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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.1 no.1 Belo Horizonte enero/un. 1999

http://dx.doi.org/10.1590/1983-21171999010105 

Artigos

MODELO DE ENSINO PARA MUDANÇAS COGNITIVAS: FUNDAMENTAÇÃO E DIRETRIZES DE PESQUISA

Orlando Aguiar Júnior

João Filocrc Saraiva

Resumo:

Apresentamos, justificamos e fundamentamos um modelo de ensino baseado nas três etapas piagetianas de construção de conhecimentos: aytríades dialéticas que Piaget e colaboradores denominam etapas INTRA, INTER e TRANS. Sugerimos que o modelo pode tornar-se um instrumento auxiliar para a pesquisa e para a prática pedagógica no que se refere ao planejamento didático e à construção de currículos. Finalmente, descrevemos ações e pesquisas que estamos desenvolvendo com o intuito de, por um lado, dar validação empírica ao modelo apresentado e, por outro, aprimorar sua utilização enquanto instrumento de formação continuada de professores.

Abstract:

We present, justify and set the foundations of a learning model based on the three piagetian stages of knowledge construction: the dialectic triads that Piaget and associates called the INTRA, INTER and TRANS stages. We suggest the model may become a helpfui instrument for both research and teaching practice, particularly in terms of planning and curriculum development. We finish by describing research and actions we are conducting with the purpose of, on the one hand, giving empirical validity to the model and, on the other hand, developing its appiication as an instrument for teacher continuous education.

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Recebido: 03 de Abril de 1998; Aceito: 21 de Janeiro de 1999

Prof. Orlando Aguiar Jr; Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Cecimig; 13. Av António Carlos, 6627 - Belo Horizonte, MG - cep 31.270-901. Correio eletrônico: orlando@fae.ufmg.br

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