Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO DA VALIDADE DE UM QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR DE FÍSICA GERAL PELO ALUNO

Resumo:

Este trabalho apresenta um questionário com itens do tipo Likert, o qual que tem o objetivo precípuo de avaliar o desempenho do professor de Física Geral pelo aluno. O estudo da estrutura interna e as evidências de validade do questionário relatadas tiveram por base a resposta de 828 alunos, em 40 turmas, sobre 23 professores do Instituto de Física da UFRGS. Versões reduzidas do questionário também são apresentadas.

Abstract:

A questionnaire constructed with Likert type items and specifically designed to evaluate teacher's performance by the student in introductory college physics is presented. The internai structure study and the validity evidences reported in the paper are based on answers provided by 828 students, from 40 different sections, regarding 23 college physics of the Institute of Physics of thè Federal University of Rio Grande do Sul. Short versions of questionnaire are aiso presented.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

  • AFIFI, A. A.; CLARK, V. (1996) Compuíer-aíded multivariate anaiysis London: Chapman & Hall.
  • CRONBACH, L. J. (1951) Coefficient alpha and the intemai structures of tests. Psychometrika Vol.16, pp. 297-334.
  • CRONBACH, L. J. (1996) Fundamentos da testagem psicológica Porto Alegre: Artes Médicas.
  • GUILFORD, J. P.; FRUCHTER, B. (1973) Fundamental statisíics in psychology and educaíion New York: Mc-Graw-Hili.
  • LIKERT, R. (1976) Una técnica para medir actitudes. In: Summers, G. F.(ed.) Medición de actitudes México: Editorial Trilias, pp. 182-191.
  • MOREIRA, M. A. (1981) Avaliação do professor pelo aluno como instrumento de melhoria do ensino universitário. Educação e Seleção São Paulo. Vol. 4, pp. 109-123.
  • MULAIK, S. A. (1972) The foundations of factor anaiysis NewYork: McGraw-Hill.
  • NORUSIS, M. J. (1993) SPSS for Windows. Release 6.0. Chicago: SPSS Inc.
  • NUNNALLY, J. C. (1978) Psychometric Theory New York: McGraw-Hill.
  • PINENT, C. E. C.; SILVEIRA, F. L.; MORAES, R. (1993) Avaliação do professor pelo aluno: questionário e testes de validação. Es tudos em Avaliação Educacional São Paulo. Vol. 8 pp. 65-79.
  • SILVEIRA, F. L. (1980) Fidedignidade das medidas e diferenças entre grupos em psicologia e educação. São Paulo: Ciência e Cultura São Paulo. Vol. 33(5), pp. 704-707.
  • SILVEIRA, F. L. (1989) Avaliação do ensino: os enfoques objetivo e qualitativo. Educação e Seleção São Paulo. v. 20, pp. 63-77.
  • SILVEIRA, F. L. Validação de testes de lápis e papel. (1993) In:; MOREIRA, M. A. SILVEIRA, F. L.Instrumentos de pesquisa em ensino e aprendizagem Porto Alegre: EDIPUCRS. pp. 67-101.
  • SILVEIRA, F .L., MOREIRA, M. A. (1984) Avaliação do desempenho do professor pelo aluno: evidências de validade de um instrumento. Ciência e Cultura São Paulo. Vol. 36(3). pp. 466-472.
  • SILVEIRA, F .L., MOREIRA, M. A., NUNES, A. D. (1985) Avaliação do desempenho do professor pelo aluno: novas evidências de validade de um instrumento. Ciência e Cultura São Paulo. Vol. 37(8), pp. 1237-1240.
  • WHERRY, R. J. (1984) Contributions to correia tional analysis. London: Academic Press.
  • WINER, B. J. (1971) Statistical principies in experimental

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 1999

Histórico

  • Recebido
    10 Jan 1998
  • Aceito
    03 Nov 1998
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br