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O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA SCOPING REVIEW1 1 Scoping Review ou Revisão de Escopo “é um tipo de síntese de conhecimento, segue uma abordagem sistemática para mapear as evidências sobre um tópico e identificar os principais conceitos, teorias, fontes e lacunas de conhecimento” (TRICCO et al., 2018, p. 467) (Tradução Nossa). DE TESES E DISSERTAÇÕES

SUPERVISED PRACTICUM IN PHYSICAL EDUCATION IN BRAZIL: A SCOPING REVIEW OF THESES AND DISSERTATIONS

LA PRÁCTICA SUPERVISADA EN EDUCACIÓN FÍSICA EN BRASIL: UNA SCOPING REVIEW DE TESIS Y DISERTACIONES

Resumo

Esta scoping review visou mapear a produção de conhecimento (teses e dissertações) sobre estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física no Brasil entre 1996 e 2019, com o horizonte de identificar fatores contributivos para o processo de profissionalização do ensino. Ancorada em Arksey e O’malley (2005) e no guia “Prisma-ScR” (TRICCO et al., 2018), as buscas ocorreram nas plataformas online Capes e BDTD, com os descritores: “Estágio Curricular Supervisionado”; “Estágio Supervisionado”; “Estágio Curricular”; “Prática de Ensino”; “Estágio Supervisionado” AND “Formação de Professores”, combinados com AND “Educação Física”, identificando-se 62 trabalhos (46 dissertações e 16 teses). Os dados revelam um crescimento de pesquisas entre 2012-2019, maior concentração no eixo Sul/Sudeste (83%) e escassez nas Regiões Norte (3%), Nordeste (11%) e Centro-Oeste (3%). Transversalmente as pesquisas evidenciaram a necessidade de efetivação da parceria universidade-escola ao nível dos papéis formativos das instituições e dos atores envolvidos nos estágios.

Palavras-chave:
Revisão; Ensino; Prática Profissional; Educação Física

Abstract

This Scoping Review mapped production of knowledge (PhD theses and Master’s dissertations) about supervised practicum in Physical Education teacher training in Brazil between 1996 and 2019, to identify relevant factors that contribute to professionalize teaching. Anchored in Arksey and O’Malley (2005) and in the “Prisma-ScR” guide (TRICCO et al., 2018), searches took place on the CAPES and BDTD online platforms, using the Portuguese descriptors for “Supervised Curricular Practicum”; “Curricular Practicum”; “Supervised Practicum”; “Teaching Practice”; “Supervised School Placement” AND “Teacher Training”, AND “Physical Education.” They found 62 papers (46 dissertations and 16 theses). The data reveal an increase in research between 2012-2019, greater concentration in the South/Southeast Brazil axis (83%) and scarcity in the North (3%), Northeast (11%) and Center-West (3%). The investigation highlighted the need to implement the university-school partnership in terms of formative roles of institutions and actors involved in practicum.

Keywords:
Review; Teaching; Professional Practice; Physical Education

Resumen

Este Scoping Review tuvo como objetivo mapear la producción de conocimiento (tesis y disertaciones) sobre las prácticas supervisadas en la formación de docentes de Educación Física en Brasil entre 1996 y 2019, para identificar factores que contribuyen con el proceso de profesionalización de la enseñanza. Ancladas en Arksey y O’Malley (2005) y en la guía “Prisma-ScR” (TRICCO et al., 2018), las búsquedas se realizaron en las plataformas online CAPES y BDTD, con los descriptores: “Práctica Curricular Supervisada”; “Practica Supervisada”; “Práctica Curricular”; “Práctica Docente”; “Práctica Supervisada” AND “Formación de Profesores”, combinados con AND “Educación Física”, con lo que se identificaron 62 trabajos (46 disertaciones y 16 tesis). Los datos revelan un aumento de las investigaciones entre 2012 y 2019, una mayor concentración en el eje Sur/Sureste (83%) y escasez en las regiones Norte (3%), Noreste (11%) y Centro Oeste (3%). Transversalmente, la investigación mostró la necesidad de implementar la colaboración universidad-escuela a nivel de los roles formativos de las instituciones y de los actores involucrados en las prácticas.

Palabras clave:
Revisión; Enseñanza; Práctica Profesional; Educación Física

1 INTRODUÇÃO

Prescrutar o estágio curricular supervisionado (ECS), enquanto campo de conhecimento e eixo central (PIMENTA; LIMA, 2012PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.) no processo de formação profissional nos currículos dos cursos de graduação nas diversas áreas e de modo particular no campo da formação de professores de Educação Física (EF), implica ressaltar, enquanto marco histórico-social, o movimento pela profissionalização do ensino (HOLMES GROUP, 1986). Este movimento ocorreu inicialmente nos Estados Unidos América (EUA), estendendo-se no cenário internacional (ALTET, 2016ALTET, Marguerite. Profissionalização do ofício de professor e da formação em questão: explorar as contribuições da pesquisa para fortalecer refundar a profissão. In: SPAZZIANI, Maria de Lourdes (org.). Profissão de professor: canários, tensões e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2016. p. 39-66.; GAUTHIER et al., 1998GAUTHIER, Clemont; MATINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.; NÓVOA, 2017NÓVOA, Antônio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez., 2017., 2019; TARDIF, 2013TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.; ZEICHNER, 2010ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista do Centro de Educação, v. 35, n. 10, p. 479-504, set./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357. Acesso em: 15 abr. 2020.
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) e no Brasil (GATTI et al., 2019GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá Barreto; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albiere de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.; OLIVEIRA, 2010OLIVEIRA, Dalila Andrade. Os trabalhadores em educação e a constituição Política da profissão docente no Brasil. Educar em Revista, n. esp. 1, p. 17-35, 2010.; RAMALHO, NUÑEZ, GAUTHIER, 2004RAMALHO, Betânia Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.), que impulsionou, além de novos estudos, o discurso reformista de políticas educacionais em diversos países no mundo.

No Brasil, dentre as reformas decorrentes desse processo reformista, destacam-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/1996; a Lei do Estágio nº 11.788/2008; as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação de professores (BRASIL, 2002a, 2002b, 2015) e, recentemente, a nova DCN e Base Nacional para a Formação de Professores (BRASIL, 2019).

No campo da Educação Física, assistiu-se a duas reformulações: a Resolução CNE/CES nº 07/2004 e a Resolução CNE/CES nº 06/2018 (BRASIL, 2004, 2018), estando esta última em processo de implementação pelas Instituições de Ensino Superior (IES).

No que se refere ao ECS, estes normativos legais aportaram mudanças significativas na sua estrutura e organização, sobretudo nas duas primeiras décadas deste século: fixando-se a carga horária mínima de 400h; desenvolvidas durante a formação com atividades teórico-práticas de aprofundamento (AC) em áreas específicas de interesse dos alunos com 200h; e 400h de prática como componente curricular (PCC), tendo como ponto central o fomento de uma formação inicial pautada por competências específicas e aprendizagem da prática profissional (BRASIL, 2015; 2019). Em decorrência destes e de outros aspectos, observa-se que o ECS passou a ter maior protagonismo e importância, juntamente com a PCC, em resultado de serem retratados pela legislação como elementos que concorrem para a relação teoria-prática presente no processo de formação e atuação profissional no campo do trabalho - a escola.

Parece, assim, ter-se reconhecido que o ECS, ao inserir os estudantes num contexto real de ensino, em que experienciam as múltiplas funções adstritas ao professor e a cultura profissional da escola, concorre para que possam construir uma identidade profissional consistente e emancipatória (BATISTA, 2014BATISTA, Paula. O Papel do Estágio Profissional na (re)construção da Identidade Profissional no contexto da Educação Física: Cartografia de um projeto de investigação. In: BATISTA, Paula; GRAÇA, Amândio; QUEIRÓS, Paula (orgs.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física. Porto: Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, 2014. p. 9-41; GRAÇA, BATISTA, QUEIRÓS, 2016GRAÇA, Amândio, BATISTA, Paula; QUEIRÓS, Paula. A formação de professores em equação. In: SHIGUNOV, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (orgs.). Formação de professores de educação física em perspectivas: Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Edições Hipótese, 2016. p. 78-110.). Neste quadro, o ECS assume como desígnio central formar profissionais indagadores e autoconscientes (FEIMAN-NEMSER, 2012FEIMAN-NEMSER, Sharon. Teachers as learners. Cambridge, MA: Harvard Education, 2012.) capazes de edificar uma consciência profissional. Neste sentido, conforme advogam Lange e Lange-Burroughs (2018LANGE, John; LANGE-BURROUGHS, Sue. Learning to be a teacher. London: Sage, 2018.), os programas de formação inicial precisam interligar três contextos: (i) o sistema educacional (local e mais amplo); (ii) a escola e as turmas e (iii) o envolvimento pessoal. Além das preocupações relativas à socialização profissional, as instituições de formação também necessitam investir na melhoria das suas práticas profissionais, abandonando perspectivas tecnológicas e académicas, no reforço pelo desenvolvimento da autonomia e do sentido crítico do futuro professor (BATISTA; GRAÇA, 2021).

