SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1The current view of Ab'Sáber índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Sociedade & Natureza

versión On-line ISSN 1982-4513

Soc. nat. vol.24 no.1 Uberlândia enero/abr. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000100001 

EDITORIAL

 

 

Este primeiro número de 2012 da revista Sociedade & Natureza marca o início dos trabalhos de um novo Editor e de nova equipe editorial. A partir de 2012, a revista conta com um Conselho Editorial novo, que conta com a colaboração direta de novos membros, professores do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, que atuam em diferentes áreas de pesquisa e passam a colaborar diretamente no trabalho de edição da revista. São eles os professores Jorge Luis Brito, Luiz Antônio de Oliveira, Rosselvelt José Santos e Tulio Barbosa. Deste modo, visamos aprimorar e tornar mais ágil o processo de avaliação das submissões. Quero também reconhecer e agradecer, neste Editorial, todo o empenho do professor Silvio Carlos Rodrigues, que durante vários anos não mediu esforços para melhorar a qualidade, ampliar a divulgação e tornar este periódico um dos mais bem avaliados na Área de Geografia no Brasil.

O presente número é composto por doze artigos e uma resenha, oriundos de diferentes regiões do país e também uma contribuição internacional (Chile), contemplando diferentes temas de pesquisa na área de Geografia e de disciplinas afins, tais como topologia das redes de internet, agronegócio nos cerrados, arquitetura moderna dos espaços residenciais, implicações das lógicas de integração territorial na Amazônia, estruturas normativas e legislação na questão ambiental, produção orgânica de bovinos, aspectos ambientais na análise geomorfológica, áreas verdes urbanas e implicações ambientais em áreas agrícolas nos solos do cerrado.

O presente número também traz uma homenagem ao geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab'Sáber. O artigo assinado por Claudio Antonio Di Mauro resgata a enorme contribuição e a atualidade do pensamento de Ab'Sáber para a compreensão do território e das questões ambientais que afligem nosso país. O texto é, deste modo, uma homenagem do autor e também da revista Sociedade & Natureza ao saudoso professor Aziz Ab'Sáber, tendo a certeza de que seus estudos e todo o seu esforço de valorização da geografia brasileira continuarão presentes entre as futuras gerações de geógrafos.

 

Mirlei Fachini Vicente Pereira
Editor

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons