.

cinephilia; cult movies; Quentin Tarantino


  • ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Dialética do esclarecimento Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
  • BAECQUE, Antoine. Cinefilia São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
  • BAPTISTA, Mauro. O cinema de Quentin Tarantino Campinas: Papirus, 2010.
  • BAZIN, André. Qu'est-ce que le cinema? Paris: Les Éditions du Cerf, 2002.
  • BENJAMIN, B. A Nazi's Worst Nightmre. In: Am Cinematographer, 90, n. 9, September 2009, p. 44-55.
  • BOURDIEU, Pierre. A distinção. São Paulo/Porto Alegre: Edusp/Zouk, 2008.
  • ______; DARBEL, Alain. O amor pela arte - os museus de arte na Europa e seu público São Paulo: Edusp, 2007.
  • DICKINSON, Kay. Troubling Synthesis - The Horrific Sights and Incompatible Sounds of Video Nasties. In: SCONCE, Jeffrey (Ed.). Sleaze Artists - cinema at the margins of taste, style, and politics Durham and London: Duke University Press, 2007.
  • GILBEY, Ryan. Days of Glory. In: Sight & Sound, n. 19, n. 9, setembro 2009, p. 16-21.
  • GORFINKEL, Elena. Cult Film or Cinephilia by another name. In: Cineaste, winter 2008, p. 33-38.
  • JANCOVICH, Mark. Cult Fictions: Cult Movies, Subcultural Capital and the Production of Cultural Distinctions. In: Cultural Studies Routledge, London, 2002, 16(2):306-322.
  • HOBERMAN, J.; ROSENBAUM, Jonathan. Midnight Movies New York: Da Capo Press, 1983.
  • KEATHLEY, Christian. Cinephilia and History, or The Wind in the Trees Bloomington: Indiana University Press, 2006.
  • HEFFERNAN, Kevin. Art House or House of Exorcism? The changing Distribution and Reception Contexts of Mario Bava's Lisa and the Devil In: SCONCE, Jeffrey (Ed.). Sleaze Artists - cinema at the margins of taste, style, and politics Durham and London: Duke University Press, 2007.
  • LICHTENFELD, Eric. Action Speaks Louder - violence, spectacle and the American action movie Westport: Praeger, 2004.
  • ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura São Paulo: Brasiliense, 1994.
  • PIEDADE, Lucio. A cultura do lixo - horror, sexo e exploração no cinema 2002, 222 f. (Dissertação de Mestrado em Multimeios). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2002.
  • RENNET, Michael. Journal of Religion and Film, vol. 13, n. 2, outubro 2009.
  • SCONCE, Jeffrey.'Trashing' the academy: taste, excess, and an emerging politics of cinematic style. In: Screen, 1995, 36(4):371-393.
  • ______ (Ed.). Sleaze Artists - cinema at the margins of taste, style, and politics Durham and London: Duke University Press, 2007.
  • WALTERS, Ben. Debating Inglorious Basterds. In: Film Quarterly, vol. 63, n. 2, p. 19-22, 2009.
  • XAVIER, Ismail. O olhar e a cena São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    Jul 2012
  • Aceito
    Dez 2012
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com