Do ponto de vista científico e conceitual, o ECS, enquanto objeto de pesquisa, tem sido compreendido como espaço de mobilização de conhecimentos/saberes (AROEIRA, 2009AROEIRA, Kalline Pereira. O estágio como prática dialética e colaborativa: a produção de saberes por futuros professores. 2009. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.; TARDIF, 2013TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.), de articulação entre teoria e prática (CARVALHO FILHO; BRASILEIRO, 2020CARVALHO FILHO, Josué José de; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. A formação do professor de educação: reflexões a partir do estágio supervisionado. Curitiba: Appris, 2020.; SOUZA NETO, BORGES, AYOUB, 2021SOUZA NETO, Samuel; BORGES, Cecilia; AYOUB, Eliana. Formação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola. Pro-Posições, v. 32, p. 1-10, e20180084EN, 2021.), como espaço de reflexão e de pesquisa (BARREIRO, GEBRAN, 2006BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.; PIMENTA, LIMA, 2012PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.), como lócus de aprendizagem da prática profissional (SOUZA NETO, CYRINO, BORGES, 2019; ZABALZA, 2014ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.), bem como um espaço essencial de construção e reconfiguração da identidade profissional dos agentes envolvidos no processo formativo (AMARAL-DA-CUNHA; BATISTA; GRAÇA, 2020AMARAL-DA-CUNHA, Marina; BATISTA, Paula; GRAÇA, Amândio. A construção da identidade profissional do professor cooperante de Educação Física. Journal of Sport Pedagogy and Research, n.7, v.2, p. 41-51, 2020. DOI: https://doi.org/10.47863/JMBB7646.
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).

Os estudos focados na formação de professores e em particular sobre o ECS no campo da EF, em comparação com outras áreas, têm apontado que a produção científica no âmbito da pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), sobretudo até 2014, era de poucos estudos (MAFFEI, 2014MAFFEI, Willer Soares. Prática como componente curricular e estágio supervisionado na formação de professores de educação física. Revista Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 229-244, dez. 2014.). Neste quadro, foram sugeridas investigações mais amplas, com outras fontes e recortes (FERNANDES JÚNIOR, FERNANDES, 2014FERNANDES JÚNIOR, Oliveira Machado; FERNANDES, Sonia Regina de Souza. A formação do professor de educação física e o estágio supervisionado: mapeando a produção acadêmica no âmbito da Capes. In: ANPED SUL, 10, 2014, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis, 2014. p. 1-19. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/570-0.pdf. Acesso em: 19 ago. 2021.
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; MARTINS, CAMARGO, 2016MARTINS, Rafael Costa; CAMARGO, Arlete Maria Monte de. O estágio supervisionado em educação física e as produções da ANPED e CAPES de 2009 a 2013. São Luís, 2016. Disponível em: http://200.145.6.217/proceedings_arquivos/ArtigosCongressoEducadores/6336.pdf. Acesso em 20 ago. 2020.
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), que possam estabelecer e aprofundar o debate no interior da “comunidade científica para que dê a devida atenção epistemológica ao estágio supervisionado” (ISSE; MOLINA NETO, 2016ISSE, Silvane Fensterseifer; MOLINA NETO, Vicente. Estágio supervisionado na formação de professores de educação física: produções científicas sobre o tema. Journal of Physical Education, v. 27, e2759, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/C4N3HYWmNPgmLHKKfFrVNkH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2021.
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, p. 13).

Silva Júnior e Oliveira (2018SILVA, Lucas de Freitas da. O Estágio Curricular Supervisionado na ótica de egressos de um curso de licenciatura em Educação Física. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.), numa revisão sistemática de artigos científicos direcionados ao ECS na formação de professores de EF no período de 1996 a 2015, apontaram que os artigos, em sua maioria, estão publicados em periódicos da área da Educação, com maior destaque nas temáticas ligadas à dimensão didático-pedagógica e à formação. Porém, os autores apontam também como desafio a produção e pesquisas sobre o ECS no campo da legislação.

Dessa forma, embora os estudos supracitados tenham apresentado contribuições importantes e demarquem um espaço de tempo específico, cabe sublinhar que as buscas apresentam limitações temporais, tendo em vista as opções metodológicas e a dinamicidade da produção científica (RIBEIRO, 2014RIBEIRO, José L. Pais. Revisão de investigação e evidência científica. Revista Psicologia, Saúde & Doenças, Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde - SPPS, v. 15, n. 3, p. 671- 682, 2014.), razão pela qual se recomenda que de tempos em tempos sejam realizados novos estudos de revisão da literatura no sentido de levantar “redes de pensamentos e conceitos, que articulam saberes de diversas fontes na tentativa de trilhar caminhos na direção daquilo que se deseja conhecer” (GOMES; CAMINHA, 2014GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as ciências do movimento humano. Movimento, v. 20, n. 1, p. 395-411, 2014. DOI:https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542
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, p. 396).

Face a este panorama, de a última revisão ser de cinco ano atrás e a necessidade de um levantamento mais amplo, com outras fontes e outro recorte temporal (ISSE, MOLINA NETO, 2016ISSE, Silvane Fensterseifer; MOLINA NETO, Vicente. Estágio supervisionado na formação de professores de educação física: produções científicas sobre o tema. Journal of Physical Education, v. 27, e2759, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/C4N3HYWmNPgmLHKKfFrVNkH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2021.
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; MAFFEI, 2014MAFFEI, Willer Soares. Prática como componente curricular e estágio supervisionado na formação de professores de educação física. Revista Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 229-244, dez. 2014.; FERNANDES JÚNIOR, FERNANDES, 2014FERNANDES JÚNIOR, Oliveira Machado; FERNANDES, Sonia Regina de Souza. A formação do professor de educação física e o estágio supervisionado: mapeando a produção acadêmica no âmbito da Capes. In: ANPED SUL, 10, 2014, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis, 2014. p. 1-19. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/570-0.pdf. Acesso em: 19 ago. 2021.
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), esta scoping review visou mapear a produção de conhecimento (teses e dissertações) sobre Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de Educação Física no Brasil entre 1996 e 2019, com o horizonte de identificar fatores contributivos para o processo de profissionalização do ensino.

2 METODOLOGIA

Metodologicamente, optou-se por uma scoping review2 2 Diferentemente da revisão sistemática, a scoping review “fornece informação ampla e aprofundada em vez de focada, sobre a literatura existente, independentemente dos desenhos de estudo, sejam qualitativos ou quantitativos” (RIBEIRO, 2014, p. 677). Objetiva principalmente identificar e mapear as evidências científicas disponíveis (ANDERSON et al., 2008; ARKSEY; O'MALLEY, 2005). , por se caracterizar como um estudo exploratório, descritivo e de abordagem ampla, com o propósito de mapear e examinar conceitos-chave, informações e evidências científicas sobre a produção do conhecimento da literatura de determinada área (ARMSTRONG et al., 2011ARMSTRONG, Rebecca; HALL, Belinda; DOYLE, Jodie; WATERS, Elizabeth. ‘Scoping the scope’ of a Cochrane review. Journal of Public Health, n.33, v. 1, 147-150, 2011. Disponível em: https://academic.oup.com/jpubhealth/article/33/1/147/1549781. Acesso em: 18 ago. 2020.
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), bem como identificar a origem, o volume, a extensão e as possíveis lacunas sobre a temática (ARKSEY; O’MALLEY, 2005ARKSEY, Hilary; O’MALLEY, Lisa. Scoping studies: towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, n. 8, v. 1, p.19-32. Feb. 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/1364557032000119616.
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). Neste caso, o foco é o ECS na formação de professores de Educação Física.

