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Reflexões sobre análise em pesquisa qualitativa

EDITORIAL

Reflexões sobre análise em pesquisa qualitativa

Algumas práticas na análise de dados das pesquisas qualitativas merecem uma reflexão.

No nosso programa de pós graduação em enfermagem adotamos a terminologia dados ao nos referirmos aos materiais, as informações, as imagens, aos sons ou a qualquer outro elemento que sirva de base para dar resposta aos objetivos pretendidos pela pesquisa. Embora esta prática cause estranheza para alguns, é a terminologia empregada por Denzin e Lincoln, autores americanos reconhecidos internacionalmente no âmbito das pesquisas qualitativas.

Outro ponto a ser destacado diz respeito à análise temática, metodologia freqüentemente empregada para as análises de conteúdo das pesquisas.Cabe observar que os dados obtidos na coleta não falam por si só; necessitam um processamento denominado de categorização, que pretende dar sentido as mensagens contidas nestes dados.

No nosso contexto, as análises temáticas mais empregadas são as propostas pelas autoras Bardin e Minayo. Embora sejam semelhantes no seus processamentos há diferenças quanto aos pressupostos teóricos que ancoram estas duas abordagens; Minayo está apoiada no referencial materialista histórico dialético e Bardin no positivismo, referenciais que se opõem. O desenho da pesquisa, em todos os seus momentos,necessita ser coerente com os referenciais que sustentam a pesquisa.

No processo de análise dos dados após organização e leitura exaustiva dos dados puros ou brutos, parte-se para a categorização dos mesmos até a obtenção dos temas, que constituem-se na etapa final deste processo. Quando adotada a proposta de Bardin obtém-se: primeiro as unidades de registro ou registo, após as categorias intermediárias e por último os temas. Na proposta de Minayo as etapas são: unidades de significação, categorias temáticas e temas.

É indicada a utilização de aplicativos como ferramenta de apoio para a análise de dados de pesquisas qualitativas. No entanto, o emprego de aplicativos não dispensa o olhar do pesquisador no processo de análise; é fundamental sua participação na definição das etapas da categorização dos dados pelos aplicativos, uma vez que os aplicativos auxiliam na sua organização. Assim a obtenção dos temas, nas diferentes abordagens, requer o olhar atento e cuidadoso do pesquisador.

Profa. Dra. Ana Lucia de Lourenzi Bonilha

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Mar 2012
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