Acessibilidade / Reportar erro

Campanha Nursing Now e seu impacto no ensino da enfermagem em uma universidade federal

RESUMO

Objetivo:

Relatar as ações desenvolvidas por um grupo na campanha Nursing Now e o seu impacto no ensino da enfermagem.

Método:

Trata-se de um relato de experiência acerca da atuação de um grupo composto por professoras enfermeiras, acadêmicas e mestrandas de uma universidade federal do Brasil para promover a campanha Nursing Now, desenvolvendo ações no segundo semestre de 2019.

Resultados:

O grupo planejou e executou ações educativas promovendo o trabalho realizado pela Enfermagem na academia. A participação ativa do grupo em quatro grandes eventos resultou na visibilidade e valorização do trabalho desenvolvido pela profissão.

Conclusão:

O grupo organizado gerou ações que causaram impacto positivo dentro e fora da universidade, dando visibilidade à profissão e às ações desenvolvidas. O ambiente acadêmico, associado à mobilização mundial da campanha, promoveu um contexto favorável para o debate acerca da valorização da categoria e da liderança na enfermagem.

Palavras-chave:
Enfermagem; Ensino; Liderança; Universidades

ABSTRACT

Objective:

To report the actions developed by a group in the Nursing Now campaign and its impact on nursing education.

Method:

It is an experience report about the execution of the work group formed by nurse professors, nursing academics and master's students at a federal university in Brazil focusing on the Nursing Now campaign, developing actions in the second half of 2019.

Results:

The actions developed involve the creation of a work group and the active participation of the group in four major events resulted in the visibility and appreciation of the work developed by the profession.

Conclusion:

The organized group promoted actions that had a positive impact inside and outside the University, expanding visibility to the profession and the actions developed. The academic environment, associated to the worldwide mobilization of the campaign, promoted a favorable context for the debate about the valorization of the category and leadership in nursing.

Keywords:
Nursing; Teaching; Leadership; Universities

RESUMEN

Objetivo:

Exponer las acciones desarrolladas por un grupo en la campaña Nursing Now y su impacto en la educación de enfermería.

Método:

Relato de experiencia sobre el desempeño de un grupo compuesto por profesores, académicos y másteres estudiantes de una universidad federal en Brasil para promover la campaña Nursing Now , en la segunda mitad de 2019.

Resultados:

El grupo planificó y llevó a cabo acciones educativas promoviendo el trabajo realizado por enfermería en la academia. La participación active del grupo en cuatro eventos principales resultó en la visibilidad y apreciación del trabajo desarrollado por la profesión.

Conclusión:

El grupo organizado generó acciones que tuvieron un impacto positivo dentro y fuera de la Universidad, dando visibilidad a la profesión y las acciones desarrolladas. El entorno académico, asociado con la movilización mundial de la campaña, promovió un contexto favorable para el debate sobre la valorización de la categoría y liderazgo en enfermería.

Palabras clave:
Enfermería; Enseñanza; Liderazgo; Universidades

INTRODUÇÃO

A enfermagem atual, apesar do seu desenvolvimento nos campos científico e tecnológico, ainda tem a sua visibilidade social prejudicada por crenças de estereótipos culturais, como a subordinação a outros profissionais da saúde1Avila LI, Silveira RS, Lunardi VL, Machado GFF, Mancia JR, Silveira JT. Implications of the visibility of professional nursing practices. Rev Gaúcha Enferm. 2013;34(3):102-9. doi: https://doi.org/10.1590/S1983-14472013000300013
https://doi.org/10.1590/S1983-1447201300...
. Contribuindo como um fator-barreira e que afeta a forma como a sociedade reconhece a profissão, as questões de gênero influenciam para uma visão de fragilidade do profissional, tornando necessário o empoderamento da enfermagem para melhorar o reconhecimento da profissão2Donoso MTV, Donoso MDV. O cuidado e a enfermagem em um contexto histórico. Rev Enf UFJF. 2017 [cited 2020 Jan 28];2(1):51-5. Available from: https://periodicos.ufjf.br/index.php/enfermagem/article/view/3841
https://periodicos.ufjf.br/index.php/enf...
.

