Acessibilidade / Reportar erro

Agenciamentos semióticos em ambientes de streaming de músicas: mente, aprendizado e continuidade

Semiotics in music streaming environments: mind, learning and continuity

Resumos

Este artigo investiga os agenciamentos híbridos entre agentes de interface e agentes humanos nos ambientes sociocomunicacionais de streaming de músicas LastFM, Grooveshark e Deezer, com base nas noções de agenciamento (Deleuze e Guattari) e semiose (Peirce). O modelo peirceano da semiose é tomado como parâmetro conceitual para explicar o funcionamento do agenciamento híbrido entre homem e máquina nesses ambientes. Propõe-se a noção de agenciamento semiótico para compreender o aprendizado contínuo e aprimorado da máquina a partir das ações humanas nos ambientes pesquisados, assim como as articulações das ações humanas baseadas nos mecanismos de recomendação. As relações de continuidade entre as mentes dos agentes humanos e as dos agentes de interface são abordadas na perspectiva da Teoria do Sinequismo de Peirce, relacionada à sua noção de semiose.

semiose; agenciamento; streaming de músicas


Based on the notions of agency (Deleuze and Guattari) and semiosis (Peirce), this paper discusses a study of the hybrid forms of interaction between interfaces and human agents in the music streaming environments LastFM, Grooveshark, and Deezer. The Peircean model of semiosis is taken as the conceptual framework to explain how the hybrid forms of agency interact at the interface between humans and machines. This paper proposes the notion of "semiotic agency" as a conceptual tool in the study of the learning processes whereby machines acquire knowledge about human preferences and decisions and are able to transform them into recommendations. The relationship of continuity between human minds and interface agents is discussed from the Peircean perspective of synechism and semiosis as a continuous process.

semiosis; agency; music streaming


  • COLAPIETRO, Vincent. Peirce's approach to the self: A semiotic perspective on human subjectivity. Albany: State University of New York Press, 1989.
  • DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Júlio C. Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
  • ______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 2. São Paulo: Ed. 34, 1997.
  • JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
  • JORGE, Ana Maria Guimarães. Uma releitura de "agency" entrevisto pela consciência e propósito. Semeiosis, São Paulo, n. 4, jun. 2012. Disponível em: <www.semeiosis.com.br/uma-releitura-de-"agency"-entrevistopela-consciência-e-propósito/> Acesso em: 26. set. 2013.
  • LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaios de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
  • LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
  • NÖTH, Winfried. Máquinas semióticas. Galáxia, São Paulo, n.1, p. 51-57, 2001. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1057/694> Acesso em:10 jun. 2013.
  • PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica São Paulo: Perspectiva, 2008.
  • SANTAELLA, Lúcia. O homem e as máquinas. In: DOMINGUES, Diana (org.). A Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora Unesp, 1997. p. 33-44.
  • ______. Os significados pragmáticos da mente e o sinequismo em Peirce. Cognitio, São Paulo, n. 3, p. 97-106, 2002. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/13254/9769> Acesso em: 05 mai. 2013.
  • ______. O método anticartesiano de C.S. Peirce São Paulo: Editora Unesp, 2004.
  • ______. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
  • SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Comunicação e semiótica. São Paulo: Hacker, 2004.
  • SCOLARI, Carlos. Media evolution: emergence, dominance, survival, and extinction in the media ecology. International Journal of Communication, Los Angeles, v. 7, p. 1418-1441, 2013. Disponível em: <http://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/1919> Acesso em: 15 mai. 2013.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    Ago 2013
  • Aceito
    Nov 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com