Este estudo fundamenta-se no manual elaborado pelo Joanna Briggs Institute for Scoping Review (JBI, 2015; PETERS et al., 2015PETERS, Micah; GODFREY, Cristina; KHALIL, Hanan; MCINERNEY, Patrícia; PARKER Deborah; SOARES, Cassia Baldini. Guidance for conducting systematic scoping reviews. International Journal of Evidence-Based Healthcare, v. 13, p. 141-466. DOI:10.1097/XEB.0000000000000050, 2015.
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), por se tratar de um guia adaptado para confecção dos relatórios de revisões de escopo, conhecido como “PRISMA-ScR” (TRICCO et al., 2018TRICCO, Andrea C. et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, v.169, n. 7, p. 467-473, out. 2018.), bem como nas cinco fases no processo de pesquisa de Arksey e O’Malley (2005ARKSEY, Hilary; O’MALLEY, Lisa. Scoping studies: towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, n. 8, v. 1, p.19-32. Feb. 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/1364557032000119616.
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): 1) identificar as questões de pesquisa, 2) identificar estudos relevantes, 3) seleção dos estudos, 4) mapear os dados, 5) agrupar, sumariar e reportar os resultados.

Nesse encaminhamento, e de forma a responder ao propósito central de mapear a produção acerca dessa temática, a questão norteadora de pesquisa foi: o que revela a produção primária do conhecimento (teses e dissertações) sobre o ECS na formação do professor de EF no Brasil? Adicionalmente foram elaboradas as seguintes questões auxiliares: (i) Qual a extensão, volume, origem e localização dos estudos? (ii) Que instituições e orientadores têm investigado com maior recorrência a temática? (iii) Quais as principais abordagens metodológicas utilizadas? (iv) Quais os autores mais citados no corpo dos quadros teórico-conceituais das investigações? (v) Quais as principais temáticas e enfoques abordados nestas produções? (vi) Quais os fatores que emergem dos resultados como contributos para o processo de profissionalização do ensino?

As buscas foram realizadas nos meses de maio e junho de 2020 em duas bases de dados online que contam com maior veiculação de pesquisas oriundas de programas de pós-graduação - PPG stricto sensu no Brasil: O Catálogo de Teses e Dissertações da Capes3 3 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, fundação ligada ao MEC, que desempenha papel fundamental na consolidação e expansão da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Disponível em: http://catalogodeteses. capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 12 maio 2020. e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)4 4 A BDTD integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. Disponível em: https://bdtd.ibict. br/vufind/. Acesso em: 20 jun. 2020. no período de 1996 a 2019. Esse recorte temporal justifica-se pelo fato da LDB, Lei nº 9.394 de 1996, dar protagonismo e reconhecer a importância do ECS na formação profissional de professores (BRASIL,1996), o que desencadeou diversas reestruturações curriculares (BRASIL, 2002a, 2002b, 2015, 2019), tornando o Estágio uma das pautas emergentes para as pesquisas no campo da formação de professores de Educação Física (BRASIL, 2004; 2018).

Para as buscas, utilizaram-se palavras-chave ligadas à temática, entre aspas e o operador booleano (AND), a partir das seguintes equações de pesquisas: i) “Estágio Curricular Supervisionado” AND “Educação Física”; ii) “Estágio Supervisionado” AND “Educação Física”; iii) “Estágio Curricular” AND “Educação Física”; iv) “Prática de ensino” AND “Educação Física”; e v) “Estágio Supervisionado” AND “Formação de Professores” AND “Educação Física”.

Os critérios de inclusão utilizados foram: a) estudos decorrentes da produção primária do conhecimento - teses e dissertações sobre ECS na formação de professores em Educação Física (licenciatura) no Brasil entre os anos de 1996 e 2019; b) trabalhos escritos em língua portuguesa; e c) texto completo, disponível nas bases de dados supracitadas e/ou nos repositórios institucionais dos PPGs de origem das pesquisas.

Com base nos critérios de inclusão, a pesquisa inicial foi conduzida de forma independente por dois pesquisadores, resultando na identificação de 532 trabalhos. Entre duplicados e aqueles que não atenderam aos critérios de inclusão foram excluídas 470 produções, sendo selecionado um total de 62 trabalhos, conforme ilustrado no fluxograma de elegibilidade (Figura 1).

Figura 1
Fluxograma do processo de elegibilidade dos estudos

Os dados foram analisados em duas etapas. Na primeira, utilizou-se um formulário em Excel para inserir as informações dos 62 trabalhos de acordo com os objetivos do estudo. Após a extração geral, buscou-se mapear a extensão, volume, origem, localização das pesquisas, o que culminou na criação da subseção i) visão descritiva sobre a temática, ilustrada por gráficos, figuras, quadros e tabelas. Nessa subseção utilizou-se também o software Nvivo12 plus como ferramenta de codificação, por meio da frequência de palavras, dos autores mais citados nos 62 trabalhos (figura 2). Na segunda etapa procedeu-se a um processo de análise aberto e emergente (BRAUM; CLARKE, c2012), de forma a identificar os eixos temáticos. O processo passou por uma primeira codificação dos dados, depois o material foi lido na íntegra para a remoção de alguns códigos iniciais e agrupamento de outros códigos. A inclusão, movimentação de frases ou códigos iniciais em um ou mais tópicos genéricos foi concluída por meio de comparação constante. Organizou-se cada tópico genérico a partir dos enfoques e resultados dos estudos, o que motivou a criação dos temas a serem explorados na segunda subseção de resultados ii) análise temática, constituída em seis eixos: (1) Organização do ECS; (2) Papel, contribuições e limites do ECS; (3) Concepções de ECS; (4) Configurações, relações e agentes no ECS; (5) Crenças, representações e identidade docente no ECS e (6) Saberes docentes no ECS.

3 RESULTADOS

3.1 VISÃO DESCRITIVA

No cumprimento do propósito central desta revisão, nesta seção apresenta-se o mapeamento dos estudos no que se refere a extensão, volume, origem, localização de instituições, orientadores, principais abordagens metodológicas e autores mais citados no corpo do quadro teórico-conceitual da produção do conhecimento sobre ECS em EF no Brasil entre 1996 e 2019 (Gráfico 1).

Gráfico 1
Produção do Conhecimento sobre ECS em EF no Brasil (1996-2019)

Entre 1998 e 2002 houve seis estudos, sendo a quase totalidade de mestrado (5). Já nos anos de 1996, 1997, 2003, 2004 e 2005 não foram identificados trabalhos. De 2006 a 2009, o número variou entre um e dois trabalhos, sendo a maioria de mestrado. Na última década (2010 a 2019), assistiu-se a aumento exponencial da produção, num total de 52, com o ápice nos anos de 2012, 2014 e 2016, respectivamente com seis, sete e oito investigações. Embora, nesse segundo período, os dados evidenciem um volume expressivo de estudos em relação ao primeiro, nos anos de 2017 a 2019 verificou-se uma estabilização, com cinco produções.

Quanto à origem e localização dos estudos, conforme se pode observar no quadro projetado na Figura 2, das 62 pesquisas analisadas, 46 são mestrados e 16 doutorados, estando a maioria concentrada nas regiões Sul e Sudeste, respectivamente com 46,8% e 35,5%.

Figura 2
Mapeamento do ECS em EF no Brasil (1996-2019)

No que concerne à origem das pesquisas, estas estão vinculadas a 31 instituições, sendo 26 públicas e cinco privadas (Gráfico 2).

Gráfico 2
Quantitativo de produções por IES

Da análise do gráfico 2, destaca-se a Unesp como a instituição com mais pesquisas (n=7), com quatro pesquisas de doutorado e três de mestrado. A UFPel (n=6), a UFRGS (n=5), bem como a UFSM, a Unicamp e UEM (n=4), surgem no patamar seguinte da produção, as restantes 21 instituições contribuem apenas com um trabalho.

Outro dado importante para o campo científico ilustrado na Tabela 1 refere-se aos orientadores que têm estudado a temática do ECS na formação do licenciado em EF. De um total de 49 pesquisas, foram destacados os docentes que orientaram mais de dois estudos.