Ao encontro do crescente desenvolvimento da enfermagem enquanto área com potencial transformador da realidade em saúde3Cassiani SHB, Fernandes MNF, Lecorps K, Silva FAM. Leadership in nurse: why should we discuss it? Rev Panam Salud Publica. 2019;43:e46. doi: https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.46
https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.46...
, a Burdett Trust For Nursing e o Conselho Internacional de Enfermeiros, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), criaram em 2018 a campanha Nursing Now. Essa campanha mundial destaca a importância do fortalecimento e da colaboração de instituições locais, tanto de saúde quanto de ensino, para traçarem estratégias que proporcionem avanços aos profissionais da enfermagem. A campanha prevê metas internacionais e nacionais colaborativas para a valorização e o empoderamento da enfermagem, com seu ápice em 2020, por ser considerado pela OMS o ano internacional da Enfermagem devido às comemorações do bicentenário de Florence Nightingale4Cassiani SHB, Lira Neto JCG. Nursing perspectives and the “Nursing Now” campaign. Rev Bras Enferm. 2018;71(5):2351-2. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2018710501
https://doi.org/10.1590/0034-7167.201871...
.

No Brasil, a campanha Nursing Now foi lançada em abril de 2019, a partir da articulação do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) com o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP5Silva MCN. O Nursing Now desembarca no Brasil para evidenciar a força e a capacidade da enfermagem [editorial]. Enferm Foco. 2019;10(1). doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.2322
https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019....
. As metas internacionais e nacionais vinculadas à campanha Nursing Now visam ampliar a visibilidade e valorização do enfermeiro, destacando a importância da profissão para a qualificação dos serviços de saúde. Um dos pilares da campanha é atrair mais homens e mulheres para o desenvolvimento da arte do cuidar, visto existirem locais onde a enfermagem é escassa e tem inúmeros problemas de saúde, mostrando o impacto negativo causado pela ausência do profissional enfermeiro, o qual atua na prevenção de agravos e na promoção e recuperação da saúde4Cassiani SHB, Lira Neto JCG. Nursing perspectives and the “Nursing Now” campaign. Rev Bras Enferm. 2018;71(5):2351-2. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2018710501
https://doi.org/10.1590/0034-7167.201871...
-6Mendes IAC. Agora sim!!! Lançamento da campanha Nursing Now Brasil [editorial]. Enferm Foco. 2019;10(2):1-3. doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n2.2331
https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019....
.

Uma das metas nacionais da campanha é investir tanto no fortalecimento da educação quanto no desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança. Ao estimular o desenvolvimento da enfermagem na perspectiva da liderança de equipe, coordenação, ensino, pesquisa e cuidado, a campanha contribuirá para elevar o perfil e o status dos enfermeiros, preparando-os para assumirem cargos de liderança, a fim de ampliar a sua influência nas discussões envolvendo questões sociais que afetam os sistemas de saúde, obtendo também o reconhecimento que se almeja2Donoso MTV, Donoso MDV. O cuidado e a enfermagem em um contexto histórico. Rev Enf UFJF. 2017 [cited 2020 Jan 28];2(1):51-5. Available from: https://periodicos.ufjf.br/index.php/enfermagem/article/view/3841
https://periodicos.ufjf.br/index.php/enf...
-3Cassiani SHB, Fernandes MNF, Lecorps K, Silva FAM. Leadership in nurse: why should we discuss it? Rev Panam Salud Publica. 2019;43:e46. doi: https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.46
https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.46...
.

No contexto internacional, discute-se a importância da educação para a liderança exercida pelos profissionais da saúde do século XXI. Os autores associam o exercício da liderança de alta qualidade ao progresso na melhoria da saúde e dos sistemas de saúde, incluindo a alteração dos modelos de atenção em saúde para que sejam centrados na pessoa3Cassiani SHB, Fernandes MNF, Lecorps K, Silva FAM. Leadership in nurse: why should we discuss it? Rev Panam Salud Publica. 2019;43:e46. doi: https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.46
https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.46...
,7Hewison A. Leading nursing beyond 2020: the challenge and the opportunity. J Nursing Manag. 2020;28(4):767-70. doi: https://doi.org/10.1111/jonm.13022
https://doi.org/10.1111/jonm.13022...
. Nesta perspectiva, o enfermeiro é um profissional estratégico para o desenvolvimento da saúde e, consequentemente, o ensino deve estimular a liderança nas relações e coordenações de grupo8Amestoy SC, Trindade LM, Silva GTR, Santos BP, Reis VRSS, Ferreira VB. Leadership in nursing: from teaching to practice in a hospital environment. Esc Anna Nery. 2017;21(4):e20160276. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2016-0276
https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-20...
para atender às necessidades de saúde da população3Cassiani SHB, Fernandes MNF, Lecorps K, Silva FAM. Leadership in nurse: why should we discuss it? Rev Panam Salud Publica. 2019;43:e46. doi: https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.46
https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.46...
.

