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Mensagens telefônicas frente às medidas preventivas contra COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Analisar as evidências de validade de conteúdo de mensagens telefônicas frente as medidas preventivas contra a COVID-19.

Método:

Estudo metodológico, em que as mensagens contendo texto e imagem foram desenvolvidas por meio de uma revisão narrativa de literatura e que tiveram seu conteúdo avaliado por oito juízes em relação a clareza, pertinência prática, relevância teórica e vocabulário. Calculou-se o índice de validade de conteúdo (IVC), e considerou-se com adequadas evidências de validade, as mensagens que alcançaram índices acima de 90%.

Resultados:

Foram desenvolvidas 18 mensagens de texto/imagens contendo informações sobre a COVID-19, higienização das mãos, uso e manuseio das máscaras e a importância do distanciamento social. Após a segunda rodada de avaliação obteve-se um índice de validade de conteúdo acima de 90% em todos os indicadores avaliados.

Conclusão:

As mensagens telefônicas foram desenvolvidas e apresentaram adequadas evidências de validade de conteúdo.

Descritores:
COVID-19; Prevenção de doenças; Envio de mensagens de texto

ABSTRACT

Objective:

To analyze the evidence of content validity of telephone messages regarding preventive measures against COVID-19.

Method:

Methodological study, in which messages containing text and image were developed through a narrative literature review and whose content was evaluated by eight judges in terms of clarity, practical relevance, theoretical relevance and vocabulary. The content validity index (CVI) was calculated, and messages that reached levels above 90% were considered to have adequate evidence of validity.

Results:

Eighteen text messages/images were developed containing information about COVID-19, hand hygiene, use and handling of masks and the importance of social distancing. After second round of evaluation, a content validity index above 90% was obtained in all evaluated indicators.

Conclusion:

The telephone messages were developed and showedadequate evidence of content validity.

Descriptors:
COVID-19; Disease prevention; Text messaging

RESUMEN

Objetivo:

Analizar las evidencias de validez de contenido de los mensajes telefónicos frente a las medidas preventivas frente al COVID-19.

Método:

Estudio metodológico, en el cual se desarrollaron mensajes que contiene en texto e imagen a través de una revisión de literatura narrativa y cuyo contenido fue evaluado por ocho jueces en términos de claridad, relevancia práctica, relevancia teórica y vocabulario. Se calculó el índice de validez de contenido (IVC), y se consideró que los mensajes que alcanzaban niveles superiores al 90% tenían evidencia adecuada de validez.

Resultados:

Se desarrollaron 18 mensajes de texto/imágenes con información sobre COVID-19, higiene de manos, uso y manejo de mascarillas y la importancia del distanciamiento social. Luego de la segunda ronda de evaluación, se obtuvo un índice de validez de contenido superior al 90% en todos los indicadores evaluados.

Conclusión:

Los mensajes telefónicos fueron desarrollados y presentaron evidencia adecuada de validez de contenido.