Tabela 1
Referente aos orientadores e IES

Os dados relativos aos orientadores ratificam a prevalência de investigações proveniente de grupos de pesquisas vinculados ao eixo Sudeste/Sul e apontam o prof. Souza Neto (Unesp) como principal orientador/pesquisador sobre a temática, com seis orientações, sendo três teses de doutorado e três dissertações de mestrado. Já os professores Oliveira (UEM/UEL), Pinto (UFPel) e Krug (UFSM) orientaram metade das pesquisas.

Do ponto de vista metodológico, 82% dos trabalhos utilizaram a abordagem qualitativa, 8% quanti-qualitativa, enquanto 10% não explicitaram a abordagem nem o tipo de pesquisa. Os estudos delinearam-se por uma diversidade de tipologias, dentre as quais destacam-se as pesquisas descritiva, exploratória, estudo de casos únicos e múltiplos, pesquisa-ação, bibliográfica, documental, materialista histórico-dialética, etnográfica, interpretativa, pesquisa narrativa e mista, conforme Gráfico 3.

Gráfico 3
Abordagem e tipos de pesquisas

Em relação aos autores mais citados no corpo dos quadros teórico-conceituais, foi levada em consideração a frequência de citações na condição de autoria principal ou em coautoria. Constatou-se uma diversidade de nacionalidades: brasileiros, canadenses, norte-americanos, franceses, portugueses, espanhóis, alemães, russos etc., conforme ilustrado na Figura 3.

Figura 3
Autores mais citados no quadro teórico-conceitual

No centro da nuvem de palavras (figura 3), estão em destaque os seis autores mais citados. Com maior incidência, as autoras brasileiras Pimenta e Lima e Pimenta, que estudam a temática há bastante tempo e aparecem como as principais referências no cenário nacional no campo do ECS. O autor canadense Maurice Tardif também se destaca com os trabalhos sobre a formação inicial de professores, tendo como recorte os saberes docentes e a epistemologia da prática profissional. Em seguida, o autor português António Nóvoa é citado nos estudos referentes à formação docente a partir do desenvolvimento pessoal, institucional e profissional. Por fim, os autores brasileiros Souza Neto e Benites aparecem citados principalmente em estudos após o ano de 2012BENITES, Larissa Cerigoni. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 306 f. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012. para fundamentar a temática no campo da EF.

3.2 ANÁLISE TEMÁTICA

Da análise temática resultaram seis eixos temáticos (Quadro 1), com investimentos diferenciados: organização do ECS; papel, contribuições e limites do ECS; concepções de ECS; configurações, relações e agentes no ECS; crenças, representações e identidade docente no ECS e, saberes docentes no ECS.

Quadro 1
Temáticas e autores das pesquisas sobre ECS em EF no Brasil

3.2.1 Organização do ECS

Esta temática constituiu-se por 17 trabalhos que analisaram a estrutura e o desenvolvimento do estágio (AGOSTINI, 2008AGOSTINI, Sandra. A organização e o desenvolvimento de estágios Curriculares em cursos de licenciatura da UFSM: Envolvimentos de estagiários e orientadores. 2008. 281 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.; BISCOSINI, 2012) nos cursos de licenciaturas em EF, tendo como recorte as mudanças ocorridas nas DCN e seus impactos (MONTIEL, 2010MONTIEL, Fabiana Celente. Os estágios curriculares supervisionados nos cursos de licenciatura em educação física do Rio Grande do Sul: impacto das 400 horas. 2010. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.; NUNES, 2010NUNES, Rute Viégas. Os estágios de docência e a formação de professores em Educação Física: um estudo de caso no curso de licenciatura na ESEF/UFRGS. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.; SILVA, 2012SILVA, Suhellen Lee Porto Orsoli. O estágio supervisionado na formação inicial de licenciados em Educação Física no Paraná. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.), sobretudo, nos documentos norteadores como PPC e Regulamento de Estágio (RESENDE, 2015RESENDE, Marcia Helena. Análise dos aspectos pedagógicos da formação do professor de educação física: um estudo na IES públicas de Minas Gerais. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.). Nesse enfoque, sob um olhar analítico do materialismo histórico-dialético marxista, observam-se os estudos de Rodrigues (2007RODRIGUES, Raquel Cruz Freire. O estágio supervisionado no curso de educação física da UEFS: realidade e possibilidades. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.), Alves (2010ALVES, Melina Silva. Divisão social do trabalho e alienação na formação de professores de educação física da UFS: o estágio supervisionado/prática de ensino enquanto síntese dialética dos projetos de disputas. 2010. 142 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe, UFS, 2010.) e Rodrigues (2014), que defendem uma formação omnilateral, desde a organização do trabalho (MARTINS, 2017MARTINS, Rafael Costa. O estágio curricular supervisionado e a organização do trabalho pedagógico: um estudo no curso de licenciatura em educação física na Universidade Federal do Pará. 2017. 183 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação). - Programa de Pós-Graduação e Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.) à atividade pedagógica do ensino no estágio (SILVEIRA, 2019SILVEIRA, Vanessa da Silva da. O modo geral de organização do ensino veiculado para a atividade pedagógica na disciplina de estágio em cursos de licenciatura. 2019. 194 f. Dissertação (Mestrado). - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Extremos Sul Catarinense, Criciúma, 2019.). Outros enfoques relacionam-se à interface das práticas de ensino, ECS e AC com as demais disciplinas que compõem o currículo dos cursos para analisar a concepção de docência (ARAÚJO, 2018ARAÚJO, Raffaelle Andressa dos Santos. Currículo de formação docente em Educação Física: análise sobre as práticas, o estágio e as atividades complementares. 2018. 393 f. Tese (Doutorado) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.; MELLO, 2014MELLO, Cíntia Cristina de Castro. O professor em formação: uma investigação sobre o estágio supervisionado nos currículos das licenciaturas em educação física. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, 2014.), bem como as instrumentalizações teórico-metodológicas estabelecidas no contexto escolar (FERNANDES JÚNIOR, 2001FERNANDES JÚNIOR, Oliveira Machado. A contribuição da disciplina prática de ensino na formação do professor de educação física: a educação física escolar em questão. 2001. 125 f, Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.). Verificam-se dois estudos de casos múltiplos no cenário internacional, em que o primeiro analisa a influência do movimento de profissionalização do ensino em três propostas de ECS em Portugal, EUA e Brasil (ANANIAS, 2016) e o segundo faz uma leitura sobre as orientações pedagógicas nos estágios de quatro cursos de EF dos países sul-americanos: Chile, Colômbia, Argentina e Brasil (ZULUAGA, 2015ZULUAGA, Carlos Frederico Ayala. Orientações pedagógicas no estágio supervisionado de educação física na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. 2015, 377f. Tese (Doutorado em Ciência da Motricidade) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.). Por último, Torres (2018TORRES, Monica da Silveira. O estágio curricular orientado em Educação Física: a prática, a percepção dos coordenadores de curso, a legislação, e uma proposta de modelo factível. 2018. 261 f. Tese (Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte) - Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.) apresenta uma proposta de “modelo” de Estágio Curricular Orientado (ECO), com fundamento na Lei 11.788/2008, tendo sido considerado viável pelos coordenadores dos cursos participantes.

3.2.2 Papel, contribuições e limites do ECS

Em relação ao papel, contribuições e limites do estágio, destacam-se os 14 estudos que consideraram os marcos legais - DCN e os PPC dos cursos (CARVALHO FILHO, 2015CARVALHO FILHO, Josué José de. A Formação docente na Amazônia Ocidental: uma análise desde O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na UNIR. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Ciências da Educação, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.; ZANCAN, 2012ZANCAN, Silvana. Estágio curricular supervisionado e qualidade da formação do licenciado em educação física. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, PUCRS, 2012.), que tiveram como objeto de análise a percepção dos docentes e discentes no contexto do estágio (ALMEIDA, 2015ALMEIDA, Francisca Franciely Veloso de. O estágio curricular na formação inicial de professores de educação física no Estado do Mato Grosso. 2015. 217 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.; ADAMECZ FILHO, 2019ADAMECZ FILHO, Francisco. Reflexão do papel do estágio curricular supervisionado na formação profissional na licenciatura em educação física. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Médicas da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2019.; CARDOZO, 2012CARDOZO, Luciana Pereira Cardozo. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.; CRISTÓVÃO, 2014; HORIYE, 2018HORIYE, Erik Yuri. O Estágio Supervisionado em Educação Física e Letras-Português da UEL: desafios e possibilidades. 2018. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.; 2016; MULATI, 2006MULATI, Maria Rita de Cássia Fortes. O Estágio Supervisionado na Formação do(a) Professor(a) de Educação Física. 2006. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, SP, 2006.), bem como sua influência na prática profissional dos egressos e professores iniciantes (CANCIGLIERI, 2016CANCIGLIERI, Felipe Gustavo Santos. As influências do estágio curricular supervisionado na prática profissional do professor principiante de educação física. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.), para identificar a atribuição de sentidos à docência (QUADROS, 2019QUADROS, Leidiana Ribeiro. Narrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante o estágio de docência da ESEFID/UFRGS. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.; SILVA, 2016SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da. Configurações e relações estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores de Educação Física. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.; SILVA, 2018).

