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Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: 60 anos de conquistas e desafios

EDITORIAL

Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: 60 anos de conquistas e desafios

Liana Lautert

Diretora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

No dia 04 de dezembro de 2010 foram celebrados os 60 anos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instituição que alcança este tempo de existência em plena forma e com reconhecimento no âmbito acadêmico.

Criada em 1950, constituiu um marco ao ser a primeira Escola de Enfermagem da Região Sul do Brasil, mas mantê-la e ampliá-la é um desafio diário para seus docentes e pessoal técnico administrativo.

Dezesseis anos após sua criação, em 1966, seus docentes organizaram o primeiro curso de Pós-Graduação Lato Sensu e em 1972 outros oito; prática que se mantém até os dias atuais. Paralelamente neste período esses mesmos profissionais integraram a comissão que criaria o Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1970. O modelo de assistência de enfermagem aludido para este hospital universitário foi inovador para a época, pois propôs o processo de enfermagem como ferramenta para a fundamentação e realização do cuidado em todos os níveis de atenção a saúde e introduziu a consulta de enfermagem, praticas que mantém até hoje sendo exemplo para muitos hospitais.

Mantendo a inquietante busca pela excelência, no ano de 1976 foram criados os cursos de Licenciatura em Enfermagem, as Habilitações em Enfermagem Obstétrica e Saúde Pública, um Mestrado em Enfermagem e a Revista Gaúcha de Enfermagem.

A Revista Gaúcha de Enfermagem nasceu com o objetivo de proporcionar um veículo para divulgação dos trabalhos dos enfermeiros do sul do país, mas ultrapassou esta pretensão. Na época de sua criação foi a quarta publicação da área da enfermagem no país e a única no Rio Grande do Sul, seguiu a Revista Brasileira de Enfermagem, a Revista da Escola de Enfermagem da USP e a Enfermagem em Novas Dimensões, sendo que esta última não está mais em circulação. Hoje é uma revista de circulação internacional, indexada em dez bases de dados internacionais, duas nacionais e dois catálogos, sendo um dos quatro periódicos brasileiros de enfermagem indexados no MEDLINE. E em 2010 começou a circular on line, com texto completo, na base de dados do SciELO.

O Mestrado em Enfermagem, criado em 1976, foi desativado em 1983, mas nove anos após, em 1992, a Escola ingressa na Rede de Pós-Graduação em Enfermagem da Região Sul (REPENSUL) e, em 1998, reativa seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu com todo vigor, inicialmente com o curso de Mestrado Acadêmico e em 2006 com o de Doutorado. E, mais recentemente, em 2008, os docentes desta Escola ousaram novamente ao criar um curso de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde.

A pesquisa, considerada uma área ainda emergente na Escola, de forma gradual está se consolidando, várias investigações foram premiadas e gradativamente os projetos de pesquisa são contemplados nos editais de órgãos financiadores. E as atividades de extensão comunitária são uma constante, tanto aquelas voltadas para a educação continuada, como os projetos de curta duração.

Deste modo, a Escola vem contribuindo ao longo de seus 60 anos para a qualidade do ensino de enfermagem nos diferentes níveis e, em conseqüência, para a qualificação do cuidado de enfermagem e atenção à saúde da população gaúcha; ampliando sua inserção e participação em diferentes instâncias nacionais e internacionais.

Nestes 60 anos, foram egressos desta Escola 2563 bacharéis do Curso de Bacharelado em Enfermagem, 481 Licenciados em Enfermagem, 94 com Habilitação em Obstetrícia ou Saúde Pública, 174 Mestres em Enfermagem, 6 Doutores em Enfermagem e um número quase incontável de Especialistas nas diferentes áreas.

A Direção da Escola sente-se comprometida e reafirma seu compromisso de seguir fomentando o ensino, a difusão do conhecimento científico, o incremento de ações baseadas na experiência e no saber acadêmico, o estímulo ao preparo do corpo docente, valorizando o desenvolvimento da pesquisa, a atuação comunitária e as parcerias com outros departamentos da UFRGS, com a sociedade civil e com diferentes órgãos, especialmente os dedicados à área da saúde e da educação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jun 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2010
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