Descriptores:
COVID-19; Prevención de enfermedades; Envío de mensajes de texto

INTRODUÇÃO

O SARS-CoV-2 é responsável pelo desenvolvimento da COVID-19, caracterizada por um quadro clínico que varia desde infecções assintomáticas até situações críticas, como a síndrome do desconforto respiratório agudo, potencialmente fatal11. Li Q, Guan X, Wu P, Wang X, Zhou L, Tong Y, et al. Early transmission dynamics in Wuhan, China, of novel coronavirus-infected pneumonia. N Engl J Med. 2020;382(13):1199-207. doi: https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001316
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. Embora haja medidas terapêuticas para alívio de sintomas, não há um tratamento específico contra esta doença11. Li Q, Guan X, Wu P, Wang X, Zhou L, Tong Y, et al. Early transmission dynamics in Wuhan, China, of novel coronavirus-infected pneumonia. N Engl J Med. 2020;382(13):1199-207. doi: https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001316
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,22. Hellewell J, Abbott S, Gimma A, Bosse NI, Jarvis CI, Russell TW, et al. Feasibility of controlling COVID-19 outbreaks by isolation of cases and contacts. Lancet Glob Health. 2020;8(4):e488-e496. doi: https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30074-7
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Para reduzir a taxa de infecção pela COVID-19, principalmente no início da pandemia, as autoridades sanitárias enfatizaram a realização de medidas preventivas, como lavagem das mãos, utilização de máscaras faciais e o distanciamento social22. Hellewell J, Abbott S, Gimma A, Bosse NI, Jarvis CI, Russell TW, et al. Feasibility of controlling COVID-19 outbreaks by isolation of cases and contacts. Lancet Glob Health. 2020;8(4):e488-e496. doi: https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30074-7
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. Apesar da evidente importância destas medidas, parte da população brasileira não aderiu a tais ações33. Szwarcwald CL, Souza Júnior PRB, Malta DC, Barros MBA, Magalhães MAFM, Xavier DR, et al . Adherence to physical contact restriction measures and the spread of COVID-19 in Brazil. Epidemiol Serv Saúde. 2020;29(5):e2020432. doi: http://doi.org/10.1590/s1679-49742020000500018
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. Atualmente, observa-se um aumento do número de internações devido à COVID-19, principalmente devido à sub-linhagem da Ômicron BQ.1 no Brasil44. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia COVID-19. Nota Técnica n. 03/22, de 11/11/2022 [Internet]. 2022 [cited 2022 Nov 18]. Available from: https://coronavirus.rs.gov.br/upload/arquivos/202211/11180406-alerta-e-recomendacao-a-populacao-covid-19-nov22.pdf
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. Assim, o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia da COVID-19 e as autoridades sanitárias têm recomendado novamente o retorno do uso de máscaras, principalmente em ambientes com pouca ventilação, quando estiver próximo a outras pessoas e/ou para pessoas mais susceptíveis para o desenvolvimento desta doença (ex. idosos e imunossuprimidos)44. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia COVID-19. Nota Técnica n. 03/22, de 11/11/2022 [Internet]. 2022 [cited 2022 Nov 18]. Available from: https://coronavirus.rs.gov.br/upload/arquivos/202211/11180406-alerta-e-recomendacao-a-populacao-covid-19-nov22.pdf
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. Nesse sentido, intervenções para o aumento da adesão de medidas preventivas individuais são necessárias.

Para que ocorra modificações de comportamento de uma população se faz necessário a implementação de estratégias de educação em saúde e este processo de ensino-aprendizagem pode ser realizada de forma ativa, por experiências diretas, ou por observação, imitando o comportamento dos outros55. Bandura A. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed; 2008.. As modificações comportamentais são influenciadas diretamente pela sensação de necessidade da mudança ou mesmo manutenção de comportamentos desejáveis para o alcance à saúde. Ainda, os fatores externos podem contribuir para mudança comportamental55. Bandura A. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed; 2008..