No âmbito da Educação a distância (EAD), considerando a grande quantidade de cursos EAD no país, em particular pelas IES da rede privada (E-MEC, 2020), verificou-se a dificuldade dos estagiários na “transposição didática dos conteúdos da formação acadêmica”, haja vista “a necessidade de supervisão/orientação por parte da Universidade/polo” (QUARANTA, 2011QUARANTA, André Marsiglia. Formação de professores de educação física na modalidade a distância: experiências no estágio supervisionado. 2011. 270 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, 2011., p. 178-179). Nessa direção, os estudos pontuaram a premência de novas pesquisas nos cursos EAD em relação ao acompanhamento dos estagiários, bem como sobre a utilização/domínio das TICs como dispositivos de formação profissional nessa perspectiva de ensino (CECHETTO, 2019).

3.2.3 Concepções de ECS

Este eixo se configura pelos 13 trabalhos que focalizaram analisar a concepção de formação de professores e sua articulação com o ECS (SOUZA, 2014SOUZA, Itamar Silva de. A formação de professores em educação física no plano nacional de formação de professores da educação básica - PARFOR/UNEB: realidade, tensões e contradições. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Sociedade e Culturas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, 2014.). Os enfoques são a relação teoria-prática (HONORATO, 2011HONORATO, Ilma Célia Ribeiro. Formação profissional em Educação Física: aproximações e distanciamentos na relação teoria e prática no campo do Estágio Supervisionado. 2011. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2011.; LIMA, 2000LIMA, Lana Ferreira de. A relação teoria prática no processo de formação do professor de Educação Física. 2000. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.), os processos reflexivos (BEHRENS, 2009BEHRENS, Glauco Jalmey. Os movimentos do estágio curricular supervisionado de um curso de educação física: reflexões para a formação docente. 2009. 211 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Mestrado Acadêmico em Educação - PMAE, Itajaí, 2009.; CAMPOS, 1999CAMPOS, Marcia Zendron de. A questão da licenciatura em educação física: a transição à prática profissional. 1999. 210 f. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,1999.; KRONBAUER, 2013KRONBAUER, Carla Prado. O curso de licenciatura em Educação Física: as contribuições dos estágios curriculares supervisionados para a formação de professores reflexivos. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.; RAMOS, 2002RAMOS, Glauco Nunes Souto. Preparação profissional em educação física: a questão dos estágios. 2002. 136 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.; SCHERER, 2008SCHERER, Alexandre. O desafio da mudança na formação inicial de professores: o estágio curricular no curso de licenciatura em Educação Física. 2008. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.; SOUSA, 2012SOUSA, Manuela Pereira. Pensando a formação inicial em educação física: entendendo o papel do estágio em uma concepção de ação docente enquanto práxis. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.), como espaço de pesquisa (TÉO, 2013TÉO, Carlos Eduardo. Estágio curricular supervisionado como campo de pesquisa na formação inicial do professor de educação física da UEL. 2013. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.), e de pesquisa-ação enquanto estratégia formativa (ÁVILA, 2017), sobretudo pela utilização das TDIC5 5 Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC). , redes sociais, fotografias e vídeos como instrumentos de reflexão sobre as práticas pedagógicas durante e após os estágios (MENDES, 2016MENDES, Diego de Sousa. O Estágio na Licenciatura em Educação Física em perspectiva semiótica: (re)ver-se e (re)criar-se em imagens. 2016. 256 f. Tese (doutorado) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, 2016.).

Essas concepções de estágio, de acordo com Bandeira (2017BANDEIRA, Lilian Brandão. Razão instrumental, pragmatismo e suas interfaces com a formação de professores de educação física: reflexões a partir do estágio supervisionado curricular obrigatório. 2017. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.), estão presentes hegemonicamente nas produções científicas sobre a temática no campo da formação de professores de EF e fundamentam-se nas concepções teóricas do professor reflexivo e na epistemologia da prática.

3.2.4 Configurações, relações e agentes no ECS

Estão alocados nessa temática os estudos que buscaram compreender as relações estabelecidas no contexto do ECS e o impacto no desenvolvimento da autonomia dos estagiários em campo (SILVA JUNIOR, 2016SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da. Configurações e relações estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores de Educação Física. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.), tendo em vista a necessidade de diminuir o distanciamento entre universidade e escola, evidenciado na investigação de Neves (1998NEVES, Annabel das. Educação Física e prática de ensino: pensando novas perspectivas nas relações institucionais entre Universidade e Escolas Públicas. 1998. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.) e transversalmente nos resultados da maioria das pesquisas presentes nos outros eixos.

Aliadas a esses aspectos, outras investigações analisaram o envolvimento e participação dos agentes no processo de iniciação à docência (RIBEIRO, 2017RIBEIRO, Rodrigo Caetano. Processos de iniciação à docência no estágio curricular supervisionado em educação física. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado). - Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.); com destaque para o papel do professor-colaborador ou professor supervisor/regente da escola (ARRUDA, 2014ARRUDA, Taiane Oliveira de. Estágio curricular supervisionado: o papel do professor regente da educação básica na formação inicial em Educação Física. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.; BENITES, 2012BENITES, Larissa Cerigoni. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 306 f. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.) e para a sua importância formativa no campo do estágio (MAZZOCATO, 2014MAZZOCATO, Ana Paula Facco. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em Educação Física do CEFD/UFSM: constituição, concepção, orientação e contribuição. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.), no que se refere aos saberes mobilizados por eles no processo de socialização profissional (CORRÊA JÚNIOR, 2014).

3.2.5 Saberes Docentes no ECS

Não obstante a maioria das pesquisas tenham abordado os saberes docentes enquanto categoria, esta temática compõe-se pelos estudos que focalizaram como objeto central o desenvolvimento dos conhecimentos/saberes teórico-práticos no processo de profissionalização evidenciado no estágio supervisionado (CAETANO, 2017CAETANO, Ana Patrícia Freires. O estágio supervisionado na formação inicial em educação física-licenciatura na Universidade Federal do Ceará: desenvolvimento dos saberes e práticas docentes. 2017, 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.; SILVA, 2002SILVA, Marcelo S. da. As aventuras e desventuras dos alunos de ESEF/UFPEL: um olhar sobre a formação do professor de educação física. 2002, 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação). - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2002.), com vista à compreensão da produção de sentidos sobre a atuação na EF Escolar para os estagiários (ISSE, 2016ISSE, Silvane Fensterseifer; MOLINA NETO, Vicente. Estágio supervisionado na formação de professores de educação física: produções científicas sobre o tema. Journal of Physical Education, v. 27, e2759, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/C4N3HYWmNPgmLHKKfFrVNkH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2021.
https://www.scielo.br/j/jpe/a/C4N3HYWmNP...
; SCARAZZATTO, 2013TÉO, Carlos Eduardo. Estágio curricular supervisionado como campo de pesquisa na formação inicial do professor de educação física da UEL. 2013. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.), e ainda a utilização da reflexão como estratégia metodológica para a construção de saberes pedagógicos (AROEIRA, 2009AROEIRA, Kalline Pereira. O estágio como prática dialética e colaborativa: a produção de saberes por futuros professores. 2009. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.).