Dada a relevância da campanha Nursing Now, os cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem de uma universidade federal, exclusivamente da área da saúde, aderiram fortemente à campanha após essa ter sido oficializada no Brasil, criando um grupo de trabalho (GT) para desenvolver ações, divulgar a atuação da enfermagem e estimular o ensino da liderança da profissão entre os estudantes. A questão disparadora para a elaboração deste relato foi: quais as atividades desenvolvidas por um grupo de trabalho de uma universidade pública para colaborar com a campanha Nursing Now? O objetivo é relatar as ações desenvolvidas por um grupo na campanha Nursing Now e o seu impacto no ensino de enfermagem.

MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência sobre a criação e atuação de um GT direcionado à divulgação da campanha Nursing Now em uma universidade federal brasileira especializada na área da saúde, localizada na região sul do Brasil, com cerca de 2.625 alunos matriculados nos 16 cursos de graduação e 2.693 estudantes matriculados nos 94 cursos de pós-graduação, em 20199Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (BR) [Internet]. Porto Alegre: UFCSPA;2020 [cited 2020 Jul 27]. UFCSPA em Tempo Real. Available from: https://www.ufcspa.edu.br/index.php/tempo-real
https://www.ufcspa.edu.br/index.php/temp...
.

O GT foi constituído por sete professoras, onze acadêmicas de Enfermagem (do primeiro ao quinto ano) e duas enfermeiras mestrandas do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem. Desenvolveram-se quatro ações com temas alusivos às datas comemorativas ou eventos da área da saúde, no período de setembro a dezembro de 2019.

RESULTADOS

Criação do Grupo de Trabalho Nursing Now

A criação do GT teve seu início em junho de 2019 com a seleção dos alunos a partir da inscrição nas atividades da semana acadêmica de enfermagem da Universidade, onde foram apresentados os objetivos propostos pela campanha Nursing Now, visando sensibilizar e engajar os acadêmicos. Para a seleção, foram consideradas a pró-atividade, a vinculação com projetos de ensino, pesquisa e extensão, além das habilidades de liderança e trabalho em equipe.

O GT iniciou o trabalho realizando reuniões para a definição das ações alinhadas aos objetivos da campanha e ao desenvolvimento da liderança, e também criando fanpages nas mídias sociais. As temáticas para o desenvolvimento das ações foram alusivas às datas comemorativas, ou eventos na área da saúde, a saber: Setembro: “segurança do paciente”; Outubro: “prevenção do câncer de mama”; Novembro: relacionada à pesquisa e pós-graduação; e Dezembro: lançamento da campanha Nursing Now no Rio Grande do Sul, em parceria com o COREN-RS.

Ação na Universidade: oficinas sobre Segurança do Paciente

O tema inicial escolhido para divulgar a campanha Nursing Now foi a “segurança do paciente”, pois 17 de setembro é considerado pela OMS o “dia mundial da segurança do paciente”. Planejaram-se atividades de ensino desenvolvidas durante o Congresso da universidade, sob a forma de duas oficinas, e confeccionou-se banner da campanha Nursing Now para a divulgação.

Participaram das oficinas 90 acadêmicos de diferentes cursos da área da saúde, os quais receberam de cortesia um kit de higiene das mãos (HM) com álcool gel e folders de orientação sobre HM. A oficina desenvolveu-se nas seguintes etapas: 1) apresentação das seis metas de segurança do paciente pelas discentes do GT, com auxílio de um pôster; 2) aplicação de um game virtual com 10 perguntas objetivas de múltipla escolha, promovendo a interatividade com os participantes, com a finalidade de avaliar conhecimentos prévios, discutindo cada questão e comentando as respostas com feedbacks imediatos; 3) apresentação de casos clínicos em pequenos grupos, para a identificação das metas de segurança em rotinas dos estabelecimentos de saúde; e 4) avaliação das atividades.