Acredita-se que, para aumentar o conhecimento sobre a necessidade de adesão às medidas preventivas da COVID-19, é necessário um canal de comunicação sobre tais práticas que seja mais próximo da população. A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pode ser uma aliada no estabelecimento deste canal de comunicação, pois se trata de todo e qualquer tipo de tecnologia que interfere e media os processos informacionais e comunicativos66. Thakkar J, Kurup R, Laba TL, Santo K, Thiagalingam A, Rodgers A, et al. Mobile telephone text messaging for medication adherence in chronic disease: a meta-analysis. JAMA Intern Med. 2016;176(3):340-9. doi: http://doi.org/10.1001/jamainternmed.2015.7667
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As TIC têm sido sugeridas como ferramentas para a expansão do acesso aos cuidados em saúde, reduzindo as barreiras geográficas e os custos que envolvem a prevenção e o tratamento77. Cavalcante RB, Pinheiro MMK, Watanabe YJA, Silva CJ. Grupo técnico de informação em saúde e populações: contribuições para a política nacional de informação e informática em saúde. Perspect Ciênc Inf. 2015;20(1):92-119.doi: https://doi.org/10.1590/1981-5344/1905
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. Quando utilizadas em combinação com o cuidado habitual, possibilitam o fortalecimento dos serviços de saúde e a melhoria da qualidade da assistência, seja em âmbito individual ou coletivo88. Beckham R, Riedford K. Evolution of a graduate-level informatics course for the noninformatics specialist nurse. J Nurse Pract. 2014;10(6):387-92. doi: https://doi.org/10.1016/j.nurpra.2014.03.012
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Dentre as TIC, o WhatsApp® Messenger é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas via internet que possibilita a comunicação a partir do compartilhamento de mensagens de texto/voz, imagens, músicas e vídeos88. Beckham R, Riedford K. Evolution of a graduate-level informatics course for the noninformatics specialist nurse. J Nurse Pract. 2014;10(6):387-92. doi: https://doi.org/10.1016/j.nurpra.2014.03.012
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. A utilização de aplicativos de mensagens de texto por telefones móveis na assistência em saúde tem demonstrado resultados satisfatórios na integração entre teoria, prática clínica e autogerenciamento em saúde88. Beckham R, Riedford K. Evolution of a graduate-level informatics course for the noninformatics specialist nurse. J Nurse Pract. 2014;10(6):387-92. doi: https://doi.org/10.1016/j.nurpra.2014.03.012
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,99. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Política nacional de gestão de tecnologias em saúde [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2010 [cited 2022 Nov 18]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_gestao_tecnologias_saude.pdf
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Estudos em diferentes países verificaram a efetividade do uso do WhatsApp® na adoção de comportamentos desejáveis em saúde. No Quênia, houve maior adesão aos medicamentos antirretrovirais de pessoas vivendo com HIV após a implementação do acompanhamento por mensagens1010. Lestes R, Ritvo P, Mills EJ, Kariri A, Karanja S, Chung MH, et al. Effects of a mobile phone short message service on antiretroviral treatment adherence in Kenya (WelTel Kenya1): a randomised trial. Lancet. 2010;376(9755):1838-45. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(10)61997-6
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. No Canadá o envio das mensagens de texto para pessoas com depressão melhorou de forma acentuada o autogerenciamento da sua condição de saúde1111. Agyapong VIO, Juhas M, Ohinmaa A, Omeje J, Mrklas K, Suen VYM, et al. Randomized controlled pilot trial of supportive text messages for patients with depression. BMC Psychiatry. 2017;17(1):286. doi: http://doi.org/10.1186/s12888-017-1448-2
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Independentemente da TIC utilizada para veicular as informações relevantes à adoção de comportamentos em saúde, o conteúdo das mensagens deve representar evidências de validade confiáveis e estar alinhado àquilo que se pretende alcançar1212. Saeed S, Somani N, Sharif F, Kazi AM. Evaluating the effectiveness of text messaging and phone call reminders to minimize no show at pediatric outpatient clinics in Pakistan: protocol for a mixed-methods study. JMIR Res Protoc. 2018;7(4):e91. doi: http://doi.org/10.2196/resprot.9294
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,1313. Leite SS, Áfio ACE, Carvalho LV, Silva JM, Almeida PC, Pagliuca LMF. Construction and validation of an educational content validation instrument in health. RevBrasEnferm. 2018;71(Suppl 4):1635-41. doi: http://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
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. Para que os materiais educacionais sejam implementados de forma confiável se faz necessário a avaliação das evidências de validade de conteúdo que visa analisar a relação do conteúdo do material desenvolvido com seu fenômeno de interesse, ou seja, a clareza das informações, a pertinência prática e a relevância teórica, além da aparência geral do material educacional (clareza das imagens, relação das imagens como o texto), considerado por alguns autores como uma das fases da validação de conteúdo e denominada como validação de face1414. Furr RM. Psycometrics. 4. ed. California: SAGE; 2022.,1515. Almanaresh E, Moles R, Chen TF. Evaluation of methods used for estimating content validity. Res Social Adm Pharm. 2019;15(2):214-21.doi: https://doi.org/10.1016/j.sapharm.2018.03.066
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No melhor do conhecimento dos autores não foi identificado na literatura nacional, materiais educacionais para serem enviados para telefones móveis para a prevenção da transmissão da COVID-19 e que tenham sido submetidos a análise das evidências de validade de conteúdo.