3.2.6 Crenças, representações e identidade docente no ECS

Embora os conceitos que compõem esta temática tenham bases teóricas diferentes e bem definidas, a aglutinação desta se deu pelo motivo de colocarem em discussão a questão do entendimento do que é ser professor, tendo em vista as implicações e interferências das crenças dos acadêmicos em formação (TELES, 2015TELES, Cassiano. Ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.), assim como as representações sociais no sentido de compreender as atitudes frente ao desenvolvimento do ECS como espaço de aprendizagem da docência por meio da socialização profissional (POLATI, 2019POLATI, Célia. Representações Sociais de licenciandos de Educação Física sobre o Estágio Curricular Supervisionado. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.), especialmente pela compreensão do estágio como momento de construção e reconstrução da identidade docente no campo da EF Escolar (BEZERRA, 2012BEZERRA, Brígida Batista. Formação profissional em educação física: construção identitária de professores em formação inicial. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.; FLORES, 2018FLORES, Patric Paludett. O processo de identização docente durante o Estágio Curricular Supervisionado: em jogo no campo da Educação Física. 2018. 212 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.; PIRES, 2016PIRES, Veruska. A construção da identidade docente em educação física: um estudo com estudantes-estagiários de cursos de formação de professores em Florianópolis/SC. 2016. 276 f. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desporto da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.; ROCHA, 2016ROCHA, Maria Teresa Sudário. Percepções dos acadêmicos de licenciatura em educação física sobre a profissão docente e suas relações com o estágio curricular supervisionado. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado). - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, 2017.).

4 DISCUSSÃO

Nesta seção, apresentam-se reflexões sobre os principais fatores apontados nos resultados desta revisão de escopo como contributos para o processo de profissionalização do ensino na formação do licenciado em EF, imbricadas noutras questões e/ou lacunas que carecem de maior atenção do/no campo científico, pesquisadores, órgãos estatais, políticas públicas de formação, instituições de ensino e agentes formativos. Para tanto, segundo Ribeiro (2014RIBEIRO, José L. Pais. Revisão de investigação e evidência científica. Revista Psicologia, Saúde & Doenças, Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde - SPPS, v. 15, n. 3, p. 671- 682, 2014., p. 677), torna-se necessário “incluir a discussão com especialistas e os interessados no tema, de modo a contextualizar o que se encontrou”.

Dentre os fatores evidenciados, o primeiro emerge do mapeamento descritivo, que revela um crescimento exponencial de investigações sobre a temática na última década analisada, sobretudo nos anos de 2012, 2014 e 2016, registrando uma estabilização até 2019. Outro elemento relevante é a grande concentração de produções em PPGs das regiões Sul/Sudeste, com destaque para o grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Souza Neto, da Unesp, identificado como um dos principais orientadores/pesquisadores sobre a temática e dos cinco autores mais citados nos trabalhos analisados.

Por outro lado, observou-se uma baixa produção sobre a temática nas regiões Norte, com apenas duas dissertações (CARVALHO FILHO, 2015CARVALHO FILHO, Josué José de. A Formação docente na Amazônia Ocidental: uma análise desde O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na UNIR. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Ciências da Educação, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.; MARTINS, 2017MARTINS, Rafael Costa. O estágio curricular supervisionado e a organização do trabalho pedagógico: um estudo no curso de licenciatura em educação física na Universidade Federal do Pará. 2017. 183 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação). - Programa de Pós-Graduação e Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.), e também na Centro-Oeste (3%), com os trabalhos de Almeida (2015ALMEIDA, Francisca Franciely Veloso de. O estágio curricular na formação inicial de professores de educação física no Estado do Mato Grosso. 2015. 217 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.) e Bandeira (2017BANDEIRA, Lilian Brandão. Razão instrumental, pragmatismo e suas interfaces com a formação de professores de educação física: reflexões a partir do estágio supervisionado curricular obrigatório. 2017. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.). Esse desequilíbrio territorial ao nível da produção reflete as diferenças sociais e culturais nas diferentes regiões do Brasil, que aportam desigualdades de acesso aos níveis mais elevados de ensino e pesquisa indicando uma clara lacuna no quantitativo de cursos de licenciatura em EF em toda a Região da Amazônia (301), dos quais 111 são presenciais e 190 EAD (E-MEC, 2020)6 6 “Eletronic MEC” ou MEC Eletrônico. Trata-se do Catálogo de Cursos Superiores do Ministério da Educação e Cultura - MEC, Brasil, disponível para consulta na internet em: E-MEC: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 1o jan. 2020. .

Aliado a esses aspectos, tendo em vista a crescente proliferação de cursos de EAD no Brasil, especificamente na formação de professores de EF (E-MEC, 2020), desponta-se como um hiato em relação à temática, nomeadamente em relação ao modo de organização, concepções de orientação de tutores e professores colaboradores (QUARANTA, 2011QUARANTA, André Marsiglia. Formação de professores de educação física na modalidade a distância: experiências no estágio supervisionado. 2011. 270 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.), bem como sobre a utilização das TICs enquanto dispositivos formativos (CECCHETO, 2019).

Outro tópico que merece atenção diz respeito aos fundamentos teórico-epistemológicos das pesquisas, particularmente em algumas dissertações de mestrado, que, segundo Bandeira (2017BANDEIRA, Lilian Brandão. Razão instrumental, pragmatismo e suas interfaces com a formação de professores de educação física: reflexões a partir do estágio supervisionado curricular obrigatório. 2017. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017., p. 11), se observa uma espécie de “ecletismo teórico” e confusão “epistemológica” decorrente da constatada hegemonia teórica ligada à ideia de professor reflexivo e à epistemologia da prática.

Embora, em parte, haja concordância com a análise da autora no que se refere ao “ecletismo”, importa ressaltar que este aspecto não inviabiliza o debate acadêmico, uma vez que os PPGs são reconhecidos institucionalmente, estando devidamente autorizados e referendados pela Capes/Brasil, bem como pelos pares (bancas examinadoras) que ratificam essas investigações, independentemente dos limites apontados e das filiações teórico-metodológicas adotadas.

Sobre as críticas apresentadas por Bandeira (2017BANDEIRA, Lilian Brandão. Razão instrumental, pragmatismo e suas interfaces com a formação de professores de educação física: reflexões a partir do estágio supervisionado curricular obrigatório. 2017. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.), André (2010ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.), em outro trabalho, já havia chamado a atenção para as pesquisas na área da Educação, Formação de Professores, no tocante à questão teórico-metodológica em termos de desafios e lacunas. A autora focaliza problemas na forma de apresentação das pesquisas, precisão dos registros genéricos e achados da investigação; a predominância de pesquisas centralizadas no professor sem apresentar múltiplas dimensões, restritas em estudos micro (fenômenos localizados, pequeno número de sujeitos e análises situadas) e o silêncio das pesquisas sobre outros temas, como as políticas de formação. Observa-se, assim, que este e outros desafios devem ser trabalhados em futuras pesquisas, pois se constituem em uma lacuna.

Mudando o foco da discussão, a hegemonia encontrada nesta revisão de escopo opõe-se a uma formação docente baseada na matriz positivista, de racionalidade técnico-científica presente em alguns cursos de licenciaturas e no ECS (PIMENTA; LIMA, 2012PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.; ZEICHNER, 2010ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista do Centro de Educação, v. 35, n. 10, p. 479-504, set./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357. Acesso em: 15 abr. 2020.
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). Na verdade, com base nos autores mais citados (Figura 3), está subjacente a necessidade de edificar um lugar de destaque para o ECS na formação de professores de EF (SOUZA NETO; BENITES, 2013SOUZA NETO, Samuel de; BENITES, Larissa. Os desafios da prática na formação inicial docente: experiência da Educação Física da UNESP de Rio Claro. Cadernos de Educação, n.46, p. 2-22, set./dez. 2013.), tendo como concepção formativa a epistemologia da prática profissional, cujos elementos formativos se dão pela mobilização de um conjunto de conhecimentos/saberes permeados pela reflexão (TARDIF, 2013TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.).

