Acessibilidade / Reportar erro

Dimensões de uma mecânica narrativa do traço no humor gráfico: estruturas episódicas elementares das tirinhas diárias

Dimensions of mechanical narrative in graphic humour: elementary episodic structures of daily comic strips

Resumos

No presente artigo, propõe-se uma introdução aos esquemas narrativos elementares do humor gráfico, a partir de um exame sobre a economia interacional do sentido narrativo de tirinhas diárias de humor, publicadas diariamente em jornais: do ponto de vista teórico, pretende-se estabelecer a importância dos esquemas sequenciais e de seus princípios de causalidade (como aspectos que coligam a textualidade sequencial das ações narradas com os princípios de sua compreensão na experiência ordinária). Ainda assim, identificamos no modelo das gags visuais e verbais dessas tirinhas certos aspectos de uma funcionalidade disjuntiva da ação cômica, operando na dependência da causalidade originaria de certas situações cotidianas, mas também produzindo os acidentes sensório-motores e paradigmáticos, que caracterizam os gêneros do riso como fundados no aspecto da crítica à normalidade mecânica da vida comum.

narrativa visual; tirinhas diárias; humor gráfico; atualização narrativa


This article discusses elementary narrative schemes of graphic humour, based on an examination of the interactional economy of the narrative meaning of comic strips published in daily newspapers. From a theoretical point of view, we aim to determine the importance of sequential schemes and their underlying principles of causality as aspects that link the sequential textuality of narrated actions to the principles of their understanding in ordinary experience. In the model of visual and verbal gags of these strips, we also identify certain disjunctive aspects of the humorous action, whose operation is dependent on the causality that originates certain everyday situations, and also produces the sensory-motor and paradigmatic events that characterize the genres of laughter as founded upon the aspect of criticism of the mechanical normality of ordinary life.

visual narrative; daily comic strips; graphic humor; narrative actualization


  • BARONI, R. La Tension Narrative: suspense, curiosité, surprise. Paris: Seuil, 2007.
  • BERGSON, Henri. Le Rire: essai sur la signification du comique Paris: Alcan, 1924.
  • COUPERIE, P. Bande Dessinée et Figuration Narrative. Paris: Musée des Arts et Décorations du Louvre, 1967.
  • CURRIE, G. Narrative representation of causes. Journal of Aesthetics and Art Criticism, 64/3, p. 309-316, 2006.
  • FRESNAULT-DERUELLE, P. Du linéaire au tabulaire. Communications, 24, p. 7-23, 1976.
  • ______. l'Éloquence des Images Paris: PUF, 1993.
  • FRIED, M. Absorption and Theatricallity. Painting an beholder at the age of Diderot. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
  • GOMBRICH, E.H. The image and the Eye. London: Phaidon, 1982.
  • GOMES, W. Estratégias de Produção do Encanto: o alcance contemporâneo da poética de Aristóteles. Textos de Cultura e Comunicação, 35, p. 99-124, 1996.
  • GROENSTEEN, T. Système de La Bande Dessinée. Paris: PUF, 1999.
  • GUBERN, R. La narration iconique au moyen des images fixes. Degrés, 59, p. b-1-30, 1989.
  • HOLBO, J. Redefining comics. In: MESKIN, A.; COOK, R. T. (eds). The Art of Comics: a philosophical approach. Oxford: Blaackewell, 2012, p. 3-30.
  • KIVY, P. Jokes are a laghing matter. Journal of Aesthetics and Art Criticism, 61/1, p. 5-15, 2003.
  • LOPES, D. Understanding Pictures. Oxford: Clarendon Press, 1996.
  • MCCLOUD, S. Desevendando os Quadrinhos Trad. Hélcio de Carvalho e Marisa do Nascimento Paro. São Paulo: M.Books, 2005.
  • MESKIN, A. Defining comics? Journal of Aesthetics and Art Criticism. 65/4, p. 369-379, 2007.
  • MORIN, V. Le dessin humoristique. Communications, 15, p. 110-131, 1970.
  • RYAN, M-L. Narrative as Virtual Reality. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Aceito
    Maio 2014
  • Recebido
    Jan 2014
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com