Assim, este estudo teve como objetivo analisar as evidências de validade de conteúdo de mensagens telefônicas frente as medidas preventivas contra a COVID-19.

MÉTODO

Trata-se de um estudo metodológico realizado em duas etapas: 1) Elaboração de mensagens telefônicas contendo texto e imagem; 2) Validação do conteúdo das mensagens. O presente estudo constituiu a etapa inicial de uma pesquisa experimental com o objetivo de avaliar a efetividade das mensagens para telefonia móvel na adesão ao uso de máscara e distanciamento social.

Etapa 1 - Desenvolvimento das mensagens telefônicas

A elaboração do conteúdo das mensagens telefônicas foi realizada pelos pesquisadores a partir de uma revisão narrativa da literatura que visa descrever o estado da arte de um determinado assunto sob o ponto de vista teórico. Para a realização desta revisão foi utilizada a seguinte pergunta norteadora: Quais as recomendações relacionadas ao uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social frente à pandemia ocasionada pelo SARS‐CoV‐2?

A busca dos artigos foi realizada entre fevereiro e março de 2019, nas seguintes bases/bancos de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), US National Library of Medicine/ National Institutes of Health (PUBMED), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), por meio dos descritores de ciências da saúde e operadores booleanos: Isolamento social OR Equipamento de proteção individual AND Coronavírus.

Foram incluídos artigos originais que abordassem as medidas de contenção do SARS‐CoV‐2, publicados em Inglês, Português ou Espanhol. Não foram aplicados limites temporais. A busca dos artigos foi realizada por um dos pesquisadores, que inseriu os resultados da busca na Plataforma de seleção Rayyan e a seleção dos estudos realizou-se de maneira independente por dois revisores. Caso houvesse discordância entre os dois revisores, um terceiro revisor analisou a inclusão ou exclusão do estudo. Após a seleção, os dois revisores extraíram as principais orientações referentes às medidas individuais para redução da propagação do vírus e dividiram essas informações em três domínios principais: higienização das mãos, distanciamento social e uso de máscaras. Além dos artigos, também foram consultadas as recomendações das autoridades sanitárias: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

Diante da revisão narrativa de literatura e da identificação das informações relacionadas às medidas preventivas contra a COVID-19, os pesquisadores desenvolveram as frases para compor as mensagens. Estas frases continham conotação de ação para a implementação das medidas preventivas relacionadas ao COVID-19. Após a sua elaboração, um designer gráfico por meio do programa TextSticker realizou a diagramação das mensagens incluindo figuras que pudessem melhor descrever as ações.

Etapa 2 - Evidências de validade de conteúdo das mensagens telefônicas

A análise das evidências de validade de conteúdo foi realizada por um grupo de juízes, selecionados por conveniência, por meio de busca na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por assunto (controle de infecção ou prevenção de infecção ou doenças transmissíveis). Adotaram-se os seguintes critérios de elegibilidade: ser profissional da saúde com título de mestre e ou doutor com enfoque em doenças transmissíveis ou infectocontagiosas, experiência mínima de três anos na área de Infectologia ou em situações de pandemia, e vivência em pesquisa.

Foram convidados a participar da pesquisa via e-mail 12 juízes, sendo que houve a devolutiva de oito juízes que assinaram de forma remota o termo de consentimento livre esclarecido e receberam via Google Forms® o formulário de caracterização demográfica e profissional e um questionário para avaliação de cada template em relação ao conteúdo de cada mensagem e de cada imagem.