Mas esse processo reflexivo não pode ser confundido como “um exercício de uma consciência privada, nem um diálogo com sua prática”, isolado, desprovido de criticidade e desarticulado das dimensões interativas presentes no ofício docente (TARDIF; MOSCOSO, 2018TARDIF, Maurice; MOSCOSO, Javier Nunez. A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. Cadernos de Pesquisa, v.48, n.168, p.388-411, abr./jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/69mhr9WnGpWwBmbcS6prj5h/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
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, p 406). Trata-se de uma reflexão caracterizada pela socialização coletiva, pela interação entre a formação e a profissão (NÓVOA, 2019NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr., 2019.), como contributo para a profissionalização do futuro professor em situações reais de ensino (BATISTA, 2014BATISTA, Paula. O Papel do Estágio Profissional na (re)construção da Identidade Profissional no contexto da Educação Física: Cartografia de um projeto de investigação. In: BATISTA, Paula; GRAÇA, Amândio; QUEIRÓS, Paula (orgs.), O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física. Porto: Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, 2014. p. 9-41; GRAÇA, BATISTA; QUEIRÓS, 2016GRAÇA, Amândio, BATISTA, Paula; QUEIRÓS, Paula. A formação de professores em equação. In: SHIGUNOV, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (orgs.). Formação de professores de educação física em perspectivas: Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Edições Hipótese, 2016. p. 78-110.).

Outro apontamento assinala a necessidade de construir relações mais orgânicas entre universidades, cursos de Educação Física e escolas (NEVES, 1998NEVES, Annabel das. Educação Física e prática de ensino: pensando novas perspectivas nas relações institucionais entre Universidade e Escolas Públicas. 1998. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.). Embora não tenha sido o foco principal das pesquisas, este distanciamento institucional figurou de forma transversal na maioria dos resultados examinados (AROEIRA, 2009AROEIRA, Kalline Pereira. O estágio como prática dialética e colaborativa: a produção de saberes por futuros professores. 2009. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.; ARRUDA, 2014ARRUDA, Taiane Oliveira de. Estágio curricular supervisionado: o papel do professor regente da educação básica na formação inicial em Educação Física. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.; CARVALHO FILHO, 2015CARVALHO FILHO, Josué José de. A Formação docente na Amazônia Ocidental: uma análise desde O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na UNIR. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Ciências da Educação, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.; HORYIE, 2018; ISSE, 2016ISSE, Silvane Fensterseifer; MOLINA NETO, Vicente. Estágio supervisionado na formação de professores de educação física: produções científicas sobre o tema. Journal of Physical Education, v. 27, e2759, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/C4N3HYWmNPgmLHKKfFrVNkH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2021.
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; QUARANTA, 2011QUARANTA, André Marsiglia. Formação de professores de educação física na modalidade a distância: experiências no estágio supervisionado. 2011. 270 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.), ensejando demandas de investigações colaborativas entre universidades, escolas e atores envolvidos no estágio (ANANIAS, 2016; MONTIEL, 2010MONTIEL, Fabiana Celente. Os estágios curriculares supervisionados nos cursos de licenciatura em educação física do Rio Grande do Sul: impacto das 400 horas. 2010. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.; SILVA JÚNIOR, 2016SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da. Configurações e relações estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores de Educação Física. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.).

Além disso, sobressaem outras questões, como: a falta de professores orientadores (BISCOSINI, 2013; TORRES, 2018TORRES, Monica da Silveira. O estágio curricular orientado em Educação Física: a prática, a percepção dos coordenadores de curso, a legislação, e uma proposta de modelo factível. 2018. 261 f. Tese (Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte) - Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.;); a ausência de um trabalho coletivo para atuar no estágio (CARVALHO FILHO, 2015CARVALHO FILHO, Josué José de. A Formação docente na Amazônia Ocidental: uma análise desde O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na UNIR. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Ciências da Educação, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.); a percepção de que os professores orientadores “não acompanham as atividades, planos e planejamentos dos estagiários, apesar de relatarem estar dispostos a ajudar”, no caso do professor supervisor/colaborador da escola, este “[…] ainda não se considera co-formador do estagiário” (ARRUDA, 2014ARRUDA, Taiane Oliveira de. Estágio curricular supervisionado: o papel do professor regente da educação básica na formação inicial em Educação Física. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014., p. 92), uma vez que essa função, assim como o seu papel formativo, não é outorgada legalmente pelo cargo que exerce nas redes de ensino e, em alguns casos, a ausência de remuneração para essa atividade desmobiliza a colaboração no estágio (BENITES, 2012BENITES, Larissa Cerigoni. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 306 f. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.).

A exemplo, do ponto de vista legal, verifica-se no artigo 8º da lei nº 11.7888/2008 (Lei do Estágio), que a celebração de convênios e parcerias para a efetivação do ECS obrigatório é facultativa para as instituições de ensino públicas e privadas, porém, para que seja legalizado, há obrigatoriedade de assinatura do termo de compromisso pela unidade cedente e pelo estagiário (BRASIL, 2008), mas não é explicitado claramente quanto às responsabilidades dos professores supervisores (IZA; SOUZA NETO, 2015IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; SOUZA NETO, Samuel. Os desafios do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na parceria entre universidade e escola. Movimento, v. 21, n. 1, p. 111-124, 2015. DOI:https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542
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), nomeadamente no que se refere a estes serem agentes formativos essenciais para o processo de profissionalização no campo de estágio (CORRÊA JUNIOR, 2014).

Por esse prisma, o estreitamento da parceria universidade-escola, no sentido de avançar da ideia meramente burocrática e documental (NEIRA; EHRENBERG, 2013NEIRA, Marcos Garcia; EHRENBERG, Mônica Caldas. Análise da proposta de estágio na licenciatura em Educação Física da Universidade de São Paulo. Olh@res, v.1, n.1, p.325-348, maio 2013.) ou mesmo de abrir as portas, acolher o estagiário sem o deixar à deriva, perpassa pela compreensão de que a aprendizagem da prática profissional do futuro professor durante os ECS “[…] não depende apenas de um sujeito ou de uma instituição, mas de um grupo de pessoas responsável por pensar questões pedagógicas e burocráticas” (BISCOSINI, 2013, p.133).

Nessa direção, os estudos acentuam a necessidade de reestruturação da/na legislação de estágio para sistematizar a celebração de convênios, parcerias ou de cooperação (SILVA JÚNIOR, 2016SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da. Configurações e relações estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores de Educação Física. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.) como possiblidade de efetivar os laços institucionais entre universidades, secretarias de educação, cursos de licenciaturas, escolas, professores orientadores e professores supervisores (IZA, SOUZA NETO, 2015IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; SOUZA NETO, Samuel. Os desafios do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na parceria entre universidade e escola. Movimento, v. 21, n. 1, p. 111-124, 2015. DOI:https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542
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), tanto do ponto de vista burocrático/legal, pedagógico (BISCOSINI, 2013) quanto profissional.

Trata-se de estabelecer responsabilidades para as instituições e atores envolvidos no processo formativo do ECS a partir da ideia de acolhimento e acompanhamento (SILVA JÚNIOR, 2016SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da. Configurações e relações estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores de Educação Física. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.; CYRINO, 2016CYRINO, Marina. Do acolhimento ao acompanhamento compartilhado: construção colaborativa de uma proposta para o estágio curricular supervisionado no curso de pedagogia. 2016. 344 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.), edificado coletivamente num “terceiro espaço, híbrido” (ZEICHNER, 2010ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista do Centro de Educação, v. 35, n. 10, p. 479-504, set./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357. Acesso em: 15 abr. 2020.
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), para alavancar uma aproximação que propicie a aprendizagem da prática profissional com disposições e papéis definidos, visando formar professores questionadores, autônomos e conscientes de suas funções profissionais (FEIMAN-NEMSER, 2012FEIMAN-NEMSER, Sharon. Teachers as learners. Cambridge, MA: Harvard Education, 2012.). Portanto, este pode ser o caminho que deve ser almejado para que o estágio seja um campo de conhecimento (PIMENTA, LIMA, 2012PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.), local de mobilização de conhecimentos/saberes específicos e de articulação da relação teoria-prática (CARVALHO FILHO, BRASILEIRO, 2020CARVALHO FILHO, Josué José de; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. A formação do professor de educação: reflexões a partir do estágio supervisionado. Curitiba: Appris, 2020.), bem como momento de construção e reconstrução da identidade profissional dos agentes envolvidos (AMARAL-DA-CUNHA; BATISTA; GRAÇA, 2020AMARAL-DA-CUNHA, Marina; BATISTA, Paula; GRAÇA, Amândio. A construção da identidade profissional do professor cooperante de Educação Física. Journal of Sport Pedagogy and Research, n.7, v.2, p. 41-51, 2020. DOI: https://doi.org/10.47863/JMBB7646.
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), tendo como pano de fundo a ideia de desenvolvimento profissional sedimentada entre a formação e a profissão (NÓVOA, 2019NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr., 2019.).

