Acessibilidade / Reportar erro

A realidade construída pela produção documental participativa

Reality constructed through participatory documental production

Resumos

Uma característica marcante das mídias eletrônicas na atualidade torna-se evidente pela celebração do potencial de participação da audiência, quando produtores profissionais, inclusive de suportes considerados tradicionais, desenham diferentes estratégias de engajamento do produtor amador. O conceito de participação nas narrativas audiovisuais pode ser pensado como um procedimento diferenciado de produção. Uma suposta coautoria seria um dos aspectos mais importantes na caracterização desse modo de criação e produção audiovisual. Como essa coautoria, caso exista, se configura nos discursos documentais participativos? Estas possíveis transformações na paisagem midiática nos fazem refletir sobre as facetas participativa e autoral das organizações contemporâneas da produção audiovisual.

narrativa; participação; autoria; análise do discurso


A striking characteristic of today's electronic media is their potential for audience participation when producers, including those from traditional mass media, devise different audience engagement strategies. In this context, the concept of participation in audiovisual narratives can be seen as a differentiated production procedure. A presumed co-authorship would be one of the most important aspects of this mode of audiovisual creation and production. However, if such co-authorship actually exists, how does it appear in participatory documental discourses? These possible changes in the media scene lead us to reflect upon the authorial and participatory aspects of today's audiovisual organizations.

narrative; participation; authorship; discourse analysis


  • BARTHES, Roland. Image Music Text Londres: Fontana Press, 1977.
  • BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo Rio de Janeiro: Elfos, 1995.
  • BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube: Online Video and Participatory Culture. Cambridge: Polity Press, 2009.
  • CAIXETA, Ruben; GUIMARÃES, César. "Pela Distinção entre Ficção e Documentário, Provisoriamente". In: Ver e Poder, A Inocência Perdida: cinema, televisão, ficção, documentário Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
  • CARPENTIER, Nico. Media and Participation: a Site of Ideological-democratic Struggle Bristol: Intellect, 2011.
  • COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder, A Inocência Perdida: cinema, televisão, ficção, documentário Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
  • CROCOMO, Fernando Antonio. TV Digital e Produção Interativa: a Comunidade Manda Notícias. Florianópolis: Editora UFSC, 2007.
  • FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo São Paulo: Studio Nobel, 1995.
  • FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado: Por uma Filosofia do Design e da Comunicação São Paulo: Cosac Naify, 2007.
  • ______. O Universo das Imagens Técnicas: Elogio da Superficialidade São Paulo: Annablume, 2008.
  • FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
  • FRANÇA, Vera. "Sujeito da Comunicação, Sujeitos em Comunicação". In: Na Mídia, Na Rua: Narrativas do Cotidiano Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • GLOBO, O. Ator e empresário, Felipe Neto quebra recordes na internet, 2013. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/megazine/ator-empresario-felipe-neto-quebra-recordes-na-internet-7270819>. Acessado em 18 jan. 2013.
  • GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos Sentidos São Paulo: Editora 34, 1998.
  • JAGUARIBE, Beatriz. O Choque do Real: Estética, Mídia e Cultura Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
  • JENKINS, Henry. Cultura da convergência São Paulo: Aleph, 2008.
  • ______. Transmedia Storytelling 101, 2009. Disponível em: <http://www.henryjenkins.org/2007/03/transmedia_storytelling_101.html>. Acessado em 20 set. 2011.
  • ______. Os Sentidos da Convergência: Entrevista com Henry Jenkins. Revista Contracampo, n. 21. Niterói: Ed UFF, 2010.
  • LINS, Consuelo. O Documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2004.
  • MACDONALD, Kevin. Kevin MacDonald on Life in a Day Reino Unido, 95 minutos, 2011. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=C_4uii96xqM>. Acessado em 20 jul. 2012.
  • MIELNICZUK, Luciana. Considerações sobre interatividade no contexto das novas mídias Salvador: Facom, 2001. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/jol/ pdf/2001_mielniczuk_interatividadenovas>. Acessado em 11 out. 2011.
  • PALACIOS, Marcos. "O que é Cultura Digital?" In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sergio (orgs.). Cultura Digital.Br Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial, 2009.
  • RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa Campinas: Papirus, 1994.
  • RÜDIGER, Francisco. Elementos para a Crítica da Cibercultura São Paulo: Hacker Editores, 2002.
  • SHIRKY, Clay. A Cultura da Participação – Criatividade e generosidade no mundo conectado Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
  • SILVA, Luiz Martins da. "Sociedade, Esfera Pública e Agendamento". In: BENETTI, Marcia; LAGO, Claudia (orgs.). Metodologia de Pesquisa em Jornalismo Petrópolis, Editora Vozes, 2010.
  • SOARES, Rosana de Lima. Margens da Comunicação: Discurso e Mídias São Paulo: Annablume, 2009.
  • SOCIAL TIMES. Emerging Trends for Viral Videos and the Implications for Advertising, 2008. Disponível em: http://socialtimes.com/emerging-trends-in-viral-video-and-the-implications-for-advertising_b982 Acessado em 04 jul. 2012.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    Out 0000
  • Aceito
    Dez 2012
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com