Acessibilidade / Reportar erro

Tendências da pesquisa sobre o cuidado de enfermagem

EDITORIAL

Tendências da pesquisa sobre o cuidado de enfermagema a Texto elaborado a partir da palestra de mesmo nome apresentada em 16 de abril de 2010 no Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA).

Ana Luísa Petersen CogoI; Maria da Graça de Oliveira CrossettiII

IProfessora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

IIProfessora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A pesquisa sobre o cuidado de enfermagem possui uma longa trajetória que acompanha a sua profissionalização desde Florence Nightingale, considerando-se "Notas sobre a enfermagem"(1) um marco nas publicações sobre o tema com seus múltiplos desdobramentos. Desde então, os enfermeiros, comprometidos com a qualidade dos cuidados realizados junto ao paciente, seus familiares e a comunidade, têm intensificado a produção de pesquisas, de reflexões e de relatos de experiências das suas práticas cuidativas.

A Revista Gaúcha de Enfermagem tem o privilégio de registrar um recorte da evolução das produções científicas desenvolvidas pela comunidade de enfermagem nacional, em diferentes contextos, desde 1976. É notório que a expansão dessa produção foi marcada sobremaneira pelo desenvolvimento dos cursos de pós-graduação e pelo fomento às pesquisas, mesmo que esses sejam, ainda hoje, quantitativamente insuficientes para o atendimento das demandas da área.

Nesse contexto questiona-se quais tem sido as perspectivas e as tendências da pesquisa sobre o cuidado de enfermagem publicadas na Revista Gaúcha de Enfermagem. Primeiramente, buscou-se o entendimento do que seriam essas multiplicidades do cuidado em enfermagem, concordando-se que possui como atributos o cuidar de indivíduos e de grupos da concepção à morte; educar e pesquisar no processo de cuidar, na educação permanente, na formação de novos profissionais e na produção do conhecimento; como também possui a dimensão administrativo-gerencial(2).

A fim de conhecer as produções sobre o cuidado de enfermagem publicados na Revista Gaúcha de Enfermagem nos últimos cinco anos (2005 a 2009), procedeu-se à busca dos artigos que utilizaram os descritores cuidados de enfermagem e enfermagem.

Identificou-se dezenove artigos, cujos autores eram procedentes das mais diversificadas Instituições de Ensino do Brasil. Predominaram os temas gerenciamento em enfermagem (oito artigos), humanização do cuidado (três artigos) e cuidado à criança hospitalizada (três artigos). Quanto ao tipo de artigo foram dezesseis artigos originais, todos com abordagem qualitativa, duas reflexões e um relato de experiência.

Deve-se considerar como limitações nos dados apresentados o fato de que a busca ocorreu a partir dos descritores indicados pelos autores e foram analisados os resumos dos artigos. Assim, pode-se inferir que algum artigo sobre o tema cuidado em enfermagem possa ter sido excluído da busca por não estar especificado como descritor.

Concluíu-se que as produções sobre o cuidado de enfermagem na Revista Gaúcha de Enfermagem são contínuas e apresentam a abordagem de temas que têm sido explorados ao longo dos últimos anos refletindo o momento social-político-econômico da enfermagem enquanto disciplina. Assim esse pressuposto se expressa no presente exemplar em que se constata a publicação de artigos com temas diversificados dados os diferentes contextos no qual o cuidado em enfermagem vem sendo estudados.

Nesse contexto tem-se como desafio a perspectiva de pensar criticamente o cuidado em enfermagem com olhares que sinalizem práticas (re)novadas que dêem retorno à sociedade.

  • 1 Nightingale F. Notas sobre a enfermagem: o que é e o que năo é. Săo Paulo, ABEN, 1989.
  • 2 Pires D.  A enfermagem enquanto disciplina, profissăo e trabalho. Rev. bras. enferm. [online]. 2009, vol.62, n.5 [citado  2010-06-14], pp. 739-744 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000500015&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0034-7167.  doi: 10.1590/S0034-71672009000500015.
  • a
    Texto elaborado a partir da palestra de mesmo nome apresentada em 16 de abril de 2010 no Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      19 Out 2010
    • Data do Fascículo
      Mar 2010
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
    E-mail: revista@enf.ufrgs.br