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao tecer considerações sobre esta revisão de escopo, importa realçar que este estudo exploratório buscou mapear a produção do conhecimento (teses e dissertações) sobre ECS na formação do professor de EF no Brasil e identificar os fatores apontados nos resultados como contributos para o processo de profissionalização do ensino.

O mapeamento revelou um crescimento expressivo de pesquisas sobre a temática na última década, havendo uma estabilização nos três últimos anos. Estas produções originam-se predominantemente de PPGs vinculado a instituições sediadas nas regiões Sul e Sudeste, registrando a escassez de trabalhos nas regiões Norte e Centro-Oeste, o que pode evidenciar lacunas e ensejar novas demandas de pesquisas no campo científico.

Manifesta-se a tendência dos pesquisadores em romper com a racionalidade técnico-científica na formação inicial de professores de EF para a implementação de um novo paradigma formativo, tendo o ECS como espaço de indissociabilidade da relação teoria-prática, alicerçado pela reflexão coletiva no processo de mobilização de conhecimentos/saberes a partir de uma epistemologia da prática profissional (TARDIF, 2013TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.).

Relativamente às seis temáticas identificadas, percebeu-se transversalmente a existência de um desafio nuclear e perene no processo de formação inicial de professores durante os ECS, qual seja, a necessidade de efetivação da parceria universidade-escola (IZA, SOUZA NETO, 2015IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; SOUZA NETO, Samuel. Os desafios do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na parceria entre universidade e escola. Movimento, v. 21, n. 1, p. 111-124, 2015. DOI:https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542
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; SILVA JÚNIOR, 2016SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da. Configurações e relações estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores de Educação Física. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.; SOUZA NETO, BORGES, AYOUB, 2021;), carregando consigo categorias adjacentes que suscitam maior envolvimento da comunidade científica, órgãos estatais, instituições e os agentes formativos.

Face a esse panorama, o desenvolvimento do ECS no processo de profissionalização do ensino no campo da EF carece da realização de pesquisas que estudem parcerias, sistemas de acolhimento, acompanhamento e integração do ECS (SILVA JÚNIOR, 2016SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da. Configurações e relações estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores de Educação Física. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.), como parte indissociável das redes de ensino, no sentido de refletir sobre o real papel da escola (BENITES, 2012BENITES, Larissa Cerigoni. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 306 f. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.), da universidade e dos agentes formativos (ALMEIDA, 2015ALMEIDA, Francisca Franciely Veloso de. O estágio curricular na formação inicial de professores de educação física no Estado do Mato Grosso. 2015. 217 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.; SOUZA NETO, BORGES, AYOUB, 2021SOUZA NETO, Samuel; BORGES, Cecilia; AYOUB, Eliana. Formação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola. Pro-Posições, v. 32, p. 1-10, e20180084EN, 2021.), tanto nos cursos de licenciatura presencial como EAD (CECCHETO, 2019; QUARANTA, 2011QUARANTA, André Marsiglia. Formação de professores de educação física na modalidade a distância: experiências no estágio supervisionado. 2011. 270 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.). Sugerem-se, ainda, propostas que tratem a formação e o ECS como espaço de mobilização de saberes (CANCIGLIERE, 2016), lugar de “aprendizagem do trabalho docente” (AROEIRA, 2009AROEIRA, Kalline Pereira. O estágio como prática dialética e colaborativa: a produção de saberes por futuros professores. 2009. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009., p. 165), de construção e reconstrução da identidade profissional (BEZERRA, 2007; FLORES, 2018FLORES, Patric Paludett. O processo de identização docente durante o Estágio Curricular Supervisionado: em jogo no campo da Educação Física. 2018. 212 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.; PIRES, 2016PIRES, Veruska. A construção da identidade docente em educação física: um estudo com estudantes-estagiários de cursos de formação de professores em Florianópolis/SC. 2016. 276 f. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desporto da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.; ROCHA, 2016ROCHA, Maria Teresa Sudário. Percepções dos acadêmicos de licenciatura em educação física sobre a profissão docente e suas relações com o estágio curricular supervisionado. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado). - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, 2017.), visando o desenvolvimento da docência como profissão (SOUZA NETO, CYRINO, BORGES, 2019; TARDIF, 2013TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.).

Embora haja compreensão de contribuições decorrentes das evidências científicas apresentadas nesta scoping review, torna-se basilar reconhecer como limitações do estudo o fato de a utilização de pesquisas (teses e dissertações) publicadas/disponíveis somente em língua portuguesa, bem como por ter descartado estudos que não estavam integralmente disponíveis, o que pode ter excluído alguns elementos relevantes para uma melhor compreensão da temática. Por conseguinte, recomenda-se a realização de outras investigações sob outros olhares teórico-metodológicos, que analisem as diferentes formas organizacionais, concepções formativas presentes nas práticas de ensino no ECS e seus impactos no processo de profissionalização de professores de EF no contexto brasileiro, sobretudo na Região da Amazônia, diante da constatada escassez de pesquisas.

REFERÊNCIAS

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  • LICENÇA DE USO

    Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Mais informações em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
  • FINANCIAMENTO

    O presente estudo foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 em parceria com a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa de Rondônia- FAPERO, Edital Chamada DR nº 008/2018. Integra o projeto CNPq nº 439325/2018-8/Universal, faixa C. "This study was financed in part by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - Brazil (CAPES) - Finance Code 001", in partnership with the Foundation for the Support of Scientific and Technological Actions and Research in Rondônia - FAPERO, Notice DR nº 008/2018. It integrates the CNPq project nº 439325/2018-8/Universal, track C.
  • 1
    Scoping Review ou Revisão de Escopo “é um tipo de síntese de conhecimento, segue uma abordagem sistemática para mapear as evidências sobre um tópico e identificar os principais conceitos, teorias, fontes e lacunas de conhecimento” (TRICCO et al., 2018TRICCO, Andrea C. et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, v.169, n. 7, p. 467-473, out. 2018., p. 467) (Tradução Nossa).
  • 2
    Diferentemente da revisão sistemática, a scoping review “fornece informação ampla e aprofundada em vez de focada, sobre a literatura existente, independentemente dos desenhos de estudo, sejam qualitativos ou quantitativos” (RIBEIRO, 2014RIBEIRO, José L. Pais. Revisão de investigação e evidência científica. Revista Psicologia, Saúde & Doenças, Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde - SPPS, v. 15, n. 3, p. 671- 682, 2014., p. 677). Objetiva principalmente identificar e mapear as evidências científicas disponíveis (ANDERSON et al., 2008ANDERSON, Stuart; ALLEN, Pauline; PECKHAM, Stephen; GOODWIN, Nick. Asking the right questions: scoping studies in the commissioning of research on the organisation and delivery of health services. Health Research Policy and Systems, v. 6, n. 7, Jul. 2008. DOI: https://doi.org/10.1186/1478-4505-6-7.
    https://doi.org/10.1186/1478-4505-6-7....
    ; ARKSEY; O'MALLEY, 2005ARKSEY, Hilary; O’MALLEY, Lisa. Scoping studies: towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, n. 8, v. 1, p.19-32. Feb. 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/1364557032000119616.
    https://doi.org/10.1080/1364557032000119...
    ).
  • 3
    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, fundação ligada ao MEC, que desempenha papel fundamental na consolidação e expansão da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Disponível em: http://catalogodeteses. capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 12 maio 2020.
  • 4
    A BDTD integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. Disponível em: https://bdtd.ibict. br/vufind/. Acesso em: 20 jun. 2020.
  • 5
    Tecnologias Digitais de Informação de Comunicação (TDIC).
  • 6
    “Eletronic MEC” ou MEC Eletrônico. Trata-se do Catálogo de Cursos Superiores do Ministério da Educação e Cultura - MEC, Brasil, disponível para consulta na internet em: E-MEC: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 1o jan. 2020.

Editado por

RESPONSABILIDADE EDITORIAL

Alex Branco Fraga *, Elisandro Schultz Wittizorecki *, Ivone Job *, Mauro Myskiw *, Raquel da Silveira *
* Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Nov 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    11 Mar 2021
  • Aceito
    04 Ago 2021
  • Publicado
    07 Out 2021
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
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