Resumos
Este ensaio dedica-se ao filme Ex Isto (2010), de Cao Guimarães, dando maior relevo em seu percurso analítico ao modo como o corpo performático do ator desfaz-se de si para dar forma à existência da imagem do personagem real interpretado, bem como à maneira pela qual a obra se constrói, operando passagens entre a literatura e o cinema, o documentário e a ficção, a vida e a imagem.
documentário; performance; Ex Isto (filme); Cao Guimarães
This essay focuses on the film Ex It (2010), by Cao Guimarães, with emphasis on an analysis of how the actor transcends himself to give shape to the existence of the image of the real character he interprets, and the way in which the film develops, passing from literature to cinema, documentary to fiction, and life to image.
documentary; performance; Ex It (Ex Isto, the film); Cao Guimarães
- AGAMBEN, G. Notes on gesture. In: Means without end: notes on politics. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000.
- BRASIL, A. A performance: entre o vivido e o imaginado. In: ENCONTRO DA COMPÓS - Grupo de Trabalho Comunicação e Experiência Estética, 20, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 14 a 17 jun. 2011.
- CESAR, A. C. Literatura não é documento Rio de Janeiro: Funarte, 1980.
- COMOLLI, J-L. Os homens ordinários, a ficção documentária. In: SEDLMAYER, Sabrina; GUIMARÃES, César; OTTE, Georg (orgs.). O comum e a experiência da linguagem Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.
- ______. Ver e poder: a inocência perdida - cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
- DESCARTES, R. Discurso do método São Paulo: Martins Fontes, 1996.
- GUIMARÃES, C. G. A cena e a inscrição do real. Revista Galáxia, São Paulo, n. 21, p. 68-79, jun. 2011.
- ______; CAIXETA, R. Pela distinção entre ficção e documentário, provisoriamente. In: COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder: a inocência perdida - cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
- LE GOFF, J. Documento/monumento. In: História e memória Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
- LEMINSKI, P. Catatau: um romance-ideia. São Paulo: Iluminuras, 2010.
- RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.
- TAKAMATSU, R. Ex-isto. Revista taturana, Londrina, Inverno, 2010.
- ZUMTHOR, P. Em torno da idéia de performance. In: Performance, recepção, leitura São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
23 Jan 2015 -
Data do Fascículo
Dez 2014
Histórico
-
Recebido
Dez 2013 -
Aceito
Abr 2014