Acessibilidade / Reportar erro

Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade

TV serial culture: format, context and consumption of serial fiction today

Resumos

Nos últimos anos aumentou o interesse acadêmico em torno das séries de televisão, especialmente - mas não somente -, as de origem norte-americana. Há toda uma literatura recente que avalia a presença das séries de TV em diversas matrizes nacionais (EUA, Itália, França, Reino Unido, etc.), analisando a produção, circulação e recepção dos programas. Neste artigo, vamos propor a existência de uma cultura das séries, a partir de três condições centrais: a sofisticação das formas narrativas, o contexto tecnológico que permite uma ampla circulação digital (online ou não) e os novos modos de consumo, participação e crítica textual. Com isso, as séries fomentam interesses que não se restringem ao envolvimento de comunidades de fãs com obras específicas, mas também indicam a formação de um repertório histórico em torno desses programas, de uma telefilia transnacional, de uma cultura das séries.

cultura das séries; ficção seriada; televisão contemporânea


In recent years, the academic community has shown increasing interest in television series, particularly - albeit not exclusively - in American TV series. There is a recent body of works that evaluate the presence of TV series in different national backgrounds (USA, Italy, France, UK, etc.), analyzing the production, circulation and reception of these programs. In this paper, we suggest the existence of a TV series culture, based on three conditions: the sophistication of the narrative formats, the technological context that allows for widespread digital circulation (on or offline), and the new modes of consumption, participation and textual criticism. As such, TV series stimulate interest that goes beyond fandom engagement with specific programs to encompass the development of a historical repertoire of these shows, a transnational telephilia, a TV series culture.

TV series culture; serial fiction; contemporary television


  • BALOGH, A. M. O Discurso Ficcional na TV. São Paulo: Edusp, 2002.
  • BUXTON, D. Les Séries Televisées: Forme, Ideologie et Mode de Production. Paris: L'Harmattan, 2010.
  • CALABRESE, O. Los Replicantes. Anàlisi, Barcelona, n. 9, p. 71-90, 1984.
  • COLONNA, V. L'Art des Séries Télé: Ou Comment Surpasser Les Américains. Paris: Payot & Rivages, 2010.
  • EZQUENAZI, J. P. Les Séries Télévisées: L'avenir du cinéma? Paris: Armand Colin, 2010.
  • FURQUIM, F. Sitcom: Definição e História. Porto Alegre: FCF, 1999.
  • GÓMEZ, M. A. P. (org.). Previously On: Estudios Interdiscipinarios Sobre la Ficción Televisiva en la Tercera Edad de Oro de la Televisón Sevilla: Biblioteca da la Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla, 2011.
  • GWENLLIAN-JONES, S.; PEARSON, R. Cult Telvision Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.
  • HAMMOND, M.; MAZDON, L. The Contemporary Television Series. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2005.
  • HILMES, M. The Television History Book Londres: BFI, 2002.
  • JOST, F. Do que as séries americanas são sintoma? Porto Alegre: Sulina, 2012.
  • LOPES, M. I. V. (org.). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
  • MACHADO, A. A Televisão levada a sério São Paulo: Senac, 2000.
  • MAIO, B. Buffy The Vampire Slayer Roma: Aracne Editrice, 2004.
  • MCCABE, J.; AKASS, K. Quality TV: Contemporary American Television and Beyond. Londres: I.B.Tauris, 2007.
  • MILLER, T. A Televisão Acabou, a Televisão Virou Coisa do Passado, a Televisão Já Era. In: FREIRE FILHO, J. (org.). A TV em Transição: Tendências de Programação no Brasil e no Mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 09-25.
  • ______. Television Studies: the basics. Nova Iorque: Routledge, 2010.
  • MITTELL, J. Narrative complexity in contemporary american television. The velvet light trap Austin: The University of Texas, n. 58, p. 29-40, 2006.
  • MONTELONE, F. Cult Series: Le Grandi Narrazioni Televisive nell'America di Fine Secolo. Roma: Dino Audiono Editore, 2005.
  • NOAM, E.; GERBARG, D. Introduction. In: NOAM, E.; GERBARG, D.; GROEBEL, J. Internet Television Londres: Lawrence Erlbaum Associate Publishers, 2004.
  • PALLOTTINI, R. Dramaturgia de Televisão 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
  • PEARSON, R. The Writer/Producer in American Television. In: HAMMOND, M.; MAZDON, L. The Contemporary Television Series. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2005, p. 11-26.
  • ROSS, S. M. Beyond the Box: Television and the Internet. Oxford: Blackwell Publishing, 2008.
  • SAVORELLI, A. Beyond Sitcom: New Directions in American Television Comedy. Londres: McFarland & Company, 2010.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Recebido
    Jul 2013
  • Aceito
    Set 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com