SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Energy statecraft in Amazonian: the UHE Estreito and the traditional peasants Palmatuba/Babaçulândia (TO) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade & Natureza

On-line version ISSN 1982-4513

Soc. nat. vol.24 no.2 Uberlândia May/Aug. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000200001 

EDITORIAL

 

 

Neste segundo número de 2012, a Revista Sociedade & Natureza publica treze artigos e uma resenha, que contemplam produções realizadas em diferentes linhas de pesquisa da ciência geográfica e disciplinas afins. Como política editorial, o presente número também traz contribuições oriundas de diferentes regiões do país, bem como uma produção internacional.

São textos que tratam de temas como política energética e seus efeitos em populações tradicionais, urbanização e modernização em áreas metropolitanas, paradigma ambiental e globalização, conflitos territoriais resultantes de problemas ambientais, entre outros. Um texto aborda a questão das avaliações institucionais nos programas de pós-graduação em geografia e uma contribuição da Argentina apresenta reflexões sobre a educação geográfica a partir das questões ambientais.

Outras contribuições refletem sobre os aspectos físico-ambientais e suas relações com o uso dos recursos nos cerrados do Tocantins e do Triângulo Mineiro, no semi-árido pernambucano e no litoral paulista. A avaliação de técnicas de interpretação de imagens orbitais e a análise da ocorrência de endemias com uso de técnicas de SIG são alvo de estudo em dois outros artigos. A resenha publicada neste número apresenta obra que avalia os problemas da crise no sistema capitalista no período atual, refletindo sobre o potencial dos movimentos de protesto em diferentes lugares do mundo.

Os editores da Revista Sociedade & Natureza (Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia) agradecem aos autores pela escolha deste veículo para a publicação de suas pesquisas e também aos leitores pela difusão das informações aqui divulgadas.

 

 

Mirlei Fachini Vicente Pereira
Editor