Para cada rodada foi estipulado um prazo de 15 dias para a devolução da avaliação das mensagens e em caso negativo um novo email foi enviado estendendo o prazo para mais 15 dias. Foi solicitado que os juízes avaliassem cada mensagem em relação a relevância teórica (se o conteúdo da mensagem está relacionado às medidas preventivas contra a COVID-19); clareza (se as mensagens estavam compreensíveis, independentemente do extrato educacional da população); pertinência prática (se as mensagens traziam informações importantes para as medidas preventivas contra a COVID-19) e quanto ao vocabulário (se as mensagens estavam adequadas quanto a língua portuguesa)1616. Hulley SB. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 4. ed. Porto Alegre: Artmed; 2015.. Esta avaliação foi realizada por meio de uma escala do tipo Likert de quatro pontos, sendo 4 = totalmente adequado; 3 = parcialmente adequado; 2 = parcialmente inadequado; 1 = totalmente inadequado. Caso a avaliação fosse diferente de 4, solicitavam-se sugestões.

A caracterização dos juízes foi realizada por meio de frequência absoluta e relativa e pelo cálculo de média e desvio padrão. As avaliações dos juízes foram analisadas por meio do Microsoft Excel, calculando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando o número de respostas 3 ou 4, dividido pelo número total de juízes. Foi calculada a média dos IVC de todas as mensagens (S-IVC/Ave) e a validade de conteúdo individual (I-IVC)1717. Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Análise quantitativa. In: Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 7. ed. Porto Alegre: Artmed; 2015.p. 167-98.. Considerou-se com adequadas evidências de validade, as mensagens que alcançaram índices acima de 90% em todos os critérios analisados. As mensagens que não obtiveram este IVC foram reformuladas de acordo com as sugestões e encaminhadas aos juízes para nova análise.

O projeto foi submetido para análise do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e foi aprovado sob o número: CAAE: 31324820.1.1001.5505. Esta pesquisa obedeceu a todos os requisitos de ética em pesquisa, garantindo o anonimato dos juízes.

RESULTADOS

Foram identificados168 artigos nas bases de dados ao utilizar os descritores de assunto e após a leitura do título e do resumo, 61 foram selecionados e inseridos na Plataforma Rayyan. Após leitura criteriosa pelos dois pesquisadores de forma independente, 12 artigos foram incluídos nesta revisão (Figura 1).

Figura 1 -
Fluxograma do processo de seleção dos estudos

Após a análise e extração das informações dos artigos selecionados, foram desenvolvidas 18 mensagens (texto com suas respectivas imagens), sendo que foi criada uma personagem fictícia para a apresentação de cada mensagem telefônica denominada “Wandinha”.

O conteúdo das mensagens enviadas na primeira rodada de avaliação foram divididas em duas mensagens relacionadas ao objetivo e ao término do programa de mensagens telefônicas (mensagem 1 e 18), duas sobre a COVID-19, a forma de transmissibilidade e medidas que devem ser realizadas para a prevenção da doença (mensagens 2 e 3), uma mensagem relacionada à importância do distanciamento social (mensagem 4), três mensagens relacionadas à higienização das mãos (mensagens 5, 7 e 13) e 10 mensagens relacionadas ao uso de máscara (mensagens 6, 8 a 12, 14 a 17) conforme Quadro 1.

Quadro 1 -
Versão inicial das mensagens telefônicas frente às medidas preventivas contra COVID-19. São Paulo, São Paulo, Brasil, 2019-2020

Após a sua elaboração, as mensagens foram avaliadas por oito juízes em duas rodadas de avaliação. A maioria dos juízes era mulher (87,5%) e com idade média de 38,5+8,03 anos. Observou-se que 62,5% tinham mestrado e 37,5% doutorado e atuavam na área assistencial (75%) e docência (25%). O tempo de atuação na área foi, em média, de 13,3+4,08 anos.

A Tabela 1 apresenta a avaliação das mensagens pelos juízes na primeira rodada. Nota-se que o IVC médio esteve acima de 80% (S-IVC/Ave = 88,6) em todos os indicadores avaliados por este estudo, porém como as mensagens 1 a 6, 11 a 13, 16 a 18 não atingiram o IVC de 90% em pelo menos um critério de avaliação, foram modificadas e reenviadas para uma segunda rodada.

As principais sugestões dos juízes nesta primeira rodada foram direcionadas a mudanças do vocabulário e conteúdo, tais como inclusão da informação para a lavagem da máscara de tecido com água e sabão, inclusão do álcool a 70% para higienização das mãos, inclusão dos tipos de tecidos necessários para a composição da máscara de tecido com camada tripla, ajustes em relação à cor das mensagens e aumento do tamanho de algumas imagens.