No final de uma das oficinas, as discentes do GT produziram um vídeo com apoio de seis símbolos visuais, para auxiliar na memorização das seis metas internacionais de segurança do paciente, sendo divulgado nas redes sociais do GT, obtendo 518 visualizações.

Ação do GT no Outubro Rosa: a experiência, o empoderamento e arte de cuidar

Em outubro, as ações educativas foram direcionadas para o evento Outubro Rosa: a experiência, o empoderamento e a arte de cuidar, promovido pelas Ligas de Ginecologia e Obstetrícia e do Câncer. As acadêmicas do GT desenvolveram ações para a prevenção do câncer de mama, utilizando moldes de mamas (com e sem a presença de nódulos), demonstrando a técnica do autoexame de mamas, sem deixar de enfatizar a importância da mamografia para o diagnóstico precoce. Esta atividade proporcionou a interação das acadêmicas com o público, articulando saberes para a promoção da saúde da mulher por meio da educação para a saúde. Houve distribuição de material gráfico, laços com a cor rosa e um mural de recados para mensagem de apoio às mulheres em tratamento de câncer.

Ação do GT no Simpósio do Mestrado Profissional em Enfermagem

Em novembro, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) promoveu um evento para a divulgação das produções científicas e produtos dos programas de mestrados profissionais em enfermagem do Rio Grande do Sul. Reconhecendo a importância do evento para a promoção da divulgação da cientificidade da enfermagem e o engajamento na visibilidade da profissão, o GT inseriu as acadêmicas nas atividades de organização do evento, estimulando-as ao desenvolvimento da liderança. Durante o evento, as organizadoras enfatizaram a participação do GT como força motriz para a formação de uma mentalidade de liderança e disponibilizaram espaço para apresentar a campanha Nursing Now e o GT.

Destacou-se a apresentação do “Mapa de Inovações” do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), um dos produtos desenvolvidos no PPGEnf da Universidade, produto relevante para a divulgação da profissão e do seu empoderamento.

Ação do GT no Lançamento da Campanha Nursing Now no Rio Grande do Sul

No dia 6 de dezembro de 2019, a universidade sediou o lançamento da campanha Nursing Now RS, evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS), momento em que os integrantes do GT recepcionaram os profissionais da enfermagem gaúcha e divulgaram a atuação do grupo.

DISCUSSÃO

A criação do GT e suas ações obtiveram um impacto interno e externo à universidade, na enfermagem e em outros cursos da área da saúde. No âmbito acadêmico, como fomento à formação profissional, as ações mobilizaram docentes e discentes de enfermagem para a visibilidade da campanha e o desenvolvimento da liderança para o trabalho em equipe. Assim, o GT esteve alinhado a uma das metas propostas na campanha: “investir no fortalecimento da educação e desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança”10Caveião C, Peres AM, Zagonel IPS. Metodologias para o ensino da liderança na graduação em enfermagem: revisão integrativa. Rev Saúde Desenv. 2018 [cited 2020 Jan 28];12(13):234-55. Available from: https://www.uninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/1009/565
https://www.uninter.com/revistasaude/ind...
-11Borges TS, Alencar G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu Rev. 2014 [cited 2020 Jan 28];3(4):119-4. Available from: https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2014_2/08%20METODOLOGIAS%20ATIVAS%20NA%20PROMOCAO%20DA%20FORMACAO%20CRITICA%20DO%20ESTUDANTE.pdf
https://www.cairu.br/revista/arquivos/ar...
.

