Acessibilidade / Reportar erro

Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro

Black women, religiosities and protagonism in Brazilian cinema

Resumos

Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre "mães de santo" no cinema brasileiro, por meio dos filmes Pureza Proibida (Alfredo Sternheim, 1974) e Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, propõe-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.

feminino negro; cinema brasileiro; análise fílmica


This study seeks to identify similarities between the central role of the feminine in Afro-Brazilian religions and in the imaginary constructs about "saint mothers" (mães de santo) in Brazilian cinema based on producer Alfredo Sternheim's 1974 film "Pureza Proibida" (Forbidden Purity), and producer João Daniel Tikhomiroff's 2009 movie "Besouro" (Beetle). Based on cultural studies, feminist criticism, and film theory, this paper discusses the intersection of race and gender identities and observes forms of visibility and multiple configurations of the black woman in these audiovisual narratives.

black women; brazilian cinema; film analysis


  • CALDWELL, K. L. Racialized Boundaries: Women's Studies and the Question of Difference in Brazil. Journal of Negro Education, n.70 (3), p. 219-230, 2001.
  • CARNEIRO, S. A força das mães negras. Le Monde Diplomatique, 8 nov. 2007. Disponível em: <http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=79>. Acesso em: 20 set. 2013.
  • CARVALHO, N. dos S. Racismo e anti-racismo no Cinema Novo. In: HAMBURGUER, et al.(orgs.). Estudos de Cinema Socine. São Paulo: Anablume, 2008, p. 53-60. 9 v.
  • CASETTI, F.; DI CHIO, F. Como Analizar un Film Barcelona: Paidós Comunicación 172 Cine, 2007.
  • ESCOSTEGUY, A. C.; MESSA, M. R. Os estudos de gênero na pesquisa em comunicação no Brasil. In: ESCOSTEGY, A. C. (org.). Comunicação e gênero: a aventura da pesquisa [recurso eletrônico]. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p.14-29.
  • ESTEVES, F. C. Visualidade, gênero e poder: as representações do feminino no cinema de Ana Carolina ("Mar de rosas", "Das tripas coração" e "Sonho de valsa" - 1977 a 1986). História, Imagens e Narrativas, n. 1, ano 1, 2005.
  • JOAQUIM, M. S. O Papel da liderança religiosa feminina na construção da identidade negra. Rio de Janeiro: Pallas, 2001.
  • KAPLAN, E. A. Women & Film Both Sides of the Camera. London: Methuen, 1983.
  • LAGOS, N. M. L. "Arreda homem que aí vem mulher..." Representações de gênero nas manifestações da Pombagira. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo.
  • LAURETIS, T. de. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, H. B. de. Tendências e Impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro, Rocco, 1994, p. 206-242.
  • MELLO SILVA, E. As cores da mulher negra no jornalismo: o discurso nos jornais e revista. Dissertação, USP, 2002.
  • MEYER, M. Caminhos do Imaginário no Brasil 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
  • MONTORO, T. Protagonismos de gênero nos estudos de cinema e televisão no País. Revista Lumina, n. 2, v.3, p. 1-18, 2009.
  • MULVEY, L. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Screen, v. 16, n. 3, p. 6-27, 1975.
  • PRANDI, R. Herdeiras do Axé: sociologia das religiões afro-brasileiras. São Paulo: Ed. Hucitec, 1996.
  • RATTS, A. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Imprensa Oficial de São Paulo/ Instituto Kuanza, 2007.
  • RODRIGUES, J. C. O negro brasileiro e o cinema 4. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.
  • SCOTTI, E. O espelho invisível: um estudo sobre o não reconhecimento das mulheres negras na televisão brasileira. Monografia de conclusão em Jornalismo, FAMECOS/PUCRS, 2006.
  • SHOHAT, E.; STAM, R. Crítica da Imagem Eurocêntrica Tradução Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
  • SILVA, E. B. Para além do próprio umbigo: as mulheres negras militantes de Salvador e a construção do imaginário feminino. Dissertação, UFBA, 1998.
  • STAM, R. Multiculturalismo Tropical: Uma História Comparativa da Raça na Cultura e no Cinema Brasileiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
  • THEODORO, H. Mito e Espiritualidade: mulheres negras. Rio de Janeiro: Pallas Editora, 1996.
  • VEIGA, A. M. Gênero e cinema: uma abordagem sobre a obra de duas diretoras sul-americanas. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, n. 11 (98), p.111-128, 2010.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Aceito
    Dez 2013
  • Recebido
    Jul 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com