Na segunda rodada de avaliação obteve-se a devolutiva dos mesmos juízes da primeira rodada e todas as mensagens apresentaram um IVC superior a 90% para todos os indicadores avaliados (S-IVC/Ave = 92,6), conforme Tabela 1. Nesse sentido, todas as mensagens desenvolvidas alcançaram adequadas evidências de validade de conteúdo.

Tabela 1 -
Índice de validade de conteúdo das mensagens telefônicas na primeira rodada de avaliação dos juízes. São Paulo, São Paulo, Brasil, 2019-2020

No Material Suplementar 1 encontra-se a versão final das mensagens que apresentaram adequadas evidências de validade de conteúdo.

DISCUSSÃO

No presente estudo, mensagens de texto contendo imagens sobre medidas preventivas à COVID-19 foram desenvolvidas para veiculação via WhatsApp® Messenger, e adequadas evidências de validade de conteúdo foram obtidas por meio da opinião de juízes especialistas.

As mensagens telefônicas são ferramentas que vêm sendo adotadas em diferentes contextos da promoção e proteção à saúde, pois promovem uma comunicação rápida e efetiva22. Hellewell J, Abbott S, Gimma A, Bosse NI, Jarvis CI, Russell TW, et al. Feasibility of controlling COVID-19 outbreaks by isolation of cases and contacts. Lancet Glob Health. 2020;8(4):e488-e496. doi: https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30074-7
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. A comunicação é o alicerce entre as relações pessoais, fornece informações que podem ser convertidas em conhecimento sobre a necessidade da mudança ou manutenção de um comportamento, e tais conhecimentos podem persuadir positivamente55. Bandura A. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed; 2008.,1616. Hulley SB. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 4. ed. Porto Alegre: Artmed; 2015.. Além disso, as mensagens telefônicas podem ser visualizadas múltiplas vezes e podem ser atualizadas, o que contribui para reciclar conhecimentos1212. Saeed S, Somani N, Sharif F, Kazi AM. Evaluating the effectiveness of text messaging and phone call reminders to minimize no show at pediatric outpatient clinics in Pakistan: protocol for a mixed-methods study. JMIR Res Protoc. 2018;7(4):e91. doi: http://doi.org/10.2196/resprot.9294
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,1818. Ingersoll KS, Dillingham RA, Hettema JE,Conaway M, Jason F, Reynolds G, et al. Pilot RCT of bidirectional text messaging for ART adherence among nonurban substance users with HIV. Health Psychol. 2015;34S(0):1305-15. doi: https://doi.org/10.1037/hea0000295
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.