A inclusão de discentes de diferentes períodos do curso de enfermagem no GT proporcionou um espaço para discussões acerca do planejamento e desenvolvimento das ações, estimulando o trabalho coletivo, a criatividade na produção de material e a execução das ações, instigando para habilidades de liderança enquanto educadores em saúde. Estes aspectos são atribuídos ao enfermeiro no exercício do seu trabalho, corroborando com o desenvolvimento de competências durante a formação acadêmica, a fim de formar um enfermeiro crítico, reflexivo, autônomo e ciente de seu poder de transformação frente ao sistema de saúde3Cassiani SHB, Fernandes MNF, Lecorps K, Silva FAM. Leadership in nurse: why should we discuss it? Rev Panam Salud Publica. 2019;43:e46. doi: https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.46
https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.46...
,8Amestoy SC, Trindade LM, Silva GTR, Santos BP, Reis VRSS, Ferreira VB. Leadership in nursing: from teaching to practice in a hospital environment. Esc Anna Nery. 2017;21(4):e20160276. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2016-0276
https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-20...
. A compreensão e execução da liderança pelos discentes durante a graduação permanece um desafio para o ensino da enfermagem, sendo uma das competências exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem8Amestoy SC, Trindade LM, Silva GTR, Santos BP, Reis VRSS, Ferreira VB. Leadership in nursing: from teaching to practice in a hospital environment. Esc Anna Nery. 2017;21(4):e20160276. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2016-0276
https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-20...
. A fim de minimizar esse desafio, o ensino da liderança pode ser desenvolvido a partir de metodologias ativas, como jogos e casos clínicos, que estimulem o pensamento crítico e reflexivo, com ênfase na resolução de desafios e problemas10Caveião C, Peres AM, Zagonel IPS. Metodologias para o ensino da liderança na graduação em enfermagem: revisão integrativa. Rev Saúde Desenv. 2018 [cited 2020 Jan 28];12(13):234-55. Available from: https://www.uninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/1009/565
https://www.uninter.com/revistasaude/ind...
. A partir disso, as intervenções do GT foram desenvolvidas com foco para a autonomia e crítica, como também para a aprendizagem de conhecimentos distintos, a partir de metodologias que envolveram os acadêmicos como participantes ativos do seu processo de aprendizagem, objetivando estimular a liderança, a crítica e a reflexão.

O impacto externo das ações desenvolvidas pelo GT foi a promoção da visibilidade social da profissão. Assim, definiu-se pela criação de páginas de divulgação das ações nas redes sociais, as quais se constituem novas formas de comunicação, resultantes dos avanços na área da tecnologia da informação e agregam importância às campanhas como a Nursing Now, cujas metas propostas visam o empoderamento do profissional e a visibilidade da profissão no contexto global. O GT Nursing Now, por meio das redes sociais, promoveu o marketing social da profissão compartilhando fotos, vídeos e eventos alusivos à campanha. A visibilidade de uma profissão requer estratégias que permitam o seu reconhecimento e os marketings profissional, pessoal e social são meios para alcançar tal propósito. Dentre os tipos de marketing, optou-se pelo social por ser uma estratégia utilizada na área da saúde desde a década de 1970 para divulgar campanhas, causas ou ideias12Mendes IAC, Trevisan MA, Mazzo A, Godoy S, Ventura CAA. Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem: uma estratégia de valorização de recursos humanos. Texto Contexto Enferm. 2011;20(4):788-95. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072011000400019
https://doi.org/10.1590/S0104-0707201100...
.

A inclusão de redes sociais como promotoras da divulgação das ações desenvolvidas pelo GT colaborou para o marketing social da profissão, ao divulgar ações, comportamentos e orientações sobre temas da área da saúde. Com igual relevância, somadas às ações presenciais desenvolvidas, as redes sociais contribuem para promover e ampliar a visibilidade da enfermagem, alcançando um público maior e externo à universidade, instigando a sociedade a conhecer o protagonismo do enfermeiro nos diferentes cenários de saúde.

CONCLUSÃO

A campanha Nursing Now impulsionou a criação de um grupo de trabalho com docentes e discentes de enfermagem de diferentes períodos do curso, além de pós-graduandas. A inserção de discentes de enfermagem no grupo de trabalho contribuiu para o fortalecimento da educação dos futuros enfermeiros, ao estimular o exercício da liderança por meio do trabalho em equipe e do planejamento e desenvolvimento das ações propostas, alinhadas à promoção da saúde da população. As reuniões do grupo de trabalho para o planejamento conjunto das ações realizadas representaram espaços para a discussão das necessidades de saúde, dos desafios do ser enfermeiro, da valorização da enfermagem e do protagonismo da profissão. O ambiente acadêmico é estratégico para a execução de ações educativas e propício ao debate e aprendizado sobre liderança, tema que constitui uma das metas nacionais propostas pela campanha Nursing Now. O estudo traz como limitação a falta de uma discussão ampliada sobre a campanha com os demais discentes do curso e as equipes de enfermagem das instituições parceiras, a fim de fortalecer a reflexão da práxis da enfermagem e o significado das metas para o protagonismo e empoderamento da profissão na atualidade.

REFERENCES

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Fev 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    15 Fev 2020
  • Aceito
    09 Set 2020
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br