SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Land rehabilitation with the use of biological geotextiles, in two different countries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade & Natureza

On-line version ISSN 1982-4513

Soc. nat. (Online) vol.22 no.3 Uberlândia Dec. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132010000300001 

EDITORIAL

 

 

A Revista Sociedade & Natureza apresenta no Volume 22 Número 3 uma diversidade de artigos frutos de projetos de pesquisas coletivos bem como de pesquisas acadêmicas individuais. Destacam-se a cooperação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros em alguns dos artigos apresentados.

Dentre os temas abordados neste número encontram-se assuntos como a recuperação de áreas degradadas, a relação sociedade natureza em áreas dunares na região de Fortaleza, o zoneamento de bacias hidrográficas em áreas atingidas por arenização, a relação entre as representações sociais e agricultura familiar, bem como a questão da assistência técnica rural.

No âmbito das unidades de conservação destacam-se artigos referentes a implantação de programas de manejo e plano de gestão ambiental em pequenas comunidades, o processo de participação de pequenas comunidades no desenvolvimento do planejamento da criação de unidades de conservação, bem como o manejo de fauna em parques urbanos.

Preocupações com o clima urbano e com questões regionais da circulação atmosférica aparecem como preocupação em artigos que tratam da questão da poluição e da pesquisa básica em áreas tão distintas como a região amazônica e os mares de morros.

Também faz parte deste número, uma homenagem em forma de artigo, ao grande pesquisador do carste brasileiro, Prof. Dr. Heinz Charles Kohler, falecido neste ano, e que deixou uma enorme contribuição a geomorfologia e a geografia física brasileira, em forma de artigos, de pesquisas, na formação de recursos humanos e na participação ativa no crescimento da geografia brasileira.

A revista apresenta novamente neste número artigos oriundos de várias regiões brasileiras e ainda um artigo internacional, demonstrando a abrangência de sua atuação.

O processo de maior visibilidade da revista continua em expansão, sendo consolidada nossa indexação junto ao SciELO, ao Latindex, e ao Sumários.org, bem como a utilização do sistema repositório do DOAJ, propiciando assim, uma maior visibilidade dos artigo publicados.

 

Silvio Carlos Rodrigues
Editor