Pesquisas têm sido realizadas para avaliar a efetividade do uso de mensagens de texto nos mais diversos cenários de assistência à saúde. Estudo desenvolvido em hospital do Paquistão avaliou a eficácia do sistema de mensagens de texto em relação ao acompanhamento pediátrico e foi observado que contribuiu para compreender o universo da mãe e as dificuldades que os pacientes apresentam1212. Saeed S, Somani N, Sharif F, Kazi AM. Evaluating the effectiveness of text messaging and phone call reminders to minimize no show at pediatric outpatient clinics in Pakistan: protocol for a mixed-methods study. JMIR Res Protoc. 2018;7(4):e91. doi: http://doi.org/10.2196/resprot.9294
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. Ensaio clínico randomizado, desenvolvido com pessoas que tinham transtorno depressivo maior, avaliou a efetividade de mensagens de texto de suporte duas vezes ao dia por três meses e os resultados apontaram que as mensagens de texto de suporte podem ser consideradas como uma intervenção psicológica útil para a depressão, especialmente em populações carentes1111. Agyapong VIO, Juhas M, Ohinmaa A, Omeje J, Mrklas K, Suen VYM, et al. Randomized controlled pilot trial of supportive text messages for patients with depression. BMC Psychiatry. 2017;17(1):286. doi: http://doi.org/10.1186/s12888-017-1448-2
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. No entanto, para atingir o desfecho esperado, é necessário que o conteúdo esteja alicerçado nas melhores evidências e que seu conteúdo seja validado por um grupo de juízes com vasta experiência na área em questão1919. Almanaresh E, Moles R, Chen TF. Evaluation of methods used for estimating content validity. Res Social Adm Pharm. 2019;15(2):214-21. doi: https://doi.org/10.1016/j.sapharm.2018.03.066
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As mensagens desenvolvidas foram baseadas em uma revisão narrativa de literatura que tinha por objetivo identificar as principais medidas preventivas contra a COVID-19, sendo esta fase essencial para a construção de instrumentos de medidas e materiais educativos1414. Furr RM. Psycometrics. 4. ed. California: SAGE; 2022.,1515. Almanaresh E, Moles R, Chen TF. Evaluation of methods used for estimating content validity. Res Social Adm Pharm. 2019;15(2):214-21.doi: https://doi.org/10.1016/j.sapharm.2018.03.066
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. Com a revisão narrativa de literatura foi possível identificar as principais orientações quanto ao objetivo do uso, tipos, manuseio e colocação e retirada das máscaras; formas de higienização das máscaras de tecido; momento e forma correta da higienização das mãos; e medidas de distanciamento social. Ainda foram realizadas orientações gerais sobre a COVID-19.

As mensagens desenvolvidas continham informações curtas e com imagens, o que permite maior fixação do conteúdo, pois estudos têm demonstrado que a utilização conjunta de imagens e textos curtos e simplificados nas mensagens favorecem a comunicação sobre temas de saúde2020. Rakower J, Hallyburton A. Disease information through comics: a graphic option for health education. J Med Humanit. 2022;43(3):475-92. doi: https://doi.org/10.1007/s10912-022-09730-9
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,2121. Niederdeppe J, Kemp D, Jesch E, Scolere L, Greiner Safi A, Porticella N, et al. Using graphic warning labels to counter effects of social cues and brand imagery in cigarette advertising. Health Educ Res. 2019;34(1):38-49. doi: https://doi.org/10.1093/her/cyy039
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.

Após seu desenvolvimento, as mensagens foram enviadas para um grupo de juízes que conforme a literatura estipula um grupo de cinco a 10 com alto nível de expertise no fenômeno de interesse1919. Almanaresh E, Moles R, Chen TF. Evaluation of methods used for estimating content validity. Res Social Adm Pharm. 2019;15(2):214-21. doi: https://doi.org/10.1016/j.sapharm.2018.03.066
https://doi.org/10.1016/j.sapharm.2018.0...
,2222. Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medida. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
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, o que está em consonância com o número de juízes utilizados no presente estudo. Destaca-se ainda, que os juízes possuíam ampla experiência em doenças infectocontagiosas, o que garantiu a avaliação com qualidade das mensagens frente às alterações sugeridas.

Dentre as sugestões enviadas pelos juízes destacam-se a inclusão do álcool a 70% para a higienização das mãos, pois tem sido considerada uma das alternativas para execução deste procedimento e apresenta resultados satisfatórios na diminuição da carga viral nas mãos2323. Wu F, Zao S, Yu B,Chen YM,Wang W, Song ZG, et al. A new coronavirus associated with human respiratory disease in China. Nature. 2020;579(7798):265-9. doi: https://doi.org/10.1038/s41586-020-2008-3
https://doi.org/10.1038/s41586-020-2008-...
,2424. Zhang Z, Liu D, Sun W, Wenqiang S, Liu J, He L, Hu J, et al.Multiplex one‐step real‐time PCR by Taqman‐MGB method for rapid detection of pan and H5 subtype avian influenza viruses. PLoS One. 2017;12(6):e0178634. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0178634.
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. Outra sugestão foi a inclusão de exemplos dos tipos de tecidos necessários para a composição da máscara de tecido com camada tripla. As máscaras vêm sendo utilizadas como uma medida de proteção coletiva entre a população, pois reduzem a taxa de transmissibilidade22. Hellewell J, Abbott S, Gimma A, Bosse NI, Jarvis CI, Russell TW, et al. Feasibility of controlling COVID-19 outbreaks by isolation of cases and contacts. Lancet Glob Health. 2020;8(4):e488-e496. doi: https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30074-7
https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30...
,2525. Guan W, Ni Z, Hu Y, Liang W, Ou C, He J, et al.Clinical characteristics of coronavirus disease 2019 in China. N Engl J Med. 2020;382(18):1708-20. doi: https://doi.org/10.1056/NEJMoa2002032
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, e recomenda-se que devem ser compostas por tripla camada, sendo a externa de tecido resistente a água, a do meio com tecido capaz de agir como filtro e a interna de algodão2626. Ma QX, Shan H, Zhang HL, Li GM, Yang RM, Chen JM. Potential utilities of mask‐wearing and instant hand hygiene for fighting SARS‐CoV‐2. J Med Virol. 2020;92(9):1567-71. doi: https://doi.org/10.1002/jmv.25805
https://doi.org/10.1002/jmv.25805...
,2727. Long Y, Hu T, Liu L, Chen R, Guo Q, Yang L, et al. Effectiveness of N95 respirators versus surgical masks against influenza: A systematic review and meta-analysis. J EvidBased Med. 2020;13(2):93-101. doi: https://doi.org/10.1111/jebm.12381
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. Ainda, foi sugerido que a máscara fosse lavada com água e sabão ao invés da solução com água sanitária. A lavagem da máscara com água e sabão é tão efetiva quanto a higienização com água sanitária e pode aumentar a adesão a essa prática2828. Taminato M, Mizusaki-Imoto A, Saconato H, Franco ESB, Puga ME, Duarte ML, et al. Homemade cloth face masks as a barrier against respiratory droplets - systematic review. Acta Paul Enferm. 2020;33:eAPE20200103. doi: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AR0103
https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AR...
.

Neste estudo optou-se avaliar o grau da evidencia de validade de conteúdo pelo cálculo do IVC, pois este índice tem sido utilizado pela maioria dos estudos como cálculo de análise para evidências de validade de conteúdo, porém o IVC apresenta como limitação o potencial de insuflar a concordância entre os juízes1515. Almanaresh E, Moles R, Chen TF. Evaluation of methods used for estimating content validity. Res Social Adm Pharm. 2019;15(2):214-21.doi: https://doi.org/10.1016/j.sapharm.2018.03.066
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e, por esta razão, optamos em apenas aceitar a mensagem como válida quando atingisse um valor de IVC > 0,90, índice superior ao encontrado na maioria dos estudos, em que utilizam o IVC > 0,80 como satisfatório2929. Diez-Canseco F, Zavala-Loayza JA,Beratarrechea A,Kanter R,Ramirez-Zea M,Rubinstein A, et al. Design and multi-country validation of text messages for an mHealth intervention for primary prevention of progression to hypertension in Latin America. JMIR Mhealth Uhealth. 2015;3(1):e19. doi: https://doi.org/10.2196/mhealth.3874
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,3030. Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what's being reported? critique andrecommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. doi: https://doi.org/10.1002/nur.20147
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.

Com base nos resultados obtidos neste estudo, foi possível a continuidade deste projeto visando avaliar a efetividade dessas mensagens na adesão as medidas preventivas contra a COVID-19. Como limitação do estudo tem-se a falta de análise do entendimento, clareza das informações e aparência das mensagens pela população alvo.

CONCLUSÃO

Foram desenvolvidas 18 mensagens quanto ao uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social e estas alcançaram adequadas evidências de validade de conteúdo. Acredita-se que tais mensagens possam ser uma ferramenta educacional que possa contribuir na melhora da adesão as medidas preventivas contra a COVID-19 para a população em geral, visando reduzir a incidência de casos e, consequentemente, o número de internações e mortalidade.

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Editado por

Editor associado:

Carlise Rigon Dalla Nora

Editor-chefe:

João Lucas Campos de Oliveira

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Set 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    05 Dez 2022
  • Aceito
    16 Fev 2023
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